Gratidao

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Existem aqueles que percebem os sinais da benção, favor de Deus
Ha aqueles que nao reconhecem
Os outros nove, que representam a maioria do povo da eleição, não são capazes de perceber nesse sinal a proximidade de Deus; portanto, não existe um gesto de louvor e gratidão; para eles Deus continua sendo alguém que só se limita a exigir o cumprimento da lei.
A medida que Jesus se aproxima de Jerusalém, Lucas faz questao de revelar algumas coisas essenciais no ministério de Cristo e na vida cristã.
Como no primeiro caso, Jesus instruiu os homens a se mostrarem aos sacerdotes. No caminho, eles foram purificados da doença e se tornaram cerimonialmente limpos.
Um estrangeiro volta para agradecer.
A falta de gratidão dos 9 era tipica da rejeicao de Seu ministério
Interesse que nessa passagem a enfase não estava na cura, mas a reação a ela. O milagre é menos importante do que seus resultados. São sinais.
Movendo se de Leste para Oeste.
Situacão desesperadora de quem tinha lepra:Os leprosos da sociedade antiga eram rejeitados. Eram tratados como párias, como muitos que têm AIDS hoje (veja a discussão de 5:12-16). Era exigido que vivessem fora da cidade em campos de leprosos (Nm 5:2-3) e que gritassem para avisar aos outros que se mantivessem longe deles quando andassem pelas ruas (Lv 13:45-46).
10 clamam por misericordia. Apelos comuns nos Evangelhos e tbm nos dias de hoje. Atos de misericordia fazem parte do ministerio de Jesus.
A única questão neste momento é se o trabalho de compaixão de Jesus continuará, dada a forte rejeição que se levantou contra ele. A resposta está "devem ir ao sacerdote". Esse pedido exige fé.
A bencao de Deus pode ser apreciada ou subestimada. A pergunta: Nao foram todos os dez purificados? Cade os nove?
A graciosidade e Deus é frequentemente ignorada e não apreciada.Além disso, muitas vezes aqueles que foram abençoados se esquecem de reservar um tempo para agradecer àqueles que Deus usa.
Todo filho de Deus deve cultivar a graça da gratidão. Ela não apenas abre o coração para outras bênçãos, mas também glorifica e agrada ao Pai. Um coração ingrato é solo fértil para todos os tipos de pecados (Rom. 1:21ss)
Ao vir a Jesus, o homem recebeu algo maior do que a cura física: ele também foi salvo de seus pecados. Jesus disse: "Sua fé o salvou" (tradução literal), as mesmas palavras que Ele disse à mulher arrependida que ungiu Seus pés (Lucas 7:50). Os nove amigos do samaritano foram declarados limpos pelo sacerdote, mas ele foi declarado salvo pelo Filho de Deus! Embora seja maravilhoso experimentar o milagre da cura física, é ainda mais maravilhoso experimentar o milagre da salvação eterna.
A palavra traduzida como "mestre" é a mesma usada por Pedro (Lucas 5:5) e significa "comandante-chefe". Eles sabiam que Jesus estava totalmente no comando até mesmo da doença e da morte, e confiaram Nele para ajudá-los.
Com que frequência tomamos nossas bênçãos como garantidas e deixamos de agradecer ao Senhor? "Oxalá os homens louvassem ao Senhor pela Sua bondade e pelas Suas maravilhas para com os filhos dos homens!" (Salmos 107:8, 15, 21, 31) Muitas vezes nos contentamos em desfrutar o presente, mas nos esquecemos do Doador. Somos rápidos para orar, mas lentos para louv
Os leprosos são obrigados a agir como se fazer o que Jesus pede fosse fazer alguma diferença, embora ainda não haja nenhuma evidência tangível de que isso acontecerá. Eles têm pouco a perder e todos obedecem. Vale a pena tentar. Sem dúvida, eles ficam encantados ao descobrir, em pouco tempo, que o empreendimento funcionou
Todos haviam experimentado ajuda exterior, mas somente um deles a cura da alma, aquele que agradeceu. Dessa forma cumpre-se o Salmo 50:23. “Cabe maravilhar-se de duas coisas: o persistente amor de Deus apesar da ingratidão dos humanos, e a persistente ingratidão dos humanos apesar do amor de Deus.”
representa a posição máxima. Para ele (118), toda a narrativa é uma narrativa imitativa de uma figura profética que supera seu modelo.
Charles Spurgeon tem razão ao dizer que existem mais pessoas que recebem benefícios do que agradecem por eles. O número dos que suplicam a Deus é bem maior do que o número dos que o louvam.
A elaboração de Lucas sobre o comportamento do homem aqui sugere que ele quer que vejamos que esse homem, em suas relações com Jesus, experimenta um encontro com Deus.
Jesus se surpreende ao derramar as bençãos e ver em nós valorizar mais o "milgre”do que o doador de milagres
Queremos as bençãos, mas não o Senhor das benção. Relacionamento superficial, imediatista, circunstâncial
Os indicadores confiram que temos tendência a isso. Frequencia aos cultos, engajamento missionários, infelidade nos dizimos e ofertas. Queremos tudo de Deus e não o Deus de tudo!
Lucas: Jesus, o Homem Perfeito (Volte para Agradecer! (17.11–19))
“Os nove amigos do samaritano foram declarados cerimonialmente puros pelo sacerdote, mas ele foi declarado salvo pelo Filho de Deus”.24
Lucas: Jesus, o Homem Perfeito (Volte para Agradecer! (17.11–19))
A cura é uma bênção temporal, mas a salvação é uma bênção eterna. A palavra grega usada aqui para salvação é sosoken, um termo que expressa cura completa.22
No entanto, um artigo do U.S. News & World Report sobre os ricos do mesmo período relatou: "Metade dos que são considerados bem-sucedidos por seus pares são infelizes". Por que isso acontece?
Talvez seja porque o sucesso e o significado estejam sendo definidos nos lugares errados pelas coisas erradas. As verdadeiras bênçãos da vida não são valorizadas e apreciadas, enquanto as coisas que não podem realmente abençoar recebem um valor e uma importância que não possuem de fato. Muitas vezes, nossas famílias e amigos e, mais importante, o Deus da vida são subestimados, aproveitados ou ignorados - não necessariamente em detrimento deles, mas sempre em detrimento de nós.
Uma passagem típica é 1 Crônicas 29:10-13, na qual se deve agradecer a Deus por sua presença e disponibilidade. Mas se vivermos longe de Deus, a quem devemos agradecer?
Uma leitura da Palavra fornece uma lista completa de grandes motivos para sermos gratos. Agradecemos a Deus por sua libertação (Sl 35:18), por nos amar e ser fiel (Sl 52:9; 107:8), por ouvir nosso clamor (Sl 118:21), pela chegada em segurança após uma longa e árdua jornada (Atos 28:15), por outros crentes e pelo testemunho de sua fé (Rm 1:8), pelo dom da salvação que nos capacita a não pecar (Rm 6:17), por nos libertar de nossa tendência ao pecado (Rm 7:25), pelo dom espiritual de podermos nos dirigir a Deus (1Co 14:18), para a esperança da ressurreição (1Co 15:57), para o testemunho, a libertação e a vitória em meio à perseguição (2Co 2:14), para o apoio de um colega de ministério (2Co 8:16), para outros crentes (Fp 1:3; Cl 1:3; 2Tm 1:3; Filem 4), para aqueles que respondem à Palavra de Deus (1Ts 2:13), para poder servir aos outros para Deus (1Tm 1:12) e para seus atributos (Ap 4:9). Essas são apenas algumas das opções de ação de graças.
Observe que essa lista não inclui um único item relacionado a coisas, a posses. Todas as ocasiões de gratidão têm a ver com relacionamentos ou circunstâncias em relação a outras pessoas. Colossenses 3:15 diz para "sermos gratos". Foi isso que o estrangeiro fez. É isso que os discípulos devem ser. Lembre-se de agradecer, especialmente ao nosso bom, gracioso e grandioso Deus, e deixe o sol brilhar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more