Palavra de Deus: A Ferramenta perfeita para te tornar perfeito.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Meus irmãos e irmãs em Cristo, é uma alegria estar aqui hoje para compartilhar com vocês a Palavra de Deus. A Bíblia é um livro único, que contém a revelação divina escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo. E é precisamente sobre isso que falaremos hoje nesta mensagem, que tem como tema: Palavra de Deus: A Ferramenta perfeita para te tornar perfeito.
Há um livro famoso, quem não leu, conhece sua estória.
É dito que é o segundo livro mais lido do mundo e é o primeiro romance da era moderna.
Miguel de Cervantes em seu livro intitulado Dom Quixote de La Mancha, conta de uma forma hilária a estória do Sr. Quessada, que depois de tantas horas de ócio gastos em romances e fábulas sobre as aventuras de Cavaleiros e Heróis, acredita ser um cavaleiro moderno a fim de livrar o mundo das covardias e injustiças em honra a sua amada e imaginária Dulcinéia.
Produz sua própria armadura com materiais que tem a mão, equipa seu cavalo Rocinante, animal magro que só se vê pelos e ossos, arregimenta seu companheiro Sancho Pança, homem leal, mas não mais provido de bom senso para as peripécias neste mundo cruel.
Demonstra grandes virtudes, porém em situações criadas só em sua cabeça criativa e alucinada.
Não é à toa que ele é considerado por críticos literários como o representante do moderno relativismo da sentença de Protágoras: “O Homem é a medida de todas as coisas!”
Enquanto no mundo moderno é comum o subjetivismo e é estranho falar em verdades absolutas, a biblia trás declarações sobre ela mesma, contrariando a modernidade.
No AT vemos Deus usando o profeta Oséias (8:12), quando afirma: “Escrevi-lhe as grandezas da minha lei, porém essas são estimadas como coisa estranha.”.
Em Isaias 8:20 o profeta utiliza a Palavra de Deus como a base na comparação da Verdade, assim como há em diversos salmos os louvores, admoestações, poesias sobre as maravilhas da Lei (Sal. 119:18, 129, 140; Sal. 12:6 Sal. 19:7-9)
Por fim, o salmista em Salmos 119:9 afirma que apenas a Palavra poderá guiar o homem pelo caminho que agrade a Deus.
Já no N.T, os escritores comprovam o que foi afirmado no A.T, Pedro em sua segunda carta diz:
“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.”
Pedro novamente em sua segunda carta, compara os escritos de Paulo com as demais escrituras (A.T). II Pd 3:16
Contextualização da passagem
Já no contexto da epistola de Paulo a Timóteo vemos que essa Segunda carta foi enviada próximo a morte do apóstolo, nesta carta, ele escreve uma série de exortações à fidelidade, zelo pela sã doutrina e paciência nas provações a fim de permanecer firme.
O Texto que lemos é o tema central dessa carta, aqui ele resume todo seu ensino, mostrando seu exemplo de perseverança diante da perseguição e exortando Timóteo a perseverar. Nesta época, o mundo não era totalmente ausente do relativismo e muito menos da maldade humana.
O apóstolo Paulo contrasta seu próprio exemplo com a desses incrédulos.
Desde o momento em que Timóteo se converteu, ele viu a vida do apóstolo, viu seus ensinamentos e viveu em verdadeira piedade. Timóteo viu a firmeza de Paulo em meio a muitas tribulações. A vida de Paulo não foi fácil, mas sua fé completa no Senhor o salvou do desespero.
o Apóstolo Paulo sabia que as aparências são muitas vezes enganosas, pois o servo fiel é perseguido enquanto os ímpios parecem prosperar., nisso ele combate o pragmatismo, ou seja, não é porque o impio parece properar que o que ele está fazendo tenha base na Verdade
Mesmo antes de conhecer o apóstolo, Timóteo havia aprendido a confiar nas Sagradas Letras de Deus.
Há uma necessidade urgente hoje de pessoas como Paulo e Timóteo, que confiam plenamente na palavra e se atrevem a ensiná-la na verdade e que ousam temer a Deus mais do que temer aos homens.
O capítulo 3 tem uma importância central na segunda epistola à Timoteo, já que Paulo demonstra uma grande preocupação com os falsos mestres e seus ensinos, assim as recomendações à Timoteo revelam a base de Paulo de seus ensinos: a Palavra inspirada de Deus.
Vemos um forte contraste entre o que Paulo descreve sobre os falsos mestres e seus ensinos a Timóteo. Quando cita o Tu, porém... Timóteo deve continuar na fé e perseverar.
Diante da oposição, tu, porém permance firme.
Diante das tribulações, tu porém, persevere.
Diantes da maldade, tu, porém, siga a piedade.
Diante de tantas aparentes Verdades, tu porém, se apegue a Palavra
As cartas dedicas a Timóteo tinham um tom pastoral e lembra as cartas de feitas por velhos filósofos moribundos, resumindo seus ensinos ao seu discípulo mais próximo.
Paulo lembra a Timóteo que nos últimos dias (Dias em que eles estavam vivendo) haverá homens egoístas, blasfemos, avarentos, que aparentam ser piedosos, mas negam seu poder, homens não do mundo, mas de dentro da própria igreja.
Faz Timóteo recordar que observou de perto sua vida piedosa e sincera, centrada na fé em Cristo Jesus, em que viveu e está pronto para morrer.
O próprio Timóteo teve a oportunidade de ver bons exemplos em casa, ser ensinado por sua avó e mãe nas sagradas letras desde pequeno, que o apóstolo garante que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Jesus.
Paulo, ainda ratifica, nos versículos 16 e 17 ser essa Escritura fundamental, útil e objetiva em sua essência e propósitos.
Assim Paulo declara ser toda a bíblia abrangente e suficiente para vivermos uma vida correta e justa diante de Deus para cumprirmos seus propósitos.
Mesmo diante de tantas tribulações e dificuldades.
Tu, porém, Permaneça
O reformador Martinho Lutero citou: “Diante da Palavra, todos precisam ceder.”
Frase de Transição
Num mundo de incertezas, O apóstolo expõe características que fazem as Escrituras serem firmes para basear nossas vidas, a primeira é:
· Ela provém de Deus.
Releitura do Verso: Vejamos o versículo 16.
Explicação do Ponto 1:
Há uma tradução de Jeronimo, chamada Vulgata, onde diz que: “Toda Escritura, inspirada por Deus, é útil.”
Mas essa interpretação tem algo subtendido: que nem toda a Escritura é útil, mas somente aquela que foi inspirada por Deus.
Assim ela afirma que somente algumas partes da Escritura teriam sido inspiradas.
Há também uma visão entre alguns protestantes de que a Biblia só se torna Palavra de Deus quando vc sente no coração, rejeitando alguns textos.
Mas quem e com quais critérios seria capaz de dizer qual parte da bíblia é inspirada e qual não?
Só que não é isso que o texto disse: a palavra Inspirada é um adjetivo de Escritura, assim como útil.
Ela é Inspirada e Util.
O texto está afirmando a inspiração plenária das Escrituras, melhor dizendo, cada uma das partes da Escritura deriva do sopro de Deus, e tem autoridade final sobre a nossa conduta e fé.
“Inspirada por Deus”. pode ser interpretado como "soprado por Deus";
Não como se surgisse uma ideia de dentro dos corações e mentes dos escritores, mas Como se Deus soprasse em seus ouvidos.
No Catecismo de Westminster, a pergunta 04 diz:
Como se demonstra que as Escrituras são a Palavra de Deus?
Demonstra-se que as Escrituras são a Palavra de Deus - pela majestade e pureza do seu conteúdo, pela harmonia de todas as suas partes, e pelo propósito do seu conjunto, que é dar toda a glória a Deus; pela sua luz e pelo poder que possuem para convencer e converter os pecadores e para edificar e confortar os crentes para a salvação.
Considero de extrema importância essa segunda parte:
O Espírito de Deus, porém, dando testemunho, pelas Escrituras e juntamente com elas no coração do homem, é o único capaz de completamente persuadi-lo de que elas são realmente a Palavra de Deus.
Aplicação:
Apenas o Espírito de Deus é capaz de convence-lo do fato da biblia ser Palavra de Deus.
Compreendendo essa verdade, nossa postura ao ler e estudar a biblia tem que ser de humildade, Não podemos nos achegar a ela como juizes, como se fosse mais um livro.
Estamos diante da verdade de Deus registrada, que ultrapassa as barreira do tempo e cultura.
Nossa fé não está baseada em incertezas, em meras opiniões, mas na palavra inspirada do próprio Deus que é eterno e imutavel.
Paulo continua sua exposição, afirmando que, além de inspirada, a Escritura é... vamos para a característica 2.
· Ela é útil para nos transformar
Releitura do Verso: Vejamos o versículo 16.
Explicação do Ponto 2: Esta palavra significa “lucrativo”, “proveitoso”, “benéfico”. “Um paralelo importante é visto em Hebreus 4.2, onde as boas novas não ‘beneficiaram’ ou ‘foram proveitosas’ para os que as ouviram, porque a mensagem não encontrou fé por parte dos ouvintes.” Percebemos que a Escritura é útil apenas àqueles que a recebem com fé. Em consequência, Paulo inclui uma lista com quatro propósitos da Escritura:
“para o ensino”.
A Escritura tem autoridade divina para conduzir nosso ensino e doutrina. Nas epístolas pastorais, Paulo preocupava-se com a falsa doutrina que se infiltrava na Igreja (1Tm 1.3), e convocou tanto Timóteo como Tito a zelarem pelo ensino e sã doutrina (1Tm 1.10; 4.13; 5.17; Tt 2.1).
“para a repreensão”.
se refere à “verificação, pela qual algo é provado ou testado” . Em Mt 18.15 e 1Tm 5.20 o mesmo termo é usado, sugerindo alegação ou convencimento do pecado.
O texto continua: “para a correção”. O verbo aqui denota “restauração a um estado correto”. “Se repreensão enfatiza o aspecto negativo, ou seja o que vc não deve fazer, a correção enfatiza o lado positivo, ou o que vc deve fazer.
O pecador deve não só ser advertido a abandonar a vereda errada, mas ser também guiado na vereda certa (Dn 12.3).
Isto também ‘toda Escritura’ é capaz de fazer.”
“para a educação na justiça”. O termo tem um sentido muito amplo e profundo. Pode ser traduzido por “instrução”; “disciplina”, como em 2.25 e Ef 6.4. Em Tt 2.11-14 o termo ganha o sentido de treinamento para uma vida santa e reta. A “justiça”, pois, teria o sentido de “boas obras”, como em 2.21-22. Isso ficará mais explícito na próxima característica:
Geralmente a bíblia é rejeitada como Palavra de Deus, por nos corrigir e repreender, expondo nossa alma pecaminosa e nossa necessidade do Salvador.
As pessoas não querem suas vidas sendo medidas pela escritura.
Aplicação: Devemos nos submeter a autoridade da biblia como Palavra de Deus.
Ela nos diz o que fazer em momentos de solidão, desespero, angustia, tristeza, alegria.
Mostra a vontade de Deus de forma prática.
“Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.”
Hebreus 12:11
Como diz uma famosa frase:
“Lendo a biblia encontrei muitos erros, todos eles em mim”
· Ela nos capacita para toda boa obra
Releitura do Verso: Vejamos o versículo 17.
Explicação do Ponto 3: “a fim de que o homem de Deus seja perfeito”. O homem de Deus, aqui pode ser aplicado aos cristãos em geral. A palavra aponta a algo completo, da mesma forma que, “perfeitamente habilitado”.
O Espírito Santo “não se satisfaz enquanto a Palavra de Deus não cumprir plenamente sua missão e o crente não tiver alcançado a ‘medida da estatura da plenitude de Cristo’ (Ef 4.12,13)”
Explicação: A intenção de todas essas ações da bíblia é a transformação de todo cristão, assim como a preparação para que toda obra de Deus seja realizada.
Há uma resistência em nos deixar moldar por Deus e estar preparados para cumprir Sua vontade.
Nosso padrão de perfeição é diferente do padrão bíblico, não somos seres tão flexíveis assim para que esse processo seja fácil.
Cheio de concepções erradas, costumes errados, disposições erradas.
Tendemos a correr das coisas de Deus.
Nosso padrão de obra bem feita é diferente do padrão de Deus.
Geralmente quando a bíblia fala do nosso processo de aperfeiçoamento é envolvido com dor.
Compreendam que não é a situação difícil que vai nos aperfeiçoar, mas a obediência a Palavra diante dessas situações.
Aplicação: Essa capacitação é para, TODA boa obra. Ela é suficiente para nos ensinar a cumprir a vontade de Deus como profissionais, maridos, esposas, cidadãos, líderes ou liderados, vizinhos, amigos etc etc etc.
Conclusão
Ilustração: Ronaldo Lidório, missionário presbiteriano, Durante seu tempo de trabalho entre os Konkombas, em Gana (África), plantou 23 igrejas, com 5 mil pessoas convertidas entre tribos animistas e feiticeiras, e traduziu o Novo Testamento para a língua nativa desse povo. Certa vez, uma mulher de 60 anos, analfabeta, fez uma viagem de quatro dias a pé até a aldeia onde morava Ronaldo, para decorar treze versículos da Palavra de Deus. No caminho de volta, depois de dois dias de viagem, esqueceu-se de um versículo. Ela regressou à aldeia onde estava o missionário para ouvir novamente o versículo perdido, e justificou: “A Palavra de Deus é muito preciosa para ficar perdida no meio do caminho”.
Como vc tem tratado a Palavra de Deus no seu dia-a-dia? tem zelado para conhece-la e assim ser aperfeiçoado para toda boa obra?
Diante de tribulações, de oposição, de ventos de doutrinas vagando pela igreja, tem se firmado na Palavra?
Related Media
See more
Related Sermons
See more