A vida da Igreja! - Um chamado a comunhão! | Efésios 2.19-22

Quarta com Fé! - Efésios - A vida da Igreja!  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 25 views
Notes
Transcript

Introdução!

Na semana passada falamos sobre os v.14-18. Falamos sobre Cristo ser a própria PAZ. Isso nos da motivos suficientes para termos UNIDADE.
Porque Uma das características que definem a PAZ é a UNIDADE.
Falamos também sobre a separação. Essa maldição foi desfeita na cruz do calvário.
Falamos que devemos nos encontrar na cruz, assim entenderemos a unidade.
A unidade é necessária para viver JESUS CRISTO.
Vamos perceber que essa união, unidade, comunhão da igreja se dá por um único motivo. JESUS CRISTO.
Os versículos finais de Efésios 2 mostram isso mais uma vez.
Cristo fez dos gentios e judeus a sua Igreja. Um só corpo!
Ler o texto: Efésios 2.19-22.
Aqui surge um novo pensamento sobre o CHAMADO A COMUNHÃO que o Ap. Paulo está fazendo.
Nesses versículos ele está trazendo a realidade da comunhão.
Aqui vemos novos nomes que recebemos quando aceitamos a Cristo.
Cristo reconciliou com Deus os gentios e judeus. Ambos tem acesso ao pai. Cristo cessou a desigualdade entre eles e o seu ódio foi lançado por terra.
Por isso o Ap. Paulo faz questão de dizer que: vocês não são mais estrangeiros e peregrinos. (v.19)

Um chamado a comunhão!

É uma recapitulação do que tinha dito nos v.11-13 a respeito dos gentios, que antes de Cristo eram “estrangeiros, peregrinos, forasteiros”.(Hebreus 11.13 - 1Pedro 2.11)
Como temos falado, os Efésios eram em sua maioria cristãos gentios - não judeus. Eles eram estrangeiros, como se fossem cidadãos de outro país.
Mas agora em Cristo não deveriam ser tratados mais dessa maneira.
Aqui é o primeiro privilégio que os gentios receberam em Cristo. Não serem mais considerados estrangeiros e peregrinos.
Não deveriam mais ter um tratamento diferente. Pelo contrário… não são ESTRANGEIROS e PEREGRINOS, mas agora são CONCIDADÃOS DOS SANTOS.
Essa palavra CONCIDADÃOS só aparece no NOVO TESTAMENTO.
Concidadãos quer dizer que agora eles pertecem a mesma cidade ou país.
Quando Paulo os chama de concidadãos dos santos se refere ao término da possível divisão que poderia existir.
Não existe membros de primeira classe (judeus convertidos) e membros de segunda classe (gentios convertidos.). Não existe mais a separação.
Quando diz CONCIDADÃOS dos SANTOS, evidencia pra nós a ideia do NOVO ISRAEL DE DEUS (a igreja).
Não existe mais judeus ou gentios (identidade étnica ou nacional), mas existe agora a NOVA HUMANIDADE (Efésios 2.15).
Existe somente a IGREJA DO SENHOR.
O tempo todo enquanto meditamos nesses 12 versículos, nesse tema de CHAMADOS A COMUNHÃO, estamos percebendo que a DIVISÃO não pode existir em nosso meio.
Não pode existir porque só tem como fazer parte dessa IGREJA por um jeito: FÉ NO SENHOR JESUS CRISTO.
Onde JESUS está a divisão tem que acabar.
Não só CONCIDADÃOS DOS SANTOS, mas também MEMBROS DA FAMÍLIA DE DEUS. (v.19)
Ap. Paulo vai um pouco mais fundo. Ele fala da intimidade que precisa existir entre eles. Agora eles fazem parte da mesma família.
A família é mais intima que o estado.
Irmãos e Irmãs é um termo muito mais carinhoso que concidadãos.
Somos irmãos! A sua alegria é a minha alegria, se você ta triste eu to triste também.
Paulo diz que recebemos uma nova cidadania e um novo lar. Somos MEMBROS DA FAMÍLIA DE DEUS.
Ap. Paulo, usando a sabedoria de Deus utiliza muitas metáforas para trazer alguns ensinamentos. Aqui nesses últimos versículos ele também faz assim.
Ele usa termos como “edificados(v.20), fundamento (v.20), edifício(v.21)...” tudo isso pra trazer a ideia da unidade em Cristo e também do crescimento.
No v.20 ele diz que esses irmãos são edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas. (v.20)
Isso não quer dizer que os Apóstolos e Profetas eram o fundamento da igreja. Continuamos AFIRMANDO que CRISTO É O FUNDAMENTO DA IGREJA e a Palavra não se contradiz. (1Coríntios 3.11)
Porém foram eles que aprenderam e repassaram os ensinamentos de Cristo para a Igreja.
A igreja é fundada sobre Cristo, porém os Apóstolos e Profetas foram usados pelo Senhor para ensinamento e testemunho.
Para não ter dúvida e não ter disse me disse, Ap. Paulo faz questão de dizer que CRISTO JESUS, A PEDRA ANGULAR. (v.20)
Jesus não é apenas o fundamento do templo, ele também é a pedra angular.
Paulo estava dizendo para aqueles irmãos sobre a importância de estarem unidos com o olhar fixo em Jesus Cristo.
Jesus é a pedra angular e nós somos as pedras vivas como Pedro deixa em sua primeira carta (1Pedro 2.5 - também vocês, como pedras que vivem).
Cristo sendo a Pedra Angular e nós pedras vivas nos ensinam que é ELE QUEM DA A DIREÇÃO.
Todas as pedras vivas devem se ajustar a pedra angular e não o contrário.
Não temos que tentar encaixar JESUS em nossa vida, devemos encaixar a nossa vida em JESUS.
A mudança não é Dele e sim nossa.
Como pedras vivas devemos prestar atenção ao nosso testemunho. As pedras se tornam a fachada do templo de Deus.
O que o mundo lê sobre a igreja é o nosso comportamento e o que nós falamos.
Cuidado ao falar da igreja. Lembre-se que a Igreja é a noiva do Senhor. (Apocalipse 19.6-8).
Que vivamos mais e mais para glorificar o nome de Deus e fazer JESUS conhecido. Isso temos o meio que é a IGREJA. (Efésios 3.10-21).
Que sejamos Pedras Vivas apontando sempre para a Pedra Angular, a mais importante.
Os v.21-22 reúnem toda a unidade dos versículos 11 ao 22. Aqui mais uma vez é reafirmado a COMUNHÃO.
Ele utiliza a ideia de um EDIFÍCIO INTEIRO - falando aqui da unidade orgânica.
Nele, todo o edifício, bem ajustado, cresce...
Em Cristo o crescimento do edifício é certo. Aqui o Ap. Paulo fala sobre o crescimento da igreja.
A igreja do Senhor tem que crescer e nós não temos que ter medo disso. Não é pecado crescer.
Vivemos para compartilhar o evangelho e quanto mais pessoas crendo em JESUS maior é a sua igreja.
Se vai congregar aqui ou não, o nosso interesse é no crescimento da Igreja Geral…
O nosso maior desejo é falar de JESUS e tirar as pessoas do inferno.
Cristo além de ser o princípio de estabilidade e o que da a direção a Igreja (pedra angular), Ele também é o princípio do seu crescimento.
Esse edifício não é estático, ele é um edifício vivo, porque é formado por pedras vivas.
A igreja se movimenta. A igreja está em movimento e Deus ama uma igreja em movimento.
Não é sobre se mover sem um destino, mas é sobre se mover para glorificar o nome de Deus.
Para tornar o evangelho visível. Temos um alvo, temos uma missão, temos um campo missionário e vamos pra cima.
Queremos o CRESCIMENTO da IGREJA DO SENHOR.
A igreja cresce pra que? A resposta está ainda no v.21. A igreja cresce “para ser um santuário dedicado ao Senhor.”
É o que já introduzimos. O crescimento da igreja é um crescimento orgânico, natural e que principalmente GLORIFICA A DEUS.
Um santuário dedicado ao Senhor fala de aperfeiçoamento. A igreja deve viver buscando se aperfeiçoar, buscando viver para agradar a Deus.
A santidade é um termo chave na carta e na vida do Cristão. Muitas vezes na carta vemos o termo “santos”, que muitas vezes é traduzido como “povo santo”.
Somos um povo separado para pertencer a Ele e constituir a Sua Igreja.
Com isso devemos viver vidas buscando a santidade, a separação desse mundo. Não podemos ser iguais… devemos ser diferentes.
O v.22 nos traz conforto e segurança. Aqui mais uma vez é trazido a ideia de totalidade sem distinção.
“Nele também vocês estão sendo edificados...”
Continua o trabalho. Dia após dia sendo edificados pelo Senhor. Sendo moldados pelo caráter de Cristo.
E olha que maravilhoso, a edificação é: junto com os outros...
No versículo que fecha o capítulo também traz a unidade. Estamos sendo construídos pelo Senhor juntos.
Isso mostra que eu posso aprender com você e você pode aprender comigo.
Eu semeio na sua vida e você semeia na minha. Isso nos mostra a UNIDADE DO EDIFÍCIO ou do que nós conhecemos como o CORPO DE CRISTO, a Igreja do Senhor.
A nossa construção é para um fim: ser morada de Deus no Espírito.
Aqui revela a nossa dignidade como família de Deus. Uma construção para a morada de Deus.
Aqui está o propósito do templo: criar um lugar onde Deus possa habitar em comunhão com o seu povo.
Nós somos o lugar da habitação de Deus e devemos viver em comunhão com o outro.

Conclusão!

Esses versículos trazem a finalização de Efésios 2 com o apontamento que é CRISTO que faz isso.
Nós não somos mais estrangeiros e Peregrinos por causa de Cristo.
Nós só temos um fundamento porque Ele é a Pedra Angular.
Só iremos ter crescimento se estivermos nEle e com o fim de ser um santuário dedicado ao Senhor.
O capítulo 2 começa descrevendo os gentios como mortos, depravados e desobedientes; e termina com os mesmos gentios purificados de toda a sua culpa e pecado e os constituindo como habitação de Deus nos Espírito.
Related Media
See more
Related Sermons
See more