A FORÇA DA UNIDADE (Parte 3) Josué 24.14-26

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript
Grande ideia: Celebremos nosso compromisso de sermos tementes e fiéis ao Senhor, com a nossa família, todos os dias da nossa vida.
1.1-9: Sucessão de Liderança.
1.10-5.12: Atravessando o Jordão.
5.13-12.24: Conquistando a Terra.
13.1-22.34: Partilhando a Terra.
23.1-24.28: Renovando a Aliança.
24.29-33: Vácuo de Liderança.
Deus levanta líderes para conduzir seu povo às conquistas e partilhas da terra, sempre em um contexto de aliança.
Josué 23:6
6 - Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés; para que dele não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda;
HÁ UM DUPLO CULTO DEVIDO SOMENTE A DEUS 1. EXTERNO: consiste em atos e gestos do corpo. Quando um homem se curva ou se prostra diante de uma coisa, essa é a adoração do corpo. E quando esses gestos de reverência e prostração são usados (não em um aspecto civil, mas de caráter religioso) com a intenção de evidenciar a honra divina, então, é adoração devida somente a Deus. 2. INTERNO: consiste nos atos da alma e nas ações aplicáveis a ela. Quando a mente é mais absorvida por um objeto e o coração e as afeições são mais colocados sobre esse objeto, isso é “adoração da alma” – e isso é devido somente a Deus. Pois, ser Ele o principal bem e o principal objetivo das criaturas inteligentes é algo que lhe é devido; apropriado somente a Ele; ser o mais pensado e o mais amado. É a honra devida, somente ao Senhor, ter o primeiro e o lugar mais alto, tanto em nossa mente e coração quanto em nossos esforços.
Clarkson, David (2019-06-23T22:58:59.000). Idolatria Secreta: os atos idólatras no coração do homem . Nadere Reformatie Publicações. Edição do Kindle.
1. Firmando aliança no presente. (vv. 14-26)
(a) O acordo envolveria “temer ao Senhor” (admiração) e “servi-lo com fidelidade” (completo, total, inteiro). Além de “deitar fora os deuses”. (afastar-se do caminho, desviar).
(b) O que envolve a ideia de “servir ao Senhor”?

עָבַד Qal servir, trabalhar, ser um escravo, adorar (12)

עֶבֶד escravo, servo (12)

Sumário de Teologia Lexham Adoração na Vida da Igreja

De Adão servindo ao Senhor em um Éden pré-queda (Gên 2:15) aos redimidos adoradores de Deus na Nova Jerusalém (Apoc 22), a adoração é um tema central da Escritura. Ao longo do Antigo Testamento, Deus admoestou seu povo a deixar de adorar ídolos (muitas vezes punindo-os por sua idolatria) para adorar a ele somente. A primeira metade dos Dez Mandamentos instrui os crentes sobre como amar a Deus com todo o seu coração, mente e alma. O livro mais longo da Bíblia (os Salmos) é uma coleção de canções de adoração que funcionavam como o hinário de Israel.

No estudo deste capítulo, Francis Schaeffer salienta corretamente que quando Josué desafiou o povo a escolher servir a Deus e afirmou que essa também era sua escolha, o tempo verbal usado implicava mais que uma escolha feita no passado e válida para sempre, como se alguém pudesse fazer isso e encerrar o assunto para sempre. Esse tempo verbal indica o que os gramáticos chamam ação contínua. Ou seja, envolve o passado, mas também envolve o presente e o futuro. É como se Josué tivesse dito: “Escolhi servir ao Senhor; estou escolhendo o mesmo caminho de serviço agora; e continuarei escolhendo servir a Deus até o fim”.
Schaeffer escreveu: “Esse era o caráter de Josué. Ele escolheu, e escolheu, e escolheu, e permaneceu escolhendo. Ele compreendia a dinâmica da escolha feita de uma vez por todas e também a escolha existencial. Assim, essa palavra ao povo não era uma afirmação inflada pela euforia do momento. Estava profundamente arraigada na compreensão de Josué do que se requer de uma pessoa feita à imagem de Deus — alguém chamado a obedecer a Deus, não como uma máquina ou um animal, mas por escolha”.
Boice, James Montgomery. Josué: Comentário expositivo (pp. 155-156). Editora Monergismo. Edição do Kindle.
(c) Uma decisão precisava ser tomada: Deus exige exclusividade em seu culto, logo os deuses das nações da terra deveriam ser abandonados (“deitar fora”), pois são “deuses estranhos”.
Josué 24.19–20 (NAA)
19Então Josué disse ao povo:
— Vocês não poderão servir o Senhor, porque é Deus santo, Deus zeloso, que não perdoará a transgressão e os pecados de vocês. 20Se abandonarem o Senhor e servirem deuses estranhos, ele se voltará contra vocês, e lhes fará mal, e os destruirá, depois de lhes ter feito bem.
Isaías 44.14–20 (NAA)
14Um homem corta para si cedros, toma um cipreste ou um carvalho, fazendo escolha entre as árvores do bosque; planta um pinheiro, e a chuva o faz crescer.
15Tais árvores servem ao homem para queimar; com parte de sua madeira ele se aquece e também assa o pão; com a outra parte ele faz um deus e se prostra diante dele; esculpe uma imagem e se ajoelha diante dela. 16Metade queima no fogo e com ela assa a carne para comer; faz um assado e dele se farta; também se aquece e diz: “Ah! Já estou aquecido! E como é bom olhar para o fogo.” 17Do resto ele faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se e lhe dirige a sua oração, dizendo: “Livra-me, porque tu és o meu deus.”
18Nada sabem, nem entendem, porque os olhos deles estão grudados, para que não vejam, e o coração deles já não pode entender. 19Nenhum deles cai em si, já não há conhecimento nem compreensão para dizer: “Metade da madeira queimei e sobre as brasas assei pão e carne para comer. E será que daquilo que restou eu faria uma abominação? Deveria eu me ajoelhar diante de um pedaço de madeira?”
20Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração enganado o iludiu, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: “Não é uma mentira isso que tenho em minha mão?”
Mauro Meister:
Ao longo da história, o homem, sempre em busca de sua autonomia, considerou-se sábio e capaz; contudo, em vez de autônomo, tornou-se cada vez mais cativo pela idolatria. Aquilo que em sua autoadoração, acreditasse ser um deus, ele na verdade apenas se degradou, ficando cada vez mais sem entendimento, até perder qualquer senso da realidade. Seu nível de loucura chegou a tal ponto que ele passou a ser capaz de adorar coisas sem nenhuma vida, como um simples pedaço de madeira.
(d) Logo, uma “aliança” foi estabelecida aqui:

Acordo que Deus, por causa do seu amor (Deuteronômio 7:8–9), fez com o seu povo. Essa aliança (pacto, contrato, concerto) consistia no seguinte: o SENHOR, cumprindo sua promessa aos patriarcas (Gênesis 17:1–8; 28:13–15), era o Deus de Israel, e Israel era o povo do SENHOR (Êxodo 6:7; 19:4–6). Deus abençoava o povo, e este, por sua vez, obedecia a Deus (Deuteronômio 7:7–11). Em cumprimento à palavra do profeta Jeremias (31:31–34), Deus fez uma nova aliança, que foi confirmada ou selada pela morte de Jesus na cruz (Lucas 22:20; Hebreus 8:6–13; 9:15–22).

Deuteronômio 7.8–9 (NAA)
8Mas porque o Senhor os amava e, para cumprir o juramento que tinha feito aos pais de vocês, o Senhor os tirou com mão poderosa e os resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito. 9Portanto, saibam que o Senhor, seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações aos que o amam e cumprem os seus mandamentos.

As alianças são uma série de tratados ou acordos que Deus fez com seu povo em diferentes estágios de sua história. Normalmente contêm promessas que serão cumpridas se as pessoas permanecerem fiéis a Ele; mas mesmo se não o fizerem, nunca serão completamente anuladas. Israel se afastou de Deus muitas vezes, e até mesmo rejeitou a salvação em Cristo, mas nunca foram abandonados por Deus. Os cristãos também são filhos das alianças e herdeiros por meio da esperança das promessas que elas contêm. Algumas promessas da aliança continuam a ser cumpridas no futuro, incluindo o reinado da paz eterna e a conversão do número total dos filhos de Israel a Cristo (Rom. 11).

(e) E tudo foi publicamente exposto através da “pedra testemunha”, mais um “altar” no livro de Josué (17 vezes).
A MENSAGEM:
"Naquele dia, em Siquém, Josué firmou uma aliança com o povo. Ele a tornou oficial, registrando por escrito todos os termos. Josué escreveu todas as instruções e regulamentações no Livro da Revelação de Deus. Depois, pegou uma grande pedra e a colocou debaixo do carvalho que estava perto santuário do Eterno.
Josué disse a todo o povo: “Esta pedra é uma testemunha contra nós. Ela ouviu todas as palavras que o Eterno disse a nós. É uma testemunha permanente contra vocês, para que não sejam infiéis a Deus”. Então, Josué despediu o povo, cada um para a terra da sua herança." Sent from Bible Study
(f) Ainda:
Richard Hess:
Ao contrário dos capítulos iniciais de Josué, onde o nome de Josué aparece para apoiar a obra de Josué, neste capítulo um Josué mais velho escreve a aliança sem a necessidade de apelar à autoridade de Moisés.
Graça Maravilhosa Graça maravilhosa! Como é doce o som Que salvou um miserável como eu! Eu estava perdido, mas agora fui encontrado Era cego, mas agora vejo Foi a graça que ensinou meu coração a temer E a graça aliviou meus medos Como preciosa aquela graça apareceu A hora em que eu acreditei Através de muitos perigos, labutas e armadilhas Eu já vim Tua graça me trouxe até aqui em segurança E a graça me levará para casa O Senhor prometeu algo bom para mim Sua palavra meu deram esperança garantida Ele será meu escudo e minha porção Enquanto a vida durar Sim, quando esta carne e coração um dia falhar E a vida mortal cessará Eu devo ir além do véu Uma vida de alegria e paz A terra em breve se dissolverá como a neve O Sol deixará de brilhar Mas Deus, que me chamou aqui embaixo Será meu eterno Quando estive lá à dez mil anos Brilhando como o Sol Não tivemos menos dias para cantar louvores de Deus Que quando nós primeiro começou
2. Outras aplicações:
(a) Temos de lidar com a pior idolatria que existe, a que está mais escondida e é mais danosa. Jogue fora seus ídolos do coração!
Ezequiel 14.3–5 (NAA)
3— Filho do homem, estes homens levantaram ídolos dentro de seu coração e puseram diante de si o tropeço que os leva a cair em iniquidade. Será que eu deveria permitir que eles me consultem? 4Portanto, fale com eles e diga-lhes: Assim diz o Senhor Deus: “Qualquer homem da casa de Israel que levantar ídolos dentro de seu coração e puser diante de si tropeço que o leva a cair em iniquidade e que depois vier consultar um profeta, eu, o Senhor, lhe responderei segundo a multidão dos seus ídolos. 5Farei isso para que eu possa conquistar novamente a casa de Israel no seu próprio coração, porque todos se afastaram de mim para seguirem os seus ídolos.”
(b) A morte alcançará todos os homens. Será o fim do nosso ciclo. Não devemos temer a iminência da morte, ela é real, mas para nós será libertadora.
1Coríntios 15.50–53 (NAA)
50Com isto quero dizer, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.
51Eis que vou lhes revelar um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados 52num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.
Ilustr.:
Certa mulher tinha o hábito de falar mal de sua vizinha.
O que mais lhe incomodava era o fato de ela não lavar bem as próprias roupas. O seu prazer era comentar com as amigas que sua vizinha colocava roupas cheias de manchas de sujeira no varal. Dizia ela: “Essa mulher é muito relaxada!”.
Um dia, quando essa mulher com “espírito de fofoca” estava fazendo uma limpeza geral em sua casa, resolveu então lavar o vidro da janela de sua cozinha.
Qual não foi sua grande surpresa e vergonha ao descobrir que não era a vizinha que não sabia lavar a roupa, mas sim O VIDRO DA JANELA DA COZINHA DE SUA CASA QUE PRECISAVA SER LAVADO!
Com o vidro da cozinha limpo, as roupas da vizinha passaram a estar bem lavadas.
Este tem sido o problema de muitos: estão com o vidro dos seus corações precisando ser lavado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more