As marcas do cristão

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Handout
Handout

Introdução
Dom Quixote é um clássico da literatura e uma das obras mais traduzidas do mundo.
Foi Escrita na Idade Moderna, depois do Renascimento; a história é uma sátira às antigas novelas de cavalaria medieval, onde um cavaleiro bonito e corajoso sempre salvava uma donzela indefesa.
O livro narra as aventuras dele tentando ir atrás de sua nobre donzela imaginária, enquanto lutava para promover o bem, derrotando inimigos imaginários. A novela acaba quando Dom Quixote volta pra casa e acorda para o mundo real.
Diferente de Dom Quixote, o Cristão não vive em um mundo imaginário; Todavia, vivemos neste mundo quebrado aqui como se já estivéssemos na eternidade; nossas ações levam as pessoas a pensarem: Por que os crentes tem esses princípios e valores que não são encontrado em nenhuma nação do mundo? Qual a lógica de amar os inimigos e orar pelos que perseguem eles? qual é a lógica de pagar o mal com o bem?
Elucidação:
E é sobre isso que O texto que lemos fala; ele fala sobre uma postura cristã, ou seja, uma forma Cristã de viver a vida;
Autor: Qual Tiago? O novo testamento fala de pelo menos quatro Tiagos: 1 Tiago, filho de Zebedeu, irmão de Joãom [ um dos doze], Tiago, filho de Alfeu, também um dos doze; 3 Tiago, o pai de Judas; e Tiago, irmão do Senhor Jesus; A tradição da igreja aponta para ete último a autoria da carta;
Data: Foi escrita talvez na primeira década após o ministério de Jesus para tratar questões práticas das comunidades cristãs;
Do versículo 2 ao 4 Tiago fala dos benefícios das provações; do 5 ao 8 sobre como adiquirir sabedoria; sobre como as riquezas terrenas são passageiras, sobre a origem do pecado, a origem do bem e da prática da palavra de Deus, que foi o texto que lemos; Portanto, tendo em mente a prática da palavra de Deus:
duas marcas do verdadeiro servo de Deus
[1] O abandono da sua antiga natureza;
James 1:19–21 (ARA)
Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.
[a] Deixe eu perguntar uma coisa: Você é um bom ouvinte?
pronto -> Seja apressado, ou ligeiro para ouvir;
Ouvir é um ato de amor que é desesperadamente necessário hoje em dia.
“Rápido para ouvir” é uma ideia muito judaica, incluindo não só ouvir, mas também o seu resultado, agir sobre o que se ouve. Quando escutarmos Deus, estaremos constantemente prontos a obedecer às ordens dele; quando ouvirmos os outros, estaremos prontos a ajudar.
[b] Deixe eu fazer outra pergunta: Você é rápido para falar?
tardio -> Demore muito antes de julgar ou emitir alguma opinião sobre alguém;
Tiago afirma que a nossa fala deve proceder de uma escuta cuidadosa e não de explosões despropositadas, rápidas e furiosas, que conduzem a sentimentos feridos e relações destruídas. [ COMENTAR]
[c] Mais uma pergunta: você se ira facilmente - trânsito, ônibus lotado, contas para pagar
o Cristão não pode ser dominado pela ira, mas deve ser longanimo; tardio para se irar;
A ira descontrolada leva a uma fala descontrolada e o tipo de ira profunda caminha para a destruição de relacionamentos. Exemplo:
Vemos isso no casamento, na interação entre pais e filhos e nas relações entre amigos.
Se você é uma pessoa que não gosta de ouvir e é muito rápida para falar e para se irar, sua pressa destruirá os teus relacionamentos com a sua esposa ou marido, com os seus filhos, com seus pais e por fim com o próprio Senhor; Aquele que não é pronto para ouvir as pessoas já não ouve a Deus há muito tempo; aquele que se ira facilmente não tem a paz de Cristo dominando o seu coração. Portanto, Ser “lento ou tardio para se irar” significa que deixamos cuidadosamente as nossas frustrações à porta e descansamos no Senhor.
Dados sobre estresse e irritação:
– 45% de nós regularmente perdemos a paciência no trabalho.
– 33% dos britânicos não têm boas relações com os vizinhos.
– Mais de 80% dos motoristas envolveram-se em incidentes no trânsito por causa da ira.
– 25% cometeram um ato de violência no trânsito por causa da ira.
– Uma em cada oito pessoas experimenta violência no trabalho.
– 53% dos empregados foram vítimas de bullying no trabalho.
– 7% da mão de obra do Reino Unido (1,3 milhão) sofreu um ataque físico de um cidadão comum.
Romans 12:17–21 (ARA)
Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito:
A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.
É por isso que precisamos nos despojar da lentidão para ouvir, da rapidez em falar e em se irar, bem como de toda a impureza (ou maldade) (20)
A “impureza” aqui não descreve as roupas sujas que podem ser lavadas, mas roupas tão sujas que só podem ser jogadas fora.
Despojai-vos -> parar de estar em um estado ou condição; É entendido como despir-se de uma peça de roupa
A mesma palavra pode ser encontrada em textos como
Ephesians 4:22 “no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano,”
Colossians 3:8 “Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.”
1 Peter 2:1“Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,”
Mas ele segue dizendo: não somente despojai-vos de toda maldade e injustiça, mas também:
Acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.
Percebam que Tiago não está falando para descrentes - Toda a sua orientação parte do ponto de que seus leitores e ouvintes são Crentes em Jesus, por isso ele fala sobre o acolhimento da palavra que foi implantada neles
Unicamente na proporção em que estivermos dispostos a abrir mão do antigo, o novo terá espaço. Somente na medida em que os “brotos selvagens” são tirados, terão espaço os “ramos nobres”
A prática da Palavra [2]
James 1:22–25 ARA
Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência. Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.
É Como se ele tivesse declarando que a presença semanal na igreja não demonstra que você é um crente verdadeiro
Que ter sido batizado na infância não demonstra que você é um crente verdadeiro;
Que ser um seminarista não demonstra que você é um crente verdadeiro.
O que define se você é um crente verdadeiro ou não é a sua obediência ao Senhor Jesus e a sua palavra - João 14.23-24
John 14:23–24 (ARA)
Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.
Aqueles que não conseguem viver a palavra enganam-se a si mesmos porque pensam que suas próprias conjecturas são suficientes para agradar a Deus. O verbo traduzido por “enganar” aqui, e em Colossenses 2 (v. 4), descreve os falsos mestres que usam “argumentos de mentira” para enganar as pessoas.
E quem são os falsos mestres que estão a enganar a igreja do Senhor hoje?
a) Os políticos, que não é de hoje que tentam comprar os votos dos cristãos - foi assim no passado, quando os antigos imperadores usaram do poder e a unidade da igreja para benefício do império - É assim hoje quando políticos visitam igrejas e até se dizem cristãos - homens impíos que por reproduzirem o bordão “Deus acima de todos” conquistou o coração de muitos.
b)Ou os coachrs que muitas vezes influenciam as pessoas, e cristãos também, a se envolverem apenas com aquelas pessoas que te levarão para cima - indo de encontra a palavra que diz: ame aqueles que não podem dar nada a você.
quem são, portanto, os falsos mestres que estão a enganar a igreja do Senhor hoje?
c) As mídias sociais também podem servir para enganarmos a nós mesmos e aos outros -
d) Porém, o maior agente enganador estar onde a maioria de nós não procura: nosso próprio coração;
Os irmãos devem lembrar do famoso episódio da morte de Urias, de como Davi entregou-o à morte para ficar em paz com Batseba. Até que, certo dia, o profeta Natam vai até ele - CONTAR HISTÓRIA
E eu gostaria de chamar a atenção de vocês para dois aspectos aqui; acredito que essa história ilustra bem os dois pontos tratados até o momento:
1 - Davi conhecia muito bem a lei de Deus; sabia que Adultério era pecado; Sabia que assasinato também era pecado - então ele deu um jeitinho de enganar a si mesmo;
2 - Davi é rápido a falar e rápido para se irar - exatamente o oposto do que encontramos aqui em Tiago - Davi diz: O homem que cometeu tal pecado precisa morrer!!‌
Agir pelas emoções é tolice; Isso serve de lição para nós; Agir pela emoção é próprio de uma natureza carnal; Tiago 3.9
James 3:9 ARA
Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; 24 pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência
Os espelhos no primeiro século eram feitos de prata para os ricos e de cobre ou bronze polido para as pessoas comuns. Eles eram bastante comuns no primeiro século, mas produziam imagens desfocadas, então seria necessário “olhar atentamente” para o que viam
Todavia, para aquele que obedece ao Senhor Jesus e a sua palavra algo grandioso lhe é prometido:
25 Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.
Aplicações:
1 Abandonar os costumes e vícios da nossa antiga natureza não é e não será fácil; Todavia:
Se quisermos deixar evidente que nossa conversão é verdadeira, devemos detestar e odiar o pecado de coração.
Richard Sibbes
E falo dos pecados do coração, pois é lá que nossos pecados se escondem; a língua apenas manifesta o que está presente no nosso coração; Portanto, quando abrimos nossa boca para fofocar sobre a vida de alguém, o nosso coração já está cheio de inveja, amargura, ciúme, rancor; Perceba que esses são sentimentos perversos. Devemos detestar todo e qualquer pecado, pois Jesus foi cruscificado para pagá-lo; permanecer em uma vida de pecado é desconsiderar, é diminuir a morte de Jesus;
Se você é uma pessoa de pavil curto, que explode no momento de ira, lembre-se que Jesus morreu e ressucitou para lhe dar uma nova natureza; a velha natureza morreu, agora tire as roupas que pertenciam a ela ( se despoje de toda natureza e acumulo de maldade) e se revista do novo homem, da nova mulher que você é em Cristo. Efésios 4.22-24
Ephesians 4:22–24 ARA
no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
2 - Precisamos colocar em prática aquilo que ouvimos do Senhor no domingo, bem como aquilo que aprendemos nas nossas leituras em casa; No final do Sermão do monte, lá em Mateus 7, após Jesus falar das bem-aventuranças, falar sobre seus discípulos serem sal e luz, após ele ensinar a orar, após ele dizer que não devemos andar ansiosos ele encerra sua mensagem falando o seguinte: Mateus 7.24-27
Matthew 7:24–27 (ARA)
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
Precisamos fazer uma escolha:
Se Domingo após domingo ouviremos a palavra, seremos exortados e ao passar por aquelas portas, descartaremos o ensino do Senhor e durante a semana “faremos o que dá, afinal de contas se a gente for seguir todos os ensinos de Jesus, as pessoas vão nos fazer de besta, de otário;”
Ou, assumiremos que por mais difícil que seja, nos esforçaremos para praticar a palavra do Senhor; faremos o possível para sermos bons cristãos, ou cristãos verdadeiros que assumiram a sua nova natureza em Jesus - E claro que tem um custo; nosso Jesus foi levado a cruz não somente porque ele ensinava sobre o reino de Deus e a sua justiça, mas porque ele mesmo vivia de acordo com esta verdade. E, se somos verdadeiros cristãos, devemos seguir o exemplo do nosso mestre.
Conclusão:
A obra Dom Quixote de La Mancha inspirou muita gente desde a sua publicação. Inspirou Humberto Gessinger, vocalista da banda Engenheiros do Havai. O final da primeira estrofe da música Dom Quixote representa bem nossa condição de Cristãos em um mundo corrompido e corrupto:
Peixe fora d’água, borboletas no aquário Muito prazer, meu nome é otário
Nós não nos encaixamos neste lugar onde estamos, estamos fora do nosso habitat natural.
Nós estamos no mundo, mas não pertencemos a ele; não paltamos as nossas vidas do mesmo modo que as pessoas que não conheçem a Deus pautam; Portanto, enquanto pessoas falam mal umas das outras, enquanto as pessoas se iram e xingam pessoas no trânsito, enquanto as pessoas ouvem os ensinos de Jesus mas não os colocam em prática, nós somos peixes fora da água, borboletas na aquário. E se seguir Jesus significa para as pessoas ser besta ou otário: Eu e você devemos dizer sem vergonha nenhuma a próxima estrofe da música citada, que diz: muito prazer, meu nome é otário.
oração
Related Media
See more
Related Sermons
See more