SOBRENATURALIZADO – Parte I – Pág. 181-187

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
BILLY GRAHAM:
A Atuação do Espírito Santo na Vida do Crente
Depois de considerar a atuação do Espírito Santo no mundo e na igreja, temos de considerar agora cada crente. Em primeiro lugar, o Espírito Santo ilumina a mente do cristão:
"Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus" (l Cor. 2:10); "E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente" (Rom. 12:2, IBB); "... e vos renoveis no espírito do vosso entendimento" (Efés. 4:23).
John R. W. Stott diz em um pequem livro que sublinha a importância de deixar Deus desenvolver e usar as nossas mentes convertidas: "Ninguém quer um cristianismo frio, intelectual, sem alegria. Isto, porém, significa que devamos evitar o "intelectualismo" a todo custo? ... Que as céus não permitam que conhecimento sem zelo substituam zelo sem conhecimento! Ambos fazem parte do propósito de Deus: zelo dirigido pelo conhecimento, conhecimento animada pela zelo. Uma vez ouvi Dr. John MacKay, naquele tempo diretor do Seminário Princeton, dizer: 'Entrega sem reflexão é fanatismo em ação. Mas reflexão sem entrega é a paralisia de qualquer ação.' "
Dr. Stott enfatiza como os que dizem que o que importa no fim "não é doutrina, mas experiência" estão errados: " Isto é a mesma coisa que colocar a nossa experiência subjetiva acima da verdade de Deus revelada." É tarefa do Espírito Santo tirar o véu que Satanás pôs sobre as nossas mentes, e iluminá-las para que possamos entender as coisas de Deus. Ele faz isto especialmente quando lemos a Palavra de Deus, que o Espírito Santo inspirou.
Em segundo lugar, o Espírito Santo, além de iluminar a mente do cristão, também mora em seu corpo. "Vocês não sabem que o corpo é o templo do Espírito santo que vive em vocês e foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos" (1 Cor. 6:19, BLH). Se nós compreendêssemos que o próprio Deus, na pessoa do Espírito Santo, realmente mora em nossos corpos, teríamos mais cuidado com o que comemos, bebemos, olhamos ou lemos. Não é de se admirar que Paulo tenha dão: "Mas esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão, para que, tenda pregado a outros, não venha eu mesmo a Ser desqualificado" (1 Cor. 9:27). Paulo disciplinava o seu corpo, para não cair no desagrado de Deus. Isto deveria nos colocar de joelhos para confessar.
Não preciso estender-me sobre como o Espírito Santo age na vida dos crentes. Por exemplo: Ele os conforta (Atos 9:31), Ele os guia (João 16:13). Ele os santifica (Rom. 15:16), Ele diz aos Seus servos o que devem pregar (1 Cor. 2:13), Ele diz a missionários para onde devem ir (Atos 13:2), Ele nos ajuda em nossas fraquezas (Rom. 8:26), e Ele até diz aos cremes onde eles não devem ir (Atos 16:6, 7).
Resumindo em poucas palavras, a atuação do Espírito Santo entre os homens nos três períodos da história humana pode ser definida com três palavras: "sobre" "com" e "em". No Antigo Testamento Ele veio sobre algumas pessoas à Sua escolha, permanecendo por um tempo determinado (Juízes 14:19). Os evangelhos mostram como Ele mora com os discípulos, na pessoa de Cristo (João 14:17). Do segundo capítulo de Atos em diante a Bíblia diz que Ele está no povo de Deus (1 Cor. 6:19).
A tendência natural de todo o nosso ministério e de nosso viver cristão é proceder a partir de nossos próprios recursos e pedir a Deus que acrescente sua benção aos nossos esforços. É assim que todos nós, embora sejamos crentes que nasceram de novo, tendemos a agir, mesmo sem que o notemos.
Toda doutrina correta desprovida de fogo e vida apenas nos tornará mais abertos ao julgamento no dia final. Fogo e vida, energia e poder, o próprio vislumbre do céu que todos anelamos ser – tudo isso sucede apenas a uma vida sinceramente rendida ao Espírito e a seus caminhos tranquilos, graciosos, humildes e arriscados.
O capítulo final reflete sobre a única maneira de fazer os oitos capítulos anteriores funcionarem em sua vida: caminhar em harmonia com o Espírito que habita em nós. O Pai ordena a salvação, o Filho a realiza, o Espírito a aplica. Em outras palavras, não há vida cristã sem o Espírito.
A vida cristã é puramente teórica somente se não houver nenhuma operação do Espírito. Tudo que vivenciamos de Deus é operação do Espírito. Isso é verdadeiro na conversão, quando o Espírito abre nossos olhos para nosso pecado e para a oferta salvadora de Cristo, e também é verdadeiro quanto ao nosso crescimento.
O principal ponto que quero enfatizar neste capítulo é: por causa do Espírito, você pode crescer. Você pode realmente crescer. Os sentimentos de futilidade, aquele senso de impossibilidade, aquela estagnação permanente num estado de constante resignação – nada disso é do céu, mas do inferno. Satanás ama sua indolente aquiescência a seu pecado.
O desejo do próprio Senhor Jesus Cristo para você é seu crescimento incessante. Ele entende com mais profundidade do que você a psicologia do coração que nutre pecado do qual, aparentemente, você não consegue se livrar de uma vez por todas. Jesus é bem-preparado e totalmente capacitado para removê-lo dessa escuridão, pois ele lhe deu sua dádiva mais preciosa: seu próprio Espírito Santo.
O Espírito Santo é a forma como Deus entra em você. Se você é um cristão, agora é habitado permanentemente pelo Espírito; e, se você é permanentemente habitado pelo Espírito, foi sobrenaturalizado. Não é mais apenas você. Você não está sozinho.
Há uma companhia que vive em você, e ela está lá para ficar, provendo tudo de que você precisa para crescer em Cristo. Se você escolher permanecer em seus pecados, não poderá comparecer diante de Deus um dia e dizer-lhe que ele não o supriu com todos os recursos necessários.
9.1. A NOVA ERA.
9.1.1 Para entendermos o que o Espírito Santo faz e a forma como nos capacita a crescer, temos de entender, em primeiro lugar, em que ponto nos encontramos na história da raça humana. Jesus disse: “O tempo está cumprido” (Marcos 1:15) Parece que todos os apóstolos entenderam que algo momentoso havia acontecido no cenário da história do mundo.
1. Paulo em I Coríntios 10:11
2. Pedro escreveu acerca da vinda de Jesus. O Pedro 1:20
3. E João em I João 2:18
O que eles queriam dizer?
9.1.2. É natural pensarmos que toda a história humana é uma narrativa relativamente consistente que, um dia, será levada ao ápice decisivo, no momento em que Jesus retornar. Porém, de acordo com a Bíblia, o ponto de inflexão mais decisivo na história já aconteceu.
9.1.3. Quando Jesus veio e, em especial, quando morreu e ressuscitou, Deus não estava simplesmente provendo salvação; também estava dando início a uma nova criação. O fim da história – quando o Éden 2.0 invadiria este mundo miserável – foi iniciado no meio da história. Isso não parece um exagero? Pense da seguinte maneira: o que o Antigo Testamento esperava que acontecesse no fim do mundo?
1. A desastrosa queda no pecado realizada por Adão no Éden seria desfeita.
2. Deus faria uma nova criação.
3. O pecado e o mal seriam julgados.
4. Deus triunfaria, uma vez mais e para sempre, sobre seus inimigos.
5. O povo de Deus seria vindicado.
6. As nações do mundo fluiriam para Jerusalém.
7. O Messias viria.
8. O reino dos últimos dias seria iniciado.
9. Os mortos seriam ressuscitados.
9.1.4. Quando chegamos ao Novo Testamento, não vemos os apóstolos se unindo à esperança do Antigo Testamento quanto a esses eventos finais. Antes, nós os vemos declarando que cada uma dessas esperanças se cumpriu.
1. Um segundo Adão de fato triunfou da mesma forma que o primeiro Adão caiu – ambos foram tentados por Satanás, mas um sucumbiu, enquanto o outro não. Lucas 3:38-4:13
2. A nova criação de Deus realmente alvoreceu. II Coríntios 5:17; Gálatas 6:15
3. O pecado foi, de uma vez por todas, julgado na crucificação de Jesus. Romanos 5:9; I Tessalonicenses 5:9
4. Quando Jesus foi crucificado, Deus triunfou definitivamente sobre seus inimigos. Colossenses 2:13-15
5. Assim como os “justificados”, o povo de Deus foi vindicado. Romanos 5:1
6. Os gentios estão agora afluindo como nunca. Romanos 15:8-27
7. O Messias desceu ao cenário da história humana. Romanos 1:3-4
8. Como o próprio Jesus disse, o reino está aqui. Marcos 1:15. Estamos agora nos últimos dias. Hebreus 1:2
9. Em Cristo, os mortos são ressuscitados – não ainda fisicamente, mas espiritualmente, o que é a parte mais difícil. Ser cristão é ser alguém que foi ressuscitado com Cristo. Efésios 2:6 e Colossenses 3:1
9.1.5 Tudo isso é glorioso. Contudo, há mais um indicador de que a nova era alvoreceu. Ao lado da vinda do Messias, trata-se do indicador mais significativo. O Espírito seria derramado. O Espírito Santo era ativo nos tempos do Antigo Testamento, mas de forma seletiva. Êxodo 31:1-6
9.1.6 Mas, no Novo Testamento, o Espírito vem sobre todos os membros do povo de Deus; eles mesmos são o tabernáculo em que Deus habita. O Espírito é um dom universal para todo o povo de Deus e é a continuação, por assim dizer, do próprio Jesus.
9.1.7 Ele falou que sua partida era necessária para que o Espírito viesse. No Espírito, temos algo mais maravilhoso do que aqueles que falaram e comeram com o próprio Jesus. Essa chegada do Espírito marca o alvorecer da nova criação. João 16:7
9.1.8 O primeiro ponto, então, que devemos esclarecer é que, se você é cristão, foi arrancado da antiga era e colocado na nova. A presença do Espírito em sua vida é a prova disso. Pecado, dor e futilidade permanecem em sua vida, porque a presença da nova era não erradica a antiga, mas sobrepõe.
9.1.9 Essa é a razão pela qual os teólogos falam da “sobreposição de eras”. Em vez de a antiga era cessar quando a nova teve início, a nova era começou bem no meio da antiga era. Quando Jesus retornar, a antiga terá fim. Contudo, não deixe a presença ininterrupta da antiga era cegá-lo para a maravilhosa invasão da nova, ocorrida dois mil anos atrás.
9.1.10 Você é uma criatura escatológica. Sem dúvida, você não será perfeito nesta vida. Não somos capazes de ficar, nem mesmo por alguns segundos, sem que nossos pensamentos e desejos sejam influenciados pela doença mental do ego. Mas, em você, o Espírito Santo é mais poderoso que qualquer pecado.
9.1.11 Não há pecado que você não possa vencer. Agora sua cidadania é celestial. Você tem um Amigo interior que está preparado, capacitado e pronto agora mesmo para andar com você e retirá-lo de seu pecado mais sombrio. Sua carteira de identidade espiritual coloca sua residência, agora mesmo, no céu.
Related Media
See more
Related Sermons
See more