Por que Nós Celebramos o Natal?

Natal, Christmas  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 16 views

Quero responder à pergunta "por que comemoro o Natal?".

Notes
Transcript

Mat.1:18-25; John.1:1-5,14; TiTus 2:11-14

Intro.
Quando ingressei no ministério pastoral não imaginava que o Natal se tornasse um assunto polêmico para a Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo,
mas parece-me que o povo de Deus não consegue viver sem polêmicas, embora o apóstolo Paulo recomende o contrário.
O problema é que somos polêmicos entre nós mesmos e não contra as práticas de uma sociedade corrompida pelo pecado.
Enquanto polemizamos a respeito do Natal, a sociedade cada vez mais necessita de presídios, de policiais, de dedectores de metais, de seguranças, de muros, de carros blindados, de câmaras que interferem em nossa privacidade...
Quero responder à pergunta "por que comemoro o Natal?".
é possível que você não saiba responder à pergunta que lhe faço: - "Por que você comemora ou não comemora o Natal?".
Somos uma geração que desaprendeu refletir, pensar, porque temos tudo, ou quase tudo pronto, à nossa disposição para consumo.
E quando algo se quebra ou não funciona mais, não queremos ter o trabalho de consertar, preferimos trocar por algo novo. Isso acontece até com os relacionamentos, afinal "a fila tem que andar". Esse é o tempo do "fast": "fast-food", "fast-relationship", "fast-celebration", "fast-worship", "fast-release", "fast-prayer"…
Esse é o tempo das frases de efeito: -"Diga pro seu irmão isso", - "diga pro seu irmão aquilo"... e vamos repetindo, irrefletidamente.
Quando pergunto a alguém o que significa algumas dessas expressões que ele acabou de repetir, a resposta é: -"Não sei".
É por isso que, mesmo que você não tenha perguntado, quero dizer-lhe porque comemoro o Natal.
Minha primeira razão é Pessoal a segunda Teológica.

POR QUE EU CELEBRO O NATAL?

Razões Pessoais

Nós sabemos que Jesus não nasceu dia 25 de Dezembro. Provavélmente nasceu em Março/Abril.
Tambem Sabemos, que 25 de Dezembro era uma data de celebração pagã.
Haviam várias celebrações ao redor dessa data que celebravam festas pagãs a deuses pagãos;
Muita coisa da nossa cultura vem de origem pagã: Os Nomes dos Planetas; Os Nomes dos Mêses do Ano; Vários costumes...
EU NÃO TENHO NENHUMA DIFICULDADE COM O NATAL, em Cristo eu tenho a liberdade de celebrar o Natal.
Romans 14:17–19 NVI
17 Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo; 18 aquele que assim serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens. 19 Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e à edificação mútua.
Colossians 2:16 NVI
16 Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.
Colossians 3:17 “17 Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.”
em Cristo eu tenho a liberdade de celebrar o Natal, alem do mais, ...
Eu Gosto Dessa época do Ano.
1) Gosto da decoração,... acho muito bonito, música, o cheiro, gosto da árvore, não é ídolo...
2) Eu gosto da comida de Natal: Rabanada, Mesa farta, presunto, pernil, nóses, frutas, bacalhoada! Panetone
3) ... Eu gosto de ganhar presentes! Quem é que não gosta de ganhar presentes? De Comer bem? Eu gosto dessa época do ano
Essas são minhas razões pessoal:
Agora as eu tenho Razões Teológicas para celebrar o Natal...

Razões Teológicas

1. EU CELEBRO O NATAL PORQUE JESUS VEIO PARA SALVAR.

Mt.1:21 - “Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”

a) Deus é eterno. O nascimento de Jesus (encarnação) foi pactuado antes da fundação do mundo (Ap. 13:8).
Deus não fez um plano emergencial para dar uma resposta a Satanás quando Adão e Eva pecaram.
Deus sabia que Adão e Eva pecariam e providenciou a redenção da humanidade antes da fundação do mundo, isto é, na eternidade.
b) Jesus não veio pra ajudar as pessoas a se salvarem a sí próprias.
i. É impossivél ser salvo por intermédio de esforço humano.
ii. Salvação só é possivél através da obra sobrenatural de Deus.
iii. Jesus veio pra ser o nosso Salvador.
iv. Jesus veio pra nos salvar, porque não há como salvar-se a sí próprio do pecado e da consequência do pecado.
v. Não importa o quão bom você é, não tem como eliminar a natureza pecaminosa que esta presente dentro de nós.

Rm.3:23; “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,”

1Jo 1:8 “se afirmarmos que não temos pecado, enganamos a nós mesmo e a verdade não esta em nós”

2. EU CELEBRO O NATAL PORQUE JESUS VEIO PARA ENSINAR.

a) Isa.6:9 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;”

b) Jo.1:14 “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.”

c) Graças a Deus pelo nascimento de Jesus, Emanuel- Maravilhos Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz!
d) Deus literalmente andou no meio da humanidade
e) Graças a Deus pela vida de Jesus- Jon.1:18 “ninguém jamais viu a Deus,... [Abraão não viu a Deus, Moisés não viu a Deus, Davi não viu a Deus]... mas o Deus Unigênito, que esta junto ao Pai, o tornou conhecido
Jesus vive com o Pai e nos contou tudo a respeito dEle.

3. EU CELEBRO O NATAL PORQUE JESUS VEIO PARA FICAR.

a) Jesus disse

(Jo.14:18) “18.não vos deixarei orfãos; voltarei para vocês”...23 Se alguem me ama obedecerá a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele.”

b) Através do Espirito Santo, Jesus esta presente na vida de todo crente nos ajudando viver de uma maneira correta no temor de Deus dia a dia.
c) Jesus veio pra fazer diferença. ( ver Tito 2:12)

Tito 2:12- Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.12 Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente,

Ilustração: Certo jovem depois de participar de uma reunião Cristã, sentiu grande regozijo no coração por tudo que foi falado e louvado na reunião. No caminho de volta para casa a caminhada era longa mais valia o sacrifício para estar junto com os irmãos para glorificar a Deus. De repente um rapaz o abordou, era um assaltante, que lhe roubou os poucos pertences que tinha, algum dinheiro e alguns folhetos evangelisticos. Quando o ladrão já estava se afastando o jovem o chamou disendo: “eu ainda tenho algo pra lhe dar!” O assaltante assustado parou, e o jovem lhe disse: “sei que um dia você vai lamentar a vida que tem hoje. Quando isso acontecer, saiba que Sangue de Jesus nos purifica de todo pecado! Os anos passaram, o jovem se tornou um pastor de grande conceito na comunidade. Certa noite depois do culto se aproximou um empresário, bem sucedido convertido a Cristo, e um ex-ladrão. O mesmo que anos antes o havia roubado. Ele disse “Tudo que tenho e que sou devo a você, disse o empresário. O pastor disse tudo você deve a Jesus cujo sangue te libertou de seus pecados e o tramsformou num homem de bem e abençoado.
d) Jesus nasceu, viveu, e nos amou com um amor tão grande que foi capaz de morrer por nós, para que seu sangue nos purificasse e pudessemos nos aproximar novamente de Deus.
Ele morreu mas ao terceiro dia Ele ressiscitou porque Ele veio pra ficar, “eis que estou convosco até a consumação do século”

4. EU CELEBRO O NATAL PORQUE JESUS VEIO PARA NOS REMIR.

Tito 2:14 “Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras”

a) O dia 25 de Dezembro era uma festa pagã, hoje não é mais.
Hoje o mundo todo tem que dizer que dia 25 de Dezembro é dia de celebrar o nascimento de Jesus.(cartão dos mulçulmanos)
b) Os Judeus não querem celebrar, mas quando eles vão as lojas eles vão saber que é Natal!
c) A palavra Natal significa nascimento. Toda vez que você fala Natal você esta dizendo alguem nasceu!, e esse alguém é Jesus.
d) Christmas. Composto de 2 palavras Christ-mas, que traduzindo para o português quer dizer “culto a Cristo”
e) Eu amo essa época do ano porque é uma forma de tomar de volta aquilo que era de Sataná agora não é mais
f) Isso é uma característica do Cristianismo.
1. Quando o Cristianismo entra ele tira aquilo que era de Satanás e toma posse para Deus!
2. Quando o Cristianismo chegou em Jerusalém ele tomou Jerusalém para Deus.
3. Quando o Evangelho chegou em Roma, ele tomou Roma de Satanás e entregou para Deus.
4. É isso que Deus faz, ele entra onde Satanás reina e ele começa a reinar! JESUS É REI!
5. Satanás reinava em nossas vidas, hoje ele não reina mais! Yeshua reina em nossas vidas- Jesus o filho de Deus reina, ele é nosso Senhor, nosso Salvador!
6. Jesus veio pra Tirar-nos do cativeiro, do poder alheio; resgatar
7. Remir tambem significa: Indenizar, compensar, reparar, ressarcir: os danos da guerra contra o pecado na nossa vida.
8. Livrar da pena do Inferno; salvar: Cristo veio à Terra para remir os homens.
9. Jesus Reina em nossas vidas pra nos ajudar a viver livres, da maneira que ele deseja que vivamos. Vida cheia de frutos, de boas obras, um vida sensata e justa diante dos olhos de Deus enquanto aguardamos a sua gloriosa volta.
10. Isso é lindo e digno de celebração; Jesus veio pra Remir, tomar de volta, um dia foi do paganismo, éramos de Satanás, mas hoje não é mais, hoje somos do nosso Senhor Jesus Cristo.
CONCLUSÃO: Falar rapidamente sobre o pecado.
1. A Biblia diz claramente:

Rm.3:23; 6:23 “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”

“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

2. Se Jesus não tivesse vindo nós estariamos frito! No Inferno, pra sempre!
3. Se Jesus não tivesse vindo a terra nós nunca chegaria-mos ao Pai ou entraria-mos no céu.
4. A Biblia diz que não há outro nome pelo qual podemos ser salvos a não ser pelo nome de Jesus, “palavra fiél é esta, que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores no qual eu sou o pior” diz o apostolo Paulo.
5. A Biblia claramente ensina que o nascimento de Jesus abre as portas da eternidade para nós. Porque Ele veio a terra, nós podemos ir ao céu. Isso é tremendo!
6. Vale apena parar tudo e dizer “eu te amo Jesus!
7. Eu sei que o verdadeiro crente celebra o nascimento, a vida e a morte de Jesus todos os dias...
8. Mas esse é o momento em que nós focalizamos no nascimento do Salvador do mundo.
9. Eu gostaria que nessa época, como verdadeiros crentes, nós esquecesse-mos um pouco dos presentes, da comida, da decoração e lembre-se que Jesus veio ao mundo por causa de você de mim...ELE É A RAZÃO DESSA ESTAÇÃO!
10. O Senhor se alegra quando nós reconhecemos o que Ele fez por nós.
11. Nessa hora eu quero declarar, na presença dos servos de Deus, e para que o mundo possa saber: JESUS CRISTO É O NOSSO SENHOR E NOSSO SALVADOR E SOMOS GRATOS A ELE PELA NOSSA SALVAÇÃO
12. Fique de Pé. Agradeça a Jesus e glorifique o nome do Senhor.
13. O anjo disse para José: ele será chamado Emanuel! Deus conosco. Ele não veio só nos visitar e depois ir embora e nos deixar, ele veio para estar do nosso lado, nos entendendo, nos ajudando. Você não esta sozinho, eu não estou sozinho, Ele não está longe Ele esta presente!
14. DEUS É NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA, SOCORRO BEM PRESENTE!
No Natal Deus deu o que nós mais precisávamos, Jesus. Por isso vale apena celebrar!
Ore, "Querido Deus, neste Natal eu quero o seu presente, Jesus Cristo, na minha vida. Eu abro minha vida para Ele e peço que coloques em mim o seu Espírito de amor e faça de mim a pessoa que você quer que eu seja. Eu declaro que de hoje em diante, Jesus é o meu Salvador e Senhor da minha vida.
Quero viver o resto dos meus dias na terra para Ele e na eternidade estar com ele para sempre.
Amém
A.
Related Media
See more
Related Sermons
See more