Vai nessa tua força (Juízes 6.14)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript

Captação

Chamado: algo que todos nós temos.
Chamado: Vocação Eficaz: todo o eleito é chamado no devido tempo para a salvação.
Chamado como ministério: cada crente é chamado para uma missão no corpo de Cristo. Obviamente, que esta missão está alicerçada no grande chamado de pregar o evangelho, mas isso é feito de forma diferente porque somos diferentes.
IDADE MÉDIA: Distinção entre secular e sagrado.
REFORMA: Tudo é sagrado.
MODERNIDADE: Rejeição ao sagrado (secularismo)
Vivemos uma época em que é necessário nós recuperarmos a doutrina bíblica do chamado. Por isso quero chamar a atenção dos irmãos, para esta passasgem. Para isso, vamos considerar o contexto dela.

Contexto:

O povo mais uma vez cai em pecado (Juízes 6.1)
A opressão é pior que as anteriores porque:
. A ordem era matar os moradores da terra;
. O povo de Israel começa a não matar mas a fazer os moradores da terra como servos;
. O povo começa a ser oprimido pelos inimigos próximos ao território de Israel;
. Depois povos dentro do território de Israel oprimiram a este;
. Agora é pior: o povo estava sendo expulso (v. 2)
. Ironia: o povo que deveria expulsar; ele estava sendo expulso.
. Gafanhotos: midianitas como símbolo da desobediência à aliança.
Diante disso, o povo clama ao SENHOR (v. 6)
Nas outras vezes, Deus sempre mandava seu anjo. Agora ele manda primeiramente um profeta para lembrar o povo da sua transgressão (v. 8-10)
Só então, o SENHOR envia o seu anjo, mas dessa vez ele o envia a um homem em particular.
Ao enviar seu anjo a este homem chamado Gideão, Deus elenca algumas ações que possibilitam a execução do seu chamado.
Gostaria, então, de focar nessa passagem e olhar algumas dessas ações.

TEMA: Ações de Deus para o cumprimento do nosso chamado.

Para cumprirmos o chamado:

1. Deus está conosco

A primeira ação feita por Deus aqui nessa passagem é mostrar a Gideão a sua presença.
Observe as primeiras palavras do Anjo do SENHOR a Gideão: “O SENHOR é contigo...” (v. 12a).
Com isso Deus não está apenas dizendo que ele estaria ao lado de Gideão. Deus quer mostrar que Ele estará com Gideão para atuar na libertação do povo de Israel dos midianitas.
Observe que após falar isso no v. 12, a resposta de Gideão não é muito favorável.
Judges 6:13 “Respondeu-lhe Gideão: Ai, senhor meu! Se o Senhor é conosco, por que nos sobreveio tudo isto? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém, agora, o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas.”
É muito fácil nós nos identificarmos coma resposta de Gideão. Trata-se daquela velha indagação: “Se Deus é bom, porque coisas ruins acontecem conosco?”
A resposta do SENHOR está no v. 14
Judges 6:14 “Então, se virou o Senhor para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?”
Destaco neste momento a parte final: “porventura, não te enviei eu?”
Quando o SENHOR diz que está com Gideão, ele mostra a fonte do chamado. Quem o está enviando não é qualquer um, é o SENHOR, é o Deus da aliança, é o Deus que firmou um pacto com Israel e que permanece fiel a este pacto apesar das inclinações pecaminosas do povo.
Mesmo assim, Gideão não se convence.
Judges 6:15 “E ele lhe disse: Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai.”
Gideão não está jogando nenhuma inverdade. Era fato que ele era da família mais pobre de Manassés. E era fato de que ele era o menor da casa de seus pais.
Porém, o SENHOR vai lembrá a Gideão aquilo que ele falou no início:
Judges 6:16 “Tornou-lhe o Senhor: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem.”
Mais uma vez Deus lembra a Gideão: Eu estou contigo. Isso também era um fato.
Se Deus estava com Gideão, então isso é sinal de que ele derrotaria os midianitas.
Com isso, Deus nos ensina que a vitória do seu povo não depende da capacidade deste, mas da SUA SANTA

Ilustração:

Davi nos ensina isso no Psalm 139:7–11 “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite,”
Neste Salmo Davi enfatiza a onipresença de Deus e, ao mesmo tempo, demonstra como essa presença se manifesta de maneira especial sobre ele (a tua destra me susterá).

Fundamentação:

Isso nos ajuda a pensar sobre esse atributo incomunicável de Deus chamado ONIPRESENÇA DIVINA.
Deus é onipresente no sentido que ele se faz presente em cada parte do espaço.
Porém, ele também manifesta esta onipresença de modos diferentes. Para o povo de Deus, para a sua igreja, Deus manifesta a sua presença:
SALVANDO o seu povo.
SANTIFICANDO o seu povo.
GLORIFICANDO o seu povo.
O que Deus faz com o povo de Israel é fazer-se presente para Salvar, Santificar e glorificar o seu povo.
Isso aponta para uma obra ainda maior. Por meio de Jesus Cristo, o Emanuel (Deus conosco), Ele se faz presente SALVANDO, SANTIFICANDO E GLORIFICANDO a sua igreja.

Aplicação:

Irmãos, Deus é conosco. Isso é um fato. E sendo isso um fato, nós temos todas as condições de cumprir o chamado do SENHOR para a nossa vida.
A vitória da igreja não está na sua própria capacidade, mas no fato de que Deus se faz presente nela.
Nós podemos cumprir o chamado do SENHOR para nossa vida. E isso só é possível porque Ele está conosco.
Esta é a primeira ação demonstrada por Deus aqui. Mas ainda há outra ação que Deus faz para que possamos cumprir o nosso chamado.

2. Deus nos faz ser mais do que pensamos.

Além de falar: “O SENHOR é contigo” Deus fala com Gideão a expressão: Homem valente. O que Deus queria dizer com isso?
Quando olhamos para a situação de Gideão, não vemos alguém que parecia ser um homem valente.
Diz Judges 6:11 “Então, veio o Anjo do Senhor, e assentou-se debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o pôr a salvo dos midianitas.”
Malhar trigo no lagar (local para prensar uvas) era totalmente inadequado. Mas foi a forma encontrada por Gideão para malhar o trigo sem que os midianitas soubessem.
Em suma, parece uma atitude covarde, mas não de homem valente.
Ao longo de todo o capítulo 6, Gideão ainda continua dando provas de que não era um homem valente.
Em Juízes 6.25-27, Gideão destrói o altar de Baal da casa do seu pai. Porém, ele não faz isso de dia mas de noite, as escondidas.
Por fim, Gideão só se convence da vitória sobre os midianitas em
Judges 7:15 “Tendo ouvido Gideão contar este sonho e o seu significado, adorou; e tornou ao arraial de Israel e disse: Levantai-vos, porque o Senhor entregou o arraial dos midianitas nas vossas mãos.”
Ora, mas Deus já não tinha feito tantas coisas?
. O SENHOR aceitou as ofertas de Gideão (Juízes 6.20)
. O SENHOR estabeleceu a paz com Gideão, bem como com Israel (Juízes 6.24)
. O SENHOR atendeu o pedido de Gideão e deixou a terra seca e a lã molhada (Juízes 6.37) (Detalhe: ele já estava revestido pelo Espírito do SENHOR - v. 34).
. O SENHOR atendeu o pedido de Gideão deixando a lã seca e a terra molhada. (Juízes 6.39)
E mesmo assim, somente em Juízes 7.15, após ouvir o sonho de um dos midianitas é que Gideão finalmente teve convicção da vitória do SENHOR.
A partir daí vemos um Gideão que demonstra ser um homem valente, de fato. Ele derrota os midianitas com apenas 300 homens e se dispõe com essa mesma quantidade a destruir o restante dos midianitas.

Ilustração

Existe uma outra figura bíblica que nos ensina como Deus nos mostra que somos mais do que achamos: Moisés.
Moisés também foi relutante em seu chamado
Mesmo assim foi usado por Deus
Moisés tinha o Espírito Santo sobre si. Judges 6:34 “Então, o Espírito do Senhor revestiu a Gideão, o qual tocou a rebate, e os abiezritas se ajuntaram após dele.”
Foi aos poucos que Moisés foi sendo transformado em um grande líder para Israel a ponto de nunca mais ter se levantado alguém como ele (Dt 34.10)

Aplicação

Isso nos mostra que Deus é o nosso criador e que ninguém nos conhece mais do que Ele.
Gideão não demonstrava ser um homem valente, mas Deus mostrou isso a Ele e a todo os Israel.
O processo para demonstrar isso não foi fácil, mas foi alcançado.
Semelhantemente, nós também podemos ser resistentes ao que Deus nos chama para fazer. Mas Deus é claro em nos chamar de FILHOS, SERVOS, AMIGOS, HERDEIROS, MAIS QUE VENCEDORES, DISCÍPULOS.
As vezes, na prática, nós recusamos esses títulos dados pelo Senhor ao tentar fugir do nosso chamado. Porém, Deus continua perseverando em nós.
Louvado seja Deus por ter perserverado em Gideão. Louvado seja Deus por ter perseverado em nós.
Portanto, irmãos a segunda ação de Deus para o cumprimento do nosso chamado é mostrar que somos mais do que achamos. Porém, existe mais uma ação.

3. Deus só exige que sejamos nós mesmos.

Diante da recusa de Gideão no v. 13, o SENHOR se vira para Gideão e fala: VAI NESSA TUA FORÇA.
Observe que, anteriormente quem fala é o anjo. Mas agora o texto diz que o próprio SENHOR falou. Esse foco do autor do livro no SENHOR serve para dar ênfase ao que foi dito. É o Deus da aliança que está falando.
A NAA traduziu o versículo 14 assim: “Vá nessa força que você tem.”
A NVI: “Com a força que você tem, vá libertar Israel...”
A NVT: “Vá com a força que você tem”
O que essas versões nos ajudam é a identificar a essência do que Deus está falando para a Gideão: Você pode cumprir o que estou mandando com sua própria força.
Isso nos ajuda a pensar que o que Deus requer de nós é que usemos o nosso próprio ser para fazer a SUA vontade. Não precisamos ser quem nós não somos. Na verdade, basta sermos nós mesmos e Deus nos usará.

Ilustração

Para pensar melhor sobre isso, considere os autores dos evangelhos. Cada um deles resolveu contar sobre a vida e a obra de Jesus a sua maneira.
Mateus tem um estilo, Marcos tem outro, Lucas tem outro, e João outro.
Eles tem proximidades, principalmente os três primeiros. Contudo, cada um deles tem um estilo de escrita diferente, focou em episódios diferentes, construiu a sua narrativa de formas diferentes.
E foi assim que Deus usou cada um deles para escrever os evangelhos. Assim, temos uma visão mais ampla sobra a vida e obra do nosso Salvador.
Os autores dos evangelhos não foram robôs que somente escreviam aquilo que Deus lhes ditava. Antes, o Espírito Santo os inspirou e os fez escrever os evangelhos considerando as características de cada um. Eles não precisaram ser diferentes de quem eram. Só precisaram ser eles mesmos e usar o que Deus lhes tinha dado para cumprir a sua obra.

Aplicação

Logo, irmãos, essa verdade é fundamental: Você tem todos os requisitos necessários para fazer o que que Deus está mandando fazer.
Deus não quer que tenhamos uma capacidade extraordinária, Deus não quer que sejamos super-crentes, mas o que Ele quer é obediência ao seu chamado.
As vezes fazemos uma série de ressalvas para não cumprirmos determinada tarefa para o Reino de Deus: “não posso”, “não consigo”, “não sei se sou capaz”. Porém, se Deus está nos chamando então temos tudo que é suficiente para cumprirmos o chamado do SENHOR: Ele presente, a sua vocação que nos faz ser mais que achamos que somos, e nós mesmos.
Como povo de Deus somos chamados a sermos fiéis.
1 Corinthians 4:2 “Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.”
O povo de Deus não é chamado para ter sucesso. O povo de Deus não é chamado para ser influente. O povo de Deus não é chamado para ter credibilidade. O povo de Deus é chamado para ser OBEDIENTE.

Conclusão

Vimos, portanto, sobre as ações de Deus para o cumprimento do nosso chamado: 1) Deus está conosco; 2) Deus nos mostra que somos mais do que achamos ser; 3) Deus só exige que sejamos nós mesmos.

Aplicações

Diante disso, meus irmãos, considere o seguinte:
Deus se fez presente da maneira mais gloriosa possível. Se antes ele se fez presente em um tabernáculo; e depois em um templo; na plenitude dos tempos ele se fez presente se encarnando. Jesus está conosco. Ele está conosco HOJE. Ele fez essa promessa: “E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século” (Mateus 28.20). Descansemos nessa verdade.
Nós não precisamos ser arrogantes, e acharmos que somos superiores por sermos crentes. Também não precisamos ter algum complexo de inferioridade sobre a nossa condição. O que precisamos é lembrar que Deus nos transformou para sermos muito mais do que éramos. Nós somos criaturas, mas sem Cristo criaturas pecaminosas. Em Cristo, somos transformados em filhos de Deus. Que verdade maravilhosa! Deus quer que você cumpra este chamado porque você tem condições para isso!
Outra questão para nossa meditação é a multiforme graça de Deus. Ele não usa todos da mesma maneira. Ele não quer que todo crente seja um cópia idêntica. Mas ele nos usa conforme quem somos. Talvez você não tenha o dom de presidir, mas Deus tem te dado outros dons. Quais são eles? É impossível você ser filho de Deus e não ter nada para oferecer ao SENHOR. Entregue-se ao SENHOR e siga o seu chamado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more