TUDO COOPERA PARA O NOSSO BEM?

Romanos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

Vamos conectar o primeiro versículo dessa seção ao versículo anterior. ‌ Paulo vinha dizendo que como herdeiros de Deus, coerdeiros com Cristo, seremos então glorificados. ‌ Mas ele diz que essa união também significa antes, nos unirmos a ele em sofrimento. ‌ Podemos entender que o próprio ato de mortificar a carne gera já muito sofrimento a nós. ‌ Mas estamos cercados de sofrimento nessa vida, seja pelo nosso pecado, seja pela ação do Diabo e seus anjos. ‌ Por maiores o por mais impossíveis de vencer que as lutas pareçam ser, não são nada comparado com o que Deus revelará em nós quando restaurar todas as coisas. ‌ O momento atual do mundo, da criação, é de gemidos de dores, de angústia e ansiedade pela espera de sua redenção final. Não apenas a criação mas nós, filhos de Deus, também gememos com grande expectativa pelo dia da nossa redenção. ‌ E é esse expectativa, essa esperança que nos permite resistir e continuar nos dias maus desse mundo tenebroso. ‌ Como prosseguir nossa caminhada vendo que viveremos neste mundo tenebroso? ‌ Vendo que alguns de nós parecem ter mais sofrimento que alegrias? ‌ No que ou em quem colocaremos nossas esperanças?

Notes
Transcript
Handout

RESUMO GERAL

A culpa do homem (Romanos 1-3)
Romanos 1:Paulo apresenta o seu evangelho e o seu propósito em escrever a carta aos romanos. Paulo descreve a culpa do homem na sua idolatria, injustiça, imoralidade e violência.
Romanos 2: Paulo continua a descrever a culpa do homem, mostrando que todos os homens são culpados, tanto judeus como gentios.
Romanos 3: Paulo conclui a sua discussão sobre a culpa do homem, afirmando que todos os homens estão debaixo da condenação de Deus.
A justiça de Deus (Romanos 4-8)
Romanos 4: Paulo apresenta o seu argumento de que a justiça de Deus é revelada na justificação dos pecadores.
Romanos 5: Paulo continua a sua discussão sobre a justiça de Deus, mostrando que a justificação dos pecadores é um presente de Deus, que é recebida pela fé em Jesus Cristo.
Romanos 6: Paulo continua a sua discussão sobre a justiça de Deus, mostrando que os cristãos devem viver uma vida de obediência a Deus.
Romanos 7: Paulo discute a tensão do ser humano antes da nova aliança e sem o Espírito Santo, e como os cristãos podem viver uma vida de vitória sobre o pecado.
Romanos 8: Paulo conclui a sua discussão sobre a justiça de Deus, mostrando a segurança do que Cristo fez. Paulo nos mostra que mesmo em meio as piores contextos e lutas internas e externas, somos filhos e herdeiros e nada nem ninguém pode nos tirar o que de Cristo recebemos.

EXPOSIÇÃO

v26
A seção começa com um “da mesma maneira” ou “Também o Espírito” ou “Assim também”, por isso é importante não separar o que vem a seguir do que veio antes, ambas as partes estão conectadas.
Paulo falava sobre a certeza de que nosso sofrimento não se compara com a glória que será revelada em nós. Também comenta sobre a esperança na qual fomos salvos, uma esperança que vai além do que vemos nesse mundo quebrado, uma esperança que nos auxilia enquanto sentimos uma angústia e certa ansiedade pela volta de Cristo que para nós deveria ser pra ontem.
Da mesma forma que esperamos no Espírito a redenção de nosso corpo e do universo, da mesma forma que desejamos com todas as forças a volta de Cristo, o enxugar de todas as lágrimas e o reencontro com os que vimos partir, da mesma forma o Espírito Santo nos ajuda em nossa fraqueza.
Mas porque precisamos que o Espírito nos ajude?
Não sabemos se quer o básico. Por mais que ardentemente desejemos o nosso Senhor e fazer Sua vontade, ainda somos falhos, pecadores, egoístas. Tiago diz em sua carta:
James 4:3 NAA
pedem e não recebem, porque pedem mal, para esbanjarem em seus prazeres.
Muitas vezes pedimos o que não convém, pedimos o que não podemos ter, as vezes pedimos o que podemos, mas no momento errado. Em tudo isso, o Espírito Santo intercede por nós enquanto oramos, com gemidos que não podem ser compreendidos.
O Espírito sabe melhor do que nós o que precisamos. Quantas vezes achamos que precisamos muito de algo e no fim, nosso coração nos enganou?
Não só sabe como o Espírito se compadece de nossa dor, da dor de sua igreja, da angústia de ter que conviver com o pecado enquanto espera a volta de Cristo. O Espírito não só enxuga as suas lágrimas, ele as chora contigo na sua dor.
v27
Enquanto o Espírito intercede por nós, Jesus que conhece os corações, esse também conhece a mente do Espírito e Ele também intercede por todos os santos de acordo com a vontade de Deus.
Temos uma dupla ajuda, Cristo e o Espírito orando ao nosso favor, cuidando de nós enquanto estamos orando ao Pai. Você se sente abatido? A vida não tem sido fácil né? Quando tudo começa a parecer que vai finalmente chegar no auge, parece que vem outro problema, outra tristeza, outra luta.
Você não está sozinho(a). O criador do universo, Jesus que deu a vida por você, o Espírito que ele enviou pra cuidar de você, ambos estão intercedendo por você. Já ficamos gratos e felizes quando alguém diz que está orando por nós, adivinha, Deus está orando por você!
v28
Deus não apenas intercede por você, ele faz tudo, o bom e o mau, conspirar a teu favor! Mas vamos entender com calma essa afirmação.
Não vou chegar aqui e dizer que Deus fará tudo o que você quiser desde que você acrescente ao final das suas orações as palavras mágicas “em nome de Jesus”.
Não espere que Deus realize todos os seus sonhos, te faça grande.
Não espere que Deus te faça andar apenas por bosques lindos e verdes, onde nunca haverá montanhas e tempestades.
O argumento de Paulo é justamente o contrário.
Todas as coisas cooperam para o bem.
Todas as coisas, não apenas as boas, as ruins também.
Todas as coisas, não apenas as alegrias, as tristezas também.
Paulo está falando sobre o próprio Deus se engajar a interceder por nós enquanto vivemos essa vida de dor e sofrimento, mas também de alegrias e prazeres.
Não importa então se você ganhou uma herança milionária,
se o seu negócio bombou,
se você achou finalmente a pessoa pra passar o resto de sua vida,
se você encontrou o emprego dos sonhos,
se você viu a conversão de alguém que tu ama e estava longe de Deus;
Não importa se você perdeu tudo o que tinha,
se o seu negócio faliu,
se você foi traído ou abandonado seja lá por quanta vezes,
se você está desempregado ou trabalhando em algo que te deixa infeliz para sobreviver,
se você viu alguém amado abandonar a fé;
Absolutamente tudo, tudo coopera para o bem.

O bem de quem?

Dos que amam a Deus e os que amam a Deus são os mesmos que foram chamados segundo o propósito Dele, não o nosso.
Deus nos chamou por um propósito que Ele deixa bem claro nas Escrituras:
Devocional do Catecismo Nova Cidade: A Verdade de Deus para Nossos Corações e Mentes (Introdução)
Pergunta 1. Qual é o grande objetivo do homem?
Resposta. O grande objetivo do homem é glorificar a Deus e ter prazer nele para sempre.
Deus nos chamou para viver PARA ELE. Esse é o nosso propósito. Não é a faculdade que eu vou escolher, não é a esposa ou o marido que vou ter, não é se vou morar na praia, no sítio, na cidade, na montanha. DEUS NOS CHAMOU PARA VIVER PARA ELE, POR ELE, NELE, NÃO IMPORTANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS!
E, se você assim como eu, sabe que foi chamado por Deus, se você tem o Espírito Santo habitando em você, como eu sei disso: você luta contra o pecado, você se arrepende quando peca, você busca conhecer mais a Deus, você quer falar de Deus com outras pessoas, você ora e medita nas escrituras, se você sabe que é filho de Deus, então eu repito: TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O SEU BEM!
Talvez não cooperem pra que você realize aquele sonho, talvez não coopere pra que você tenha aquilo que você tanto deseja, talvez não coopere para que as coisas aconteçam do seu jeito na hora que você quer, mas certamente cooperam para o seu bem.
v29
Mas que bem é esse que não me dá o que eu quero pra eu ser feliz?
Tem gente que acha que só vai ser feliz do jeito que acha que tem que ser né.
A garantia de que tudo coopera para o seu bem e de que é para o bem mesmo é que Deus não só te chamou.
Muitos são chamados mas poucos escolhidos, mas a você, que tem o Espírito ele não só chamou, ele predestinou.
Imagina a cena: Deus sabe que você seria um pecador, ele sabe o detalhe e ele viu cada um dos seus pecados. Sabe esse pecado que você tem vergonha de se quer lembrar, ele viu. Deus sabia que você o ofenderia não uma, nem duas, nem três vezes, mas incontáveis vezes. Mas antes mesmo de te criar, Ele decidiu te amar e te resgatar.
Não havia nada em mim ou em você que o fizesse querer te salvar, mas ele por livre vontade decidiu te amar e porque te amou, te escolheu antes de todas as coisas serem criadas.
Sabe porque tudo coopera para o seu bem? Porque não é sobre você merecer, mas sobre quem te escolheu e te amou. Não é sobre o quanto tu consegue cumprir sua promessa e ser fiel mas sobre quem não volta atrás em uma promessa e é fiel para sempre.
Mas Deus não só te conheceu e predestinou, ele também te justificou e também glorificou.
A obra de Deus na minha e na sua vida não é incompleta!
Deus não faz um serviço pela metade, Deus não começa a mudar seu coração e depois para porque cansou, porque você é uma pessoa difícil de mais de lidar.
Deus não desiste porque Ele ordena e tudo acontece, Deus não se frustra, então não é o problema que está te acometendo, não é a dor que você ta sentindo, não são os seus pecados e os seus defeitos, o seu gênio forte ou o seu orgulho que vai impedir Deus de fazer o que tiver que fazer em você.
Se preciso for Deus vai te quebrar em mil pedacinhos, eu sei porque eu fui quebrado, algumas vezes. Mas ele não para no meio do processo. Deus restaura, refaz, molda do zero, reconstrói mais forte, melhor, Deus ressuscita e te faz melhor para honra e glória do seu santo nome.
A maior de todas as obras do Senhor na sua vida sabe qual é? Está no verso 29: ser conforme a imagem de seu Filho.
Esse é o bem para o qual tudo coopera.
É por isso que Deus destrói os seus sonhos, é por isso que Deus acaba com suas expectativas. Mas é também por isso que Deus te abençoa, te da alegrias que você jamais sentiria no mundo e no pecado. Deus ama te fazer feliz, Deus ama te fazer o bem, por isso ele faz tudo cooperar para o seu bem, mas do jeito que deve ser, não do nosso jeito.
Se os dias são bons, aproveite, agradeça a Deus, curta muito, faça valer a penas cada segundo dos seus dias na presença de Deus lembrando de como é bom viver com ele.
Mas se os dias são maus, alegre-se em Deus porque Ele está fazendo tudo cooperar para o seu bem, para que você melhore como pessoa, como filho, como pai, mãe, irmão, marido, esposa principalmente como cristão.
Deus não vai parar a Sua obra no meio do caminho, os dias maus vão passar, os bons também, mas quando nos reencontrarmos com o Senhor, aí sim, serão dias bons para todo o sempre.

APLICAÇÃO

Está se sentindo fraco? Seja lá qual for a sua fraqueza, o que está te pondo pra baixo, busque ajuda no Espírito Santo orando a Deus.
Derrame seu coração diante de Deus, chore, diga tudo o que te dói, diga a ele o quanto você se sente incapaz, e confie que Deus não precisa que você se sinta capaz pra te fazer não apenas suportar, mas superar todos os momentos difíceis dessa vida.
Você não está sozinho(a). Não enfrente as suas lutas sozinho(a). Jesus não chamou um apóstolo, chamou doze. Jesus não levantou um profeta por vez para evangelizar o mundo, ele instituiu uma igreja cheia de pessoas. Não deixe o orgulho te fazer carregar um fardo que você não precisa levar sozinho(a). (citar minha dificuldade de pedir ajuda)
Absolutamente tudo o que você está passando é para o seu bem, para que você se torne mais parecido com Jesus, o homem de dores, o servo sofredor.
Procure entender o que você pode aprender com os dias difíceis. O que Deus está lhe dizendo? O que você deve mudar no seu caráter? O que você deve mudar nas suas atitudes? O que você deve deixar para trás e não repetir?
Aproveite a boa fase, pois Deus ama lhe fazer feliz. Alegre-se no Senhor e aprenda também nessa fase. Aprenda a ver Deus como quem ama te fazer o bem e te abençoar.
Deus te escolheu para ser como Jesus, viva então de acordo com isso.
Confie que Deus está te guiando para que você se torne alguém muito melhor do que você seria se não caminhasse com Ele.
Lembre-se que Deus usa até os piores momentos de nossa vida para nos fazer o bem.
Dentre tantos bens, o maior deles é sermos parecidos com Jesus.
Vai passar, mas Deus vai permanecer.
Ele vai terminar o que começou;
Um dia você verá que valeu a pena;
Um dia viveremos para sempre bem com o Senhor;
Related Media
See more
Related Sermons
See more