A RESSURREIÇÃO COMPROVADA

Catecumenos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

A vitória de Cristo sobre o último inimigo a ser derrotado, a morte.

Notes
Transcript
Handout

EVIDÊNCIAS QUE EXIGEM UM VERIDITO

São tantas e tão seguras as provas da ressurreição de Cristo que um brilhante crítico, o Cônego Westcott, afirmou:
“Verdadeiramente, tomadas todas as evidências em conjunto, não é demais dizer que não há um acontecimento histórico mais bem nem mais variadamente sustentado que a ressurreição de Cristo”.
Lucas se refere ao fato dizendo:
“depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias” (Atos 1.3).

O TÚMULO VAZIO

Só a fé na ressurreição pode explicar o mistério com que se defrontaram as primeiras mulheres e, depois delas, os apóstolos Pedro e João, quando encontraram o túmulo vazio, na manhã do terceiro dia, após o sepultamento.

OS APARECIMENTOS DE JESUS

Alguns estudiosos enumeram dez, outros treze aparecimentos de Jesus, ocorridos durante os quarenta dias, às testemunhas escolhidas. Estas aparições ocorreram em lugares diferentes, em diferentes circunstâncias e a mais diversas testemunhas. Depois da ascensão apareceu a Paulo no caminho de Damasco (Atos 9.4-5; 22.7-8; 26.14-15).

O TESTEMUNHO DA INCREDULIDADE

A incredulidade de Tomé, ao receber a notícia da ressurreição de Cristo, bem como as dúvidas dos discípulos no caminho de Emaús deixam no espírito dos leitores a impressão dolorosa da dureza do coração daqueles corações. Todavia, ao buscarmos evidencias da ressurreição, percebemos que as dúvidas se transformaram em provas positivas de que ela aconteceu. A ressurreição de Cristo só foi admita por alguns dos seus seguidores depois de vencida a resistência que eles revelaram em aceita-la.

A IGREJA CRISTÃ

É incontestável que a Igreja universal de Cristo jamais teria chegado a existir separada da realidade da ressurreição.
1Coríntios 15.14 NAA
E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e é vã a fé que vocês têm.
Mesmo com perseguições, cadeia e morte, os discípulos davam testemunho de Cristo e da ressurreição. Foi proclamando a cruz e a ressurreição que a fé cristã venceu as poderosas barreiras que se enrgueram no seu caminho, durante os primeiros séculos, e alcançou as regiões mais remotas do mundo antigo.
A igreja se ergueu construindo sobre o fundamento dos apóstolos e profetas que pregavam o Evangelho. O que é o evangelho?

O DIA DO SENHOR

Foi este o nome dado aos cristãos ao Domingo ou primeiro dia da semana, no início da história do cristianismo. Durante o Antigo Testamento, o povo de Deus guardou o sétimo dia. Mas depois da ressurreição, os cristãos passaram a observar o primeiro dia da semana, em comemoração desse grande acontecimento e de seu significado espiritual.

A TRANSFORMAÇÃO DOS APÓSTOLOS

Logo após a crucificação, a atmosfera que envolveu os seguidores de Cristo foi de extrema frustração, derrota e abatimento.
Alguns dispunham-se a voltar a sua antiga profissão (João 21.3) e outros regressavam, desiludidos às suas aldeias (Lucas 23.13-14). Outros ainda se reuniam a portas fechadas, com medo dos judeus (João 20.26).
A partir dos encontros com Cristo ressurreto e do pentecostes, aqueles homens passaram por uma transformação em que nem ameaças, perseguições, prisões, açoites ou mesmo a morte não continham a paixão com que proclamavam a salvação (Atos 17.6).
Por que a ressurreição de Cristo é um dos fatos históricos mais comprovados?
Cite dois argumentos para comprovar a ressurreição.
Como a transformação dos apóstolos evidencia a ressurreição?
Related Media
See more
Related Sermons
See more