A Glória de Deus no Advento

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

A Glória da dinvidade de Cristo

Introdução:
Existem muitas profecias no AT sobre a vinda do Messias. Profecias essas, que compoem o ápice de uma GRANDE HISTORIA. Que grande historia é essa? A Historia da redenção (historia da esperança); essa historia tem seu inicio em genesis quando o Senhor vai ao encontro de Adão e Eva logo após a queda; Naquele momento, mais especificamente em Genesis 3:15 encontramos o que ficou conhecido como O PROTOEVANGELHO,“Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar” , Ou seja, a promessa de um redentor que sofreria, mas que seria vitorioso. A partir daí, o que se segue é a ação de Deus para redimir um povo para si, e assim receber a gloria que lhe é devida. Com isso, fica facil indentificar quem é o principal personagem dessa GRANDE HISTORIA, o proprio Deus. Como parte do processo redentivo, vemos que o Senhor escolhe para si um povo, Israel; estabelece leis cerimonias de culto e purificação e também leis politicas. Esse povo deveria lhe honrar e assim glorificar seu santo nome enquanto servia de testemunho para as nações vizinhas. Infelizmente, a historia nos mostra que o povo de Deus não foi fiel; Israel falha drasticamente e o nome do Senhor é envergonhado no lugar de ser glorificado. Porém, o Senhor permanece fiel a sua promessa, e vez após vez lebra o povo por meio dos profetas que um dia a promessa descrita em Gn 3.15 se cumpriria.
Texto: Jo 1.1-3
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.”
Transição:
O que nós acabemos de ler é o cumprimento inicial das maravilhosas promessas que anteriomente haviam sido anuciadas pelos profetas no AT.
Aqui o apostolo João diferente do inicio dos demais evangelhos não inicia com o relato do nascimento de Jesus, mas de maneira espetacular ele nos mostra as verdades fundamentais que envolvem a vinda do Senhor Jesus em carne.
Verdades referente a sua identidade, sua Gloria e autoridade...
Dito essas coisas, nessa manhã, caminharemos em cima do seguinte tema: A GLÓRIA DA DIVINDADE DE CRISTO.
Analise do texto:
1. “No princípio era o Verbo,
João começa afirmando que o Senhor Jesus é eterno. João, desde o início de seu evangelho procura mostrar Jesus como aquele que sempre existiu antes do próprio tempo e das coisa fisicas. Ele não faz parte dos seres criados!
João 17:5 “E agora, ó Pai, glorifica-me contigo mesmo com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.”
Dessa maneira Cristo é superior a toda criatura ou poder temporal (governo, ditadores, poder atomico)
Colossians 1:18 “Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para ter a primazia em todas as coisas.”
2. e o Verbo estava com Deus,
O apostolo nos mostra com clareza que o Senhor Jesus Cristo é uma pessoa distinta de Deus, o Pai.
O verbo estava com Deus; em outras palavras o Verbo estava junto a Deus, face a face com Deus.
3. e o Verbo era Deus.
Aqui, João afirma que Jesus é Deus. Assim como anteriomente ele nos mostrou que Jesus é eterno, pois o Verbo já ERA desde o principio e depois que Jesus estava ao lado de Deus Pai; o apostolo nos mostra nesse momento que na Dinvidade não existe somente uma pessoa. Aqui nos deparamos com um grande misterio. Assim, como o Pai é Deus, O filho mesmo que diferente do Pai em função/Papeis, Ele possui a mesma natureza e poder do Pai; Com isso, não existe contradição quando o proprio Jesus afirma em João 10:30 “Eu e o Pai somos um.”
“Desde a eternidade, onde quer que Deus Pai estivesse, ali também estava o Verbo, o Deus Filho — iguais em glória, coeternos em majestade, porém uma só Divindade. Esse é um grande mistério. Feliz é aquele que o recebe com a atitude de uma criança, sem tentar explicá-lo!” J. C. Ryle
Existem muitas referências no NT sobre a Deidade de Jesus.
Mateus 1:23 ““Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel.” (Emanuel significa: “Deus conosco”.)”
Marcos 2.1-12 Jesus perdoa os pecados do paralitico.
João 20:28 “Ao que Tomé respondeu: — Senhor meu e Deus meu!”
Tiago 2:1 “Meus irmãos, vocês não podem ter fé em nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor da glória, e ao mesmo tempo tratar as pessoas com parcialidade.”
Filipenses 2:6 “que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo.”
4. Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.”
O Filho é Senhor e Criador
Colosseses 1:16 “Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.”
Salmo148:5 “Louvem o nome do Senhor, pois ele deu uma ordem, e foram criados.”
Com todas essas coisas, podemos afirma verdadeiramente que Jesus Cristo é Deus! Ele é Eterno, Ele não foi criado, ele sempre existiu como Deus Criador e sustentador de todas as coisa, e sem duvidas, podemos declarar que Ele é Todo Poderoso!
Diante dessa verdade que Jesus é Deus, podemos tirar varias implicações para nós como igreja:
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus...” João, desde o início de seu evangelho procura mostrar Jesus como aquele que sempre existiu antes do próprio tempo e das coisa fisicas, como o Verbo.
“...e o Verbo era Deus...” Aqui João nos mostra craramente a divindade do Senhor Jesus.
“...Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” Aqui percebemos um indicio do ensino sobre a doutrina da Trindade e que Jesus, o Verbo, compoe essa Trindade. Para entedermos melhor, quero destacar três pontos:
1. Jesus Cristo é o Verbo
O apostolo usa a palara grega, Logos, de maneira muito acertiva, pois para Israel essa palavra remetia ao poder da palavra que saia da boca de Deus e já para o Grego, tal palavra remetia a ciência, sabedoria, aquilo pelo qual os grandes filosofos usavam para debater publicamente. O fato de João declarar que Jesus é o verbo, com certeza é um exelente meio de iniciar seu evangelho, até porque seu publico era composto de uma grande maioria de Judeus e Gregos.
2. O Verbo estava COM Deus
Em outras palavras o Verbo estava junto a Deus, face a face com Deus.
3. O Verbo ERA Deus
João enfatiza o fato que o Verbo não era um poder ( ou energia) que saia da pessoa do Deus Pai, mas era o proprio Deus Filho que estava junto ao Deus Pai criando todas as coisas.
Dessa maneira não é errado definir o Deus Trino dizendo que SÃO TRÊS PESSOAS DISTINTAS (PAI, FILHO E ESPIRITO SANTO) COM A MESMA ESSÊNCIA.
Genesis 1:26 “E Deus disse: — Façamos o ser humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os animais que rastejam pela terra.”
Colossians 1:16 “Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.”
John 17:5 “E agora, ó Pai, glorifica-me contigo mesmo com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more