Jesus é manso e humilde de coração (Mt 11.28-30)

O Coração de Jesus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Introdução

Quem é Jesus?

Alguns responderão dizendo as coisas que Ele fez: é o Filho de Deus, curou enfermos, expulsou demônios ensinou o caminho de Deus às multidões, morreu na cruz, ressuscitou e subiu novamente aos céus. Resposta certa, mas superficial.
Quem Jesus é? A pergunta é sobre Seu ser, sua personalidade, e não sobre o que Ele fez. Apenas quem tem um relacionamento íntimo com Ele saberá responder.

Nos quatro evangelhos, só há um lugar em que Jesus fala sobre Seu coração.

“Coração”: local dos pensamentos, vontade, emoções e consciência do certo e do errado. O coração não é parte do que somos, mas o centro de quem nós somos.
Essa passagem tem duas partes principais: a primeira nos descreve o coração de Jesus. A segunda nos fala o que Jesus pede que façamos.

1. Como é o coração de Jesus

a. Manso.

Jesus não é duro nem facilmente irritável. Ex.: a incompreensão dos discípulos em Mc 8.
Jesus é amável. Age com amor porque é cheio de amor pelas pessoas.
Jesus é gracioso. Cheio de graça. Ele se alegra em nos presentear com favores que não merecemos.
Jesus é agradável. Quem se aproxima Dele prova da Sua amabilidade e gentileza. É alguém que nos desperta o desejo de estar mais e mais com Ele.

b. Humilde.

Luke 1:52 NAA
52 Derrubou dos seus tronos os poderosos e exaltou os humildes.
São os pequenos. Os de pouca condição.
Mas Jesus é humilde de coração. O sentido é que Jesus é acessível. Jesus é manso e humilde. Você não precisa descansar para vir a Jesus. Seu próprio fardo e cansaço te habilita a vir a Ele.
É possível ter um extremo orgulho disfarçado de humildade.
Charles Spuregon conta:
Certo homem pensava que era tão humilde e tão manso, que ele lavava os pés de 13 mendigos todas as manhãs. Porém, ele era tão arrogante que chegava a dominar seu rei. Ele era o mais orgulhoso dos orgulhosos, embora fingisse ser o mais humilde dos humildes.
É possível esconder um orgulho desmedido em nosso coração com atitudes de humildade externa. Humildade hipócrita ão é humildade; é orgulho.
Jesus, por outro lado, era “manso e humilde de coração”. Ele se associava com os pobres e os pecadores com autêntica e intensa simpatia por eles. Jesus não forçava atos de humildade. Ele não se forçava a ir até as pessoas mais desvalorizadas, pobres e impuras. Ele é um amigo verdadeiro dos pecadores que buscam a Deus.
Manso e humilde. Jesus é assim. Acolhedor. Compreensivo. Disposto a abençoar. Se pudéssemos falar algo sobre quem Jesus é, o mais certo a dizer é que Ele é manso e humilde.

c. Mas Ele não é assim com todos.

“Manso e humilde” não significa “mole e hesitante”.
Matthew 11:23–24 NAA
23 — E você, Cafarnaum, pensa que será elevada até o céu? Será jogada no inferno! Porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que foram feitos em você, ela teria permanecido até o dia de hoje. 24 Mas eu digo a vocês que, no Dia do Juízo, haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para você.
Para o arrependido, a mansidão de Jesus não é superada por nossos pecados, inseguranças, ansiedades e falhas, pois mansidão não é algo que Jesus faz. É o que Ele é.

2. Três coisas que Jesus deseja que façamos.

a. Venham a mim.

“Como posso ir a Jesus? Eu O tenho desprezado há tanto tempo; há anos ouço falar sobre Ele, mas nunca realmente fui até Ele de coração arrependido e quebrantado”.
Jesus diz: “venha a mim. Eu estou pronto a perdoar todos esses anos de desprezo. Seus pecados são muitos, e são grandes; mas Meu amor por você é ainda maior.”
“Mas eu O rejeitei milhares de vezes; Ele virá a mim mesmo assim?” Jesus então nos diz: “Sim, pois sou manso e humilde de coração. Eu te amo com amor eterno”.
“Mas eu tenho medo de falhar mais uma vez”. Jesus diz: “eu sei que você é pó. Eu conheço o seu coração mal. É por isso que você precisa do meu poder para perseverar”.
John 10:27–29 NAA
27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. 28 Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. 29 Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo, e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.

b. Tomem meu jugo.

O jugo é uma trave pesada colocada sobre o gado para carregar equipamento agrícola.
O jugo de Jesus não é o jugo da Lei.
O jugo de Jesus não é o jugo da religiosidade.
O jugo de Jesus não é o jugo da culpa.
O jugo Dele é suave, e o fardo Dele é leve. Pois aquilo que Ele quer de nós, Ele nos dará plenas condições de realizar através do Santo Espírito que habita em todo o que Nele crê. Vida com Jesus não é uma vida de cobranças. É uma vida de alegria, prazer em Deus e de transformação.

c. Aprendam de mim.

Nossos conceitos sobre Jesus às vezes estão tão errados.
A natureza humana ensina que, quanto mais rica é uma pessoa, mais fácil será desprezar os pobres. Os mais bonitos geralmente rejeitam os mais feios. Os mais estudados desdenham dos mais simples.
Mas Jesus não é assim. Ele é o “exaltado sobremaneira” (Fp. 2.9) e, mesmo assim, Ele é manso e humilde. Extremamente acessível aos pecadores. Extremamente paciente e amoroso. Em Sua santidade, deseja nos transformar para sermos parecidos com Ele.
Ele está nos convidando a aprender a ser como Ele é. “Aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração”. Nós não somos mansos e humildes com Jesus. Mas Ele é tão gentil, paciente e amoroso, que deseja nos ensinar a ser mansos e humildes como Ele.
Ele deseja fazer com que nós, pessoas cheias de ira, sejamos mansos como Ele. Uma das aplicações seria prontos a perdoar como Ele.
Jesus também deseja nos ensinar a ser humildes de coração. No Reino d Deus, uma pessoa cheia é uma pessoa humilde; uma pessoa orgulhosa é uma pessoa vazia. Orgulho é fraqueza; humildade de coração é a verdadeira força.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Que bom que temos a Bíblia para nos revelar a Jesus. Nossos instintos naturais somente nos dão um deus como nós. O Deus revelado na Bíblia desconstrói nossos achismos e nos impressiona com Aquele que é perfeitamente santo e justo, mas também perfeitamente manso e humilde.
Ele é assim. Esse é o Seu coração.
Jesus é manso e humilde de coração. Isso significa que Ele, mesmo sendo Deus, é a pessoa mais acessível de todas. Ele é gentil e paciente. Ele anseia abraçar o pecador. Ele deseja purificar as nossas vidas.
Jesus é manso e humilde de coração. Isso significa que não existe nenhum motivo para nos impedir de ir a Ele.
Ele chama a todos. Todos nós devemos ir a Ele. Ele nos receberá.

a. A você que já O recebeu como Senhor e Salvador, Ele deseja ter um relacionamento mais próximo, mais íntimo contigo.

Revelation 3:20 NAA
20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.

b. A você que ainda não conhece verdadeiramente a Jesus, que nunca O recebeu como Senhor e Salvador, você pode fazer isso agora mesmo.

Não importa a quantidade nem o tamanho dos seus pecados.
1 John 1:9 NAA
9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Venha até Jesus. Ele não exige nada de nós, a não ser ir até Ele. O resto Ele fará. Não há pré-requisitos para ir a Jesus. Não espere estar melhor. Não espere um dia perfeito. Ele deseja te purificar de todos os seus pecados agora mesmo.
O que acontecerá com aqueles que desprezarem um Deus tão manso e humilde de coração? Um Deus tão acessível e amigo dos pecadores? Jesus é o mais manso e humilde, mas Ele também é o mais santo e justo. Ele julgará o mundo com justiça.
Um dia Ele vai voltar a este mundo, agora com poder e glória. Então, todos comparecerão diante Dele e terão que prestar conta de suas vidas. Cada um será julgado segundo as suas obras, e merecerá a justa recompensa por elas.
Qual será o destino dos que deram as costas ao manso e humilde Jesus? Não negligencie tão grande salvação. Venha a Jesus.

APELO

Venha a Jesus, e você achará descanso para sua alma.

Música Preciso de Ti

CEIA

1 Corinthians 11:23–32 NAA
23 Porque eu recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, pegou um pão 24 e, tendo dado graças, o partiu e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado por vocês; façam isto em memória de mim.” 25 Do mesmo modo, depois da ceia, pegou também o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue; façam isto, todas as vezes que o beberem, em memória de mim.” 26 Porque, todas as vezes que comerem este pão e beberem o cálice, vocês anunciam a morte do Senhor, até que ele venha. 27 Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será réu do corpo e do sangue do Senhor. 28 Que cada um examine a si mesmo e, assim, coma do pão e beba do cálice. 29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. 30 É por isso que há entre vocês muitos fracos e doentes e não poucos que dormem. 31 Porque, se julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. 32 Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

ALVOS MAIS QUE A NEVE

1.Seja bendito o Cordeiro Que na cruz por nós padeceu! Seja bendito o Seu sangue Que por nós, pecadores, verteu! Salvos do mal nós estamos, Por Tua graça e Teu favor, Pois que mais alvos que a neve O Teu sangue nos torna, Senhor. 2. Foi espinhosa a coroa Que Jesus por nós suportou; Foram profundas as chagas Que nos provam o quanto Ele amou. Há nessas chagas pureza Para o indigno pecador, Pois que mais alvos que a neve O Teu sangue nos torna, Senhor. Alvos mais que a neve, Alvos mais que a neve, Pois, em Seu sangue lavados, Nós temos perdão do Senhor. 3. Se tudo a Ti confessarmos E seguirmos na Tua luz, Tu não somente perdoas, Purificas também, ó Jesus. Lavas de todo pecado. Que maravilha esse amor! Pois que mais alvos que a neve O Teu sangue nos torna, Senhor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more