A vida da Igreja! - O mistério de Cristo! | Efésios 3.1-9

Quarta com Fé! - Efésios - A vida da Igreja!  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Introdução!

Durante os nossos últimos quartas com fé abordamos que SOMOS CHAMADOS A COMUNHÃO.
A comunhão com DEUS e uns com os outros.
Os gentios não devem mais ter um tratamento diferente, pois em Cristo há UNIDADE.
Existe uma ÚNICA IGREJA DE CRISTO, formada por Judeus e Gentios.
Fazemos parte de uma só família!
Nós somos o lugar da habitação de Deus e devemos viver em comunhão com o outro.
Ler o texto: Efésios 3.1-9.
O início desse capítulo indica uma estreita ligação com os capítulos anteriores( 1 e 2), fazendo assim todo o sentido para a continuação da carta.
Eu sei das dificuldades que existem, mas as vezes é interessante pegar as cartas e ler de uma vez só.
Vamos compreendendo o sentido e o que elas desejam nos ensinar como Palavra de Deus.

V.1

Quando ele diz no v.1 “Por essa razão” coloca em evidência o que falamos com relação aos capitulos anteriores.
A razão era a continuação fazendo referência ao que tinha ensinado anteriormente. O ensino era que foram concedidas benção numerosas e foi oferecido a reconciliação com Deus e uns com os outros.
Os gentios e os judeus faziam arte agora de uma igreja só sem divisões e privilégios.
O capítulo 2 mostra o que DEUS FEZ, agora o capítulo 3 nos indicará o que a IGREJA deve fazer.
A ênfase maior sobre a igreja será na semana que vem, mas devemos ficar com os olhos atentos nesse capítulo pois nos ensinará o nosso papel no Reino.
A vocação especial do Ap. Paulo era ser testemunha de Cristo para os gentios. (Atos 22.21). Isso determinou a sua estratégia de evangelização.
Precisamos olhar para isso. Estratégias precisam ser implementadas para alcançar as pessoas no tempo de hoje.
Oramos ao Senhor para nos enviar e nos dar estratégias.
Não adaptamos o EVANGELHO, Ele continua sendo o mesmo, adaptamos estratégias e utilizamos delas orientados por Deus.
Paulo faz questão também de dizer que era um prisioneiro. Não um prisioneiro qualquer, mas Um prisioneiro de Cristo Jesus.
Uma prisão muito honrosa. Prisioneiro de Cristo por amor aos gentios.
A pregação de Paulo aos gentios gerou conflitos intensos com os judeus. Paulo anunciava que Jesus é o Messias prometido e que havia derrubado a cerca da lei. (Efésios 2.14 - derrubou a parede que separava.).
Ap. Paulo se apresenta e diz que é prisioneiro de Cristo Jesus, por amor aos gentios.

V.2

Ap. Paulo continua dizendo a respeito da dispensação da graça de Deus a mim confiada em favor de vocês...
No v.2 ele afirma que os destinatários, na sua maioria, ouviram a respeito da administração da graça de Deus que lhe fora concedida.
Ele estava dizendo que foi comissionado por Deus para pregar aos gentios, naquela ocasião, aos Efésios.
Pra quem Deus te chamou para pregar o evangelho? Com certeza Deus tem dado oportunidade para nós de pregação do Evangelho.
Paulo recebeu a missão de falar da Graça de Deus, do Evangelho de Cristo aquelas pessoas. Assim como nós temos recebido diariamente pessoas para pregarmos o evangelho.

V.3

No v.3 tem uma breve descrição da revelação do MISTÉRIO recebido.
Essa revelação é geralmente em forma de comunicação divina por meio de voz ou visão.
A administração de Paulo com referência aos gentios foi dada a conhecer por meio de ambas as formas.
De forma direta como vimos em Atos 16.9 - para ele passar a macedônia.
De forma indireta como vimos em Atos 9.15 - Ananias é usado por Deus para falar com Paulo.
O que foi dado a conhecer através da revelação ao Ap. Paulo é o Conhecimento de Cristo Jesus. (Filipenses 3.8).
Por causa desse conhecimento ele estava disposto a perder tudo.
Deus revelou o MISTÉRIO e o mistério é o Conhecimento de Jesus Cristo.

V.4

No v.4 ele faz referência ao que tinha dito anteriormente. O ap. Paulo conheceu o MISTÉRIO e mostrou para eles qual era.
Ele tinha acabado de dizer em parágrafos anteriores qual era esse mistério.

V.5

No v.5 Paulo continua insistindo em falar sobre o MISTÉRIO mencionado nos v.3-4. Agora nos da a informação que outras gerações não conheceram esse MISTÉRIO.
Esse mistério não tinha sido apresentado ainda na antiga aliança.
Óbvio que os profetas e homens de Deus do antigo testamento sabiam e criam no MESSIAS prometido, por isso foram salvos.
A diferença e que o profetas não deixaram em evidência é que com a VINDA DO MESSIAS e com o derramamento do Espírito Santo a velha teocracia seria completamente abolida.
No lugar dela se ergueria um novo organismo do qual JUDEUS e GENTIOS seriam postos num plano perfeito de igualdade.
Como vimos, até mesmo alguns líderes da igreja primitiva tiveram dificuldade de entender isso.

V.6

No v.6 vem a apresentação do MISTÉRIO DE CRISTO que fora revelado ao Ap. Paulo.
Ele tinha ensinado sobre isso no capítulo 2 e torna a dizer a mesma coisa de forma mais resumida aqui.
Ephesians 3:6 NAA
6 O mistério é que os gentios são coerdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho,
Aqui é bem claro qual é o MISTÉRIO e a que está relacionado.
Está relacionado não apenas com uma aliança entre judeus e gentios ou um acordo amigável para viverem juntos e em paz.
Pelo contrário, o chamado, a revelação, o mistério era que agora eles estava unidos de uma tal forma que formavam uma família. Eram irmãos. Como é dito em Efésios 2.15 - uma NOVA HUMANIDADE.
Hendriksen vai dizer que na casa de Deus não existem inquilinos, todos são filhos.
Aprendemos bastante em Efésios sobre isso. Essa é a VIDA DA IGREJA. Uma vida de UNIDADE.
A união de judeus e gentios, que eram inimigos, agora juntos, em Cristo, tornaram o que Pedro diz na sua 1ª carta - 1Pedro 2.9 - geração eleita, sacerdocio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus.
Isso só aconteceu, por meio de evangelho pregado, ouvido e aceito pela fé.
Esse é o mistério, agora revelado, não é só privilégio dos JUDEUS, os GENTIOS fazem parte da família de Deus.

V.7

No v. 7 mais uma vez o Ap. Paulo vai voltar agora o tom pessoal, o mesmo que tinha se referido nos v.1-4.
Paulo estava fazendo questão de dizer que foi colocado naquela posição pelo Senhor. Era um dom da graça de Deus.
Um homem totalmente movido pelo Evangelho de Cristo. Alguém que estava disposto a morrer todos os dias pela pregação e por anunciar as boas novas. (Filipenses 1.21)
Mesmo se entregando, estando disposto a morrer, ele sabe que isso não vem de uma disposição natural. Não é por ele, mas pelo seu Senhor.
Ele entende que o crédito de tudo o que vive é para o Senhor.

V.8

Isso entendemos no v.8 também.
Quando ele olha pra ele mesmo e se considera o menor.
Nenhum orgulho pessoal. Isso precisa estar no nosso coração sempre.
Eu tenho alguns homens de Deus como referência e eles tiveram muito sucesso em seus ministérios.
Eles não tinham MEGAS IGREJAS, pelo contrário, igrejas pequenas. Mas eram homens íntegros, dedicados, humildes, com o coração de servo.
Esse deve ser o coração do pastor. Um coração íntegro, humilde e servo.
Que A ARROGANCIA nunca faça parte da nossa vida. Sempre em nosso serviço ao Senhor possamos dar a honra e a glória que são devidas somente a Ele.
Ap. Paulo foi um pregador e pregou as INSONDÁVEIS RIQUEZAS DE CRISTO.
Essa é a pregação que deve estar em nossos lábios. Não o que eu sei fazer, mas o que Cristo fez por mim.
Essas insondáveis riquezas são riquezas que não podem ser rastreadas ou investigadas.
Isso significa que são recursos ilimitados da graça de Deus.
O menor de todos os santos prega sobre a GRAÇA DE DEUS. O que não merecíamos, mas foi entregue a nós.

V.9

O v.9 expande o que ele tinha dito no v.1. Não só aos gentios, mas agora a TODOS.
A missão é levar a todos essa mensagem. Que Deus nos faz uma GRANDE FAMÍLIA.
O ponto muito interessante era a abordagem e a forma como Paulo estava mostrando para os JUDEUS e GENTIOS a DISPENSAÇÃO DO MISTÉRIO.
Era de se notar que esse mistério operando na vida, o evangelho sendo vivido gerava uma transformação.
Essa transformação era gerada na forma em que o medo saia e chegava a confiança. A tristeza era colocada para fora e só restava a alegria, mesmo vivendo dias difíceis.
O ódio estava sendo transformado em amor, pois eles entenderam que eram amados pelo Senhor.
A transformação fora gerada de forma em que o que estava separado, agora desfruta da plena comunhão dada somente por Cristo.

Conclusão!

Que essa transformação brote e seja viva em nosso coração.
Ao olhar para o MISTÉRIO DE CRISTO possamos entender que somos coerdeiros com Cristo, membros do mesmo corpo e participantes da promessa de Cristo por meio do Evangelho.
Related Media
See more
Related Sermons
See more