Graça irresistível - Jo 6.44

As Doutrinas da Graça  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 25 views
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Você já se perguntou porque você ouviu e creu no evangelho e alguém próximo a você não creu quando ouviu?
Se estamos bem atentos ao que temos aprendido nesta série, sabemos que não foi pela nossa capacidade de ouvir e crer que chegamos ao conhecimento da verdade, não foi pela nossa rapidez em responder a um apelo, tampouco pelo nosso esforço intelectual ou braçal.
Pois se estamos mortos em delitos e pecados como a bíblia ensina, se estamos cegados em nosso entendimento que nos torna incapazes de ouvir e crer no Evangelho, a verdade é que pra ouvir e crer, Deus precisou operar algo poderoso para que isso acontecesse.
E a maioria de nós, diria que se não fosse pela graça de Deus, não seríamos alcançados e salvos.
Sabemos que a graça de Deus foi decisiva e poderosa em nossa conversão. É isso que entendemos por graça irresistível.
O texto diante de nós suscita pelo menos três questões:
Por que Deus precisa nos atrair?
Como acontece na prática a operação da graça irresistível?
Como Deus muda nossa vontade e coração?

Por que Deus precisa nos atrair, não podemos ir a ele sozinhos?

Em primeiro lugar precisamos entender o que não é a doutrina da graça irresistível.
Não significa que não podemos resistir ao Espírito Santo, pois resistir a Deus é o que somos habilidosos em fazer desde o nascimento, somos totalmente depravados, e nossa depravação nos faz sermos opositores ferrenhos de Deus.
Logo, por graça irresistível, queremos dizer que o Espírito Santo, sempre que quiser vencerá qualquer resistência e tornará sua influência eficaz.
Vejamos um exemplo:
Acts 7:51 NVI
51 “Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!
Este texto aponta para a ideia de que os homens resistem a Deus, principalmente os não eleitos, sempre resistirão.
Podemos perceber isto ao ler a história do povo de Israel e até mesmo da raça humana, é uma história marcada por resistência ao Senhor.
Então, a doutrina em questão significa que Deus é soberano em desbancar toda resistência que habita no coração daqueles por quem Cristo morreu, a fim de aplicar em seus corações a obra da redenção.
Daniel 4:35 NVI
35 Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão ou dizer-lhe: “O que fizeste?”
Psalm 115:3 NVI
3 O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada.
Aprenda isto, homens mortos em consequência do pecado são incapazes de se submeter a Deus, logo jamais irão a Cristo se Deus não quebrar sua resistência.
Por isso precisamos que o Senhor haja com sua graça irresistível de forma soberana para vencer a rebelião de nossos corações e nos atrair a Cristo para que sejamos salvos.
Alguns se opõe a esta doutrina dizendo que:
"O Espírito Santo pode atrair-nos a Deus, mas podemos usar nossa liberdade para resistir ou para aceitá-lo."
Mas este não é o ensinamento das escrituras. pois se não houver ação continua da graça salvadora, sempre usaremos nossa liberdade para resistir a Deus.
Isto é o que vimos em Atos 7.51. Vocês sempre resistem ao Espírito Santo.
A incapacidade de submeter-se a Deus é apresentada por Paulo:
Romans 8:7–8 NVI
7 a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à Lei de Deus, nem pode fazê-lo. 8 Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus.
É por isso que ninguém pode ir ao Senhor, sem a obra da graça irresistível.
Se uma pessoa chega a submeter-se a Deus, é porque o Senhor quebrou sua resistência, e lhe deu uma nova natureza que ama o Senhor.
Mas aqueles que continuam a resistir, é porque não lhe foi dado por Deus disposição de coração para submeter-se ao Senhor.
Sendo assim, podemos responder a questão introdutória, sobre como cremos e outros não, dizendo que ouvimos e cremos, porque o Senhor quebrou toda e qualquer resistência do nosso pecaminoso coração.
E fez isso por causa da eleição e a obra expiatória de Cristo pelo seu povo definido e específico.
Como diz o ensino de João
John 6:37 NVI
37 Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.
Logo, a eficácia da obra de Cristo é aplicado ao coração daqueles que o Pai atrair, sem a operação da graça que quebra toda a resistência humana nunca chegaríamos a salvação.
Um texto prova de que Só vem a Cristo aqueles que foram escolhidos e que em decorrência disso, tem sua resistência quebrada pela graça, está em João 6.64-65.
John 6:64–65 NVI
64 Contudo, há alguns de vocês que não crêem”. Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair. 65 E prosseguiu: “É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”.
É como se este texto explicasse Jo 6.44.
A razão de Jesus dizer que ninguém pode ir até ele, é porque o pai não concede que a pessoa vá.
Jesus sabia desde o princípio, com base nos decretos eternos de Deus conforme a rejeição, que Judas poderia até andar com ele três anos, ser seu tesoureiro, ouvir e ver tudo que o Senhor operou, mas continuava descrente, porque o pai não lhe concedeu atrair para a salvação.
Com isso, quero dizer que o fator crucial para a não salvação de Judas, ou de qualquer pessoa não é a força daquele resiste, mas é a graça não ser concedida pelo pai.
Como diz John Piper:
Muito tempo meu espírito esteve preso, preso no pecado e nas trevas da natureza, teus olhos lançaram um raio despertador. Acordei, a prisão resplandeceu com luz, as algemas caíram, o coração foi liberto, levantei-me saí e passei a seguir-te.

Como acontece na pratica a operação da graça irresistível?

Assim como o Senhor escolhe antes da fundação do mundo um povo, ele prove o Salvador deste povo, e os meios para atraí-los.
A pregação do Evangelho é a mensagem que deve ser proclamada a todos a fim de que o Espírito Santo por meio da pregação convença os que o Pai deu a Jesus.
2 Timothy 2:24–25 NVI
24 Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. 25 Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,
Assim como João diz que vir a Cristo é concessão do Pai, pela atração da graça irresistível, Paulo nos diz que os meios necessários para ir a Cristo também são concedidos pelo Pai.
Assim como o Senhor elegeu pessoas para a salvação, ele elegeu os meios para alcança-las.
Aqui, como em João 6.65, arrependimento e fé, biblicamente são chamados de dons concedidos por Deus.
Acts 11:18 NVI
18 Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: “Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios!”
Perceba, ele não está meramente dizendo que a salvação é um dom de Deus. Está dizendo que o pré-requisito para salvação também é um dom.
Quando uma pessoa ouve um pregador chamá-la ao arrependimento, ela pode resistir a esse chamado.
Mas se Deus conceder-lhe arrependimento e fé, não poderá resistir porque estes dons significam a remoção da resistência.
Esse é o motivo de chamarmos essa obra de Deus de graça irresistível.
Mas a graça irresistível força o homem a crer contra sua vontade?
Pelo contrário, a graça irresistível não arrasta o indisposto para o reino, ela muda a disposição do coração.
Ela não opera com constrangimento exterior, ela pera com poder a partir do interior, mudando o coração, concedendo novos afetos, novos desejos, nova disposição.
Deus usa o ministério da palavra para realizar essas mudanças sobrenaturais no coração
Hebrews 4:12 NVI
12 Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.
Quando falamos sobre graça irresistível, queremos também dizer que Deus chama aqueles que irá salvar por meio da pregação de forma eficaz, pois a doutrina da graça irresistível é também conhecida como chamado eficaz.
Vejamos um texto que nos mostra isso.
1 Corinthians 1:23–24 NVI
23 nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, 24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.
Perceba os dois tipos de “chamado” implícitos nesse texto.
Primeiro, a pregação de Paulo alcançou a todos, tanto judeus quanto gregos. Esse é o chamado geral do evangelho. Oferecendo salvação indiscriminadamente a todos.
Pois todo aquele que crer no Cristo, o terá como Salvador e Senhor.
Mas por muitas vezes ele cai em ouvidos não-receptivos e é chamado de loucura.
Podemos chamar este de chamado geral, universal.
Em segundo lugar, Paulo se referiu a outro tipo de chamado.
Ele disse que entre aqueles que ouviram, judeus e gregos, houve alguns que são “chamados” de um modo que não mais consideram a cruz como loucura, mas como sabedoria e poder de Deus.
O que mais esse chamado pode ser senão o irresistível chamado de Deus das trevas para sua luz?
Algo aconteceu nos corações deles que mudou a maneira como viram a Cristo.
A operação da graça se dá pelo chamado irresistível do evangelho, por meio do Espírito Santo.
Um dos exemplos mais vívidos das escrituras está em;
John 11:43 NVI
43 Depois de dizer isso, Jesus bradou em alta voz: “Lázaro, venha para fora!”
A graça irresistível é um chamado poderoso, um tipo de chamado que cria aquilo que ordena.
Se o evangelho diz, viva, ele cria vida, se diz, arrependa-se, ele cria o arrependimento, se ele diz, creia, ele cria a fé, se diz siga-me, ele cria a obediência.
Titus 1:1 NVI
1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade;
Todos os que o Pai atrai, não consideram Jesus e sua cruz, loucura, mas poder de Deus para sua salvação.
Logo, a graça não age por coerção, contra a vontade humana, mas ela quebra a vontade humana, criando uma disposição de amor e maravilhamento por Cristo e sua obra de expiação.
Sua resistência é vencida, Deus rompeu na cegueira espiritual, os fazendo encontrar beleza na face ensanguentada de Cristo, considerando sabedoria, poder e graça de Deus.

Como Deus muda nossa vontade e coração?

Isto é explicado também em:
2 Corinthians 4:4–6 NVI
4 O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 5 Mas não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como escravos de vocês, por causa de Jesus. 6 Pois Deus, que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.
Visto que os homens são cegos para a preciosidade de Cristo, um milagre é necessário para que eles cheguem a ver e crer.
Precisamos do milagre do novo nascimento, da regeneração.
Paulo compara esse milagre com o primeiro dia da criação quando Deus disse: “Haja luz” (v.6).
Uma das afirmações mais maravilhosas a respeito de como viemos das trevas para a luz. Ele mesmo brilhou em nossos corações, para a iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.
É aqui que nossa vontade e coração são mudados, antes odiosos a Cristo, presos ao pecado, agora livres e desejosos por Cristo, agora amamos a Cristo livremente a Cristo, pois sabemos que por laços eternos ele nos amou.
Precisamos da ação do Espírito Santo por meio da graça irresistível, se não, permaneceremos em trevas, na morte dos delitos cometidos.
Outro exemplo de que a graça eficaz nos trás novo coração é visto em:
Acts 16:14 NVI
14 Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo.
A menos que Deus abra nosso coração, não aceitaremos a mensagem do evangelho.
Esse abrir do coração é o que chamamos de graça irresistível.
Cremos que graça irresistível é um milagre de Deus que capacita uma pessoa anteriormente “morta” a receber a Cristo e então ser salva.
John 1:12–13 NVI
12 Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, 13 os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.
Em outras palavras, é necessário receber a Cristo para tornar-se um filho de Deus, mas o nascimento que traz uma pessoa para a família de Deus não é possível pela vontade do homem.
O homem está morto em seus delitos e pecados. Ele não pode fazer-se novo, ou criar nova vida em si mesmo. Ele deve nascer de Deus.
Por isso precisamos que Deus atue com sua graça que quebra toda a resistência do nosso coração e mude nossa vontade.
Por isso o novo nascimento é o efeito prática da atuação da graça irresistível no coração humano, não por nada que fazemos, mas pelo ato criacional de Deus em nos dar um novo coração que pulsa de amores por Cristo.
John 6:44 NVI
44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.
Podemos responder a pergunta que abrimos esse sermão:
Por que cremos quando ouvimos o Evangelho, dizendo:
Graças a Deus que venceu toda e qualquer resistência, se não fosse pela graça irresistível, estaríamos todos perdidos, a obra da expiação de Cristo, seria insuficiente sem a graça de Deus em nossas vidas.
A doutrina da graça irresistível mostra que Jesus concede-nos os meios para chegarmos a ele, em Cristo, temos a resistência quebrada, recebemos o novo nascimento, o arrependimento e a fé, vemos a luz da glória de Deus na face de Cristo, somos chamados da morte para a vida como Lázaro.
Que esta maravilhosa verdade do Evangelho, nos leve a uma experiência mais profundo com a graça de Deus em Cristo Jesus.
Que ao saber como o Senhor eficazmente te atraiu, você busca cada dia mais por meio da oração, leitura Bíblia e vida comunitária, ser mais e mais quebrantado a Cristo e a anunciá-lo ao mundo.
Pois a graça de Cristo sempre vence nossa resistência, a fim de que todo aquele que o Pai deu a Cristo, e pelos quais ele entregou sua vida, venham a ele e sejam salvos, e não só isso, que se mantenha salvos, que perseverem até o fim.
Que o Senhor use a você e a mim, por meio da nossa boca anunciar o evangelho para chamar eficazmente seu povo a Cristo.
SDG
Related Media
See more
Related Sermons
See more