Revelações para travessia

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Culto da virada
Daqui a alguns minutos nós estaremos recebendo 2024, e quando eu pensava nesta noite, pensando na dinâmica para essa noite o que falar o poderia alimentar o nosso coração por meio do Espírito Santo e fui conduzido para o nosso tema de 2023. Qual foi o tema nosso mesmo deste ano?
Quero então lhe pedir permissão para me tornar boca de Deus para você nesta noite, e entregar uma palavra direcionada do trono de Deus, para que 2024 seja um ano vivido na dependência e no poder do Espírito Santo.
REVELAÇÕES PARA UMA TRAVESSIA
Marcos 4.35–41 (BSAS21)
Tarde naquele dia, Jesus lhes disse: Passemos para o outro lado.
E, deixando a multidão, eles o levaram consigo no barco, assim como estava. Outros barcos o seguiam.
Levantou-se então um grande vendaval, e as ondas arremessavam-se contra o barco, de modo que ele já estava inundando.
Jesus, porém, estava na popa, dormindo sobre uma almofada. Os discípulos o despertaram e lhe perguntaram: Mestre, não te importas que pereçamos?
E, levantando-se, ele repreendeu o vento e disse ao mar: Cala-te! Aquieta-te! E o vento cessou, e fez-se grande calmaria.
Então lhes perguntou: Por que estais tão amedrontados? Ainda não tendes fé?
Eles ficaram apavorados e diziam uns aos outros: Quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?
O texto que lemos nesta noite, a sua geografia ou a sua localização fica no mar ou lago da Galiléia. Dizem os estudiosos do Novo Testamento que o lago da Galiléia ele era famoso exatamente por conta das suas tempestades. Na verdade os próprios arqueólogos antigos eles explicam que as tempestades apareciam literalmente do nada, apareciam sem qualquer tipo de previsão, sem qualquer tipo de aviso prévio.
Os arqueólogos dizem que as tempestades que marcaram ou que caracterizavam o lago da galiléia elas surgiam com força, elas surgiam com ímpeto assustador e de acordo com o texto bíblico que nós lemos, foi em um dessas repentinas tempestades que atacou naquele dia o barco que Jesus estava com os seus discípulos.
Entenda: Eu acredito que nesta noite, a noite do dia 31 de dezembro de 2023 é muito mais do que a virada, a transição de um ano para o outro. Eu acredito que nesta noite é muito mais que simplesmente celebrarmos a virada de um ano, eu penso que essa noite é o ponto de partida para o início de uma importante travessia.
Preste atenção por favor. Chegar ao final deste ano, chegar ao final do ano de 2023, e chegar ao final desse ano levando em consideração a nossa trajetória, é como se tivéssemos em um barco, sentindo que estamos sendo movimentados de uma lado para o outro. O ano vai começar, e todos nós sabemos que o próximo ano, 2024, daqui a alguns minutos, nós enquanto comunidade de fé estamos sendo levados por uma nova visão - O ANO DA EXPANSÃO. Quem esteve na quarta já sabe que esse será o nosso tema para 2024. Será o ano da transição. Estamos atravessando. Deus nos deu esse direcionamento, nos deu essa visão, e nos deu esse tema para 2024. O ANO DA EXPANSÃO.
Todo novo ano gera em nós novas perspectivas.
Quando olhamos para o próximo ano automaticamente pensamos em mudanças de idéias. Ou seja, parece-me que viver a virada desse ano é lançar-se nunca considerável e desafiadora travessia. Nós não sabemos o que nos espera no próximo ano. No ano da virada que aconteceu a pandemia, ninguém, por mais pessimista imaginou que nós passaríamos por aquele tempo de tantas perdas. Nós não sabemos o que essa travessia de um ano para o outro pode nos reservar.
É por isso que eu quero fazer algumas considerações no texto, destacando revelações que devem ser observadas por nós, a fim de que os desafios que nos aguardam no ano de 2024, não apenas sejam encarados com garra, mais sejam vencidos por nós através do Poder do Espírito Santo em nós.
Permita-me apresentar o contexto do texto. A bíblia diz que Jesus havia passado o dia ensinando as multidões, Jesus durante o dia havia curado muitos doentes, e a bíblia está dizendo que no final da tarde Jesus entrou no barco acompanhado de seus discípulos e ordenou então que ele e seus discípulos atravessassem para o outro lado do lago. Uma coisa me chamou a atenção nesta travessia. Enquanto eu lia o texto, o que saltou aos meus olhos, foi o texto dizer que do outro lado do lago, o lado para onde Jesus estava indo, ficava a região de Decápolis. Decápolis é uma palavra composta do grego Deca (dez) Polis (cidade). A bíblia diz que Jesus entra no barco com os seus discípulos e diz: Passemos para o outro lado. Jesus dá um senso de direção, Jesus dá uma palavra de liderança. Jesus diz: Vamos para a outra margem, e na outra margem do lago estava a região marcada por 10 cidades (decapolis) que segundo os estudiosos, os Judeus evitavam frequentar. Sabe porque? Porque a maior parte da população daquela área era formada por Gentios. E foi exatamente para lá, para a outra margem do lago, que a bíblia diz que Jesus encontrou o homem possesso, foi exatamente para o lado onde Jesus ordenou para que os seus discípulos fossem com ele, que Jesus foi interpelado por um homem que saiu do sepulcro completamente dominado e aprisionado por influência demoníaca, foi do outro lado do lago para onde Jesus estava indo com os seus discípulos que Jesus foi encontrado por um homem que precisava ser liberto.
Percebam uma coisa: Jesus não decidiu atravessar o lago sem propósito. Jesus não decidiu atravessar o lago de forma aleatória. Ao ordenar para os seus discípulos entrassem no barco e navegassem para a outra margem o que Jesus estava dizendo é o seguinte:
“VAMOS, POIS DO OUTRO LADO DA MARGEM EXISTE UMA MISSÃO PARA REALIZARMOS; DO OUTRO LADO TEM GENTE AGUARDANDO A NOSSA CHEGADA PARA SEREM LIBERTOS DAS INFLUÊNCIAS MALIGNAS”.
Eu não sei se você pegou a visão de Deus para nós? Mas da mesma forma, que Jesus conduziu seus discípulos na travessia para que do outro lado alguém que estava necessitando ser liberto, encontrasse a libertação. Jesus está nos permitindo nesta travessia, nesta virada de ano, Jesus está nos permitindo passar de 2023 para 2024 porque existem pessoas do outro lado, existem pessoas em 2024 aguardando a manifestação dos filhos de Deus. Tem projetos para serem realizados do outro lado, em 2024. Existem pessoas para serem transformadas do outro lado, em 2024. Existem realidades para serem modificadas do outro, em 2024.
Enquanto eu lia o texto, enquanto eu estudava o texto, e tentava entender o que Deus queria para essa noite, um start que recebi do Espírito Santo, levando em consideração o contexto de Jesus atravessando para o outro lado para cumprir a missão de libertar o homem endemoniado, eu entendi no poder do Espírito Santo que:

1. TEMPESTADES APARECEM NO CUMPRIMENTO DE UMA MISSÃO ESPIRITUAL

Quem está em missão não tem como escapar da tempestade. Na verdade, quem está em missão não aguarda por dias de paz. “Bem-aventurados serão vocês quando forem perseguidos por causa da justiça. Porque da mesma forma perseguiram os profetas que existiram antes de vocês. Mas alegrem-se, porque grande é o galardão de vocês na eternidade”
2024 nós seremos enquanto comunidade vamos caminhar na visão de PGs. Eu sei que não será um ano fácil. Faltarão cooperadores, lugares (casas) para implantação, faltarão lideranças. Mais também eu creio que não faltará provisão de Deus para nós.
Porém, pior do que conviver com as incertezas de como serão as páginas de 2024, é a gente ter que fazer a travessia ao lado de pessoas céticas daquilo que Deus pode fazer através de uma visão.
Deus não quer pessoas negativas nesse barco. Deus não quer gente pessimista nesse barco, pessoas com espírito crítico, que não ajudam e pelo contrário, ainda atrapalham, é gente que diante de qualquer desafio sempre responde: Não vai dar certo.
Daqui alguns minutos vão fazer 6 anos que estou com vocês e desde o dia que eu vim para cá eu já debaixo dessa visão dada por Deus para nossa Comunidade de Fé. E 2024 será o pontapé inicial, não sei como será, só sei que Deus está no controle. E também não tenho dúvidas sobre que tempestades surgirão no cumprimento da missão espiritual.
É fato que nós não saberemos como serão os meses de 2024, é fato. É fato que nós não sabemos quais mudanças virão. é óbvio que nós não sabemos quais desafios que nós seremos obrigados a enfrentar, No entanto, do outro lado da margem, 2024, existem pessoas que estão aguardando a nossa chegada para serem libertos das garras do diabo e receberem sentido para suas vidas.
O nosso problema é que nós temos mentalidade ou os nossos pensamentos são envolvidos pelo entendimento que tempestades só aparecem quando nós desobedecemos a voz de Deus, quando na verdade tempestades podem acontecer também quando decidimos obedecer a Deus. Tempestades podem surgir até mesmo quando decidimos cumprir a missão que recebemos do céu.
Sabe qual a palavra de Deus que aqueceu o meu coração? “QUANTO MAIS ENVOLVIDO ESTOU NO CUMPRIMENTO DA VONTADE DE DEUS, MAIS ATACADO SEREI PELO REINO DAS TREVAS”.
Quem decide cumprir a vontade de Deus, desperta hostilidade naqueles que servem a satanás. Foi Jesus que disse para nós: “Neste mundo você terá aflições”. Então digam que vai dar tudo errado, digam que a embarcação vai naufragar. Não foi isso que ele disse. Ele disse: É certeza que no mundo vocês terão aflições, “mais também é certeza que vocês podem ter bom ânimo porque eu venci o mundo”.
Portando 2024 está se aproximando, nós estamos na travessia. E que bom que Deus nos escolheu para esse momento histórico para atravessar 2023 para 2024, porque embora existam tempestades previstas, tem também uma missão para ser cumprida.

2. EM MEIO ÀS TEMPESTADES, MANTENHA A SERENIDADE DE JESUS

Gente serena é gente que consegue manter tranquilidade, é gente que não é vencida pelo desequilíbrio emocional, é gente que mantém a calma diante de situações complicadas, perigosas, traumáticas.
O texto diz que Jesus estava deitado na popa do barco, Jesus estava no fundo do barco, Jesus estava descansando. A Bíblia diz que Jesus estava calmo mesmo sabendo que do outro lado ele iria encontrar uma luta espiritual. Ou você acha que Jesus não sabia que do outro lado não existiriam pessoas para serem libertas. Mesmo com a certeza que do outro lado haveria um enfrentamento espiritual, a bíblia diz que Jesus estava dormindo.
Preste atenção: A Bíblia diz que Jesus estava no barco dormindo, uma tempestade se levantou, as ondas se arremessavam contra o barco, olha o que mais diz o texto: A bíblia diz que o barco estava se enchendo de água. Jesus dormindo, a água entrando, a tempestade acontecendo e Jesus dormindo. O vento, as ondas, a tempestade não foram capazes de perturbar o sono de Jesus - Jesus permanece sereno.
O fato curioso é que Jesus estava na popa do barco, e as ondas estavam enchendo o barco. Tem uma revelação tremenda nesse texto. “OS FENÔMENOS NATURAIS NÃO FORAM CAPAZES DE DESPERTAR JESUS DO SEU SONO SERENO” Atenta a uma coisa profética para sua vida nesta noite. PEGA AÍ CRENTE. “OS FENÔMENOS NATURAIS, NÃO FORAM CAPAZES DE DESPERTAR JESUS DO SEU SONO SERENO”, PORÉM, QUANDO OS SEUS DISCÍPULOS CLAMARAM E O CHAMARAM, ELE SE LEVANTOU”. Pegou crente?
“NÃO EXISTE NADA COM MAIOR POTENCIAL DE ACORDAR JESUS DO QUE O CLAMOR DOS SEUS DISCÍPULOS”.
Porque você esta preocupado com a outra margem, porque você esta preocupado com 2024? Mas pastor, vai ter batalha, tem demônio para enfrentar. “EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO E ESTOU CERTO QUE É PODEROSO”.
Onda não acordou, o vento não acordou. MAS A VOZ DOS DISCÍPULOS ACORDARAM JESUS - Se você é discípulo e começar a chamar por Jesus, ELE VAI SE LEVANTAR.
É por isso que o diabo deseja manter a nossa boca fechada. Sempre que você estiver frente a um desafio, o diabo vai desejar que você fique calado. Sempre que você estiver em processo de tentação o diabo não vai desejar que você fale alguma coisa. Sempre que você estiver diante de tempestades o diabo não deseja que fale. Você sabe porque? Porque o inferno sabe que o poder de ordenar VIDA OU MORTE está na sua língua. 2024 será um ano abençoado pelo poder de Jesus.
2024 nós vamos pra cima pelo poder do Espírito Santo. Nós não somos do povo que retrocede, que recua - NÓS VAMOS AVANÇAR.
Tempestades acontecem na travessia, mais também tem revelação do céu. O diabo não quer que você fale, porque ele sabe que na sua língua tem poder. É só clamar, o seu clamor acorda Jesus. “Clama a mim e responderei e anunciarei coisas grandes e firmes que não sabes”.
“OS VENTOS NÃO PODEM ACORDÁ-LO, AS ÁGUAS NÃO TEM O PODER DE DESPERTÁ-LO, PORÉM O CLAMOR DE UM CORAÇÃO CONTRITO POR ELE, JAMAIS SERÁ DESPREZADO”.
Eu quero encorajar você nesta noite.
Coloque-se de pé e comece a clamar por Jesus.
Qual é a tempestade que está se levantando?
Qual é a tempestade que está vindo contra você?
Será que tem discípulo de Jesus aqui para acordá-lo com o seu clamor?
Não existe nada com maior potencial para acordar Jesus, se não o clamor dos seus filhos.

3. EM MEIO ÀS TEMPESTADES CREIA NA AUTORIDADE DE JESUS

2024
Travessia
Demônio do outro lado
Gente processa
Batalha espiritual
Mais entenda uma coisa:
Quando os discípulos de Jesus deram conta da presença de Jesus no barco, a tempestade para os discípulos perdeu todo o seu poder. Quando os discípulos se deram conta de que Jesus estava ali, a tempestade se transformou em calmaria.
A PRESENÇA DE JESUS PRODUZ PAZ
A Bíblia diz que quando Jesus foi acordado pelos discípulos, Jesus se levantou da popa do barco, em meio aos ventos e em meio ao desespero dos discípulos de Jesus, Jesus levantou: Mestre tu não te importas que morramos? A bíblia diz que Jesus se levantou e repreendeu o vento e as ondas.
“MESMO QUE EXISTA UM ESPÍRITO POR TRÁS DA TEMPESTADE QUE SE LEVANTOU AO LONGO DE 2023 OU QUE SE LEVANTARÁ EM 2024, CREIA QUE JESUS É INFINITAMENTE PODEROSO PARA REPREENDER QUALQUER ENTIDADE ESPIRITUAL DAS TREVAS E DESFAZER TODA OBRA DO MAL”.
“Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti”.

Conclusão:

Nessa travessia já estamos quase chegando. Já consegue avistar?
Você está com medo porque? Jesus está no barco.
“A FALTA DE FÉ, INEVITAVELMENTE, NOS CONDUZIRÁ AO MEDO, MAS A PRESENÇA DA FÉ NOS FARÁ TRIUNFAR SOBRE QUALQUER DIFICULDADE”.
Related Media
See more
Related Sermons
See more