Efésios -Introdução

Efesios a Riqueza da Sua Gloria  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Introdução da série:
Há vários anos, um casal de idosos foi encontrado morto em seu apartamento. Suas autópsias revelaram que ambos haviam morrido de desnutrição grave.
Quando as autoridades revistaram a casa deles, encontraram vários sacos de papel cheios de dinheiro, cerca de US$ 40.000,00 no total.
Quão tolo é morrer de fome quando se tem muito dinheiro para comprar comida?
Em 1916, uma mulher chamada Hettie Green morreu. Quando ela morreu, descobriu-se que ela havia deixado um patrimônio avaliado em 100 milhões de dólares.
Essa é uma quantidade enorme de dinheiro hoje em dia; era uma quantia astronômica naquela época. Hettie Green pode ter sido rica, mas era conhecida como a maior avarenta dos Estados Unidos.
Muitas vezes, ela comia mingau de aveia frio porque era muito caro aquecer a água para cozinhá-lo.
Certa vez, quando seu filho sofreu uma grave lesão na perna, ela passou tanto tempo procurando uma clínica gratuita que a perna teve de ser amputada.
Ela chegou a apressar a própria morte ao se deixar levar por um ataque de fúria em uma discussão sobre leite desnatado, porque era mais barato do que o leite integral. Hettie Green era uma mulher que possuía grande riqueza, mas não tinha a capacidade de aproveitá-la.
O livro de Efésios foi escrito para pessoas exatamente assim.
Essa carta foi escrita por volta de 61-63 d.C., quando Paulo estava preso em Roma.
A cidade de Éfeso estava localizada na foz do rio Cayster, no lado leste do Mar Egeu.
Era a capital da província romana da Ásia. Era uma cidade rica, conhecida como um centro político, comercial e educacional.
Era chamada de "A Cidade Rainha da Ásia". Um enorme templo para Diana estava localizado em Éfeso. Era uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Na época de Paulo, a cidade ostentava uma população de cerca de 300.000 pessoas. No entanto, era uma cidade mergulhada em profundo paganismo, imoralidade e maldade.
Em Atos 16:6, quando Paulo estava prestes a iniciar sua segunda viagem missionária, ele pensou em ir para a Ásia (Éfeso), mas o Espírito Santo não permitiu que ele fosse para lá. Algum tempo depois, o Evangelho chegou a Éfeso, provavelmente levado para lá por Áquila e Priscila, Atos 18:18-19. Perto do final de sua segunda viagem missionária, Paulo finalmente chegou a Éfeso, passando cerca de três anos pregando o Evangelho e ajudando a igreja a se firmar.
Timóteo sucedeu Paulo como o ancião pregador na igreja de Éfeso. Sob o comando de Timóteo, a igreja foi atormentada pelo falso ensino de Himeneu e Alexandre, 1 Tim. 1:20. A igreja também tinha problemas com legalismo, falsa doutrina e discussões tolas entre os membros.
Portanto, aqui está uma igreja jovem, e com problemas. Eles são como o casal de idosos que mencionei anteriormente. Eles são como Hettie Green.
Eles são ricos nas coisas de Deus, mas não sabem.
Esse livro chegou a eles para que soubessem o que tinham em Jesus, quem eram em Jesus e como gastar o que possuíam em Jesus!
Ephesians 1:1 (BEARA)
1Paulo, apóstolo b de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos c que vivem em Éfeso d e fiéis em Cristo Jesus,
O versículo 1 dirige esse livro “aos santos que vivem em Éfeso". Essa carta foi escrita para essa igreja, mas não somente para ela.
Muitos estudiosos acreditam que essa foi uma carta circular.
Ou seja, ela foi copiada várias vezes e enviada a todas as igrejas da Ásia Menor. Muitas cópias antigas dessa carta não contêm a palavra Éfeso. Em muitas delas, há um espaço em branco onde o nome deveria estar. Isso explica por que não há referências pessoais ou geográficas na carta. É uma carta, não apenas para uma congregação local, mas para, como diz o versículo 1, "aos fiéis em Cristo Jesus". Quem aqui é fiel em Cristo Jesus? …
Esse livro foi escrito para nós também!
Efésios foi escrito para nos ensinar
-tudo sobre quem somos em Jesus Cristo.
-O que temos por causa de nosso relacionamento com Ele.
-E como usar o que Ele nos deu para a glória de Deus.
Hoje, daremos início a uma série de sermões no livro de Efésios. Neste primeiro sermão, quero apresentar para a igreja o livro e falar sobre algumas das grandes verdades que descobriremos aqui.
(meu primeiro livro)
Efésios se divide perfeitamente em duas partes.
Os capítulos 1-3 são de natureza doutrinária, enquanto os capítulos 4-6 são práticos.
Os três primeiros capítulos nos dizem o que temos;
Os três últimos capítulos nos dizem o que fazer com o que temos.
Os três primeiros capítulos revelam nossas riquezas em Cristo; os três últimos nos dizem como gastar o que nos foi dado em Jesus.
Alguém chamou Efésios de "o check card do crente".
Imagine ter uma conta na qual você ten o check card e pode usar quantas vezes quisesse, em qualquer valor que desejasse, e essa conta nunca seria reduzida. É isso que o crente tem no livro de Efésios.
Esse livro revela as riquezas da graça de Deus para o crente.
Ele nos ensina sobre o que temos por sermos quem somos em Jesus.
Depois, Efésios nos mostra como gastar o que nos foi dado em Cristo. Este é um livro que fala sobre riquezas.
- 1:7-As riquezas de Sua graça
- 3:8-As riquezas inescrutáveis de Cristo
- 3:16-As riquezas de Sua glória
Esse também é um livro sobre a plenitude que desfrutamos em Jesus.
- 3:16 - enchei-vos da plenitude de Cristo
- 4:13 - até a medida da estatura da plenitude de Cristo
- 5:18-ser cheio do Espírito
Essas riquezas e essa plenitude vêm de:
- 1:2, 6, 7; 2:7 - Sua graça
- 1:2 - Sua paz
- 1:5 - Sua vontade
- 1:9 - Seu prazer e sua proposta
- 1:12, 14 - Sua glória
- 1:18 - Seu chamado
- 1:19; 6:10 - Seu poder e força
- 2:4 - Seu amor
- 2:10 - Sua obra
- 3:16 - Seu Espírito
- 5:2 - Sua oferta e sacrifício
- 6:11-13 - Sua armadura
Efésios menciona "riquezas" cinco vezes. "Graça" é mencionada doze vezes.
"Glória" é mencionada oito vezes.
‘ em", "com" ou "por meio" de Cristo é encontrada cerca de trinta vezes.
Este é um livro sobre a riqueza infinita que temos no Senhor Jesus Cristo.
Os crentes são incrivelmente ricos por causa de seu relacionamento com Jesus, Rm. 8:17; 1Pe. 1:4.
Efésios é um livro sobre riquezas e plenitude, mas também é um livro sobre um mistério divino.
Quando a Bíblia se refere a um mistério, está falando de "uma verdade antes oculta, mas agora revelada".
Quando se trata de Deus, há muitos mistérios.
Esses mistérios se enquadram em três categorias principais.
Primeiro, há mistérios que ninguém, a não ser Deus, jamais conheceu ou conhecerá. Esses são segredos divinos que Deus não revela a ninguém, em nenhum lugar, em nenhum momento, Dt. 29:29
Deuteronomy 29:29 BEARA
29As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.
O segundo tipo de mistério inclui as coisas que estão ocultas para a maioria das pessoas, mas que são reveladas a um grupo seleto.
Todos os homen algo sobre Deus, Rm 1:19-20, Salmos 19, mas não compreendem as verdades mais profundas sobre Sua Palavra e Sua natureza.
Eles não conseguem saber essas coisas porque estão mortos e cegos para as verdades de Deus, 1 Cor. 2:14.
Os redimidos, por outro lado, compreendem essas verdades e sabem mais sobre Deus do que as pessoa perdidas jamais poderão saber.
Um terceiro tipo de mistério gira em torno da verdade que foi escondida por um tempo e depois revelada ao povo de Deus.
Esse é o tipo de mistério que encontramos no livro de Efésios.
A palavra "mistério" é encontrada em Efésios seis vezes: 1:9; 3:3, 4, 9; 5:32; 6:19.
O mistério de que Paulo está falando é revelado em 3:1-6. É o mistério da igreja.
Os antigos judeus estavam esperando um Messias. Eles estavam procurando um Rei que viesse a Israel para reinar. Esperavam a vinda de um Rei que os libertaria de seus inimigos e estabeleceria um reino eterno na Terra.
Quando o Messias deles chegou, Ele não era quem eles esperavam que fosse. Eles O rejeitaram, João 1:11, e se recusaram a reconhecê-Lo como seu Rei. Quando Jesus estava diante de Pilatos, eles disseram: "Não temos outro rei senão César", João 19:15. Em seguida, os judeus viram seu Rei ser crucificado em uma cruz romana. Os judeus continuaram procurando por um reino e por um Rei. Eles ainda estão procurando por Ele hoje.
O que os judeus não conseguiram ver a era em que estamos vivendo hoje.
Os profetas do Antigo Testamento nunca viram este dia.
Os escribas e estudiosos judeus nunca viram este dia.
Estamos vivendo a revelação de um mistério divino. Estamos vivendo em um parêntese da históriade Deus.
Ninguém jamais imaginou que haveria pelo menos 2.000 anos entre a chegada do Messias e a vinda de Seu reino eterno. A verdade é que, embora não haja um reino físico de Deus na Terra hoje, o reino de Deus é real, ativo e poderoso.
Estamos esperando que o Senhor Jesus venha à Terra para estabelecer Seu reino aqui. Mas, enquanto esperamos, o Senhor Jesus governa Seu reino do Céu agora mesmo.
Ele governa Seu reino enquanto vive por meio de Seu povo.
No Antigo Testamento, o povo de Deus era conhecido por muitas metáforas. Eles eram chamados de videira, Isa. 5:2.
Foi chamado de noiva, Oséias.
Eles são chamados de rebanho, Isa. 40.
Também foram chamados de reino, Êxodo 19:16.
Essas mesmas metáforas também se aplicam ao povo de Deus nos dias de hoje. A igreja é uma videira, John 12 A igreja é Sua noiva, 2 Cor. 11:2.
A igreja é chamada de rebanho, Luke 12:32 A igreja também é chamada de reino, Col. 1:13
Colossians 1:13 BEARA
13Ele nos libertou do império das trevas q e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, r
Em Efésios, a igreja é chamada de algo que nunca foi chamado antes. Ela é chamada de corpo.
Os crentes são literalmente o corpo de Cristo, 1 Cor. 12:27.
Ele habita em nós por meio de Seu Espírito.
Ele nos energiza com Sua vida.
Quando nos rendemos a Ele e permitimos que Ele viva por meio de nós, Jesus Cristo é visto ativamente se movendo e trabalhando no mundo de hoje.
Ele se levanta em nós, vive por meio de nós e realiza Sua vontade no mundo.
É esse mistério (da igreja como o corpo de Cristo que) que é revelado nos versículos desse maravilhoso livro.
Quero dar uma olhada nos dois primeiros versículos de hoje.
Nesses versículos, Paulo ilustra o que eu estou tentando transmitir ao apresentar este livro a vocês.
Quando Paulo começa a escrever, suas palavras são um exemplo vívido da plenitude e das riquezas que podemos esperar ao estudarmos este livro.
Quando Paulo escreve, ele se duplica em tudo o que diz.
Ele quer que seus leitores saibam que as bênçãos de Deus são extremamente grandes e abundantes.
Vamos considerar o autor. Seu nome está listado como "Paulo".
Seu nome original era "Saul". Ele recebeu esse nome em homenagem ao mais famoso dos benjamitas, o primeiro rei de Israel, o rei Saul.
Saulo foi bem educado na escola de Gamaliel, Atos 22:3. Ele era rabino, membro do Sinédrio. Era um importante líder judeu que odiava os seguidores de Jesus Cristo, Atos 22:4-5. Ele estava a caminho de prender os cristãos quando Saulo de Tarso teve um encontro pessoal com o Senhor Jesus Cristo, Atos 9:1-9. O Senhor salvou Saulo de Tarso e Deus o usou para pregar a Palavra de Deus em todo o mundo. Paulo se tornou o maior pregador da era cristã. Ele é responsável por escrever 14 dos 27 livros de nosso Novo Testamento.
Agora que sabemos um pouco sobre o escritor e sobre o que ele vai escrever, vamos dar uma olhada no que Paulo tem a dizer nesses dois primeiros versículos.

I. UMA PALAVRA SOBRE AUTORIDADE

- Paulo revela uma fonte dupla de sua autoridade.
Ele escreve como alguém que precisa ser ouvido.
Ele escreve como alguém que foi enviado com o propósito de declarar uma nova verdade.
- Paulo se identifica como "um apóstolo de Jesus Cristo".
A palavra "apóstolo" traduz a palavra grega"apostolos". Ela se refere a "um enviado".
A palavra é usada no Novo Testamento para se referir aos homens que foram escolhidos para serem os líderes fundamentais da igreja incipiente, Eph. 2:2020edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, x sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; z” ‘ Eles foram os homens que receberam revelação direta de Deus e a deram a Seu povo. Eles nos deram a doutrina do apóstolo.
Há apenas quatorze homens na história que podem usar o título de apóstolo. Originalmente, havia doze apóstolos, até que Judas desertou. Em Atos 1:26, Matias foi escolhido para substituir Judas. Paulo tornou-se o décimo quarto apóstolo, 1 Cor. 15:8. Paulo cumpriu os requisitos para ser um apóstolo, ou seja, ele viu o Cristo ressuscitado e foi incluído no número deles. 1 Cor. 9:1. Não há apóstolos hoje! Qualquer um que se diga apóstolo é um enganador e um falso profeta.
Paulo foi um homem enviado por Deus para uma missão especial com autoridade divina.
Ele também nos diz que é um apóstolo "pela vontade de Deus".
Isso lembrou seus leitores de que Paulo não escolheu esse caminho por si mesmo; o Senhor o escolheu para esse caminho.
O próprio testemunho de Paulo revela o que ele sabia ser verdade sobre si mesmo, 1 Tim. 1:12-15.
O uso que Paulo faz da palavra não surge do orgulho, mas da profunda humildade de ter sido considerado digno de ser um apóstolo.
A propósito, Paulo sabia que sua primeira prioridade era ser um servo de Cristo, Rm 1:1.
Mas Deus havia colocado Sua mão sobre Paulo e o chamou para um lugar especial de serviço.
Ele faz o mesmo com cada um de Seus filhos.
Nenhum de nós jamais será um apóstolo, mas temos um lugar no corpo de Cristo onde se espera que sirvamos. Quando estamos todos em nosso lugar, servindo ao Senhor, o corpo de Cristo funciona como foi planejado para funcionar, 1 Coríntios 12:7.
- Quando Paulo menciona seu apostolado, ele não está dando títulos. Ele está apenas declarando sua autoridade divina para transmitir a verdade ao povo de Deus. Paulo teve que defender constantemente seu apostolado, 1 Coríntios 9:1ss; Gálatas 1:1.

II. UMA PALAVRA SOBRE OS DESTINATÁRIOS

- Tendo escrito sobre a dupla fonte de sua autoridade, Paulo emite uma designação dupla com relação aos destinatários de sua carta.
Ele os chama de "santos" e os chama de "fiéis em Cristo Jesus".
Vamos examinar esses dois títulos por apenas um momento.
- Somos chamados de "santos".
Quando as pessoas ouvem essa palavra, elas pensam em pessoas religiosas mortas que foram exaltadas pela igreja.
Se você tem alguma formação religiosa, talvez pense em estátuas para as quais você reza em momentos de necessidade.
Essas ideias não chegam nem perto do que a Bíblia quer dizer quando chama os crentes de "santos".
A palavra "santo" significa "uma coisa santíssima".
Fala de algo que foi santificado e separado para o uso exclusivo de Deus.
Fala de como Deus nos vê! Todo filho de Deus é um santo.
Toda pessoa que é salva pela graça de Deus e lavada pelo sangue de Jesus é "uma coisa santa", separada para a glória de Deus e para Seu uso exclusivo neste mundo.
A palavra "santo" descreve o que o Senhor fez por nós em Jesus.
Quando nos achegamos ao Senhor Jesus pela fé, Deus salvou nossa alma e imputou a justiça de Cristo em nossas contas, Rom. 3:21-22; 1 Cor. 1:30; Fil. 3:9.
- Em seguida, Paulo chama os santos de "os fiéis em Cristo Jesus".
Enquanto a palavra "santo" descreve nossa posição perante o Senhor, a palavra "fiel" descreve nossas atividades no mundo.
Por termos sido salvos e santificados por Deus, somos novas criaturas em Jesus, 2 Coríntios 5:17.
Como resultado, vivemos uma vida distinta e diferente da do mundo ao nosso redor.
Em outras palavras, aqueles que conhecem o Senhor são Seus santos, que vivem vidas fiéis em um mundo que não conhece o Senhor.

III. UMA PALAVRA DE RECONHECIMENTO

- Você percebe a plenitude que Paulo está descrevendo?
Ele menciona uma autoridade plena. Ele menciona uma designação completa para o crente.
Agora, ele oferece uma palavra de pleno reconhecimento, ou saudação, aos destinatários desta carta.
Paulo estende uma bênção dupla a seus leitores.
- Paulo os cumprimenta dizendo primeiro: "graça a vocês". A palavra "graça" traduz uma palavra que significa "boa vontade, bondade amorosa, favor".
Usamos essa palavra para falar da obra do Senhor em nos salvar, nos manter e mudar nossas vidas.
Todos nós sabemos que "graça" se refere ao "amor e favor não merecidos de Deus para com os pecadores perdidos".
Naquela época, essa era uma saudação comum. Quando nos encontramos, dizemos coisas como "Olá"; "Como vai você?"; ou "O que está fazendo?". Tudo isso não significa absolutamente nada!
Quando as pessoas daquela cultura se encontravam, elas diziam: "Charis", que é a palavra traduzida como "graça". Em outras palavras, quando se encontravam, diziam:
"Eu oro por você com o melhor que Deus pode oferecer". Isso é muito melhor do que o que dizemos, não é mesmo?
Se aprendêssemos a cumprimentar uns aos outros dessa forma, isso poderia mudar o mundo. Seria uma oportunidade de reconhecer a graça de Deus que nos comprou. Seria uma oração para que a graça de Deus estivesse sobre aqueles que encontramos. Isso abriria a porta para testemunharmos aos perdidos. Tente fazer isso amanhã!
- Então, Paulo diz "paz". John MacArthur diz: "a graça é a fonte da qual a paz é o riacho". Graças à graça de Deus, podemos ter paz com Deus. Por termos paz com Deus, podemos ter paz com nosso próximo. É a graça de Deus que nos leva a Deus e, quando nos achegamos a Ele, Sua graça é capaz de nos dar paz ilimitada em nosso coração, Fil. 4:7; João 14:27.
IV. UMA PALAVRA SOBRE O AGENTE
- Tudo o que Paulo disse até agora flui dessa fonte. O chamado e a autoridade apostólica de Paulo; a santidade e a fidelidade dos fiéis; as bênçãos duplas da graça e da paz, tudo isso vem a nós por meio de nosso relacionamento com Deus, o Pai. Um relacionamento com Deus só é possível por meio da fé no Senhor Jesus Cristo, João 14:6.
- Quando confiamos em Jesus como nosso Salvador, todas as riquezas de Deus se tornam nossas nEle. Tornamo-nos instantaneamente ricos nas coisas de Deus. Eis como Paulo disse em 2 Coríntios 8:9: "Porque conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza enriquecêsseis."
Conc: Teremos uma jornada gloriosa ao lermos este livro especial. Confio que o Senhor alimentará nossas almas, desafiará nossas vidas e mudará nossa igreja como resultado desse estudo. Venha orar para que Deus fale, e Ele falará! Se Ele falou com você hoje, você sabe o que precisa fazer. Participe agora, pois Ele o chama!
Related Media
See more
Related Sermons
See more