Romanos 1.14-17

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 36 views
Notes
Transcript

Série : Romanos

Introdução:
Hoje iremos tratar do verso 14-17 que é considerado o tema dessa carta, a carta de Paulo aos romanos nada mais é do que o desenvolvimento daquilo que ele trata em síntese nestes versículos que vamos considerar, é como se romanos capitulo 1.14-17 fosse o tema e todo o restante da carta o desenvolvimento desse tema.
Romanos 1.14–17 “Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes; por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma. Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.”
1- A nescessidade de pregar o evangelho
2- O poder do evangelho
3- A eficacia do Evangelho
1- A NESCESSIDADE DE PREGAR O EVANGELHO :
“Pois sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.....”
Esta tratando aqui de uma universidade do auditorio dele, Gregos e barbaro, sabios e ignorante, são expressôes de você usar todo o tipo de gente, todos os povos, não importa o extrato social e não importa a raça, Eu Paulo diz ele sou devedor .
Agora quando voce fala na linguagem devedor tem duas maneiras de você ser devedor, é uma linguagem comercial, monetária, uma linguagem financeira, você é devedor quando você pega dinheiro emprestado de alguén certo, Pegou dinheiro emprestado e até pagar você é devedor, mas há uma segunda maneira de voce ser devedor ai o José entrega 1000 reais nas suas mãos a você João para entregar ao Manoel , enquanto você não entregar você é devedor do José , que confio a você esse valor para ser entregue , é nesse sentido que Paulo diz que nós somos devedores, Quem confio o evangelho para ele ? O póprio Senhor Jesus, Ele é o depositario desse conteudo , com que compromisso ? passar para frente esse evangelho para todos sem acepção e sem excessão . Você e eu somos o que então do evangelho ? devedores.
A biblia tem muitas expressões para usar em relação ao evangelho , Paulo por exemplo escreve a sua segunda carta a timoteo que você deve guardar esse evangelho, sofrer por esse evangelho e permanecer nesse evangelho e você deve pregar esse evangelho, as vezes nós imaginamos que só conhecer e guardar já ta bom é nosso e ninguem tira, não é verdade que muitos crentes tem essa postura? 95% dos cristãos segundo o instituto MOODY nunca levaram uma pessoa a Cristo ou seja receberam o evangelho e guardaram o evangelho , retiveram o evangelho só para eles, QUando o Apostolo Paulo abre essa epistola mostrando para nós que nós somos o que ? devedores. isso é muito importante entender, Todo aquele que é chamado é enviado.
“por isso, quanto está em mim, estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma.”
Uma coisa é você ser devedor outra coisa é você esta pronto, Vocês acham que existem muito caloteiro? O que é um caloteiro, é aquele que tem uma divida e não paga então se nós recebemos o evangelho se nós temos o compromisso de passarmos o evangelho e não passamos poderiamos ser chamsods sim de caloteiros , Paulo diz que eu sou devedor mas nao só sou devedor eu estou pronto, estou disposto não tem tempo ruim para mim, e se você olhar paulo como ele pregava pregava preso, solto, doente, com saude, com dinheiro , sem dinheiro, na rua pregava napraça, na praia, num salão de governo em qualquer lugar eu to pronto.
Que oportunidades nos temos para pregar ? quem trabalha com pessoas aqui ? Existe um autor da frase “ livra-me o Deus de passar 15 minutos com uma pessoa e não falar de Jesus para ela” então Deus nos da oporunidades todos os dias e todas as horas e Deus ta te dizendo que você é devedor, Não seja um caloteiro, pague a divivda, entregue este evangelho para quem eu estou destinando este evangelho. Se nós entenedessemos só essa verdade haveria uma revolução, Agente anseia e deseja o crescimento da Igreja, crescimento de Igreja não é um programa, é uma agenda de cada crente, se nós entendessemos isso , pense vocês se cada pessoa se cada pessoa tiver o alvo de ganhar um para cristo, um ano inteiro, A igreja experimentaria o que a igreja de Jerusalem experimentou, não seria apenas um crecimento de 20 % ou 50 % mas é no mimino 100% é uma mutiplicação, Isso não é utopia, isso é obediencia ao projeto de Deus, Eu to pronto porque eu sou devedor, eu to pronto porque eu tenho uma divida esse evangelho me foi confiado para ser passado adiante e esse evangelho que eu tenho que passar adiante foi o evangelho que mudou a minha vida que mudou a minha historia, então seria até um ato de ingratidão eu rete-lo
“ Pois não me envergonho do evangelho”
Quando você olha essa terceira atitude agente pode pensar em 3 possibilidade :
1- Há aqueles que são a vergonha do evangelho, em vez de se envergonha eles é que são a vergonha do evangelho porque torce o evangelho ou porque comercializa o evangelho porque usa o evangelho para ganho pessoal porque são caloteiros do evangelho, e mercadejantes do evangelho esses são a vergonha do evangelho são pedras de tropeço, são escandalos e motivo de escanda-los, afastam as pessoas do evangelho pela a sua postura .
2- Aqueles que se envergonham do evangelho, eu diria que são os agentes secretos do reino de Deus, aquele camarada que é crente mas ninguem sabe só Deus, Eleé crente mas tem vergonha de dizer que é , ele é salvo mais que jogar dos dois lados agradar a gregos e troianos , Ele se confroma com o mundo ama o mundo, é amigo do mundo.
3- Agora vamos pensar comigo uma coisa , quando Paulo diz assim EU não me envergonho do evangelho, teria ele motivos para se envergonhar ? do ponto de vista humano, pense comigo em algumas coisas :
A) O evangelho estava ligado há um messias, judeu que foi pregado numa cruz publicamente e eu pergunto a vocês quem era pregado nuam cruz no imperio romano ? os marginais, os criminosos, os malfeitores, os bandidos os ladrões os assasinos os transtornadores da ordem publica a pior especie da sociedade o estigma do evangelho é que ele estava ligado e inalienado há um messias que foi pregado publicamente numa cruz e quando paulo escreve a sua primeira carta aos corintios ele diz que a cruz era o que escanda-lo para uns e loucura para outros, então o evangelho não era algo assim que arrancava aplausos não ele provocava um sentimento de escanda-lo e loucura para umas pessoas,
B) porque os sabios da epoca Paulo diz isso em primeira corintios Capitulo 1 olhavam para o evangelho ligado a cruz e ficavam chocados, escandalisados, feriam o orgulho a altivez presunção dos sabios e poderosos deste seculo e ainda hoje fere irmãoes, nada fere mais a soberba humana do que o evangelho o evangelho reduz o homem a nada para depois oferecer-lhe a graça ninguem pode receber o evangelho de peito estufado , ninguem chega para o evangleho e diz “eu sou muito bom e parabens para Deus porque ele me amou porque se ele não tivesse me amada ele teria perdido enormemente,porque eu sou o cara , não evangelho não começa assim, o evangelho coloca você no seu devido lugar, Voce é pecador e esta perdido e esta condenado , você esta depravado e você esta morto nos seus delitos e pecados, você esta condenado pela a lei mas ai quando você não pode fazer mais nada para se salvar vem Deus e graciosamente, poderosamente e milagrosamente e da vida para você que estava morto e libertação para você que era escravo, salvação e perdão para você que estava condenado. Este é o evangelho ele golpeia o orgulho humano por que razões Paulo poderia esta envergonhado.
C) Porque por causa deste evangelho Paulo pelo o mundo a fora estava sendo aplaudido ? recebendo medalhas de honra ao merito sendo recebidos pelos os governos do mundo como o grande bemfeitor da comunidade ,é assim ? não por este evangelho onde ele passava ele enfrentava cadeia açoites , apredejamento, e por causa deste evangeho ele fecha as cortinas da vida dee condenado a morte vai pro martirio, então eu pergunto a voce quem hoje abraçaria uma causa deça com esse sentimento ? de grandeza eu não me envergonho do evangelho porque ? porque eu estou sendo açoitado, preso, estou sendo julgado como criminoso e você ainda tme motivo de se orgulhar pelo um negocio desse, é eu não me engvergonho do evangelho , apesar disso eu não me envergonho do evangelho .
2- O PODER DO EVANGELHO :
“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;”
Mas antes de entrar no evangelho talvez devessemos fazer uma caminhada ao contrario , voce há de concordar comigo que o termo evangelho hoje esta muito confuso nas cabeças das pessoas , ligue sua televisão e assista os canais evangelicos lá o que que é evangelho hoje na cabeça de tanta gente, primeiro então vamos entender o que não é esse evangelho aqui :
1- Não é o evangelho da prosperidade , só para definir bem irmãos quando nós falamos que o evangelho não é o evangelho da prosperidade vamos explicar bem tem dois extremos perigosos, não estamos dizendo com isso que o evangelho não traga prosperidade, vocês concordam comigo a luz da biblia que o evangelho traz prosperidade o camarada que gastava na bebida aogra não gasta mais com cahcaça com cerveja com whisky o cara que ia para os cassinos não vai mais para cassino crente não vai para cassino crente vai para a igreja o cara que fumava 3 carteira de cigarro por dia agora não gasta mais com nicotina quem gastava com farra no final de semana não gasta mais com farra então ele só gasta o dinheiro dele naquilo que é pão, não gasta mais com vida promiscua, então o evangelho leva o individuo ao trabalho e ao trabalho honrado o evangelho promove a cultura o conhecimento a ciencia a academia a instrução ao avanço social então onde o evangelho chega ele promove sim o progresso e prosperidade isso é fato. há um livreto com o titulo do futuro dos povos catolicos e ele mostra que de todas as naçoes do mundo que nasceram no berco do cristianismo eram nçoes prosperas e ricas , em todos ossentidos . Se as naçoes que foram plantadas com base no evangelho hoje estão corrompidas nao é por causa do evangelho é porque abandonaram o verdadeiro evangelho onde o evangelho chega ele traz prosperidade .
Nós não defendemos a teologia da probreza da miseria de forma nehuma , a miseria pode ser resultado da preguiça do corpo mole das faucatruas dos vicios deletérios,
agora o que nós condenamos na chamada teologia da prosperidade, Teologia da prosperidade é um jogo, ela é feita para enriquecer lideres religiosos é uma cortina de fumaça para pegar o ultimo centavo do bolso da pessoa e desviar esse dinheiro e recursos para os lideres religiosos para abastecer os cofres de igrejas que não são grejas são empresas porque essas igrejas são propriedades de individuos então esse chamado evangelho da prosperidade que diz o seguinte : que se você der 100 reais eu garanto que você recebe 10 mil reais com essa logica cartesiana isso é negocio e se você faz uma oferta de 100 reais para receber 10 mil estou lhe dizendo que sua motivação não é boa porque você esta fazendo do evangelho um produto de barganha e Deus não faz negocios Deus é um Deus abençoador, Agora preste atenção do grande risco de ficarmos no fio da navalha , e eu pergunto a voces Há uma logica biblica de semadura e colheita, há , quem semea pouco colhe pouco, quem semeia muito colhe muito , só que Deus não se importa muito com o fazer e sim com o motivo da sua intenção ao faze-lo , Ligue a sua televisão escute os testemunhos, os testemunhos não tem nada haver com espiritualidade, com vida com Deus , “ troquei meu carro, comprei uma casa” Nós não podemos entender que este é o evanelho que Paulo esta falando aqui
2- Não é o evangelho dos milagre forjados no laboratorio da esperteza humana, hoje você houve milagre para ca e milagre para la e tem muita coisa que é dita como milgre hoje que não passa de propaganda é triste esse mercado religioso é perverso esse mercado religioso, é ludibriador esse mercado religioso que fabrica milagres para atrair gente e enganar as pessoas COm isso não estamos dizendo que descremos que Deus faça milagres, quem faz milagre é Deus, só que ele não precisapedri permissão nem para você e nem para mim, ele faz quando ele quer , onde ele quer e da forma que ele quer para o louvor da sua gloria, mas propaganda de milagres para atrair as pessoas é só o que voce encontra ai pelas portas das igrejas a fora , faixas como semanda da cura , culto da libertação e por ai vai ..... , e ainda que acontece porque o Diabo as vezes age mas esse não é o evangelho que Paulo esta falando aqui , o evangelho das failidades .
O que é o evangelho ?
É o poder de Deus, não é só poder é poder de quem de Deus e quem é Deus Deus é onipotente, o evangelho que é o poder de Deus também é onipotente, mas isso não dá para voce um animo para pregar não você não esta pregando uma palavra de homens você não est apregand uma palvra de fraqueza, você não esta pregando uma palavra impotente, você esta pregando uma mensagem que não é sua e que não criou e e quando você proclama essa palavra ela é poderosa, Eu fico impressionado quando voce olha na escritura pessoas que voce olha assim e diz essa pessoa não tem jeito e o evanglho chega lá e toca esse coração por que ? porque o evangelho é o poder de Deus .
A palavra poder ai no grego é a palavra Dynamis a palavra dinamite no nosso portugues , eu pergunto a voce para que se usa dinamite para explodir areia fofa ou pedra granitica, Pedra, tem pessoa dificil para o evangelho , a fulano é um assadino, tem esperança para ele ?, o cara é um ladrão tem ? o cara é um adultero tem esperança para ele o cara é um devaço tem esperança para ele porque que tem esperança porque o evangelho é o pode de Deus, é a dinamite de Deus preste bem atenção nisso isso deve nos dar encorajamento diante do evangelho ele é o poder de Deus não tem barreira que ele não possa quebrar, não tem cortina de ferro que ele não possa entrar, nao tem ideologia politica que ele não possa atravessar não tem partido politico que ele nao possa ir la dentro e fazer mudança , Há um testemunho de um livro cujo o autor é miguel rizo o nome do livro é Sozinha, e conta que um vendedor de biblia saiu pelo uma cidadezinha em Minas gerais e chega numa fazenda , e encontro o dono da fazendo o fazendeiro e pergunta se le gostaria de comprar a biblia e ele resonde que não pois não sabia lê , então o vendedor pergunta se existe alguem na fazendo que saiba lê e o fazendeiro responde que sim tem um funcionario que sabe lê sim então ele compra a biblia . ai o fazendeiro chamou todos os empregados da fazenda para que o trabalhador fulano de tal que sabia le pudesse ler aquele livro e na simples leitura o fazendeiro se converteu a familia dele toda se converteu os empregados todos se converteram e a vila toda vinha para ler a biblia e ouve uma mudança profunda de toda a biblia sem ter um pregador sozinha a biblia fez a obra .
Porque o evangelho é o poder de Deus PARA A SALVAçÂO , porque quando você fala em dinamite você fala de uma bomba explosiva certo ? e hoje nos temos bombas muito mais poderosas do que dinamite , mas se há força e pode rque destroi quem mata e que devasta que arrasa o evangelho é o poder de Deus para a salvação não é uma dinamite que destroi , é uma dinamite que constroi que liberta e que salva meus irmãos a esperança do mundo é o evangelho. Você s honestamente acreditam que a solução do brasil esta num partido politico ? há ta faltando um partido politico com uma ideologia boa uma filosofia boa voces acham que a solução ta nisso, voces acham qua a solução do Brasil esta num lider messianico ? onde esta a solução no Brasil no carnaval ? nos shows carissimos, patrocinado com dinheiro publico ? onde está a solução do brasil ? nas seitas hereticas ? nos exploradores da fé nos camelos da fé ? A esperança do brasil esta no evangelho Paulo diz eu não me envergonho do evangelho pois é o poder de Deus para a salvação.
Agora isso significa outra coisa , que não há salvaçâo fora do evangelho, não se cria um outro evangelho, Agora sim nos descobrimos uma outra maneira de você ser salvo não existe essa possibilidade é só o evangelho . Agora se o evangelho é o unico que tem o poder de salvar a todos sem acepção o evangelho não salva a todos sem exceção. O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todos sem acepsção mas o evangelho não é o poder de Deus para a salvação de todos sem exceção , como assim ? há uma limitação , porque o vesiculo termina assim o evangelho é o pode de Deus par aa salvação de todo aquele que crer, ou seja e só daquele que crer . Agora note que a limitação não esta no evangelho , Ele é o pode de Deus para a salvação mas apenas para aqueles que creem então o evangelho não é o poder de Deus para a savlação do incredulo ou do ateu , o evangelho não é o poder de Deus para a salvação do agnostico , ou do mistico ou daquele que abraça um outro evangelho a linguagem de paulo aos galatas outro aqui é diferente ou de outra natureza um outro conteudo não . o evangelho é o poder de Deus para asalvação apenas daqueles que creem.
Voce Creu ? o que é que é crer , primeiro crer implica num assentimento intelectual, voce não crer em algo que você não conhece você não sabe, é por isso que a pregação é indereçada a sua mente você precisa entender o evangelho a mensagem da cruz precisa ser entendeida, compreendida, Deus não despoja você do seu cerebro para você crer essa mensagem não é irracional ela é logica, ela apela ao seu entendimento a sua compreensão, Jesus é um personagem historico ele não é uma lenda, a biblia não é um livro magico, a biblia é para ser um livro lido , interpretado , crido e aplicado e pregado. então quando você fala crer , você precisa da razão da sua fé, você precisa entender e é por isso que nós temos escola dominical para estudar, é por isso que a palavra de Deus diz crecei antes no conhecimento e nagraça do Senhor Jesus não é conhecer para voce ficar soberbo, porque quem fica soberbo por conhecer ainda não conheceu, porque aquelas que mais conhecem são as que mais tem conciencia de que pouco sabem, o saber ensorbebecer , então os que sabem não ficam tocando trombeta, mas é preciso saber em quem você tem crido então Crer passa pelo seu entendimento .
Crer ? Confiar , porque só assentimento intelectual não é fé quem acha que dom pedro primeiro existu ? voces o viram ? conviveram com ele ? só saber que Jesus foi um personagem historico não nos salva, só saber que ele é o filho de Deus não nos salva, veja os demonios e satanas, isso é conhecimento , isso é assentimento intelectual apenas . o que é Fé ? é quando você sabe que esse Jesus de nazré morreu por voce e pelos seus pecados ressucitou e ele morreu em seu lugar e no seu favor e voce creu nele e confia nele e acredita nele e põe toda a sua confiança nele como Senhor e salvador , Fé é quando voce entende que ele fez por você o que você não podia fazrer por você mesmo você então confia que ele morreu por voce e pelos seus pecados para dar para voce a vida eterna então o evangelho é o poder de Deus para a salvação de quem ? só de alguns que creem ? da maioria dos que creem w de todo aquele que crer. então nós precisamos entender uma coisa maravilhosa aqui a salvação ela é obra do homem ou de Deus ? de Deus e como você sabe disso ? o apostolo Paulo não é a fonte do evangelho nem Paulo nem pedro e nem ninguem nehum homem , a não ser o proprio Deus o evanglho foi revelado e ele foi recebido pelos apostolos e transmitido a nós o evangelho é de Deus , A salvação é de Deus , quem é que convence o homem do pecado ? é o proprio Deus O ES , quem é que da arrenpendimento ao homem ? o proprio Deus , quem é que regenera ? o proprio Deus , quem é que da a fé salvadora ? o próprio Deus, quem é que sela com o Espirito Santo? o proprio Deus , quem é que justifica voce ? o proprio Deus . quem é que santifica você ? o proprio Deus e quem é que guarda você par anão cair ? o proprio Deus e quem é que vai consumar sua salvação ? o proprio Deus . então a salvação ( Jonas 2.9) A salvação pertence ao Senhor. Não tem gloria para o home porque so Deus recebe a gloria por nossa salvação , então não há merito no crer não , tudo que eu tenho foi o que recebi, se recebi não tenho do que me gloriar.
3- A EFICACIA DO EVANGELHO :
visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.”
Vocês estão aqui de frente para o que foi a essencia do evangelho e o baluarte da reforma do seculo 16, Ele esta falando aqui da Justiça de Deus e da doutrina da justificação, Muitos e eu assino embaixo consideram essa verdade biblica e essa doutrina como a essencia e o coração ou o nucleo do evangelho e eu posso garantir a voce que nós não entenderemos o que é o evangelho até que entendamos o que é essa doutrina, A biblia diz lá em romanos 3.23 que TODOS pecaram .
Nós estamos tratando com um Deus que é justo e porque ele é justo ta inscrito que a alma que peca essa MORRERA. Porque ele é justo estar escrito no livro de Exodo que ele não inocentará o culpado. Porque ele é justo também esta escrito em romanos 6.23 que o salario do pecado é a morte, Então um dia morreremos segundo Hebreus que ao homem foi dado viver uma so vida e depois morrer vindo depois disto o Julgamento.
Todos nós vamos ter que comparecer perante o tribunal de Deus para dar conta da nossa vida, neste dia diz lá em apocalipse 20 que ele vai se assentar no trono branco, no julgamento, esse Juiz é santo reto e justo e nesse dia os livros vão ser aberto, o livro dos crimes , e quais crimes vão esta lá , que nós cometemos. Numa linguagem de sistese a biblia resume nossos pecados em 4 areas :
1- Nós vmaos dar conta no juizo por todas as palavras frivolas. Voce profere palavras frivolas ? Vamos fazer algumas perguntas a voce para chegarmos a uma melhor conclusão, Já mentiu alguma vez ? Já chingou alguma vez? já falou palavrão alguma vez? Já contou piada imoral alguma vez? já falou mal dos outros alguma vez ? se você falar para mim que nunca cometeu isso eu desconfiarei da sua onestidade.
2- conta ainda no livro o que você fez , as nossas obras, bom fizemos muitas coisas boas e ai quanto a essas obras acendemos as luzes para que vejam , mas tem muita coisa que fazemos que gostariamos que ninguem soubesse fecha a porta do quarto . Só que para Deus luz e trevas são a mesma coisa, então o que voce fez que seu pai não viu, sua mãe não viu seu marido não viu, seus pais não viram seu namorado não viu seu noivo não viu, DEUS VIU.
3- O que você deixou de fazer, sua omissão, você acha que já deixou de fazer coisa boa ? a bíblia diz que se você sabe que deve fazer o bem e não faz nisto você esta pecando, e sabe irmãos nós as vezes achamos que esse pecado não é grave, você passa por alguem nescessitado e não estende a mão , alguém esta precisando de ajuda você não socorre, alguem que precisa de uma palavra amiga e você não dá, alguem que precisa do evangelho e você passa reto, e ai la em Mateus 25.31-46 há uma cena do juizo e mateus registra um fato muito especifico apenas de pecado de omissao e a esses que cometeram Jesus disse : Apartaai-vos de mim malditos para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos . Agora examine onestamente a sua conciencia e pergunte assim : Eu já cometi alguma pecado de omissão ? se falar para mim que nunca vou duvidar de novo da sua onestidade,
Mas o que é mais grave e muito grave é que no tribunal de Deus vamos ser julgados por um item que nehum tribunal da terra tem competencia para julgar, chamado de foro intimo o que é que é foro intimo, ninguem é capaz de julgar um réu por aquilo que ele esta sentindo nessa terra , Mas o tribunal de Deus julga o foro intimo a bíblia diz que Deus vai julgar o segredo do coração dos homens, Eu não sei se vocês já pararam para perceber essas verdade, quando Paulo escreveu romanos e nós vamos chegar lá no capitulo 7 que é um dos capitulos mais densos da carta Ele disse que só compreendeu que era um pecador por causa do decimo mandamento da lei , quem lembra o decimo mandamento “ Não Cobiçarás” os nove primeiros mandamentos são objetivos o decimo é subjetivo é foro intimo, quais são os 9 primeiros ? 1- Não terás outros deuses, 2 não farás imagens de escultura , 3 Não tomarás o nome de Deus em vão, 4 Guarda o sabado, 5 Honra teu pai e a tua mãe, 6 Não mataras , 7- não adulterarás , 8 Não roubaras , 9 não dirás falso testemunho. Qualquer tribunal da terra pode olhar e julgar os 9 primeiros mandamentos, o Decimo não , o Decimo é subjetivo , “ não cobiçaras”, Você pode ter uma aurelia de santidade na sua cabeça e um coração podre, só Deus ta vendo . Agora eu pergunto para você , quem escapa desse pente fino de Deus ? Tem escapatora para você ? ou para mim ? NÃO TEM , a alma que pecar essa morrerá ,
Veja você não precisaria ter pecado esse tanto de pecados para poder não entrar no céu , se você tiver cometido um só você não pode entrar nos céus, se você não entender isso você não entendeu o evangelho ainda. Só entra no Céu gente perfeita , voce sabia disso , se Deus expulsa no céu o anjo de luz por causa de um pecado você acha que ele te deixaria entrar lá por causa de muitos , Bom pastor então se é desse jeito não é justo, porque eu faço muita coisa boa e é verdade você faz mesmo mas ´so tem um problema é que o padrão para entrar no céu é perfeição, A bíblia diz que se voce guardar toda a lei e tropeçar num unico ponto você é culpado da Lei inteira é por isso que também diz lá assim maldito é aquele que não perseverar em toda a obra da Lei para a cumprir. Deixa eu ilustrar isso ( OMELETE DE OVOS) Se é desse jeito então esta todo mundo frito, se você pensou isso parabens é isso mesmo , esta coberto de razão, ta frito mesmo, é impossivel o homem ser salvo pelos seus meritos e pelas suas obras , é isso que significa o vesiculo que diz a Lei nos reduz ao pecado , A lei esta constatemente dizendo a você , você é pecador e o salario do pecado é a morte e a alma que peca essa morrerá, Não tem saida para você ,
Agora entra o evangelho por que aquiloo que você não pode fazer Deus fez por você porque a justiça de Deus se revela no evangelho, ele manda Jesus Cristo como seu representante e como o seu fiador como o seu substituto, e aquilo que você e eu não podemos fazer Jesus fez por nós e a biblia diz que quando ele estava na cruz Deus lançou sobre ele a iniquidade de todos nós ele foi feito pecado por nós ele foi feito maldição por nós , Eu não estava longe daquele momento não eu estava lá e você também , e você estava lá muito mais proximo do que o ladrão da cruz da esquerda ou o da direita você estava na cruz do meio sabe por que ? ele morreu pelos seus pecados, ele morreu no seu lugar, ele morreu como seu substituto, Ele morreu a sua morte, quando ele estava na Cruz ele dá um grand ebrado , foi a sexta palavra da zruz que palavra foi essa “ Tetelestai” Esta consumado , essa palavra no grego literalmente significa esta pago, A biblia diz em colossenses que ele pegou o escrito de divida que era contra nós e cravou na cruz anulou a divida e disse esta pago. e eu não estui pagando com ouro e com prata eu estou pagando com meu sangue e eu estou morrendo no seu lugar. Voce que crer em mim não deve mais nada sua divida esta quitada . A justiça se revela no evangelho .
Mas o que significa isso ?, muito mas do que voce ser perdoado , Paulo diz em 2 Co 5.21 que aquele que não conheceu pecado Deus o fez pecado por nós para que nele nós fossemos feitos justiça de Deus , Deus lançou a nossa divida na conta de seu filho . mas mais do que isso , agora Deus vai la na sua ficha no tribunal do Ceus pois preste atenção nisso , Justificação não é um processo é um ato legal e juridico forense , é um ato onde Deus vem e declara voce que creu no filho dele isento de culpa você não tem mais divida a sua divida foi quitada e paga por outra pessoa que entrou no mundo como seu representante fiado e substituto. e naquele momento Deus vai la na sua ficha do tribunal e faz um deposito de valor infinito na sua contae quando ele puxa a sua ficha no tribunal do ceus esta la assim voce esta justificado, sabe o que significa isso que toda a justiça do meu filho foi depositada aqui na sua conta voc~e não deve mas nada no tribunal de Deus . A justiça de Deus se revela no evangelho .
Related Media
See more
Related Sermons
See more