ip Tejipió

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Handout
Introdução: Soberania divina O Deus a quem servimos é soberano em sua essência;
Doutrina da providência; ele guia toda a história. Em termos técnicos, Providência significa O plano de Deus e a interação com sua criação
A doutrina da providência nos lembra que, de fato, tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Tudo coopera, inclusiva as lutas, derrotas, perdas, doenças e a morte; Sim, também a morte coopera; É difícil entender integtalmente esta doutrina, mas não crer e descansar nesta doutrina significa amargura e desespero. O texto que lemos fala um pouco disso. Elucidação: Elimeleque e sua família migraram para uma outra terra, na esperança de encontrar ali uma melhor qualidade de vida; Moabe foi o destino desta família; Todavia, logo nos primeiros versículos do livro, vemos que as coisas não saíram como o planejado; a morte levou Elimeleque e seus dois filhos. Sobraram apenas Noemi e suas duas noras; Como enxergar a providência diante desta situação caótica?
É baseado neste questionamento que eu gostaria de refletir com vocês sobre a doutrina da providência do Senhor. Nós podemos enxergá-la de pelo menos três formas no texto que lemos; A primeira forma de enxergá-la é [1]na desobediência do seu povo:
1 Nos dias em que julgavam os juízes, houve fome na terra; e um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos. 2 Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali.
Que situação difícil se encontrava esta família; Era um tempo de grande fome na terra; o autor vai nos dizer logo na abertura do capítulo onde se passa esta narrativa: Nos dias em que Julgavam os Juízes. Sabemos que Deus constantimente disciplinava o povo por conta de sua rebeldia; muitas vezes Deus permitiu que nações inimigas os escravizassem;
talvez a fome fosse resultado do domínio de alguma nação; ou, o próprio Deus pode ter cessado a chuva; o resultado disso é seca, ou seja: fome! não sabemos os detalhes. Fato é que Elimeleque tomou uma decisão que de uma perspectiva humana fazia o maior sentido; Mas não para alguém cujo nome significa “Meu Deus é rei”; Elimeleque Deixou de confiar no Deus da aliança; Elimeleque deixou de confiar no Deus da providência e tomou a atitude de ir para um país inimigo (Judges 3:12); Ele abandounou a casa do pão; Ele não entendeu a disciplina do Senhor naquele momento, confiando mais em seu coração do que em Deus
Aplicação contextualizada: Mas, Se coloque no lugar deste homem; se fosse com você? se este poder de decisão estivesse na sua mão, o que você faria? Eu presumo, irmãos, que boa parte de vocês não sabem o que é passar por um período de fome, com geladeira e armário vazio. Contudo, Qual é a fome que tenta você a tomar as rédeas da situação e deixar de esperar na providência do Senhor? Será o emprego que parece que você vai perder?Uma situação familiar que só piora? Um casamento que não chega nunca? Ou a saúde de alguém querido? Muitas vezes passamos por situações difíceis e reagimos pecando ao invés de seguir as orientações do Senhor. Achamos que podemos resolver do nosso jeito. O livro de Rute descreve alguém que é gente como a gente; um homem como nós, que por falta de fé toma uma decisão equivocada; Um homem que por falta de fé, vai buscar pão fora da casa do pão; que por falta de segurança no Deus da providência resolve dar o seu jeito;Um homem que precisa viver com as consequências de sua desobediência. Você percebe como as demandas de um homem extramamente antigo, de uma cultura oposta; geograficamente distante, comunica a nós hoje? A verdade é que somos todos Elimeleque, irmãos; 2. [Se manifesta]Nas consequências da desobediência Morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com seus dois filhos, 4 os quais casaram com mulheres moabitas; era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e ficaram ali quase dez anos 5 Morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando, assim, a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.
Alguém já disse no passado que: A morte chega igualmente a todos nós, e nos torna iguais quando chega. John Donne
A morte chegou a esta família; A consequência da desobediência afetou primeiro o responsável pela decisão de deixar Belém e ir à Moabe; Na verdade, Elimeleque é um mero coadjuvante na história. Deus é o grande protagonista do livro de Rute, bem como de toda a bíblia; Deus é o protagonista, projetando toda esta trama, mas o protagonismo humano está explicitamente com duas mulheres: Noemi e Rute. ​ ​O Senhor valoriza e muito as mulheres; Ele tem usado mulheres desde os tempos antigos, e continua a fazer isso hoje; somos testemunhas dos serviços prestados aigreja pelas nossas irmãs.
Mas Uma outra consequência da desobediência de Elimeleque é o inevitável casamento misto dos seus filhos. Levar sua família para uma terra estrangeira, naquela época, significava que muito provavelmente que seus filhos casariam com moças daquela região; Mas o que há de errado com isso? No mundo antigo a região que você mora, a língua que você fala, e a religião que você segue estão intimamente ligados com o que nós conhecemos como “cultura”. Ao casar-se com mulheres estrangeiras, os filhos de Noemi não apenas estavam casando com uma pessoa de uma região diferente, mas também estariam assimilando sua religiosidade e cultura. O texto segue nos mostrando que Após um período de tempo, os dois jovens também morreram; Novamente a morte volta a rondar aquela família já marcada pelo sofrimento. AS suas palavras nos versículo 20 e 21 demonstram seu coração quebrado e amargurado:
Ruth 1:20–21 ARA Não me chameis Noemi; chamai-me Mara, porque grande amargura me tem dado o Todo-Poderoso. Ditosa eu parti, porém o Senhor me fez voltar pobre; por que, pois, me chamareis Noemi, visto que o Senhor se manifestou contra mim e o Todo-Poderoso me tem afligido? Aplicação contextualizada: Noemi está aflita; as coisas não tem melhorado para ela; E não é assim conosco? Quantas vezes somos atropelados por problemas atrás de problemas; Quantos de nós já ficamos amargurados pelo falecimento de alguém querido; Talvez alguém esteja assim ainda hoje; Quantas vezes não nos amarguramos contra o Senhor e falamos como Noemi: não me chame pelo meu nome, me chama de Mara; Não me chame de abençoado porque o Senhor tem pesado a mão sobre mim. Mas Em terceiro lugar, a doce e amarga providência do Senhor é demonstrada na sua maravilhosa graça, ou na sua benevolência para com os seus filhos:
2. [Se manifesta] na sua benevolência
Ruth 1:6 “Então, se dispôs ela com as suas noras e voltou da terra de Moabe, porquanto, nesta, ouviu que o Senhor se lembrara do seu povo, dando-lhe pão.” ​ Existe uma expressão muito interessante neste versículo; O narrador não diz simplismente queo tempo melhorou”, ou que “houve uma inversão econômica”, também não diz quea ameaça da invasão estrangeira desapareceu”. Volte ao texto; o que destaca-se aqui é ação do Senhor. O alimento que agora existia em Belém é entendido como um dom de Deus: “O senhor se lembrou do seu povo”. Quantas vezes falhamos em enxergar a graça de Deus nas coisas boas que acontecem em nossa vida?; muitas vezes usamos o bordão “graças a Deus” por isso e por aquilo, mas no íntimo do nosso coração estamos dizendo “Na verdade, Deus me ajudou, mas eu tenho meus méritos nisso também”; Você pode pensar que sempre foi um aluno ou aluna excelente; que se esforçou muito para conquistar o seu cargo atual, que foi extremamente disciplinado financeiramente e por isso conquistou tudo o que tem;
mas, pense o seguinte: quem te educou para ser sempre um bom aluno na escola? ou, quem se esforçou para pagar sua escola? quem foram os professores que usaram métodos eficazes para seu crescimento educacional? quem, no final de tudo, permitiu que você nascesse? talvez você fosse uma das muitas crianças que não chegam a sequer contemplar a luz do sol.
Deus não age apenas quando a benção chega em suas mãos, ELE está agindo em todo o processo, usando até as tribulações que passamos, seja a morte, doença, descepções, dores; e tudo isso tem por objetivo nos moldar a imagem de Jesus. E você tem a obrigação de enxergar a providência de Deus em todo o processo; a graça de Deus em todo o processo. abra sua bíblia em Tiago 1
James 1:2–4 ARAMeus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. James 1:12 ARABem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. O aspecto mais doce da providência do Senhor é demostrado aqui na vida de Noemi: Existe esperança na casa do pão, portanto é hora de Noemi voltar do lugar de onde ela nunca deveria ter saído; Mas este texto não fala apenas de Noemi e Rute; no final do capítulo 4 nascerá Obede, avô do rei Davi, que por sua vez aponta para um rei muito maior do que ele; o rei que não apenas providencia pão terreno para saciar a fome do seu povo, mas oferece a si mesmo como pão vivo: João 6.51 John 6:51 ARAEu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. Portanto, Existe reconciliação em Cristo; não devemos buscar sacear nossa fome fora da comunidade de Cristo, que é a sua igreja; Podemos redirecionar os nossos pensamentos e voltar-nos para Deus quando pecarmos. O nosso Deus se relaciona conosco, ouve nossas orações e age ativamente na sua criação; esta é a beleza da doutrina da providência divina; no nosso processo de crescimento ela tem o seu aspecto amargo, mas no fim certamente apreciaremos a sua docura. Dane Outlund, autor do livro manso e humilde, ao falar do perdão de Deus em Cristo diz o seguinte: “A alegria [de Cristo] aumenta à medida que os doentes vêm livrimente a ele para serem auxiliados e curados.” Aplicação: Essa lição é preciosa. O povo de Deus sempre pode voltar. Lembre-se disso: Nossa esperança não é a de vivermos sem pecar. Entretanto, a verdade libertadora da Bíblia é que “Se, todavia, alguém pecar, temos advogado junto ao Pai, Jesus Cristo o justo” (1 Jo 2.1). O perdão em Cristo é o que pavimenta nosso caminho.
Related Media
See more
Related Sermons
See more