Ação de graças por Filemon!

Carta à Filemon  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views

Paulo agradece a Deus pela vida e testemunho de Filemon

Notes
Transcript

Introdução:

Após a abertura de sua carta, Paulo conta a Filemon, que estava constantemente orando por Ele e também se alegrava em ouvir falar de seu bom testemunho como cristão.
Nessa mensagem vamos refletir sobre a fé o amor de Filemon, sobre o desejo de Paulo pelo seu crescimento constante e como Filemon era usado por Deus para reanimar o coração de seus irmãos.

Desenvolvimento/aplicação:

Ponto 1: Fé e amor!

Dava graças, expressava gratidão, agradecia a Deus lembrando sempre de Filemon em sua orações! Nas lista de agradecimentos de Paulo, certamente estava esse amado irmão. Sempre que se lembrava de Filemon em suas orações, seu amado colaborador, Paulo agradecia ao Senhor!
E por que Paulo sempre agradecia a Deus pela vida de Filemon? Ele ouviu falar do seu maravilhoso testemunho! Pessoas que conheciam Filemon contaram a Paulo como ele vivia, como era seu comportamento! E fala sério? Como é bom ouvir isso meus irmãos! Você que já pregou o evangelho para um pessoa e ela se converteu, ou já ajudou alguém a crescer na fé! Como é bom ouvir que fulano está firme no Senhor! Você ver a pessoa caminhando fielmente com Deus! Que aquele que você ensinou a tanto tempo atrás, está envolvido na obra! Vive uma vida honesta, tendo uma família unida, sendo um bom pai, mãe, filho! Ouvir e ver que essa pessoa vive dando um bom testemunho de Jesus!
É uma das coisas que mais alegra o coração de um pastor, missionário, qualquer um que esteja na luta pela causa do evangelho!
Um querido irmão em Grajaú, vivia uma vida toda errada, distante de Jesus! Vivia na bagaceira, teve dois casamentos fracassados! Mas se reconciliou! Voltou para Deus, agora está casado com uma mulher que ama ao Senhor e possui uma linda família! Tem uma vida estável, vive de maneira honesta! E vez em quando converso com ele e me alegro em ver aquele irmão que teve a vida transformada por Jesus, estando firme no caminho, servindo a Jesus, um homem disposto!
Mas o contrário também é terrível! Ver alguém que você evangelizou, que caminhou com você na fé, era tão dedicada(o)e hoje abandonou a Deus, vive como um mundano! É de partir o coração!
Fé e amor!
Paulo se alegrava e agradecia a Deus pelo testemunho de Filemom, duas coisas se destacavam em sua vida: sua fé e seu amor! A sua fé em Jesus e seu amor pelos irmãos eram evidentes.
Fé e amor não são visíveis em si! Mas são manifestadas através de nossas ações!
Como nossa fé em Jesus é manifestada?
Tiago capitulo dois trata sobre isso, nossa fé sem obras é morta, mas a verdadeira fé é manifestada pelas obras!
Muitos dizem ter fé em Jesus, entretanto, é somente da boca para fora! Tal fé não possui nenhuma evidência que é verdadeira e o autor diz: até os demonios acreditam em Deus e tremem, mesmo assim não são salvos! Da mesma forma, as pessoas “tem fé” porém não é verdadeira! Não pode salva-los.
Como nossa fé em Jesus é manifestada?
A fé é manifestada pela confiança!
A fé é manifestada pela obediência!
A fé é manifestada pela santidade!
A fé é manifestada pelo serviço!
A fé é manifestada pela espera!
Filemon era um homem de fé! Isso era visível em sua vida!
Como nosso amor pelos irmãos é manifestado?
É dizer “Eu te amo!” ou abraçar o seu irmão? Ter bons sentimentos para as pessoas a sua volta? Sentir o coração acelerar? Embora sejam também manifestações, o amor é muito maior que isso!
Amamos nossos irmãos, quando os consideramos superiores a nós mesmos! (Filipenses 2.3)
Amamos nossos irmãos, quando nos preocupamos com eles e buscamos o interesse deles! Quando vemos as suas necessidades e cuidamos em atende-las (Filipenses 2.4 e 1João 3.17-18)
Amamos nossos irmãos quando exortamos, chamamos atenção do irmão, quando estiver errando e se desviando do caminho! (Gálatas 6.1)
Amamos nossos irmãos quando levamos as cargas deles! Quando nos compadecemos, estamos junto nas dificuldades! (Gálatas 6.2)
Amamos nossos irmãos quando não deixamos brigas, desentendimentos, fofocas atrapalhar nossa comunhão! (Colossenses 3.13)
Amamos nossos irmãos quando não falamos mal deles, preservamos sua imagem de comentários críticos e maldosos. (Tiago 4.11)
Amamos nossos irmãos quando vivemos em verdade! Sem fingimento e sem falsidade! (1Pe 1.22 )
Filemon era um homem que amava seus irmãos! Isso era vísivel em sua vida!
Amar ao teu irmão é um mandamento! A palavra nos diz:
1 John 2:9–11 NAA
Quem diz estar na luz, mas odeia o seu irmão, está nas trevas até agora. Quem ama o seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. Mas quem odeia o seu irmão está nas trevas, anda nas trevas e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.
1 John 3:10 NAA
Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica a justiça não procede de Deus, e o mesmo vale para aquele que não ama o seu irmão.
1 John 3:14 NAA
Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte.
1 John 4:8 NAA
Quem não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
Resumindo: Quem não ama o seu irmão, nunca foi cristão!
Ou é impossivél ser cristão se não amar o seu irmão!
Quem não ama o irmão, nunca conheceu o verdadeiro amor! É necessário entendermos isso! Amor não é um sentimento “eu gosto do irmão tal” amor é uma escolha! eu escolho amar o meu irmão dia após dia! Ama-lo mesmo quando ele me machucou, ama-lo mesmo quando ele não merece! Assim é o amor de Jesus por nós! Assim nós devemos também amar! Ame o seu irmão!
As duas coisas andam juntas: Fé e amor! Nosso amor para com os outros é fruto da fé em Jesus. “Nós amamos porque ele nos amou primeiro.” “Quem ama a Deus, que ame também seu irmão” Em Gl 5.6 vemos que a fé atua pelo amor!

Ponto 2: Crescimento constante

Versículo 6 é um texto de dificil compreensão.
Paulo agradece a Deus pela vida de Filemon e seu testemunho nos versículos anteriores e agora no versículo 6 ele intercede, pede ao Senhor para que a comunhão da fé de Filemon, “A transmissão dela e seus frutos” como amor, bondade, generosidade se tornasse cada vez mais eficaz! Aumentasse ainda mais! Isso aconteceria quando Filemon conhecesse plenamente todo o bem que a em nós!
Comentário Bíblico vida nova diz: “Era o grande desejo do apóstolo que Filemon entedesse e experimentasse os tesouros que lhe pertencia por ser crente” Entendesse e experimentasse plenamente como a vida cristã é maravilhosa, essa vida é sobre amor, renúncia, perdão, compaixão, isso singifica todo bem que há em nós em Cristo!
Algo parecido é dito por Paulo em Fp 1.9-11: “E também faço esta oração: que o amor de vocês aumente mais e mais em conhecimento e toda a percepção, 10para que vocês aprovem as coisas excelentes e sejam sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, 11cheios do fruto de justiça que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.”
Aplicação:
A medida que vamos conhecendo e nos aprofundando na caminhada cristã, vemos que surgem novas necessidades, por exemplo: agora preciso ser mais paciente, preciso perdoar coisas maiores e etc… crescendo nessas coisas estamos demonstrando amadurecimento, dessa maneira Cristo é cada vez mais glórificado!
Pois Amadurecer na vida Cristã é se tornar mais parecido com Jesus!
Esse é o alvo de nossas vidas! Devemos todos os dias viver com esse objetivo! No final do dia, estou mais parecido com Jesus?
Nós, porém, temos um grande inimigo chamado estagnação!
O dicionário online de lingua portuguesa traz essa definição:
Condição ou estado do que se encontra estagnado; que não flui nem se movimenta: [Figurado] Sem que haja progressão; que não progride ou evolui; ausência completa de atividade ou movimento; paralisação.
1. Existem crentes que acham que já atingiram o supremo grau da vida cristã! “já trabalhei demais para o Senhor, já lutei contra o pecado, já venci os meus pecados, só resta esperar Jesus voltar”
2. Existem outros que nem mesmo se importam em crescer na vida cristã, estão muito ocupados em seus próprios assuntos! Alguns mesmo até veem alguma necessidade de mudança mas esperam que a mudança em suas vidas ocorra em passe de magica. Outros até mesmo não veem necessidade alguma de mudança.
Tanto um quanto o outro estão estagnados, sem progresso, sem crescer na vida cristã. O que não é normal para um cristão! Se estamos em Jesus, devemos crescer! Temos diversos versículos que tratam sobre isso:
Philippians 3:13–14 NAA
Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
3. Existem crentes como Paulo! Paulo nos diz que ainda não chegou lá! Ainda não estamos no céu, ainda não estamos glorificados! Enquanto vivemos, nós buscamos ao Senhor, precisamos crescer todos os dias, amadurecer um pouquinho mais todos os dias! Avançar! Prosseguir para o alvo todos os dias!!!
Cresça na sua vida de santidade!
Você é uma pessoa que se zanga com tudo, tudo te chatea? Brigona? Milindrosa? Você precisa trabalhar essa area na sua vida! Você é uma pessoa que xinga? você deve trabalhar em sua vida! Você é uma pessoa muito crítica, gosta muito de julgar os outros? Volte seu olhar crítico para si mesmo! Cresça nessa área! Você é uma pessoa rude/grosseira? Talvez você seja viciado em alguma coisa: Celular, jogo, esportes…Todo vício é um pecado!
As vezes nós identificamos aquilo que precisamos mudar, mas não fazemos nada a respeito! Igualmente uma pessoa que constata está acima do peso, mas não faz nada a respeito! Não faz exercícios, não faz uma dieta, sem essas coisas não há mudança.
Passos para a mudança bíblica é:
1 - Reconheça seu pecado!
2 - Arrependa-se do seu pecado!
3 - Confesse o seu pecado!
4 - Traçe um plano para mudança!
5 - Coloque o plano em ação!
Cresça em intimidade com Senhor!
Creça no seu relacionamento com Deus! Como você se relaciona com ele? As vezes nos relacionamos com Deus como aqueles conhecidos que encontramos na rua!
Precisamos crescer em intimidade com o Senhor e isso nos demanda tempo! Separe um tempo do seu dia para o relacionamento! É necessário separar! Se você não faz isso, você não irá priorizar o relacionamento com Deus! Separe uma hora para ler a Bíblia, meditar, orar, faça jejuns.
Desejar a Deus, desejar estar perto do Senhor! Ter fome e sede de Deus! Já reparou que quando o Senhor nos converte, nós temos aquele entusiamo, lemos muito a Palavra, oramos mais, evangelizamos mais! mas o tempo vai passando e vamos deixando… Mas não deve ser assim! A medida que nos relacionamos com Ele devemos ter mais vontade de estar com Ele! deve ser crescente!
Meta para 2024: Crescer no relacionamento com o Senhor!
Cresça no conhecimento do Senhor!
As vezes achamos que já sabemos demais da Bíblia! Mas a Bíblia é muito mais profunda! Poderiamos ter mil vidas e ainda não esgotariamos todo o conhecimento Bíblico! Crescer no Conhecimento de Deus, frequentando os cultos, *Escola Bíblica*.
Compre livros! Leia bons livros cristãos! Para de perder tempo vendo video besta e comece a ler mais!
Estude um livro da Bíblia, compre um comentário bíblico ou uma bíblia de estudo para te auxiliar! Posso indicar para você também alguns canais no youtube para você estudar a Bíblia por lá!
Cursos bíblicos, gratuitos, cursos bíblicos pagos! Invista em conhecer ao Senhor! Nós não temos desculpas para nao aprender!
Não podemos estagnar, não podemos parar de crescer! Eu fui para o seminário e passei 3 anos lá! Aprendi muita coisa, mas a principal que aprendi é que preciso aprender mais! Que em dezembro do ano que vem você saiba muito mais sobre o Senhor do que sabe hoje! Que conheça mais a Bíblia do que hoje!
1 Timothy 4:15 NAA
Medite estas coisas e dedique-se a elas, para que o seu progresso seja visto por todos.
Que o seu progresso seja visto por todos! Se você crescer nessas três áreas todos poderão ver seu progesso! Você mesmo verá! E Deus será glórificado por meio da sua vida e testemunho!

Ponto 3: Alívio e refrigério aos necessitados!

Paulo havia falado que era grato ao Senhor pela vida de Filemon, e aqui ele fala da sua grande alegria e o conforto/consoloção por causa do amor de Filemon, Paulo em meios a lutas, abandonos, traídores, inimigos, quando se lembrava do amor de Filemon, era consolado! Embora alguns abandonem a fé, embora alguns resistam o evangelho, embora tivesse suas próprias lutas no ministério, Deus estava mostrando que vale a pena servi-lo! É Deus quem faz frutificar! Nos faz lembrar desse versículo em 1Co 15.58:
1 Corinthians 15:58 NAA
Portanto, meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho de vocês não é vão.
Não é em vão! Trabalhamos para o Senhor da seara! Cabe a nós sermos fieis trabalhadores! Anunciar a mensagem! Existem quatro tipos de solo! Existem três que não dão em nada! Mas existe um, que irá frutificar! Você vai pregar o evangelho para alguém e um dia essa pessoa será um Filemon! Frutificará, trazendo alegria e consolo para o teu coração.
Filemon reanimava o coração de seus irmãos...
A Palavra usada aqui “reanimar” traz o sentido de dar descanso, uma oferecer uma pausa para que as forças sejam reestabelecidas.
Um que homem oferecia Refrigério, alívio, descanso aos seus irmãos...
Na Bíblia vemos que quem nos fornece refrigério, alivio e descanso para o coração é o próprio Deus!
Salmo 23.1–3 :O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
Isaías 40.29: Ele fortalece o cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Jeremias 31.25: Porque satisfarei à alma cansada, e saciarei toda alma desfalecida.
Mateus 11.28: Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei.
Essa é umas das atividades de nosso Deus! Mas vemos que um homem cheio Espírito Santo, que ama e busca ao Senhor é usado por Deus para levar descanso, alívio e refrígério da parte do Senhor para os outros! Filemon era usado por Deus para reanimar, revigorar o coração dos seus irmãos!
Aplicação:
E o Senhor quer usar você também para esse propósito!Que eu e você sejamos usados por Deus para levar alegria, refrigério, descanso para as pessoas!
Queridos irmãos, muitas pessoas estão atribuladas, sofrendo! As vezes olhamos para um rosto sorridente e não imaginamos o que essa pessoa está passando! (Prova disso é que as pessoas aparentemente estão bem e se matam) O irmão do teu lado pode está passando por tribulações, dificuldades, está cansado, está sobrecarregado! O que nós fazemos? nada!
O que devemos fazer: Ouvi-la! Aconselha-la não segundo o seu achismo, mas pela Palavra de Deus! Ore pela pessoa juntamente com ela e permaneça em oração depois! Continue apoiando, perguntando como ela está. Acompanhando!
Toda a igreja precisa aprender essa cultura do cuidado mutuo! Não só o pastor deve cuidar, mas devemos cuidar uns dos outros!
Seja instrumento de Deus assim como Filemon para reanimar o coração dos teus irmãos! ORE: Senhor, me use assim como usaste Filemon e que teu nome seja glórificado por meu intérmedio!

Conclusão:

1-Aprendemos que a fé e o amor andam juntas, o amor ao próximo é a maior evidencia da fé em Jesus! Que tenhamos Fé verdadeira e operante em nosso Senhor Jesus e possamos de fato amar nossos irmãos.
2 - Também que devemos permanecer crescendo na vida cristã! Não podemos parar, estagnar! Pelo contrário nós avançamos para o alvo! Devemos crescer em santidade, crescer no relacionamento com Deus e crescer no conhecimento do Senhor!
3 - Por fim aprendemos que embora a seara seja muito grande e enfrentamos muitos desafios, o Senhor nos diz que o trabalho para Ele será em vão! Trazendo-nos alegria e motivação para continuarmos a nos empenhar em sua obra! Também devemos buscar ao Senhor para levar alívio, descanso e refrigério para os nossos irmãos necessitados!
Que continuemos a avançar na vida cristã! Nosso Senhor Jesus certamente nos acompanhará e nos dará bom êxito em nossa missão!
Related Media
See more
Related Sermons
See more