Aniversario pr. Luciano

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

O Deus Fiel

2 Thessalonians 3:1–3 NVI
Finalmente, irmãos, orem por nós, para que a palavra do Senhor se propague rapidamente e receba a honra merecida, como aconteceu entre vocês. Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.
Paulo escreve a essa igreja para incentivá-la a perseverar diante de suas provações. Ele escreve a essa igreja para tratar de suas preocupações sobre a segunda vinda de Jesus. Falsos mestres haviam convencido muitos de que o Dia do Senhor já havia chegado e que eles haviam perdido o arrebatamento da igreja mencionado na primeira carta de Paulo a essa igreja, 2:1-12. Ele escreve para desafiar essa igreja a lidar com aqueles em seu número que se recusam a seguir os mandamentos do Senhor, 3:6-12.
Esta é uma igreja em crise, e os verdadeiros crentes em Tessalônica precisavam de uma palavra sólida de encorajamento. Nos versículos que formam o nosso texto de hoje, a palavra que eles precisavam lhes é dada.
No versículo 3 do nosso texto, Paulo diz: "... o Senhor é fiel..." Isso era o que as pessoas em Tessalônica precisavam ouvir, e é o que você e eu precisamos ouvir hoje. Quero pegar esses versículos e pregar sobre O Deus Fiel. Permita-me compartilhar com você alguns pensamentos que se apresentam aqui. Esses pensamentos nos lembram que nosso Deus é o Deus fiel. Não sei quanto a você, mas eu preciso ser lembrado desse fato de vez em quando. Deixe que os versículos de teste o lembrem da maravilha do Deus fiel.
I. ELE É FIEL EM SUA PESSOA
Paulo escreve: "O Senhor é fiel". A implicação é que a fidelidade é sinônimo do próprio caráter de Deus.
Muitos outros lugares na Bíblia nos dão uma visão do caráter e da pessoa do Senhor.
Por exemplo:
- "Porque o SENHOR, teu Deus, é um fogo consumidor, um Deus zeloso", Deut. 4:24.
- "Porque o SENHOR, teu Deus, é Deus misericordioso...", Deuteronômio 4:31.
- "Porque o SENHOR, teu Deus, é Deus zeloso no meio de ti...", Deuteronômio 6:15.
- "Porque o SENHOR, teu Deus, é Deus dos deuses, e Senhor dos senhores, Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas", Deuteronômio 10:17.
- "O Deus eterno é o teu refúgio, e por baixo estão os braços eternos...", Deuteronômio 33:27.
- "(...) o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares", Josué. 1:9.
- "... porque o SENHOR, teu Deus, é clemente e misericordioso, e não desviará de ti o seu rosto, se te converteres a ele", 2 Crônicas 30:9.
- "Eis que Deus é poderoso, e a ninguém despreza; ele é poderoso em força e sabedoria", Jó 36:5.
- "Deus julga os justos, e Deus se ira contra os ímpios todos os dias", Sl 7:11.
- "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia", Salmos 46:1.
- "Porque Deus é o Rei de toda a terra", Sl. 47:7.
- "Eis que Deus é o meu ajudador", Salmos 54:4.
- "Aquele que é o nosso Deus é o Deus da salvação; e a DEUS, o Senhor, pertencem as saídas da morte", Salmos 68:20.
- "Mas Deus é o juiz; a um abate, e a outro põe em pé", Salmos 75:7.
- "... porque o SENHOR, nosso Deus, é santo", Salmos 99:9.
- "Compassivo é o Senhor e justo; sim, o nosso Deus é misericordioso", Salmos 116:5.
- "Aquele que recebeu o seu testemunho selou que Deus é verdadeiro", João 3:33.
- "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade", João 4:24.
- "E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra", 2 Coríntios 9:8.
- "Esta, pois, é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas", 1 João 1:5.
- "Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor", 1 João 4:8.
- "Nahum 1:7 “O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam,”
Nessa passagem, somos informados de que "Deus é fiel". A palavra "fiel" no Novo Testamento refere-se a "alguém que é digno de confiança na realização de Seus negócios, na execução de Suas ordens e no cumprimento de todos os Seus deveres". Fala de "alguém que cumpre todas as Suas promessas". No Antigo Testamento, refere-se a "constância e firmeza".
É por isso que Ele é chamado de "Amém", Apocalipse 3:14. Ele é "firme e fiel". Ele diz: "Faça-se, e assim será". Ele é o Deus que nunca muda, Mal. 3:6; Heb. 13:8; Tiago 1:17. Ele é o Deus que nunca falha.
Ele sempre foi, e sempre será, o Grande "EU SOU!"
Ele é o Deus com quem você pode contar.
Ele é sempre será tudo o que a Bíblia diz que Ele é, Ele é sempre fiel! Isso é quem Ele é!
II. ELE É FIEL EM SUAS PROMESSAS
Como "Deus é fiel", podemos contar com Ele para manter Sua Palavra. Paulo lembra ao povo de Tessalônica que Deus "vos confirmará e guardará do mal".
A palavra "firmar" tem a ideia de "tornar estável, colocar firmemente, fixar". Isso significa que Deus "os fortalecerá e fará com que se tornem constantes em suas vidas e confirmados em suas mentes".
A palavra "keep" significa "guardar". Ela traz a ideia de "proteção". É a promessa de Deus de que Ele os protegerá de todos os inimigos, estejam eles dentro ou fora da igreja.
Como "Deus é fiel", podemos confiar que Ele fará o que diz que fará. Esse é o testemunho bíblico da fidelidade de
2 Cor. 1:20 “20 pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “Amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus.”
Rm 4:21 “estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido.”
Deus defenderá Sua Palavra!
Psalm 138 :2 “Voltado para o teu santo templo eu me prostrarei e renderei graças ao teu nome, por causa do teu amor e da tua fidelidade; pois exaltaste acima de todas as coisas o teu nome e a tua palavra.”
Ele não é como nós, humanos. Fazemos nossas promessas e nem sempre podemos cumpri-las. Deus não é como nós de forma alguma! O que Ele diz que fará, Ele fará, porque Ele não pode
Numbers 23:19 “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?”
Heb. 6:13-20 “Quando Deus fez a sua promessa a Abraão, por não haver ninguém superior por quem jurar, jurou por si mesmo, dizendo: “Esteja certo de que o abençoarei e farei numerosos os seus descendentes”. E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa. Os homens juram por alguém superior a si mesmos, e o juramento confirma o que foi dito, pondo fim a toda discussão. Querendo mostrar de forma bem clara a natureza imutável do seu propósito para com os herdeiros da promessa, Deus o confirmou com juramento, para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta. Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura, a qual adentra o santuário interior, por trás do véu, onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.”
Independentemente das circunstâncias da vida, podemos confiar no Senhor para cumprir Suas promessas.
Ele o salvará se você vier a Jesus, Rom. 10:9, 13; Atos 16:31.
- Ele o guardará e o levará para o céu quando esta vida terminar, João 6:37-40, 44.
- Ele o ouvirá quando você O invocar, Jr. 33:3; Mt. 7:7-11.
- Ele atenderá suas necessidades aqui, Mt. 6:25-34; Fp. 4:19.
- Ele lhe dará graça suficiente para todas as provações, 2 Coríntios 12:9.
- Ele lhe dará Sua paz em meio a todas as circunstâncias da vida, Phil. 4:6-7.
- Ele o acompanhará em cada passo do caminho para a glória, Hb. 13:5; Mt. 28:20.
Ele cumprirá todas as promessas que já fez em Sua Palavra!
I. Ele é fiel em Sua pessoa
II. Ele é fiel em suas promessas
III. ELE É FIEL EM SEU DESEMPENHO
Não temos um registro de como o Senhor honrou Suas promessas à igreja em Tessalônica. Mas podemos ter a certeza de que Ele cumpriu. Afinal de contas, assim como Deus é amor, Deus é fiel!
A Bíblia tem muito a dizer sobre a fidelidade de Deus. Permita-me compartilhar algumas passagens com você.
- Sua fidelidade é ilimitada: "... a tua fidelidade chega até as nuvens", Salmos 36:5.
- Sua fidelidade é infalível: "Todavia, não lhe retirarei totalmente a minha benignidade, nem deixarei faltar a minha fidelidade", Sl 89:33.
- Sua fidelidade é um vislumbre de Seu caráter: "Assim diz o SENHOR, o Redentor de Israel, e o seu Santo, àquele a quem o homem despreza, àquele a quem a nação abomina, ao servo dos príncipes: Os reis o verão e se levantarão, e os príncipes o adorarão, por causa do SENHOR, que é fiel, e do Santo de Israel, e ele te escolherá", Isa. 49:7.
- Sua fidelidade é abundante: "22 É pelas misericórdias do SENHOR que não somos consumidos, porque a sua compaixão não falha. 23 Novas são todas as manhãs; grande é a tua fidelidade", Lam. 3:22-23.
- Ele é fiel para ajudar Seu povo: "Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não permitirá que sejais tentados além do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar", 1 Cor. 10:13.
- Ele é fiel àqueles que salva: "23 E o mesmo Deus de paz vos santifique inteiramente; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Fiel é aquele que vos chama, o qual também o fará", 1 Tessalonicenses 5:23-24.
Ele é um Sumo Sacerdote fiel: "Portanto, em tudo convinha que ele se tornasse semelhante a seus irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo", Heb. 2:17.
- Ele é fiel a todas as Suas promessas aos salvos por Sua graça: "Retenhamos firmes a profissão da nossa fé, sem vacilar, (porque fiel é aquele que prometeu..." Heb. 10:23.
- Ele é a fé em Seu perdão do pecado: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça", 1 João 1:9.
O que isso significa para nós? É simplesmente um lembrete de que, independentemente do que aconteça na vida, "Deus é fiel!" Eis o que quero dizer:
- Os amigos falharão, mas Deus é fiel-Ill. Davi e Aitofel, 2 Sam. 15-17; Sl 41:9. Ill. Jesus e Judas, João 13:8; João 6:70. (Ill. Psa. 142:4) (Ill. 2 Tim. 4:16-17)
- A família falhará, mas Deus é fiel-Ill. João 9:1-38 (especialmente os vv. 18-23)
- Os fundos falharão, mas Deus é fiel - Il. A viúva de Sarepta - 1 Reis 17. Ill. A alimentação das 5.000 pessoas. Ill. Lucas 12:32
- Os sentimentos falharão, mas Deus é fiel - veja 2 Timóteo 2:12; Fil. 1:6
- A fé falhará, mas Deus é fiel - (Ill. Não estou insinuando que a fé em Deus nunca é perdida. Estou dizendo que, muitas vezes, nossa fé é dominada por nossas dúvidas. Apesar disso, Deus é fiel). Ill. 2 Timóteo 2:13 (Ill. Atos 23:11; Atos 27:23-24) Ill. Independentemente de como a vida se desenrola, temos a confiança de que nosso Deus é fiel e que Ele estará ao nosso lado mesmo quando nossa fé for fraca, João 10:28-29; Hebreus 7:25; Romanos 8:28-30!
O que você pode dizer sobre isso, a não ser aleluia!
Conc: Roger Simms, pedindo carona para voltar para casa, nunca esqueceria a data - 7 de maio. Sua mala pesada deixava Roger cansado. Ele estava ansioso para tirar seu uniforme do exército de uma vez por todas. Ao piscar o sinal de carona para o carro que se aproximava, ele perdeu as esperanças quando viu que se tratava de um Cadillac preto, elegante e novo. Para sua surpresa, o carro parou. A porta do passageiro se abriu. Ele correu em direção ao carro, jogou sua mala no banco de trás e agradeceu ao homem bonito e bem-vestido enquanto deslizava para o banco da frente.
"Vai voltar para casa para ficar?"
"Claro que sim", respondeu Roger.
"Bem, você está com sorte se estiver indo para Chicago".
"Não tão longe assim. Você mora em Chicago?"
"Tenho um negócio lá. Meu nome é Hanover."
Depois de conversar sobre muitas coisas, Roger, um cristão, sentiu-se compelido a testemunhar sobre Cristo a esse empresário de cinquenta e poucos anos, aparentemente bem-sucedido. Mas ele continuou adiando, até que percebeu que estava a apenas trinta minutos de sua casa. Era agora ou nunca.
Então, Roger limpou a garganta: "Sr. Hanover, eu gostaria de falar com o senhor sobre algo muito importante". Ele então começou a explicar o caminho da salvação e, por fim, perguntou ao Sr. Hanover se ele gostaria de receber Cristo como seu Salvador.
Para a surpresa de Roger, o Cadillac parou no acostamento da estrada. Roger pensou que seria ejetado do carro. Mas o empresário abaixou a cabeça e recebeu Cristo, depois agradeceu a Roger. "Esta é a melhor coisa que já me aconteceu."
Cinco anos se passaram, Roger se casou, tinha um filho de dois anos e seu próprio negócio. Ao arrumar a mala para uma viagem de negócios a Chicago, ele encontrou o pequeno cartão de visita branco que a Hanover havia lhe dado cinco anos antes. Em Chicago, ele procurou a Hanover Enterprises. Uma recepcionista lhe disse que não era possível falar com o Sr. Hanover, mas que ele poderia falar com a Sra. Hanover.
Um pouco confuso com o que estava acontecendo, ele foi conduzido a um belo escritório e se viu diante de uma mulher de cinquenta e poucos anos, de olhos atentos.
Ela estendeu a mão. "Você conhecia meu marido?"
Roger contou que o marido dela havia lhe dado uma carona quando voltava para casa depois da guerra.
"Você pode me dizer quando foi isso?"
"Foi em 7 de maio, cinco anos atrás, o dia em que fui dispensado do exército."
"Alguma coisa especial sobre esse dia?"
Roger hesitou. Será que ele deveria mencionar o fato de dar seu testemunho? Já que havia chegado tão longe, ele poderia muito bem se arriscar.
"Sra. Hanover, eu expliquei o evangelho. Ele parou ao lado da estrada e chorou contra o volante. Ele entregou sua vida a Cristo naquele dia."
Soluços explosivos sacudiram seu corpo. Controlando-se, ela soluçou: "Eu havia orado pela salvação do meu marido durante anos. Eu acreditava que Deus o salvaria".
"E", disse Roger, "onde está seu marido, Sra. Hanover?"
"Ele está morto", ela chorou, lutando com as palavras. "Ele sofreu um acidente de carro depois de deixá-la sair do carro. Ele nunca chegou em casa. Sabe, achei que Deus não tinha cumprido Sua promessa."
Soluçando incontrolavelmente, ela acrescentou: "Parei de viver para Deus há cinco anos porque pensei que Ele não havia cumprido Sua palavra!"
Mesmo nesse caso extremo, Deus foi fiel. Ele também será fiel a nós! Descanse Nele. Confiem Nele. Sirva a Ele. Acreditem Nele. Ele é quem diz ser e fará tudo o que prometeu fazer. Ele é o Deus fiel!
Related Media
See more
Related Sermons
See more