I IGREJA DE JESUS CRISTO

Catecumenos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views

Quem é a igreja instituída pelos apóstolos por ordem de Cristo?

Notes
Transcript
Handout

IGREJA

Igreja é uma palavra que vem do grego e nesta língua significa: Assembleia, multidão, ajuntamento popular.
Os tradutores da Bíblia passaram a usar esta palavra com um sentido religioso, para designar uma assembleia ou reunião de pessoas que se congregavam para prestar culto a Deus. É com este sentido que o termo aparece no Velho Testamento, cujo significado é: chamar ou convocar, e especialmente assembleia, congregação ou sinagoga, reunida com propósito espiritual.
A igreja é mais do que parede e tijolos, é sobre se reunir com outras pessoas para um propósito específico de cultuar a Deus.
O que pode ser chamado igreja:
Grupo de pessoas reunidos em casa regularmente para cultuar a Deus;
Grupo de pessoas reunidas ao ar livre regularmente para cultuar a Deus;
Grupo de pessoas reunidas em universidades regularmente para cultuar a Deus;
O que não pode ser chamado igreja:
Uma pessoa assistindo culto online;
Uma pessoa oferecendo culto a Deus sozinha;
Uma pessoa;

DIVERSIDADE DOS SENTIDOS

A palavra Igreja, na linguagem religiosa, passou com o tempo a ser usada em vários sentidos, tais como:
Igreja visível/ invisível;
Igreja militante/ Igreja Triunfante;
Igreja católica ou universal/ igreja particular ou local.
Igreja como um credo (Igreja romana, Igreja Ortodoxa, Igreja Reformada ou Protestante);
seitas ou denominações (presbiteriana, metodista, batista, etc.)
o próprio edifício onde se congregam os fiéis.

A IGREJA DE CRISTO

Há duas maneiras de definir a Igreja de Cristo.
A primeira afirma que ela é “a companhia dos eleitos chamados pelo Espírito de Deus” ou, de maneira mais simples “a comunidade dos santos”, que é a Igreja invisível.
A segunda a define como “a comunidade dos que professam a verdadeira religião, juntamente com seus filhos” que é a Igreja visível.
É importante lembrar que estas duas Igrejas, assim definidas, não se identificando, havendo na Igreja visível muitos que não pertencem à Igreja invisível.
Mateus 13.24–30 NAA
Jesus lhes propôs outra parábola, dizendo: — O Reino dos Céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo. Mas, enquanto todos estavam dormindo, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e foi embora. E, quando as plantas cresceram e produziram fruto, apareceu também o joio. Então os servos do dono da casa chegaram e disseram: “Patrão, o senhor não semeou boa semente no seu campo? De onde, então, vem o joio?” Ele, porém, lhes respondeu: “Um inimigo fez isso.” Mas os servos lhe perguntaram: “O senhor quer que a gente vá e arranque o joio?” O dono da casa respondeu: “Não! Porque, ao separar o joio, vocês poderão arrancar também com ele o trigo. Deixem que cresçam juntos até a colheita. E, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ‘Ajuntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; mas recolham o trigo no meu celeiro.’ ”

A MISSÃO DA IGREJA

A Igreja foi estabelecida por Deus para ser instrumento da proclamação ao mundo da mensagem da salvação em Cristo e a agência de ensino e edificação dos que, convertidos, tornam-se seus membros. As palavras de Deus à Abraão, ao chama-lo “E tu serás uma bênção” e “em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gênesis 12.1-3) definem, perfeitamente, a missão da Igreja no mundo. Esta missão é única e exclusivamente da Igreja, porque não existe nenhuma outra organização com este propósito

OS ATRIBUTOS DA IGREJA

UNIDADE:
Consiste na união espiritual de todos os verdadeiros crentes. Distingue-se da unidade orgânica. É em virtude da unidade espiritual que os crentes formam o corpo místico de Cristo, de acordo com as palavras do apóstolo Paulo (1Coríntios 12.27). Em virtude dos pecados e das fraquezas do homem, essa unidade não tem se manifestado objetivamente, conforme a vontade expressa de Cristo na oração sacerdotal (João 17.21).
SANTIDADE:
O sentido básico da palavra “santidade” é separado. Santo é aquele que foi separado do mundo por Deus para servi-lo no mundo. O sentido primário da palavra, portanto, não é moralista, mas indica relação com Deus e com o propósito de servi-lo.
UNIVERSALIDADE OU CATOLICIDADE:
A Igreja de Cristo é universal porque inclui todos os crentes, de todas as partes da terra e de todas as épocas. Cristo ordenou que o evangelho fosse pregado à todo o mundo, para fazer discípulos de todas as nações. O âmbito da mensagem é universal e o seu propósito é congregar, num só corpo, todos os que creem, em qualquer tempo ou lugar.
Qual é a origem da palavra Igreja?
Quais os sentidos da palavra Igreja?
É possível que na Igreja militante existam não salvos?
É possível que na Igreja triunfante existam não salvos?
Related Media
See more
Related Sermons
See more