Sem título Sermão

Carta à Filemon  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view

Paulo pede em favor de Onésimo lembrando que Filemon também deveria ser bondoso e amoroso até mesmo com quem lhe prejudicou.

Notes
Transcript

Introdução:

Chegamos na secção da carta onde Paulo faz seu pedido a Filemon! Ele escreveu essa carta com o propósito de pedir o favor de Filemon a Onésimo, seu escravo fugitivo. Ele poderia escrever uma carta com ordens expressas

Desenvolvimento/aplicação:

Ponto 1: O amor de Cristo para salvar e Transformar (8-11)

v.8 Paulo diz que embora tivesse liberdade/ousadia em Cristo para ordenar a Filemon a fazer exatamente o que deveria ser feito Porque ele poderia fazer isso? Porque Ele era Paulo, um homem idoso, já experimentado, um ancião (mas essa mesma palavra pode significar embaixador)! E também prisioneiro no momento em que escrevia esta carta estava preso, sendo prisioneiro de Cristo Jesus.
Ele prefere pedir em nome do amor! o amor de Filemon que anteriormente havia sido louvado! Ele apela a esse amor e não a em sua autoridade para lhe fazer o seu pedido - TDNT: “Paulo hesita em fazer afirmação expressa da sua autoridade apostólica; ele acha suficiente apelar ao amor de Filemom, reforçando-o com uma referência à sua idade, aos seus vínculos”
O amor de Filemon aos seus irmãos que era conhecido por todos e tinha sido elogiado por Paulo. Esse amor, agora, deveria ser colocado em prática mais uma vez.
Aplicação: Nosso amor deve ser posto em prática dia após dia! Principalmente em situações difíceis. Ao orar: “Pai me ajuda a amar meu irmão” Você receberá do Senhor, oportunidades de por seu amor em prática.
O pedido: Peço te a respeito do meu filho, minha criança, que gerei entre algemas, Onésimo.
A palavra empregada filho/criança demonstra o cuidado e afeto de Paulo por Onésimo
Gerar entre algemas: uma linguagem claramente metafórica, o que está dizendo é que pregou o evangelho para Onésimo, o discipulou e, ele, como um eleito do Senhor respondeu positivamente e então Paulo se torna o seu pai espiritual, e onde tudo isso aconteceu? Na prisão.
O nome da pessoa é revelado por último, intencionalmente, para mostrar a Filemon a importância que essa pessoa tinha para Paulo.
Seu nome é Onésimo, que significa: proveitoso, útil. (Guarde essa informação)
Aplicação:
Onde nós estivermos, podemos gerar filhos espirituais, onde nós estamos, podemos pregar o evangelho do Senhor Jesus e ali pessoas podem ser alcançadas e transformadas por Jesus. Você teria coragem de pregar o evangelho em uma prisão se estivesse lá justamente por pregar o evangelho? Paulo realmente vivia o que pregava;
Acts 20:24 NAA
Porém em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, desde que eu complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.
Nem mesmo a prsisão poderia lhe prender! Ele nos diz em 2Tm 2.9
2 Timothy 2:9 NAA
É por ele que estou sofrendo até algemas, como malfeitor. Mas a palavra de Deus não está algemada.
Se nem mesmo a prisão pode impedir a Palavra de Deus, porque coisas menores nos impedem de evangelizar? Porque a vergonha, o medo de ser rejeitado nos impede? Porque não fazemos como Paulo, nós consideremos nossas vidas muito preciosas para nós mesmos, aquilo que as pessoas vão pensar de mim é muito importante. Porém no momento em que adotarmos a postura de Paulo: “Em nada considero minha vida preciosa para mim mesmo, desde que eu complete a minha carreia e o ministério que recebi do Senhor” Todo o medo se esvai, toda vergonha morre, todo impecilho cai por terra! e então anunciaremos corajosamente a mensagem que cura, liberta, transforma!
Onésimo, de inútil à util.
Antes ele era inutil, não servia bem, não trazia beneficio algum e em sua função não exercia de maneira proveitosa á Filemon, os escravos daquela região eram conhecidos como infiéis, não se podia confiar totalmente neles. Mas agora ele é útil! Aqui temos um pequeno jogo de Palavras, antes, ele não era Onésimo para você, agora se tornou onésimo não somente para você, mas também para mim.
O que aconteceu para essa mudança? O que tornou Onésimo, que antes não vivia como Onésimo, se tornar proveitoso e útil? Ele conheceu um homem, que restaurou seu valor, transformando esse servo inutil em um servo muito útil e proveitoso, preciosíssimo!
Aplicação: Somente Deus em Cristo Jesus nos faz ser quem realmente fomos criados para ser! Enquanto vivemos pelos nossos propósitos, focando em nós mesmos, nossos interesses, gastando nossas vidas, estaremos vivendo muito abaixo daquilo que o Senhor planejou para nós.
Aprendemos que o evangelho nos proporciona utilidade, nós viviamos nossas própria vidas, na inutilidade de viver por viver, construindo coisas, adiquirindo bens, mas sem um propósito claro na vida! Em Eclesiates vemos que tudo isso é vaidade, é correr atrás do vento, são coisas completamente inuteis. O Senhor transforma nossas vidas, nos dá um próposito para viver! viver por Ele, para Ele! Servir em sua seara! O mesmo que fez com Onésimo, fez com cada um de nós! Somos todos úteis para o Senhor. Todos os que forem fieis ouvirão da boca do nosso Senhor: “Muito bem, servo bom e fiel, você foi fiel no pouco, sobre o muito o colocarei; venha participar da alegria do seu Senhor”

Ponto 2: A mão de Deus e nossa postura como irmãos (12-16)

Essa carta de Paulo é enviada por meio próprio Onésimo, Ele o envia como o seu próprio coração, vemos o tamanho apreço por esse irmão querido. Ele fala à Filemon o seu desejo de que Onésimo permanecesse com Ele para lhe ajudar na prisão, no lugar de Filemon, Onésimo, também seria útil.
Mas entendendo que Onésimo servia e pertencia ao seu senhor, Paulo não toma nenhuma decisão, antes busca o consentimento de Filemon: “Para que a sua bondade não venha a ser como que uma obrigação, mas algo que é feito de livre vontade.” Paulo deseja que Filemon seja bondoso, não por uma obrigação para com Ele, mas por causa de Cristo Jesus. Ele deveria receber Onésimo de volta voluntáriamente.
Filemon e Onésimo haviam se desentendido, brigado, talvez Onésimo havia roubado algo de seu Senhor, ou prejudicou os negócios de seu patrão. São especulações, mas fato é que, eles já não estavam mais juntos! Onésimo provavelmente havia fugido, deixando pendência a serem resolvidas. Mas observe o que o apostolo diz no versículo 15: Talvez ele tenha sido afastado de você por um tempo, para que o receba para sempre! Essa desavença, desentendimento, tinha um propósito.
Como disse não sabemos ao certo o motivo da separação, mas vemos que a mão de Deus estava por trás de tudo isso! A palavra passiva “ser afastado aponta para a ação secreta de Deus como a pessoa responsável pelo que aconteceu” e foi por meio dessa situação, que Deus o alcançou! Ele se encontra com Paulo na prisão, ouve a mensagem poderosa que transforma e se torna um cristão, a partir dai tudo muda na vida de Onésimo! O Senhor estava operando o seu propósito na vida desses homens.
v.16 Logo Filemon não poderia recebelo de volta como um simples escravo!
O relacionamento de Filemon e Onésimo muito mais do que de senhor e escravo agora era de irmãos em Cristo Jesus e isso muda tudo!
Paulo fala que Onésimo agora é um irmão caríssimo! Vemos como Paulo o tratava, vemos seu amor e apreço por esse homem e essa deveria ser a atitude de Filemon com seu escravo e agora, novo irmão na fé. Tanto um quanto o outro agora pertenciam ao Senhor Jesus e isso trazia implicações para suas vidas.
Onésimo: Como irmão, não deveria “se aproveitar de sua nova condição para tirar vantagem de Filemon. Pelo contrário, agora como cristão, Onésimo deveria fazer o melhor trabalho possível, obedecendo e respeitando seu senhor, e fazendo bem feito não somente quando o senhor estivesse por perto, mas trabalhar honestamente e com excelência por causa do temor ao Senhor! (Cl 3.22)
Filemon: Como senhor, Ele deveria tratar Onésimo com cuidado, sem ameaças, dando a ele o que é justo e direito (Ef 6.9 e Cl 4.1) tratar não como os outros senhores faziam, como se os escravos não fossem gente! Onésimo era agora irmão e deveria ser tratado como tal! O mesmo sangue que foi derramado por Filemon, havia sido derramado também por Onésimo. Aquele relacionamento havia sido transformado por Jesus, e nunca mais seria o mesmo.
Aplicação:
Relacionamentos com os irmãos não podem seguir o mesmo padrão do mundo! No mundo é cada um por sí, buscam sempre puxar o tapete do outro para se sobressair, criam novas amizades por meio de inimizades, tratam os outros de maneira rude, ignorante. Relacionamentos mundanos são marcados mentiras, traições, orgulho, inveja, fofocas, futilidades e etc…
Se em nossos relacionamentos (Não entenda no sentido amoroso, falo de todos os relacionamentos) são marcados também por essas coisas, qual nossa diferença com o mundo? Agora se Cristo nos transformou, transforma também nossos relacionamentos, todos eles! Não é mais cada um por sí, agora todos temos o dever um para o outro, de ajudar, apoiar, fortalecer, exortar, consolar, corrigir! Agora não buscamos mais puxar o tapete, para nos exaltar! Pelo contrário! Consideramos nossos irmãos superiores a nós! E queremos que eles possam crescer cada vez mais na fé! Queremos que eles conquistem seus bens, queremos o sucesso deles!
Pergunta para você refletir:
Lista 1:Mentiras, traições, orgulho, inveja, egoísmo, fofocas, futilidades e etc…
Lista 2: Verdade, fidelidade, humildade, renúncia, sacrifício, generosidade...
Teus relacionamentos em geral, se enquadra melhor em qual das duas listas?Faça essa avaliação e responda com sinceridade.
Lembre-se que o seu irmão é tão precioso quanto você! O Senhor Jesus deu a vida por ele, foi comprado por alto preço e nós não podemos despreza-los, tratando-os com inferioridade, não se importar com o outro! Partimos do princípio: se é precioso para Deus, é precioso para nós também.
Se você ainda não entregou sua vida para Jesus, saiba que ele deseja transformar teus relacionamentos! O primeiro e o mais importante é o teu relacionamento com Deus, que vem pela fé em Cristo Jesus! Se arrependa e entregue a vida ao Senhor!

Ponto 3: Perdão de Cristo é para ser compartilhado (17-20)

Filemon deveria tratar seu servo com todo amor por causa de Cristo. Paulo prossegue dando ênfase em seu pedido, dizendo que se ele o considerasse como companheiro/colaborador ele deveria receber, dar as boas vindas a Onésimo como se estivesse recebendo o próprio apóstolo. Sabemos que Filemon tinha grande estima, admiração por Paulo! E da mesma maneira que ele tratava Paulo, deveria agora tratar seu servo Onésimo!
E se Onésimo tivesse causado algum dano, ferido ou sido injusto, cometido algum crime ou estivesse lhe devendo algo, Paulo pede para que ponha em sua conta. Porque ele “de próprio punho” dizendo que essa informação era digna de confiança, como se disse: Eu prometo, que pagarei. BETN: “Paulo remove uma barreira para o perdão com sua promessa de ressacir qualquer dano, quer por furto quer por perda de serviço.”Outro motivo porque Filemon deveria atender o pedido de Paulo era porque ele lhe devia a “própria vida” no sentido de Filemon havia se convertido em uma das viagens de Paulo, direta ou indiretamente, ele conheceu ao Senhor Jesus por intermédio do ministério do apóstolo.
Aplicação:
Lembra o que Jesus fez por nós, nosso pecado lhe foi imputado agora somos livres. “Sua oferta segue o modelo do que Cristo fez por nós numa escala muito maior. Paulo toma para sí a dívida legal de Onésimo de modo que Filemon pudesse perdoa-lo”
Colossenses 2.13–14 (NAA)
E quando vocês estavam mortos nos seus pecados e na incircuncisão da carne,
Nós estavamos mortos espiritualmente! Eramos escravos do mundo da carne e do Diabo, como Onésimo eramos inúteis! Rm 3.11-12: não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Todos se desviaram e juntamente se tornaram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
Essa era nossa condição e ainda é a condição de todos os que não depositaram sua fé em Cristo.
Mas “ele lhes deu vida juntamente com Cristo, perdoando todos os nossos pecados. Cancelando o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz.”
O que Paulo pede para Filemon fazer, colocar em sua conta a dívida Cristo já fez por nós! 1Pe 2.24
1 Peter 2:24 NAA
carregando ele mesmo, em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Pelas feridas dele vocês foram sarados.
FOI ISSO QUE ELE FEZ! NOSSA DÍVIDA ERA IMPAGÁVEL, ELE ASSUMIU, QUITOU E AINDA DEPOSITA CRÉDITOS INFINITOS DE JUSTIÇA EM NOSSA CONTA! POR ESSE SACRIFÍCIO TEMOS VIDA! QUANTO AMOR! QUANTA ENTREGA!
Paulo entendeu o sacríficio de Jesus e estava agora replicando, assumindo a culpa de seu irmão, para que ele fosse beneficiado! É também isso que devemos fazer! Estarmos dispostos a nos sacrificar pelos nossos irmãos, está disposto a ser prejudicado para que o outro possa ganhar! Cristo vêm e muda a lógica humana de cabeça pra baixo, o reino de Deus, como bem descrito na canção “postura do Reino” da banda Morada:
O menos é mais, o líder é servo O pobre é rico, o louco é sábio O último primeiro é O fraco é forte, o grande é pequeno Quem perde que ganha Quem chora é quem ri Quem morre vive para Ti
v.20-22
Paulo pede que Filemon atenda seu pedido, que ele receba esse benefício. E mais uma vez Filemon reanime seu coração, como dizera outras vezes. O apóstolo tinha tanta confiança de que Filemon iria atender seu pedido e faria muito mais, que podemos presumir, que o final dessa história é feliz! Onésimo foi recebido de volta e as coisas se resolveram no Senhor.
Finalizando a carta ele faz um ultimo pedido que Filemon prepare um quartinho para recebe-lo (Paulo) porque ele esperava ser solto por causa das orações dos irmãos e passar alguns dia juntamente com eles em comunhão e edificação.
Lembranças são enviadas de outros companheiros de Filemon e Paulo finaliza a carta desejando graça de Cristo Jesus esteja com todos!

Conclusão:

O pedido de Paulo a Filemon em favor de Onésimo nos ensina:
Que o amor de Cristo nos salva e transforma, de inuteis, passamos a sermos úteis, e temos um propósito em nossas vidas! Podemos gerar filhos espirituais aonde estivermos! Pregue o evangelho!
Deus é o maior interessado em nossa salvação e santificação! Coisas acontecem em nossas vidas, para que sejamos santificados e pessoas possam conhecer a graça salvadora de Cristo Jesus! A partir do momento que conhecemos a Jesus, toda nossa vida muda! Nossos relacionamentos, inclusive, agora possuem um novo padrão! Devemos zelar pelos nossos relacionamentos!
Paulo assume a responsábilidade pelos danos que Onésimo podia ter causado a Filemon, e nos lembra que Cristo Jesus nos redime de nossos pecados, assumindo toda nossa culpa! E também devemos ter essa mesma postura com nossos irmãos! Uma postura de sacrifício, de entrega, devemos está prontos a sofrer o dano a fim de que nossos irmãos sejam beneficiados!
Encerramos hoje nossa serie nesse pequeno grande livro! Que o que aprendemos aqui seja posto em prática em nossas vidas!
Related Media
See more
Related Sermons
See more