A Consciência

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

Analisar o comportamento cristã no lar.

Notes
Transcript

Utilização da boa consciência no Lar Cristão

Introdução
Romans 12:1–2 ARA
Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
1 Peter 3:16 (ARA)
fazendo-o, todavia, com mansidão e temor, com boa consciência, de modo que, naquilo em que falam contra vós outros, fiquem envergonhados os que difamam o vosso bom procedimento em Cristo,
O que é consciência? Deus colocou dentro de nós algo que clama bem alto contra nós sempre que fazemos alguma coisa que sabemos que é errado.
Billy Graham, Dia a Dia com Billy Graham: Devocional Diário: 366 Meditações Diárias, ed. Joan Winmill Brown, trans. Roberto Alves de Sant’Anna Jr., 1.a edição. (Curitiba: Publicações Pão Diário, 2021), 324.
A consciência, um aspecto da natureza humana na imagem de Deus, é uma dádiva de Deus que, quando funciona adequadamente, diz às pessoas sua obrigação para com Deus, acusando-as quando fazem o errado e desculpando-as quando, erradamente, se sentem culpadas.
A consciência, como todos os elementos da natureza humana, caiu em pecado. Portanto, suas sugestões às vezes são distorcidas e, mesmo quando são precisas, as pessoas às vezes as reprimem em injustiça.
A Escritura fala de várias condições, maneiras e graus em que a queda afetou a consciência.
Paulo atribui aos pecadores mais endurecidos uma consciência “cauterizada” (1 Tim. 4:2), uma consciência totalmente insensível aos padrões de Deus de certo e errado. Mesmo em tais pecadores endurecidos, porém, a consciência não está inteiramente destruída.
Precisa haver um despertar
Esse despertar leva a uma consciência espiritualmente madura, o que Paulo às vezes chama de consciência “boa” ou clara (Atos 23:1; 24:16; 1 Timoteo 1.5).
Quando as pessoas têm uma boa consciência, elas sabem que ninguém pode fazer uma acusação justa contra suas ações.
John Frame, “Revelação Geral na Consciência”, in Sumário de Teologia Lexham, ed. Brannon Ellis, Mark Ward, e Jessica Parks (Bellingham, WA: Lexham Press, 2018).
Conclusão
Related Media
See more
Related Sermons
See more