A BUSCA PELO O NATAL

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Por Thiago de Aguiar Alcantara
TEXTO: Mt 2. 1-23
INTRODUÇÃO
2024 é o ano em que se comemoram os cinquenta e cinco anos da chegada do homem à lua. Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong, o primeiro astronauta a pisar em solo lunar, ao fazê-lo, disse uma frase que até hoje ecoa como a mais triunfal conquista humana de todos os tempos: "É um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco salto para a Humanidade" (quem nunca ouviu essa frase é porque deveria – ou, deve – estar no "mundo da lua"). Mas, o que mais me chamou a atenção foi o que disse Richard Nixon, o então presidente estadunidense da época. Com uma empáfia singular, talvez fruto do orgulho americano por serem eles os primeiros a conseguir tal façanha, Nixon falou em alto e bom som que "esse é o dia mais importante para a Humanidade – o dia em que o homem pôs os seus pés na lua". Foi aí que um grande evangelista do século vinte, Billy Graham, resolveu reagir à afirmação de Nixon. Disse Billy: "o dia mais importante para a Humanidade não foi o dia em que o homem pôs os seus pés na lua, e sim, o dia em que Deus pôs os seus pés na Terra". A Casa Branca estremeceu!
Há, meus irmãos que benção é saber que o dia mais importante da história da humanidade foi o dia em que Deus se fez homem sem deixar de ser Deus e veio a esse mundo para dar a sua vida na cruz e pagar os nossos pecados.
Mateus nesse Evangelho tem o propósito de revelar a Jesus Cristo como rei para os judeus. E por isso ele começa no cap 1 com a genealogia mostrando que Jesus era o Rei e o Messias prometido para o povo de Deus. Mostrando a graça de Deus a cinco mulheres todas que tiveram diante dos olhos dos homens talvez uma conduta duvidosa fazem parte dessa genealogia.
Depois ele mostra como o anjo se revela a José, dizendo que quem tinha engravido Maria era o Espírito Santo e que então ele poderia receber como sua legitima esposa. E depois dessa história então Mateus, quer revelar que Jesus de fato é verdadeiramente rei.
E mais ou menos um ano e meio depois do nascimento de Cristo Jesus o texto nos mostra agora José e Maria vivendo numa casa e então aparecem no cenário de Israel alguns magos que vieram do Oriente da Pérsia da região do Irã propriamente dizendo ou talvez de uma parte do Iraque e eles chegam a Jerusalém onde reina Herodes o Grande, Herodes é um dos maiores facínoras da história da humanidade.
Para vocês ter uma ideia Herodes matou 4 filhos com medo de que eles tomassem o seu trono. Ele matou a sua própria esposa Mariana quando Cesar Augustus, chamou a Roma para repreendê-lo porque ele matava os seus inimigos em Israel matava seus próprios filhos. Herodes, meus irmãos, era tremendamente mal.
Imaginem como está o seu coração quando esses magos chegam em Jerusalém dizendo: “Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. Mateus 2:2”.
E ao olhar para a história desses homens nós encontramos que os próprios judeus não busca-lo conhecer a Jesus no dia do seu nascimento. Os próprios sacerdotes que ouviram a história, como também, abriram o texto e disseram onde o Messias nasceria não se moveram 10km a pé de Jerusalém pra ir a Belém conhecer o Messias. Mas esses homens viajaram meses mais de 1.200km com seus camelos numa viagem longa para conhecer a Jesus. Olhando para a busca apaixonada, dedicada e intensa desses homens eu quero pregar para vocês nessa manhã com o tema a busca do Natal.
Preposição: A busca pelo o Natal
Em primeiro lugar: A busca por um Rei (v.1-2)
Explicação
A busca do Natal é a busca por conhecer a Cristo. A busca do Natal é a busca por conhecer um Rei. Quando estes homens ficaram sabendo que a pareceria uma estrela estando lá no Oriente.
Irmãos, nós sabemos que os judeus foram levados cativos por Nabucodonosor a babilônia e um dos maiores líderes políticos que influenciaram o mundo naqueles dias do cativeiro babilônico e debaixo do Império Medo Persa foi Daniel.
Então a fé judaica foi propagada por causa da intervenção de Daniel, dos seus amigos, da rainha Ester. E no AT era conhecido a profecia que foi colocada na boca de Balão em Nm 24.17 “Vê-lo-ei, mas não agora; contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó, de Israel subirá um cetro que ferirá as têmporas de Moabe e destruirá todos os filhos de Sete.”
Essa profecia era conhecida por aqueles homens do Oriente. E então quando eles viram aquela estrela gloriosa eles entenderam que o Messias havia nascido, que o Rei dos Judeus havia nascido. Eles não buscam simplesmente por um profeta humano eles buscam pelo o Rei prometido.
Não é isso que o anjo disse aos pastores lá me Lc 2.10 “Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: 11 é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”
Jesus é o Messias o Rei prometido que veio ao mundo libertar o seu povo. Libertar o seu povo da escravidão do pecado. Libertar o seu povo da escravidão do Diabo. Libertar o seu povo de uma vida longe de Deus. Jesus é o filho de Deus, ele é Deus, ele é rei, ele é salvador.
Ilustração
Aplicação
E se você quer conhecer a Cristo Jesus você não pode buscá-lo meramente como um profeta humano.
Você não pode buscá-lo meramente como um reformador social.
Você não pode buscá-lo meramente como um pensador ou um exemplo a ser seguido.
Você tem que buscá-lo como filho de Deus como o seu único Senhor e Salvador.
Há um cântico de autoria de Guilherme Kerr e Jorge Camargo que tem como título o Rei da Glória, ele diz assim: “O Rei da glória, o Rei dos reis, Senhor dos senhores, Soberano Deus É Jesus, É Jesus, É Jesus”.
Desceu da glória e homem se fez, Varão de dores, servo sofredor, padeceu, sim, Jesus padeceu.
Sim, Cristo entregou sua vida, de forma espontânea Ele a deu, ninguém poderia obrigá-lo, foi seu próprio amor que o moveu.
Por isso reina acima dos céus, e tem o nome capaz de nos salvar, é Jesus, só Jesus, só Jesus.
Virá em breve, o Rei dos reis, vestido em glória, com toda o seu poder voltará, sim, Jesus voltará!
Jesus é o filho de Deus ele é o Rei da glória. Você já parou para pensar que nós não celebramos o nascimento de nenhum dos grandes Cesares, nós não celebramos o nascimento de Napoleão Bonaparte, nós não celebramos o nascimento de nenhum outro grande líder de qualquer religião neste mundo.
Sabe por que nós não celebramos o nascimento deles? Porque eles estão mortos! Mas nós celebramos o nascimento de Jesus porque ele está vivo, ele é Rei, ele está à sentado a direita de Deus Pai. De onde intercede por nós todos os dias, de onde virar para buscar-nos e estabelecer o seu reino para sempre.
Se você quer de fato encontrar a maior benção do Natal ao conhecer o Senhor Jesus Cristo verdadeiramente busque por um Rei. Reconheça que ele é o todo poderoso Senhor, que te amou que deu a vida na cruz para salvá-lo que ele ressuscitou e vivo está.
E se você crer que ele é o filho de Deus você será declarado justo no tribunal de Deus. Perdoado de todos os seus pecados, reconciliados será com Deus, terá a paz do Senhor no seu coração, terá a alegria de Deus em você, um lugar garantido nos céus e a intimidade com o Senhor para a eternidade.
A busca do Natal é a busca por um Rei. A busca do Natal é a busca por conhecer a Jesus. Que Deus nos dê a benção de conhecer mais e mais o Senhor Jesus neste Natal para a glória e para a honra do nome do nosso Senhor Jesus Cristo.
Segundo lugar: Busca nas Escrituras (v.3-8)
Explicação
Busque nas Escrituras. Como os magos ficaram sabendo que a pareceria aquela grande estrela? Porque a Palavra de Deus profetizava.
Como em Jerusalém os escribas e sacerdotes puderam descobrir precisamente o lugar no qual o Messias, nasceria? Porque a Palavra de Deus profetizava. Em Miqueias cap 5.2 e aqui Mateus lança mão da tradução dá septuaginta.
Não é como sai no hebraico do qual foi traduzido nosso texto. Mas ele diz: “que o Senhor Jesus seria guia que apascentaria o povo de Israel”.
E aqui então você ver que Herodes dizendo que quer adorar o Senhor sendo um dos homens mais dissimulado da história. Pergunta quanto tempo eles tinham visto a estrela, por que ele faz essa pergunta?
Porque ele está calculando o tempo para ir a Belém e matar o menino. E ele diz o seguinte, então caminha a Belém descubram tudo, passem aqui e me contem para que eu também vá adorá-lo.
Graças a Deus, o texto diz que eles foram advertidos por um anjo e voltaram por um outro caminho pra que Herodes não seguisse o seu grande objetivo de matar o filho de Deus.
Mas o texto nos ensina que se nós queremos conhecer a Cristo Jesus nós temos que buscar nas escrituras. Certo dia um debate com os fariseus o Senhor disse: Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida.
Jesus queridos nos disse que é nas escrituras que nós podemos conhecer dele.
Em outro determinado momento na festa dos tabernáculos que durava sete dias. Os Judeus moravam em tendas naquela festa e naquela festa o sacerdote toma água do tanque de Siloé. E no final do dia todo numa grande procissão guiava o povo e derramava então água do lado do altar para dizer que Deus tinha saciado à sede do seu povo no deserto.
E eles tinha a história da fé, mas não tinha fé no seu coração. No último dia o grande dia da festa, talvez diante daquela cerimônia Jesus levanta e diz: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.
Ilustração
Aplicação
Nós temos que crer em Jesus, meus irmãos, como diz as Escritura. Você não pode crer em Jesus meramente como um filosofo humano.
Você não pode crer em Jesus como um mestre da religião.
Você não pode crer em Jesus como uma boa pessoa somente.
Você não poder crer no Senhor Jesus como um reformador social.
Você tem que crer que ele é o próprio filho de Deus que veio ao mundo para pagar os seus pecados.
Ele é Deus e homem a mesmo tempo porque somente alguém do tamanho de Deus poderia pagar a nossa dívida.
Mas ele é homem porque fomos nós homens que pecamos e somente alguém que fosse do tamanho de Deus, mas fosse homem poderia dar a sua vida na cruz para pagar os nossos pecados.
É por isso irmãos que nós temos que guardar bem aquele argumento de CS Lewis no seu livro cristianismo puro e simples:
Um homem que fosse somente um homem e dissesse as coisas que Jesus disse não seria um grande mestre da moral. Seria um lunático – no mesmo grau de alguém que pretendesse ser um ovo cozido — ou então o diabo em pessoa. Faça a sua escolha. Ou esse homem era, e é, o Filho de Deus, ou não passa de um louco ou coisa pior. Você pode querer calá-lo por ser um louco, pode cuspir nele e matá-lo como a um demônio; ou pode prosternar-se a seus pés e chamá-lo de Senhor e Deus. Mas que ninguém venha, com paternal condescendência, dizer que ele não passava de um grande mestre humano. Ele não nos deixou essa opção, e não quis deixá-la. […] Agora, parece-me óbvio que Ele não era nem um lunático nem um demônio, consequentemente, por mais estranho, assustador e inacreditável que possa parecer, tenho que aceitar a ideia de que Ele era e é Deus.” 
Portanto Jesus Cristo é Deus. E, ele diz que quem crer nele como diz a Escritura terá a sede da sua alma saciada. Terá o vazio do seu coração saciado. Há irmãos, é somente por causa da fé em Jesus que nós podemos de fazer conhecer conforme as escrituras dizem.
Talvez você que estar aqui nessa manhã você tem uma grande cede na alma. Talvez você perceba que tem um grande vazio no seu coração.
Eu quero lembrar da citação do santo Agostinho no início das suas confissões quando disse: “oh, Senhor tu nos criastes para ti. E o nosso coração não pode repousar seguro enquanto não descansar em ti”.
Também o pensador Dostoiévski disse que “dentro do coração do homem a um vazio do tamanho de Deus”.
Portanto somente Deus pode preenchê-lo. E se você quer ter a sede do seu coração saciada, se você quer ter verdadeiramente paz na vida, se você quer parar de viver com essa dor na consciência, com esse aperto na alma, com essa tristeza constante que não se recusa deixar você,
você pode olhar para Jesus como diz a Escritura e buscando na Escritura quem é Jesus você vai entender que nunca ninguém te amou como Jesus que veio ao mundo e deu a vida na cruz para pagar os seus pecados e ressuscitou e se você se arrepende dos seus pecados e crer nele com diz a Escritura ele vai saciar a sede da sua alma.
Ele vai perdoar os seus pecados. Vai te justificar no tribunal de Deus. vai se reconciliar contigo. Vai te adotar como filho de Deus. Vai te selar com o Espírito Santo. Vai te dar paz. Vai te dar vida eterna como diz as Escrituras.
Se você nesta manhã quer conhecer o filho de Deus busque nas Escrituras.
Terceiro Lugar: busca da adoração (v. 9-12)
Explicação
É impressionante que quando eles estão em Jerusalém, eles não veem mais a estrela. Mas o texto diz que depois que eles saem de Jerusalém a estrela brilhou novamente.
E parou sobre a casa onde estava o menino. E diz o nosso texto: “E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. 11 Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe.
Provavelmente o Senhor Jesus já caminhava com a idade de 1 ano e meio ou 2 anos. Mas o texto continua: Prostrando-se, o adoraram.”
E um deles entregou ouro. Ouro é metal puríssimo, presente dado a reis. Outro entregou incenso para relembrar que Jesus é o sacerdote dos sacerdotes. E o outro entregou mirra, que significava uma raiz amarga, sofrimento de Jesus como profeta que foi e que é e que também, foi perseguido e deu a sua vida na cruz.
Então eles adoram o Senhor abrem as suas ofertas e porque creram no Senhor, Deus mesmo se revelou a eles dizendo: “que não voltassem a Jerusalém, mas que regressassem por outro caminho à sua terra.
Ilustração
Aplicação
Preste atenção irmãos, esses homens buscam a Jesus para adorá-lo. Eu não sei qual é o seu propósito de buscar a Cristo Jesus nesta manhã.
Talvez você veio aqui por mera religiosidade.
Talvez você veio porque não tem outro lugar para ir.
Talvez você veio aqui para não ficar em casa.
Mas queridos nós fomos criados para a glória de Deus. Nós fomos criados para adorar a Deus.
E a busca do Natal é a busca por adoração. Eu quero convidar a olhar para o seu coração nessa manhã e responda sinceramente se Jesus Cristo é o maior amor da sua vida.
Se ele é a primeira prioridade do seu coração.
Há, meu irmão, talvez você tenha dito – ah, se o Senhor me tirar tal coisa eu perco a razão de viver.
Ou, ah, se o Senhor não responder essa oração eu vou ficar muito irritado com Deus.
Se você já pensou ou falou esse tipo de coisa a coisa que você não quer que seja tirada ou a coisa que você deseja receber é o seu Deus. É maior amor da sua vida.
Meus irmãos, você pode vim aqui a Igreja e ter uma postura religiosa como cristão diante dos olhos dos homens mas Deus conhece o nosso coração.
E eu quero lhe perguntar qual é o maior amor da sua vida? O que é que faz você levantar da sua cama de manhã?
Qual é o propósito da sua existência? Nós temos que analisar sinceramente o nosso coração porque nós podemos viver a vida inteira na igreja e sermos meramente religiosos.
Você ama o Senhor Jesus sobre todas as coisas? Você ama o Senhor Jesus no dia bom e no dia mal da sua vida?
“Uma reportagem sobre as inundações que tinha acontecido na região de Belo Horizonte e um repórter daquela emissora então chegou para fazer as entrevistas com câmera filmando e de repente eles filmaram um homem que tinha um livro preto na mão.
E eles se aproximaram e perguntaram para aquele homem que estava perto do soterramento dizendo: “o que Senhor está fazendo aqui? Ele disse: “minha casa ficava exatamente nesse lugar!”
E eles perguntaram faleceu alguém da sua família? Ele disse: sim. Faleceu a minha mulher e faleceram todos os meus filhos e eu fiquei só”.
E eles perguntaram a ele: porque o Senhor não está gritando, desesperado? De onde o Senhor busca força para poder enfrentar uma tragédia tão grande como essa? E aí então ele tira a sua Bíblia e diz o seguinte: “a minha força vem desse livro. A minha força vem do Deus que se revela nesse livro. Que me amou e deu o seu filho na cruz para pagar os meus pecados. A minha dor é imensa, mas o meu Deus sabe o que faz. E eu confiou nele e eu não vou deixar de adorá-lo ainda que eu tenha perdido a minha família.
CONCLUSÃO
Que nesse mês que se comemora o Natal eu quero convidá-lo a olhar para o seu coração porque muitas vezes os protestantes condenam pessoas de origem romanistas porque elas dirigem suas orações as suas imagens, mas muitas vezes nós não temos imagens, mas nós temos falsos Deus em nossos corações quando colocamos qualquer coisa ou qualquer pessoa no lugar de Deus.
Quando você coloca a sua carreira no lugar de Deus você está idolatrando. Quando você coloca a sua vida financeira no lugar de Deus você está idolatrando. Quando nós colocamos nossa família no lugar de Deus nós estamos idolatrando.
Portanto nós devemos pedir ao Senhor misericórdia porque Calvino foi muito sábio ao dizer: “que o nosso coração é uma fábrica de ídolos”. E muitas vezes sem ver inclusive este que vos prega pode até colocar o próprio ministério no lugar de Deus.
Que o Senhor tenha compaixão de nós. Que ele nos livre da nossa idolatria. Que nós amemos a Jesus sobre todas as coisas que ele seja prioridade da nossa vida e tal como esses homens ofereceram o melhor, ouro, incenso e mirra, que nós ofertemos o nosso coração ao Senhor.
Que nesse Natal você diga para Jesus – Senhor tu viesse ao mundo, tu me amaste, tu me salvaste, tu me perdoaste. O meu coração eu te ofereço, oh, senhor pronta e sinceramente.
A maior busca do Natal é a busca por conhecer o filho de Deus. Que nessa manhã você busque o Senhor, Rei da sua vida. Que você busque, mas conhecê-lo pela Palavra de Deus. Mas que você busque sobre todas as coisas adorá-lo porque ele te amou e deu a vida na cruz para pagar os teus pecados.
Related Media
See more
Related Sermons
See more