As Riquesas da Graça de Deus

As Riquesas da Graça de Deus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
Esboço
Introdução
I. Quem somos em Cristo
II. O que temos em Cristo (next week)
III. Como usar o que temos em Cristo
Conclusão
Introdução:
Há vários anos, um casal de idosos foi encontrado morto em seu apartamento. Suas autópsias revelaram que ambos haviam morrido de desnutrição grave.
Quando as autoridades revistaram a casa deles, encontraram vários sacos de papel cheios de dinheiro, cerca de US$ 40.000,00 no total.
Quão tolo é morrer de fome quando se tem muito dinheiro para comprar comida?
Em 1916, uma mulher chamada Hettie Green morreu. Quando ela morreu, descobriu-se que ela havia deixado um patrimônio avaliado em 100 milhões de dólares.
Essa é uma quantidade enorme de dinheiro hoje em dia; era uma quantia astronômica naquela época. Hettie Green pode ter sido rica, mas era conhecida como a maior avarenta dos Estados Unidos.
Muitas vezes, ela comia mingau de aveia frio porque era muito caro aquecer a água para cozinhá-lo.
Certa vez, quando seu filho sofreu uma grave lesão na perna, ela passou tanto tempo procurando uma clínica gratuita que a perna teve de ser amputada.
‌Ela chegou a apressar a própria morte ao se deixar levar por um ataque de fúria em uma discussão sobre leite desnatado, porque era mais barato do que o leite integral.
Hettie Green era uma mulher que possuía grande riqueza, mas não tinha a capacidade de aproveitá-la.
O livro de Efésios foi escrito para pessoas exatamente assim. Essa carta foi escrita por volta de 61-63 d.C., quando Paulo estava preso em Roma.
A cidade de Éfeso era a capital da província romana da Ásia.
Era uma cidade rica, conhecida como um centro político, comercial e educacional.
Era chamada de "A Cidade Rainha da Ásia". Um enorme templo para Diana estava localizado em Éfeso. Era uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Na época de Paulo, a cidade ostentava uma população de cerca de 300.000 pessoas.
No entanto, era uma cidade mergulhada em profundo paganismo, imoralidade e maldade.
Em Atos 16:6, quando Paulo estava prestes a iniciar sua segunda viagem missionária, ele pensou em ir para a Ásia (Éfeso), mas o Espírito Santo não permitiu que ele fosse para lá.
Algum tempo depois, o Evangelho chegou a Éfeso, provavelmente levado para lá por Áquila e Priscila, Atos 18:18-19.
Perto do final de sua segunda viagem missionária, Paulo finalmente chegou a Éfeso, passando cerca de três anos pregando o Evangelho e ajudando a igreja jovem a se firmar.
Timóteo foi o sucessor de Paulo e ficou pastoreando a igreja de Éfeso.
Sob o comando de Timóteo, a igreja foi atormentada pelo falso ensino de Himeneu e Alexandre, 1 Tim. 1:20.
A igreja também tinha problemas com legalismo, falsa doutrina e discussões tolas entre os membros.
Portanto, aqui está uma igreja jovem, e com muitos problemas.
Eles são como o casal de idosos que mencionei anteriormente.
Eles são como Hettie Green. Eles são ricos nas coisas de Deus, mas não sabem.
Esta carta foi enviada para que eles soubessem o que tinham em Jesus, quem eram em Jesus e como tomar posse do que possuíam em Jesus!
Hoje em não é muito diferente, muitos crentes em Jesus não entendem quem eles realmente são em Cristo, o que eles têm e como possuir o que já é deles.
Para que você viva a vida que Jesus veio nos dar (João 10:10) você precisa entender o que Deus diz a seu respeito.
Você precisa saber quem você é, o que você tem em Cristo e como usar oque tem.
É sobre isso que vamos falar nesse primeiro domingo do ano.

I. Quem Somos em Cristo

Agora, a chave para viver uma vida cristã vitoriosa é descobrir quem você é em Cristo.
Muitos cristãos nunca descobriram a verdade sobre a sua nova identidade em Cristo.
Agora, Jesus disse, assim: John 8:32 “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.”
Agora, é a verdade que nos liberta.
E por falar nisso, o que é a verdade? A verdade é o que Deus diz em sua Palavra; isso é a verdade. A verdade é o que Deus diz. Tudo o que Deus diz, isso é verdade.
Essa verdade está incorporada no Senhor Jesus Cristo. (John 14:6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” )
Agora, a Bíblia diz: “[conhecerão] a verdade, e a verdade [os] libertará”. (João 8:32)
Mas veja, a verdade não o liberta até que você a conheça. “[Vocês] conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” (João 8:32)
Entenda uma coisa importante, não importa quão verdadeira seja a verdade, e não importa quantas verdades maravilhosas existem nesta Bíblia - elas não lhe darão libertação, elas não o libertarão, até que você conheça essas verdades.
Você precisa conhecer a verdade para que ela possa se concretizar/tornar realidade, na sua vida.
Lembre-se que a verdade é o que Deus diz, não o que você pensa sobre o assunto.
O que Deus diz é verdade, não importa como você se sinta a respeito. Se Deus fala está falado.
Mas isso nunca o libertará até que você conheça a verdade.
Agora, quero lhe dizer uma coisa, o diabo conhece essa verdade e ele não quer que você conheça porque ele não quer que você seja livre!
Jesus quer nos libertar! E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará - … …Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida;
Então Hoje eu quero lhe apresentar Uma verdade a respeito da nossa identidade em Cristo. O que Deus diz sobre você. Vamos ler o texto:
Ephesians 1:1 NVI
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso:
Nesse texto a Biblia diz que…

A. Você é Santo - 1:1

“aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso”
A questão é o seguinte: se você está em Cristo Jesus ;
isto é, se você recebeu Cristo como seu Salvador pessoal;
se você foi batizado pelo Espírito Santo no Corpo de Cristo;
se você se arrependeu do seu pecado, confiou em Cristo e foi salvo – você é um santo.
Quando as pessoas ouvem essa palavra, elas pensam em pessoas religiosas mortas que foram exaltadas pela igreja.
Se você tem alguma formação religiosa, talvez pense em estátuas para as quais você reza em momentos de necessidade.
Essas ideias não chegam nem perto do que a Bíblia quer dizer quando chama os crentes de "santos".
A palavra "santo" significa "uma coisa santíssima".
Fala de algo que foi santificado e separado para o uso exclusivo de Deus.
Fala de como Deus nos vê! Deus é Santo e Todo filho de Deus é um santo.
Toda pessoa que é salva pela graça de Deus e lavada pelo sangue de Jesus é "uma coisa santa", separada para a glória de Deus e para Seu uso exclusivo neste mundo.
A palavra "santo" descreve nossa posição perante o Senhor.
Quando nós nos voltamos para o Senhor Jesus pela fé, Deus perdoa os pecados, salva nossa alma e imputa a justiça de Cristo em nossa conta.
Veja as seguintes passagens:
Romans 3:21–22 NVI
21 Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, 22 justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção,
Não há distinção para ser justificado, perdoado, salvo. A única exigência é que o pecador creia em Jesus e mais nada.
1 Corinthians 1:30 NVI
30 É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,
Nossa justiça, santidade e redenção está no em Cristo Jesus nosso Redentor pessoal, não nas nossas obras, ou ordenanças ou doutrinas…
Philippians 3:9 NVI
9 e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.
Nós precisamos ser justificados da maneira que Deus diz que precisamos.
Nós precisamos da justiça que procede de Deus, e essa justiça se baseia na fé em Cristo.
Ou seja: o nome ”santo" descreve o que o Deus fez por nós em Jesus.
Por termos sido salvos, fomos justificados, estamos sendo santificados e por fim seremos glorificados por Deus!
A salvação nos fez novas criaturas em Jesus, 2 Coríntios 5:17.
Como resultado, vivemos uma vida distinta e diferente da do mundo ao nosso redor.
Em outras palavras, aqueles que conhecem o Senhor são Seus santos, que vivem vidas fiéis em um mundo que não conhece o Senhor.
Alguns cristãos nunca foram capazes de viver em vitória porque não querem compreender, não recebem no coração o que Deus diz sobre a sua identidade, depois que foram salvos.
Alguns cristãos simplesmente resistem à ideia. Eles não obtêm a vitória porque não conseguem aceitar o fato de serem santos.
Existem alguns cristão que se você perguntar se ele é santo, ele dirá: “Bem, eu não me chamaria de santo. Estou salvo, mas...”
Por que você não se considera um santo? Ele diz: “Bem, eu sou, um pecador miserável”. Quem disse que você é um pecador miserável?
Jesus morreu por você. Se você é um dos Seus santos, que direito você tem de dizer que é um miserável pecador?
Tem pessoas dizem: “Bem, eu não me chamaria de santo porque eu sei que não sou o que deveria ser”.
Agora, isso parece humildade. Mas não é humilde. Você sabe o que é? Isso é rebeldia.
Quero dizer, deixe-me fazer uma pergunta:
se você sabe que não é o que deveria ser, por que não é? Por que você não é o que deveria ser? …Isso é desculpa esfarrapada!
Se você sabe o que deveria ser, então seja!
Amigo, No momento em que confio em Cristo, no momento em que entrego meu coração ao Senhor Jesus Cristo, nesse momento me torno santo; Eu sou justificado.
“Bem”, você diz, “e se eu pecar?” …… “E se”? Por acaso há alguém aqui que não tem pecado? Algum pastor? diácono/ ministro de louvor? … …
Leia comigo Rom.4:7-8
Romans 4:7–8 7Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos;
8bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado.
Mas agora, vamos ler aqui o versículo 7 dizendo que: “Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas e cujos pecados são cobertos” – você diz: “Sim, perdoado pelos pecados passados, mas e os recentes?
Veja o versículo 8: “Bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado”. (Romanos 4:7–8)
Deus nunca, jamais, never imputará o pecado a um de Seus filhos!
Como Deus lida com o pecado de seus filhos?
Deus trata com compaixão e paciência
Deus é Amor
1 Corinthians 13:4–7 “4 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. 6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
Psalm 103:8–14 “8 O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor. 9 Não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre; 10 não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniqüidades. 11 Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem; 12 e como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões. 13 Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; 14 pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.”
O Espirito Santo nos convence do nosso pecado e nos leva ao arrependimento.
Proverbs 28:13 “13 Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.”
1 John 1:9“9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
Deus também disciplina seus filhos
Hebrews 12:1–6 “1 Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, 2 tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. 3 Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem. 4 Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue. 5 Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, 6 pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho”.”
1 Corinthians 11:27–32“27 Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. 28 Examine-se cada um a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice. 29 Pois quem come e bebe sem discernir o corpo do Senhor, come e bebe para sua própria condenação. 30 Por isso há entre vocês muitos fracos e doentes, e vários já dormiram. 31 Mas, se nós tivéssemos o cuidado de examinar a nós mesmos, não receberíamos juízo. 32 Quando, porém, somos julgados pelo Senhor, estamos sendo disciplinados para que não sejamos condenados com o mundo.”
Não pense você que Deus é “amiguinho de seus filhos” - do tipo que deixa seus filhos fazerem o que quiserem - Deus é Pai exemplar, ele ama, respeita a individualidade de seus filhos, mas corrige seus filhos quando necessário.
Você sabe, algumas pessoas perguntam: “E se você pecar depois de ser salvo? Você não perde sua salvação?”
Amigo, você crê que existe alguém que não pecou depois de ser salvo?
1 John 1:8 NVI
8 Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Eu não confiaria nos melhores 5 minutos de toda minha vida para chegar ao céu.
Querido amigo, quando você entende qual é a definição de pecado da Bíblia, você desiste de confiar em si mesmo para sua salvação.
Deixa eu lhe mostrar apenas 2 passagens para você entender a definição de pecado da Bíblia.
James 4:17 NVI
17 Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.
Romans 14:23 NVI
23 Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.
Cada um de nós, se formos sinceros, precisamos confessar que todos os dias: “de alguma forma falhamos”.
O pecado enfraquece nosso relacionamento com Deus, o pecado abre brechas para o diabo. O pecado da legalidade para o inimigo nos atacar, nos roubar, devorar nossas finanças, calar nosso testemunho… e o pior de todos: quebra nossa intimidade com o Senhor, esfria nosso amor, apaga nossa chama do Espirito, tira o nosso apetite pelas coisas de Deus… O pecado tem consequências horríveis…
1 John 1:6–7 NVI
6 Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. 7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Por isso devemos andar em retidão, obediência e confessar nosso pecado para andarmos em comunhão como Senhor e com os irmãos.
1 John 1:9 NVI
9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
Mas coloque isso no seu coração:
se você se arrependeu de seu pecado e confiou em Jesus Cristo para salvá-lo, você é justo aos olhos de Deus e é um santo de Deus.
É melhor você entender isso para que você comece a se comportar como deveria.
Veja bem, seu comportamento vem da concepção que você tem de quem você é, e quando você acreditar que é a justiça de Deus em Cristo, então você começará a se comportar dessa maneira.
Isso é o que a Bíblia diz que somos. Isso não é se gabar. A Bíblia diz em Romanos 12, versículo 3:
Romans 12:3 NVI
3 Por isso, pela graça que me foi dada digo a todos vocês: Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, ao contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.
Ter um conceito equilibrado é ter um conceito correto de quem você é ao olhos de Deus. nada mais, nada menos.
E assim, a primeira coisa que quero que você veja, se quiser tomar posse da plenitude das riquezas de Deus em Cristo, se quiser viver a vida em abundância em Cristo, se quiser ter vida vitoriosa, vida plena, equilibrada, você deve reconhecer sua verdadeira identidade em Cristo. Santo e fiel em Cristo Jesus.
Ouça uma coisa importante: A tua justiça e santidade não tem nenhuma relação com as tuas obras; está relacionado à sua fé no Senhor Jesus Cristo.
Não estou dizendo que você não deva fazer boas obras.
Boas obras nos traz galardão, traz bêncãos nessa vida e tesouros na eternidade. O céu não vai ser igual para todos, “e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho” (1 Co 3:8)
Nós vamos lidar com isso mais pra frente.
Mas o que quero deixar bem claro querido amigo, é que a nossa justiça e a santidade são bênçãos imputadas.
Deus coloca isso em nossa conta, e isso chega até você e a mim por meio do que o Senhor Jesus Cristo fez na cruz.
É a graça de Deus do começo ao fim.
Agora, estou lhe dizendo a verdade, querido amigo, Deus o chama de santo.
Continuar next week… …
Conclusão
Agora ouça, a chave para tudo que vamos falar daqui pra frente é essa pequena frase "em Cristo".
Vamos ler novamente. Quero que você preste atenção:
Ephesians 1:1–3 (NVI)
Ephesians 1:1–3 NVI
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso: 2 A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.
E eu poderia continuar lendo a epistola aos Efésios e, repetidas vezes, a Bíblia diz que estamos "em Cristo".
Como se entra em Cristo? Pelo arrependimento e pela fé. Isso nos coloca no Corpo de Cristo.
- Deixa eu tentar ilustrar o que é estar em Cristo?
Ilustração:
Se você entrasse em um cesto de um balão de ar quente, você estaria em um cesto, certo?
Então esse balão subisse 3 mil pés de altura. Onde você estaria? Você estaria em um cesto a 3 mil pés de altura, certo?
Se entrar em um cesto de balão, você está em um cesto de balão, e se subir 3 mil pés de altura com o balão, onde você está? Você está em um cesto a 3 mil pés de altura, certo?
Agora ouça, quero que entenda. Espiritualmente falando Você está em Cristo, certo? Onde está Cristo agora? ??? Isso não é segredo, a Biblia nos diz onde ele está nesse exato momento…
Efesios 1.20-21
(Cristo está assentado à direita de Deus o Pai), nas regiões celestiais, 21 muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.
Ouça uma coisa: O que é verdade sobre Cristo é verdade sobre você.
Se Cristo está assentado à direita de Deus o Pai, nas regiões celestiais, e você está em Cristo, onde você está? “assentado com Cristo à direita de Deus o Pai, nas regiões celestiais”!
Por isso a Biblia nos faz um convite:
Hebrews 4:14–16 “14 Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, ……16 Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.”
O diabo não quer que você saiba disso, ele não quer que você acredite na verdade sobre quem você é em Cristo, e onde você está -
O diabo não quer que você saiba das riquezas que você tem em Cristo. O diabo não quer que você seja livre!
A verdade da Palavra de Deus é:
o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo”.
Vamos orar…v (olhos fechados …)
Voce está em Cristo? Você já fez alguma vez a decisão de confiar em Cristo para o perdão dos seus pecados, entregar seu coração ao Senhor Jesus Cristo?
Talvez você queira, precise fazer hoje uma decisão de confiar em Cristo para o perdão dos seus pecados, entregar seu coração ao Senhor Jesus Cristo.
Proverbs 28:13 “13 Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.”
1 John 1:9“9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
Se fizer isso, a Biblia diz que você será uma nova criatura, …
Romans 10:9–10 “9 Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. 10 Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação.”
Orar para Salvação…
Se você já é crente por algum tempo então agradeça, louve ao Senhor…
Peça que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhe dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. 18 Peça também para que os olhos do seu coração sejam iluminados, a fim de que você conheça a esperança para a qual ele te chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos 19 e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.
(Eph 1:17–19)…
Related Media
See more
Related Sermons
See more