E SE ESSA FOR SUA ULTIMA CEIA?

CEIA  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript
Lc 22:16-20 (16) Pois eu lhes digo: Não comerei dela novamente até que se cumpra no Reino de Deus". (17) Recebendo um cálice, ele deu graças e disse: "Tomem isto e partilhem uns com os outros. (18) Pois eu lhes digo que não beberei outra vez do fruto da videira até que venha o Reino de Deus". (19) Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: "Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". (20) Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.
Esta é a última ceia de 2023. E como é um privilégio poder estar aqui. Me entristeço as vezes quando percebo pessoas que tratam este momento com tamanho desprezo. As vezes faltam sem nenhum motivo, ou pelo motivo mais banal.
Mas a ceia é um dos momentos mais importantes da igreja de Jesus. (15) E disse-lhes: "Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer. Porque foi daquela pascoa que ele sairia entregaria seu corpo para nos reconciliar com Deus. Que ele derramaria seu sangue para nos justificar diante da justiça de Deus. Jesus desejou ansiosamente aquele momento.
E, portanto nosso desejo pela ceia do senhor diz muito sobre nós.
Afirmação teológica – A ceia é sempre um excelente método de avaliação pessoal de como esta nossa vida com nossos irmãos e com Deus.
· Esta é a última ceia do ano – e como você chega até aqui? Como chega a sua relação com seus irmãos, com sua esposa, com seu marido, com seu próximo, nesta última ceia do ano? Como você chega aqui? Como você chega para essa última ceia com relação a Deus? Como os discípulos chegaram naquela ceia de Jesus?
· Brigando - Lc 22.24. Suscitaram também entre si uma discussão e sobre qual deles parecia ser o maior.
· Orgulhosos, cheios de si - Mc 14.29–31 Disse-lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, eu, jamais! 30 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes. 31 Mas ele insistia com mais veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. Assim disseram todos.
· Incrédulos – Marcos 14.66-72 Enquanto isso, Pedro estava lá embaixo, no pátio. Uma das criadas que trabalhava para o sumo sacerdote passou por ali e viu Pedro se aquecendo junto ao fogo. Olhou bem para ele e disse: “Você é um dos que estavam com Jesus de Nazaré”. Ele, porém, negou. “Não faço a menor ideia do que você está falando!”, disse, e caminhou em direção à saída. Naquele instante, o galo cantou. Quando a criada o viu ali, começou a dizer aos outros: “Este homem com certeza é um deles!”. Mas Pedro negou novamente. Um pouco mais tarde, alguns dos que estavam por lá confrontaram Pedro, dizendo: “Você deve ser um deles, pois é galileu”. Ele, porém, começou a praguejar e jurou: “Não conheço esse homem de quem vocês estão falando!”. E, no mesmo instante, o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou das palavras de Jesus: “Antes que o galo cante duas vezes, você me negará três vezes”. E começou a chorar.
Assim estavam os discípulos naquela ceia!
· Aquela também foi última vez que Jesus comeu a pascoa - a pascoa falava de uma libertação política do cativeiro do Egito do povo de Israel. Para nós brasileiros não tem nenhum significado. Mas ele é símbolo de que uma cosmovisão maior que a libertação do cativeiro egípcio, e a libertação da escravidão do pecado. Aplicação pratica – quero que você chegue nessa última ceia do ano com a certeza de que Deus te libertou. Colossenses (1.13) Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado.
· Aquela foi a última ceia que Judas comeu com Jesus. Esse com certeza é um dos momentos mais triste da bíblia. Jo 13.21 - Ditas estas coisas, angustiou-se (perturbado, agitado) Jesus em espírito e afirmou: Em verdade, em verdade vos digo que um dentre vós me trairá. Irmãos, não existe nenhum prazer, nenhuma alegria com a traição de Judas e seu fim. Jesus, ficou angustiado, perturbado com o rumo da vida de Judas.
O coração do senhor ficou apertado por saber de como judas sairia daquela ceia. Não existe nenhuma alegria, ou prazer em Deus, por aqueles que se desviam. Jesus sabia que apesar de participar daquela ceia, aquele homem a quem Jesus amou até o fim, se perderia. E por que judas se perderia? Porque traiu o amor de Jesus por ele! Porque amou mais o dinheiro do que a Cristo. E judas me faz pensar: seria essa a minha ultima ceia? Estaria eu vivendo de uma maneira a trair o amor de Cristo por mim a ponto de amar mais a qualquer outra coisa do que a ele, e isso ser a causa de esta ser minha última ceia?
A cobiça foi a tentação de judas, que o fez cair a ponto de ser aquela sua ultima ceia. Precisamos sair daqui hoje, com uma visão muito clara das nossas tentações. Você precisa sair daqui hoje e encarar o fato de que a morte de Jesus na cruz te dá poder para suportar todas as suas tentações. E se, você por acaso cair, existe confissão, arrependimento, graça e perdão.
CONCLUSÃO
· Você precisa sair daqui hoje e entender que esta pode ser sua última ceia. Não desperdice esse momento.
· Quero que você pense na sua trajetória até aqui. Quando Jesus estava comendo com seus discípulos, sua trajetória até aquele momento estava muito clara pra ele. João 12.27 Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas para isto vim a esta hora. Você chegou até aqui pois o senhor o sustentou. Ele foi para aquela cruz, para que você pudesse participar da sua ceia.
· Pão, corpo, presença - A ceia do senhor nos lembra que ele vive em nós e nele nos movemos e existimos. Chegamos até aqui na última ceia do ano. Por que ele vive em nós. Foi a força dele que te sustentou, foi a graça dele que superabundou. Foi o amor dele que te atraiu, e te constrangeu a ficar quando você pensou em desistir.
· Cálice, sangue, perdão - A ceia do senhor nos lembra que somos perdoados. Ao longo desse ano, nossos pecados foram muitos, mas ninguém chega aqui nesta manhã sem que todos eles sejam cobertos pelo sangue de jesus
Related Media
See more
Related Sermons
See more