O HERÓI DESCONHECIDO DO NATAL

Natal, Christmas  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Matthew 1:18-25
Introdução:
Todos os anos, durante esta época, ouvimos falar muito sobre os vários personagens do Natal. Pessoas como Maria, os pastores, os reis magos (que só apareceram alguns anos mais tarde!), até mesmo as ovelhas, os jumentos e as pombas são retratados e o evento é encenado ano após ano.
Porem, Um sujeito, chamado José, é tratado meramente como um figurante. Ele aparece no programa de Natal, mas não traz presentes, não canta músicas e não faz discursos. Ele apenas fica ali observando a cena se desenrolar ao seu redor.
Bem, hoje quero esclarecer as coisas! Ao ler a história do Natal, estou convencido de que José possuía algumas qualidades que o destacam como o herói desconhecido do Natal.
As qualidades na vida desse homem nos ensinam como devemos agir para servir a Deus.

I. V. 18-19 O CARÁTER DE JOSÉ

Matthew 1:18–19 NVI
18 Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. 19 Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente.

A. Ele era um homem Consagrado

A Bíblia nos diz que José era um homem "justo".
Isso significa que ele era um homem que andava nos caminhos de Deus.
José era irrepreensível no que dizia respeito à Lei
No que diz respeito ao seu coração, ele andava pela fé no Senhor.
Ele era um homem justo!

B. Ele era um homem Compassivo

Por um momento, tente se colocar no lugar de José.
Você está noivo de Maria, o que é o mesmo que um casamento legal, exceto que não deve haver intimidade física. De repente, você descobre que sua noiva está grávida. É claro que você pensaria o pior. No entanto, quando José ouve todas essas coisas, em vez de reagir com raiva, ele responde com amor e compaixão a Maria.
Ele poderia desonrar Maria publicamente por causa do que ele considerava ser uma tremenda imoralidade da parte dela.
‌Essa escolha poderia possivelmente levá-la à morte de acordo com a Lei, Deut. 22:13-21.
Ele procura uma maneira de cortar o relacionamento deles sem humilhar Maria publicamente.
José demonstrou o amor de Deus em suas ações para com Maria - 1 Corinthians 13:4–8“4 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. 6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta…
(Ill. Imagine como seria a história do Natal se José tivesse reagido de forma diferente!
(Observação: Isso diz muito sobre o caráter de José! A maneira como reagimos em um momento de crise revela muito sobre a profundidade de nossa caminhada com Deus.
A maneira como reagimos àqueles que nos magoaram também é um indicador da profundidade de nossa caminhada espiritual.
Se ha exemplo que devemos seguir de José é o seguinte: que nunca devemos permitir que a mágoa que os outros nos infligem nos leve a retaliar em um esforço de feri-los em troca.
Precisamos exercitar a compaixão com as pessoas ao nosso redor que nos ferem. De fato, o Senhor Jesus nos disse para irmos além disso! Ele disse que deveríamos perdoar sem reservas aqueles que nos ofenderam.
Matthew 18:21–35
(Aplicação: Os momentos em que a vida dá errado do nosso ponto de vista são os momentos em que podemos conhecer o nosso verdadeiro eu. Pois o que somos nos piores momentos é o que realmente somos em nosso coração!
Exemplo de Jó 1:20-22. O que Jó foi no seu pior momento revelou o que sempre esteve em seu coração!
E isso Deus já sabia sobre ele mesmo antes de as calamidades chegarem, Job 1:8
Qualquer pessoa pode se alegrar e louvar a Deus quando a vida é boa, mas é preciso ter uma vida consagrada para louvar a Deus mesmo quando a vida desmorona.
As crises revelam a profundidade de seu compromisso com Deus e com a vontade Dele).
(Essas duas verdades sobre o caráter de José são uma lição para todos aqueles que desejam ser usados por Deus. Veja, Deus usa aqueles que são:
1. Consagrados - Após a salvação, o primeiro passo para ser utilizável por Deus é a prática da consagração pessoal - 1 Peter 1:1616 pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.”
2 Corinthians 6:17“17 Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei””
José era um homem “ consagrado”
2. Compassivo- Coração sensível - Se quisermos ser usados por Deus, nosso coração deve ser mantido em uma condição que lhe permita ouvir a voz de Deus.
(Veja Abraão no Monte Moriá - Gênesis 22. Se ele não tivesse um coração terno e não estivesse ouvindo a voz de Deus, as coisas teriam ficado feias rapidamente).
É claro que essas características, santidade e compaixão, foram encontradas na vida do próprio Senhor Jesus. Jesus era Deus, mas quando menino, Ele viu o comportamento piedoso modelado por seu pai substituto, José. Certamente, o caráter de José foi um fator na escolha de Deus por ele.

II. V. 20-23 O CHAMADO DE JOSÉ

Enquanto José refletia sobre toda a situação em que se encontrava, o Senhor falou com ele e fez um chamado em sua vida, como havia feito com Maria.
Esse chamado para servir foi, espiritualmente falando, um grande chamado e que teria honrado qualquer homem.
Entretanto, de um ponto de vista puramente humano, foi um chamado que colocou um grande peso sobre os ombros desse homem e foi um chamado para suportar um grande peso de vergonha e desonra. Por essa razão o chamado envolveu três tremendas revelações.
(Ill. Antes de entrar nesses versículos, quero salientar que o chamado de José veio com uma mensagem de paz da parte do Senhor.
Observe que, quando o anjo começa a falar no versículo 20, entre as primeiras palavras que saem de sua boca estão "Não temas".
Essas duas palavras foram incluídas em todas as mensagens para todas as pessoas que tiveram o privilégio de ouvir o anúncio sobre os grandes eventos que Deus estava prestes a realizar. Observe:
1. Zacarias-Luke 1:13
2. Maria - Lucas 1:30
3. José-Matt. 1:20
4. Pastores-Luke 2:10
Quando Deus enviou seus anjos para fazerem o comunicado do nascimento de Jesus, Ele os enviou com uma palavra divina "não temas".
O mesmo acontece com cada pessoa que Deus chama para segui-lo!
Veja bem, quando se vive para o Senhor e O servimos em retidão, não há necessidade de temer nada!
Deus é o nosso Criador. Ele é o nosso Senhor. Ele é o nosso Provedor.
Ele é Aquele que está no controle da vida e, quando Ele coloca um chamado em sua vida, não temas!
Ele sabe o que está fazendo e cuidará de você.
Seu chamado sempre vem acompanhado da promessa de Sua Ajuda, Sua Presença, Sua Provisão, Seu Poder, Sua Capacitação e Sua Bênção.
Portanto, podemos abraçar o chamado de Deus em nossa vida sem medo!

A. V. 20 A Revelação de uma Pessoa

Matthew 1:20 NVI
20 Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: “José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.
pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.
A revelação do Senhor a José foi feita para ajudá-lo a lidar com a sua vergonha e a desonra.
O anjo do Senhor lhe disse claramente que a criança que crescia no ventre de Maria era o Filho de Deus, João 1:1, 14.
O Senhor estava chamando José para ser o cuidador/pai substituto do Messias!
Por José ser um homem de fé, essa revelação o tranquilizou quanto à gravidez de Maria!

B. V. 21 A Revelação de um Propósito

Matthew 1:21 NVI
21 Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados”.
Deus revela o sexo , o nome e o propósito da vida dessa criança.
José é informado de que essa criança será AQUELE
que o profeta Isaias anunciou 700 Anos antes
Isa.9:6 “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro , Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.”
(Ill. Aqui está o propósito da vida do Senhor Jesus Cristo. Jesus veio a este mundo com o único propósito de ir à cruz e derramar Seu precioso sangue para que os homens pudessem ter vida eterna por meio Dele, João 10:10!
Ele veio a este mundo para dar a Sua vida para que os homens pudessem ser salvos,
Luke 19:10 “10 Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.”
O pequeno e indefeso bebê que Maria embrulhou em faixas naquela noite, há tanto tempo, veio a este mundo com o propósito singular de morrer em uma cruz romana para que você e eu pudéssemos experimentar a vida eterna por meio de Sua morte e ressurreição,

C. V. 22-23 A Revelação de um Plano

Matthew 1:22–23 NVI
22 Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: 23 “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel”, que significa “Deus conosco”.
Então, José é informado de que Deus está realizando Seu propósito eterno na vida de Maria e José.
Deus vai cumprir as profecias sobre o Messias e vai usar José para fazer parte disso!
Ill. Em tudo isso, José é um exemplo para nós. Quando surgiu uma crise em sua vida, ele buscou a face do Senhor.
Em vez de reagir de forma dura e carnal, José reagiu com fé, esperando no Senhor por orientação e direção, e foi ajudado por Deus!
Amigos, há momentos em que o Senhor entrará bem no meio de seus planos e vai bagunçar tudo! O que você faz nesse momento revela tudo sobre seu caráter e seu compromisso com o Senhor!)
(Ill. O chamado de José também é um incentivo para pessoas como você e eu.
Quando consideramos que José era um homem humilde e que, basicamente, um desconhecido, não vivia na capital, nao frequentou a escola dos profetas… …, isso abre as portas para você e para mim!
Em minha opinião, ser chamado para fazer parte do plano de Deus é uma honra incomparável, e é uma honra compartilhada por todos os filhos de Deus!
Ser um zé-ninguém de vindo de um lugar desconhecido, sem fazer nada de especial, e Deus olhar para essa vida e dizer: "Posso usar esse homem para realizar Meus propósitos eternos", é uma bênção que vai além das palavras ou da compreensão!
Ill. A avaliação de Paulo sobre o chamado para o ministerio - 1 Timothy 1:12–16 “12 Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério, 13 a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade; 14 contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus. 15 Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. 16 Mas por isso mesmo alcancei misericórdia, para que em mim, o pior dos pecadores, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza da sua paciência, usando-me como um exemplo para aqueles que nele haveriam de crer para a vida eterna.”
Independentemente do chamado, se ele vier de Deus, é um grande chamado -
Il. Davi - Psalm 84:10 “10 Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios.”

III. V. 24-25 CONDUTA DE JOSÉ

(Ilustração: Quando José recebeu o chamado de Deus, ele alterou todos os seus planos e deixou de lado todas as suas considerações e simplesmente foi e fez o que o Senhor disse para fazer. Observe o que a Bíblia diz sobre a conduta de José).
Matthew 1:24–25 NVI
24 Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa. 25 Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus.

A. Ele era Submisso

De forma muito simples, José fez o que o Senhor lhe disse para fazer!
1. Sua humildade - De acordo com a história, havia basicamente três teorias sobre a gravidez de Maria. São elas:
A. O bebê era de José. Eles não honraram um ao outro e esperaram até que estivessem oficialmente casados para ter relações sexuais.
B. O bebê pertencia ao amante secreto de Maria. Maria era culpada de adultério e merecia a morte.
C. Maria havia sido estuprada por um soldado romano. Maria estava carregando o filho bastardo do invasor inimigo.
(Ill. Qualquer uma dessas situações teria produzido uma situação de muita envergonha tanto para Maria quanto para José.
No entanto, quando José foi em frente e se casou com Maria, a maioria das pessoas provavelmente presumiu que ela e José não estavam dispostos a esperar até o momento apropriado para consumar o casamento. É claro que havia alguns naquela época que continuaram a questionar o nascimento de Jesus durante todo o Seu ministério (João 6:42; João 8:37-41).
(Ill. É claro que tudo isso envergonhou a vida de José, mas, assim como seu Filho adotivo, ele desprezou a vergonha por causa da alegria que lhe foi proposta, suportou a cruz.
Hebrews 12:2–32 tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. 3 Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.”
(Ill.) Nisso, José nos deixa uma lição para cada pessoa que deseja servir ao Senhor nos dia de hoje. Nosso dever perante o Senhor é nos humilharmos sob a poderosa mão de Deus, 1 Pedro 5:6; Tiago 4:6.
Independentemente do chamado que Deus faz em nossa vida, haverá momentos em que o mundo, a carne e o diabo tentarão nos envergonhar de quem somos e do que defendemos. No entanto, devemos nos submeter à vontade de Deus e suportar Sua vergonha, independentemente do que isso possa envolver).

2. Sua Obediência

Sem qualquer hesitação, José fez o que lhe havia sido ordenado.
Que lição para os filhos de Deus!
Muitas vezes, a voz de Deus chega até nós e debatemos com Deus e com nós mesmos e hesitamos em vez de responder em rápida obediência.
Aprendamos a verdade de que a obediência ao Senhor é muito mais abençoada do que qualquer outra coisa que possamos fazer por Ele.
1 Samuel 15:22–2322 Samuel, porém, respondeu: “Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. 23 Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei”.”
Nem sempre podemos dar uma oferta. Obediência é o que Ele deseja e é algo que sempre podemos oferecer!

B. Ele se Rendeu

O versículo 25 nos diz que José era um homem que estava disposto a colocar a vontade do Senhor acima de seus próprios direitos.
Ele respeitou a virgindade de Maria até depois de Jesus ter nascido! Mesmo quando era inconveniente, José voluntariamente deixou de lado seus próprios direitos para que pudesse honrar o Senhor! Que exemplo para você e para mim!
(Ill. Há momentos em que fazer a vontade de Deus não é a coisa mais fácil de se fazer.
Há momentos em que fazer a vontade Dele não é a coisa mais conveniente a se fazer.
Entretanto, fazer a Sua vontade é sempre a coisa CERTA a fazer!
Precisamos chegar ao ponto em que perdemos nossa vontade em favor da vontade de Deus!
Que seja dito que nos rendemos ao plano de Deus sem reservas e sem concessões!
Você chegou a um ponto em sua caminhada com o Senhor em que fazer a vontade Dele eclipsa todas as outras considerações?
Deus está realmente em primeiro lugar em sua vida?)
Conc:
Por fim, Maria deu à luz seu bebê. Naquela grande noite, José fez o que lhe havia sido ordenado, tomou seu Criador nos braços e o chamou de JESUS.
Este ano, nas peças e programas de Natal em todo o mundo, José ficará em segundo plano em relação aos pastores, sábios, animais e outros personagens.
No entanto, para mim, esse homem se destaca como o verdadeiro herói do Natal, por causa das lições que ele nos ensina sobre obediência a Deus e entrega a Deus.
Vamos tirar essas lições da vida de José e garantir que as mesmas características sejam encontradas em nós, não apenas no Natal, mas todos os dias do ano! Submissão - Obediência- Rendição
Temos algum José aqui nesta manhã? Pessoas que Deus está chamando para renovar o serviço e a utilidade perante Ele?
Há alguém que o Senhor está chamando para vir a Ele hoje para a salvação? Para servir? Para se render em alguma área da vida? Se houver um chamado sendo feito em seu coração hoje, convido-o a usar a vida de José como um exemplo de como é preciso reagir ao chamado de Deus. Simplificando, quando Deus chamar, levante-se e vá! Agora mesmo, você se levantará e virá até Ele quando Ele o chamar?
Related Media
See more
Related Sermons
See more