Parte 2 - As Riquesas da Graça de Deus

As Riquesas da Graça de Deus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view

Minha Nova Identidade em Cristo

Notes
Transcript

Introdução

Efe.1:3-13
Semana passada eu contei aqui a historia da mulher que entrou para a história como "a maior avarenta da América", "Hetty" Green, quando morreu em 1916, deixou um patrimônio avaliado em mais de US$ 100 milhões. Ela comia mingau de aveia frio porque era achava caro esquentá-lo. Seu filho teve que sofrer uma amputação de perna porque ela demorou tanto procurando uma clínica gratuita que o caso dele se tornou incurável. Ela era rica, mas preferiu viver como uma indigente, paupérrima.
Excêntrica? Com certeza! Louca? Talvez!? Ela era tão tola que apressou sua própria morte ao provocar uma Hemorragia cerebral enquanto discutia sobre o valor de beber leite desnatado! Hetty Green é uma ilustração de muitos cristãos de hoje. Eles têm uma riqueza ilimitada à sua disposição e, ainda assim, vivem como indigentes, paupérrimos. Foi para esse tipo de cristão que Paulo escreveu a Epístola aos Efésios.
Agora, a chave para viver uma vida cristã vitoriosa é descobrir quem você é em Cristo.
Muitos cristãos nunca descobriram a verdade sobre a sua nova identidade em Cristo.
Agora, Jesus disse, assim: John 8:32 “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.”
Agora, é a verdade que nos liberta.
E por falar nisso, o que é a verdade? A verdade é o que Deus diz em sua Palavra; isso é a verdade. A verdade é o que Deus diz. Tudo o que Deus diz, isso é verdade.
Essa verdade está incorporada no Senhor Jesus Cristo. (John 14:6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” )
Agora, a Bíblia diz: “[conhecerão] a verdade, e a verdade [os] libertará”. (João 8:32)
Mas veja, a verdade não o liberta até que você a conheça. “[Vocês] conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.” (João 8:32)
Entenda uma coisa importante, não importa quão verdadeira seja a verdade, e não importa quantas verdades maravilhosas existem nesta Bíblia - elas não lhe darão libertação, elas não o libertarão, até que você conheça essas verdades.
Você precisa conhecer a verdade para que ela possa se concretizar/tornar realidade, na sua vida.
O livro de Efésios, na verdade é uma “Epístola. Epístola é uma espécie de carta. Essa carta foi destinada a um grupo de pessoas que o apostolo Paulo chama de santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso” (Eph 1:1).
Ephesians 1:1 NVI
1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso:
Nenhuma palavra no Novo Testamento sofreu mais do que esta palavra santo.
Até o dicionário define um santo como uma “pessoa oficialmente reconhecida pela santidade de vida”.
Quem faz esse reconhecimento oficial? Geralmente algum corpo religioso, e o processo pelo qual uma pessoa se torna santa é tecnicamente conhecido como canonização.
A vida da pessoa falecida é examinada cuidadosamente para ver se ela se qualifica para a santidade.
Se o caráter e a conduta do candidato forem irrepreensíveis, se ele tiver sido responsável por realizar pelo menos dois milagres, então ele está qualificado para ser feito santo.
É um processo interessante, mas ele não aparece em nenhum lugar na Bíblia.
Nove vezes nesta breve carta, Paulo se dirige aos seus leitores como santos (Efésios 1:1, 15, 18; 2:19; 3:8, 18; 4:12; 5:3; 6:18).
Esses santos estavam vivos, não mortos, embora já estivessem “mortos em delitos e pecados” (Efésios 2:1-3).
Eles nunca realizaram nenhum milagre, embora tivessem experimentado um milagre ao confiar em Cristo como Salvador (Efésios 2:4-10).
A pessoa está “viva”, não apenas fisicamente, mas também espiritualmente (Efésios 2:1)‌
Na Biblia você encontrará os cristãos sendo chamados de discípulos (Atos 9:1, 10, 19, 25–26, 36, 38), pessoas do Caminho (Atos 9:2) e santos (Atos 9:13, 32, 41).
A palavra santo significa “aquele que foi separado”. Está relacionado com a palavra santificado, que significa “separado”.
Quando o pecador confia em Cristo como seu Salvador, ele é tirado do “mundo” e colocado “em Cristo”.
O crente está fisicamente no mundo , mas espiritualmente ele não é do mundo (John 17:14–16 ).
A palavra santo é simplesmente um dos muitos termos usados no Novo Testamento para descrever “aquele que confiou em Jesus Cristo como Salvador”.

I. Quem Somos em Cristo

A. Você é Santo - 1:1

Lembre-se que a verdade é o que Deus diz, não o que você pensa sobre o assunto.
O que Deus diz é verdade, não importa como você se sinta a respeito. Se Deus fala está falado.
Mas isso nunca o libertará até que você conheça a verdade.

B. Você é um Escolhido - v.4

Ephesians 1:4 NVI
4 Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.
Ele nos escolheu (v. 4).
Esta é a maravilhosa doutrina da eleição, uma doutrina que confunde alguns e conforta a outros.
Certa vez, um professor do seminário disse: “Se você Tentar explicar a doutrina da eleição e você pode a cabeça. Mas você tentar explicar que ela não existe e você pode sua alma!”
Que a salvação começa com Deus, e não com o homem, todos os cristãos concordam. “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós” (João 15:16).
O pecador perdido, deixado nos seus próprios caminhos, não busca a Deus (Rom. 3:10-11); Deus em Seu amor busca o pecador (Luke 19:10)
Observe que Deus nos escolheu antes mesmo de criar o universo, para que nossa salvação seja inteiramente de Sua graça e não com base em qualquer coisa que nós mesmos tenhamos feito.
Ele nos escolheu em Cristo, não em nós mesmos.
E Ele nos escolheu com um propósito: sermos santos e sem culpa.
Na Bíblia, a eleição é sempre para alguma coisa.
É um privilégio que acarreta uma grande responsabilidade.
“Pastor, o pecador responde à graça de Deus contra a sua própria vontade?”
Não, ele responde porque a graça de Deus o torna disposto a responder.
O mistério da soberania divina e da responsabilidade humana nunca será resolvido deste lado da eternidade. Mas ambas são ensinadas na Bíblia (João 6:37). Ambas doutrinas são verdadeiras e ambas são essenciais. (Rom.10:9-10)
1 Peter 2:9 (NVI)
9 Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Os crentes, fazem parte desse sacerdócio real. Somos um povo peculiar. Você não o escolheu; ele escolheu você.
Efésios 1:4 Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.
A palavra escolhido está no tempo aoristo, indicando que Deus agiu por si mesmo.
Ele não teve que ir a um conselho de administração para fazer sua seleção; Ele nos escolheu. (Grande verdade da Biblia)
Ele veio e a ainda hoje vem nos procurar. Gen.3:9
Genesis 3:9 NVI
9 Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?”
É Ele que vem nos procurar!
Eu não sabia em que forma eu realmente estava até o dia em que Ele me encontrou, mas eu ouvi a voz do Senhor me chamando.
Ouça, Você foi escolhido por Deus!
Você não precisa andar com a cabeça baixa pensando que não é nada e que ninguém te ama.
Existe alguém que te ama tanto que te escolheu.
Tudo que você tem, Deus lhe deu. Sua voz, sua força, seu lar, seu trabalho e seu conhecimento são presentes Dele. O que você sabe, Deus lhe ensinou. Onde você está foi Deus que te trouxe.
Graças a Deus, Ele nos escolheu em Cristo. Grave no seu coração a segunda verdade: Você é um escolhido de Deus.
Ilustração:
Deixa eu contar para você a historia de três jovens que tiveram um probleminha. Seus nomes eram Hananias, Mesael e Azarias. Nós os chamamos de Sadraque, Mesaque e Abednego. Eles não precisavam ter entrado nesse dilema. Eles viviam numa cidade chamada Babilônia, eles se recusaram a se curvar diante da imagem de ouro que o rei ergueu. Eles foram avisados; “Se vocês não se curvarem, vocês vão morrer queimados.” Eles não se curvaram. Porque Eles fizeram uma promessa de que não adorariam nenhum outro deus. O rei ordenou que eles fossem colocados na fornalha ardente e girou o botão até que ficasse sete vezes mais quente do que nunca.
O fogo lá dentro foi tão quente que as pessoas do lado de fora se queimaram. Mas Deus condicionou estes homens para resistir ao fogo.
Então Deus diz: “Sabe de uma coisa, Eu vou entrar com eles nessa fornalha” Jesus veio rapidamente e entrou com eles. Eles foram lançados na fornalha para perderem tudo, até a vida, mas a única coisa que esses homens perderam na fornalha foi o que o inimigo colocou sobre eles. O inimigo pegou uma corda e amarrou-os. Mas quando o rei olhou pra dentro da fornalha viu que eles estavam soltos e andando na fornalha. O fogo não os incomodava porque Jesus os condicionou a ficar de pé. E a razão pela qual ele fez isso é porque eles eram pessoas escolhidas. Deus fará grandes coisas por Seu povo escolhido. Ele abriu o Mar Vermelho e permitiu que Moisés conduzisse Israel em terra seca. Assim que o último escolhido atravessou para o outro lado, Deus retirou seu espírito, permitindo que o mar voltasse e o exército do Faraó se afogasse.
Deixa eu dizer algo importante para você que está passando por alguns problemas: saiba que Deus nem sempre precisa tirá-lo do problema; Ele pode condicioná-lo a resistir ao fogo. Algumas pessoas suportam um pouco mais de fogo do que outras. Não é por causa da sua força; é porque Deus os condiciona para resistir ao fogo. Algumas pessoas quebram sob qualquer tipo de pressão. Mas outras conseguem continuar firme porque é Deus que nos condiciona.
Ilustração:
Matthew 28:18“18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra.”
Deus deu Sua autoridade aos Seus santos. Agora, que tipo de autoridade nós temos? Temos autoridade para fazer duas coisas.
(1) Podemos direcionar o poder divino;
(2) Podemos destruir o poder demoníacos.
Direcionar o poder divino através da Oração. Você não precisa estar na porta de uma pessoa para orar e obter libertação. Você pode orar aqui e Deus poderá ouvi-lo e operar um milagre lá em SP/NY. Se você tem uma pessoa lá em SP/NY precisando de oração, você não precisa viajar até lá e impor as mãos sobre ela. Você pode orar onde estiver: “Senhor, meu filho lá em SP/NY precisa que o Senhor o livre”. E Deus ouvirá sua oração. Ele ouvirá porque você é um escolhido em Cristo e recebeu a autoridade de Jesus para direcionar o poder divino.
Autoridade de Jesus para destruir poderes demoníacos.
Veja, o diabo pensa que tem poder, mas você tem mais poder porque Deus colocou o poder à sua disposição.
Atos 1:8 diz que os escolhidos, a igreja, aqueles que foram escolhidos antes da fundação do mundo em Cristo receberiam poder.
Acts 1:8 “8 Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, ……
A palavra grega para poder é dunamis, de onde vem a palavra dinamite.
Uma coisa todos sabem sobre a dinamite é que ela reorganiza tudo o que entra em contato com ela.
Assim, o Senhor pega a sua autoridade, e entrega para os “escolhidos - igreja” e depois os equipa com o Seu dunamis ou o Seu poder.
Onde quer que eu vá, tenho poder para direcionar a autoridade divina, mas também tenho poder para destruir a autoridade demoníaca.
Quando o diabo vem me atacar, eu não preciso correr mais que ele. Posso resistir e permanecer firme na fé - eu posso repreendê-lo em nome do Senhor e o diabo é quem irá fugir.
Os escolhidos tem poder para destruir demônios e poderes demoníacos.
Ephesians 6:10–11 “10 Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. 11 Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo,”
(testemunho da libertação de uma chinesa e do Marcelo)
James 4:7 “7 Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.”
Levante a cabeça, Você é um escolhido de Deus, permaneça na palavra de Deus, porque a palavra de Deus tem todo o poder para desfazer as obras do maligno.
Há uma outra coisa que quero mencionar antes de irmos ao segundo ponto dessa mensagem:
Sabemos que quando o Senhor nos promete algo, Ele nunca voltará atrás em sua palavra.
Pessoas fazem promessas e muitas vezes elas não cumprem. “Samuel, se precisar de mim, é só me ligar”. Mas quando precisei deles, caiu na secretária eletrônica.
“Pastor, estou com você desde que tudo de certo”. Beleza; mas, O que farei quando tudo der errado? Veja, você precisa de mais ajuda quando está errado do que quando está certo. Quando você está certo, todos estão com você; pessoas que você nem conhece ficarão ao seu lado. Mas quando você tropeça, meu Deus, é ai que você precisa de alguém para ajudá-lo a se reerguer.
Existem algumas promessas do Senhor para aqueles de nós que somos Seu povo.
Psalm 37:4–6 “4 Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. 5 Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá: 6 ele deixará claro como a alvorada que você é justo, e como o sol do meio-dia que você é inocente.”
Isaiah 40:31 “31 mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.”
Hebrews 13:5 “5 Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o
Ele prometeu: Nunca te deixarei, nem te desampararei.
Quando estou acordado, Ele está comigo;
quando estou triste, Ele está comigo.
Quando estou fraco, Ele está comigo;
quando eu sou forte, Ele estará comigo.
Ele não vai me deixar.
Quanto tempo Ele estará comigo? Sempre!
Por que? Porque Ele me escolheu!
O que mais Ele fez por nós?

C. Você foi Adotado (v. 5).

Ephesians 1:5 NVI
5 Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,
Aqui encontramos aquela outra palavra mal compreendida “predestinação”.
Esta palavra, tal como é usada na Bíblia, refere-se principalmente ao que Deus faz pelas pessoas salvas.
Em nenhum lugar da Bíblia nos ensina que as pessoas estão predestinadas ao inferno, porque esta palavra se refere apenas ao povo de Deus.
A palavra significa simplesmente “ordenar de antemão, predeterminar”.
(comentário) “Tudo indica que eleição parece referir-se a pessoas, enquanto a predestinação refere-se a propósitos.”
Os eventos relacionados com a crucificação de Cristo foram predestinados
Acts 4:27–28 NVI
27 De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com o povo de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste. 28 Fizeram o que o teu poder e a tua vontade haviam decidido de antemão que acontecesse.
Deus predestinou os eventos relacionados com a crucificação de Jesus Cristo seu Filho, antes da fundação do mundo.
Deus também predestinou a nossa adoção
Ephesians 1:5 NVI
5 Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,
A adoção tem um duplo significado, presente e futuro.
1) Você não entra na família de Deus por adoção. Você entra na família Dele pela regeneração, o novo nascimento (João 3:1–18; 1 Pedro 1:22–25)
E para que serve a adoção? (Wiersbe, W. W. )
Adoção é o ato de Deus pelo qual Ele dá aos “nascidos de novo” uma posição de adulto na família.
Porque ele faz isto?
Para que possamos começar imediatamente a reivindicar a nossa herança e a desfrutar da nossa riqueza espiritual!
Um bebê não pode legalmente usar esta herança (Gálatas 4:1-7), mas um filho adulto pode – e deve!
Isso significa que você não precisa esperar até atingir uma certa idade para poder reivindicar suas riquezas em Cristo.
2) O aspecto futuro da adoção é encontrado em Rom 8:22–23
Romans 8:22–23 NVI
22 Sabemos que toda a natureza criada geme até agora, como em dores de parto. 23 E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.
O aspecto futuro da adoção é o corpo glorificado que teremos quando Jesus retornar. Um corpo igual ao do nosso Senhor Jesus.
Já temos nossa posição de adultos diante de Deus, mas o mundo não consegue ver isso. Quando Cristo voltar, esta “adoção misteriosa-privada” será tornada pública para que todos possam ver!
O que mais Ele fez por nós?

Você foi Aceito

Ephesians 1:5–6 NVI
5 Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, 6 para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.
Não podemos nos tornar aceitáveis a Deus; mas Ele, por Sua graça, nos torna aceitos em Cristo. Esta é a nossa posição eterna que nunca mudará. ”Ele nos deu gratuitamente no Amado”. Ou seja: “Ele nos agraciou no Amado”.
Por causa da graça de Deus em Cristo, somos aceitos diante Dele, isso nunca mudará.

Você foi Redimido (v. 7a).

Ephesians 1:7 (NVI)
7 Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,
Redimir significa “comprar e libertar pagando um preço”.
Havia 60 milhões de escravos no Império Romano e muitas vezes eram comprados e vendidos como peças de mobília.
Mas um homem poderia comprar um escravo e libertá-lo, e foi isso que Jesus fez por nós.
O preço foi o Seu próprio sangue (1 Pedro 1:18ff).
Isto significa que estamos livres da Lei (Gálatas 5:1),
livres da escravidão do pecado (Romanos 6), bem como livres do poder de Satanás e do mundo (Gálatas 1:4; Colossenses 1). :13–14).
Se fôssemos escravos seríamos pobres, mas porque somos filhos somos ricos!

Você Foi Perdoado (v. 7b)

Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados
A palavra perdão significa “levar embora”.
Isto nos lembra o ritual do Dia da Expiação Judaico, quando o sumo sacerdote enviava o bode expiatório para o deserto (Lev. 16).
Primeiro, o sacerdote sacrificava um dos dois bodes e aspergiu o seu sangue diante de Deus no propiciatório. (Santo dos Santos)
Então ele confessava os pecados de Israel impondo as mãos sobre o bode vivo e fazia com que o bode fosse levado para o deserto para nunca mais ser visto.
Cristo morreu para levar nossos pecados para que eles nunca mais fossem vistos (Sl 103:12; João 1:29).
Romans 4:7–8 NVI
7 “Como são felizes aqueles que têm suas transgressões perdoadas, cujos pecados são apagados! 8 Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa!”
Nenhuma acusação escrita se levanta contra nós porque nossos pecados foram tirados!
O pecado nos tornou pobres, mas a graça nos tornou ricos!
Esta carta tem muito a dizer sobre o plano de Deus para o Seu povo, um plano que não foi totalmente compreendido nem mesmo nos dias de Paulo.
Ephesians 1:9 NVI
9 E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,
Quando se trata dos mistérios de Deus, eles se enquadram em três categorias principais.
Primeiro, existem mistérios que ninguém, exceto Deus, jamais conheceu ou conhecerá. Estes são segredos divinos que Deus não revela a ninguém, Deuteronomy 29:29 “29 “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, o nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei.”
O dia e hora que Jesus voltará ninguém sabe!
O segundo tipo de mistério inclui aquelas coisas que estão escondidas da maioria das pessoas, mas reveladas a um grupo seleto.
Todas as pessoas sabem algo sobre Deus, Rom. 1:19–20, mas elas não compreendem as verdades mais profundas sobre a Sua Palavra e Sua natureza. Eles não conseguem saber estas coisas porque não tem a ajuda do Espírito de Deus, 1 Cor. 2:14. Os redimidos, por outro lado, compreendem estas verdades e sabem mais sobre Deus porque tem a ajuda do Espirito de Deus.
Um terceiro tipo de mistério não tem nada a ver com coisas misteriosas. Significa um “segredo sagrado, antes escondido, mas agora revelado ao povo de Deus”.
Nós, crentes, fazemos parte do “círculo íntimo” de Deus.
Nós temos o privilégio de compartilhar o segredo de que Deus um dia unirá tudo em Cristo.
Desde que o pecado entrou no mundo, as coisas têm desmoronado. Primeiro, o homem foi separado de Deus (Gn 3). Então o homem foi separado do homem, assim como Caim matou Abel (Gn 4).
As pessoas tentaram manter uma espécie de unidade construindo a Torre de Babel (Gn 11), mas Deus as julgou e as espalhou pelo mundo.
Deus chamou Abraão e estabeleceu uma diferença entre o judeu e o gentio, diferença que se manteve até a morte de Cristo na cruz.
O pecado está destruindo tudo, mas em Cristo, Deus reunirá tudo no culminar dos tempos. Fazemos parte deste grande programa eterno.
Conclusão
Quero terminar, dizendo. Se você está em Cristo você é santo, escolhido, adotado, aceito, mas o que considero ser a maior verdade na mensagem de hoje, e é esta:
“Deus não muda você para que Ele possa amá-lo; Deus ama você para que Ele possa mudar você.” ///
Deus não muda você para que Ele possa amá-lo. Amigo, Ele já te ama. Na verdade, Ele até amou você antes de você ser salvo.
A Bíblia diz em Romanos capítulo 5, versículo 8: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”. (Romanos 5:8)
Agora, se Deus ama um pecador sujo, inútil, vil e podre, você não acha que Ele ama Seus próprios filhos, Suas próprias filhas; aqueles que fazem parte de Sua família; aqueles que estão na família eterna da fé? Você é aceito gratuitamente no amado.
Agora, Deus ama o pecador. Mas Ele não aceita o pecador como parte da sua familia até que o pecador se arrependa do seu pecado.
Mas quando você se arrepende do seu pecado, quando você recebe a Cristo, então, pela Sua graça – não por nada que você faça, ou você tenha que trabalhar para ser aceito. Você é aceito. Você está no amado.
Você se lembra da história de Mefibosete no Antigo Testamento? Mefibosete era filho de Jônatas, neto de Saul. Agora, Davi e Jônatas fizeram uma aliança de sangue de que se amariam, teriam comunhão um com o outro, travariam as batalhas um do outro, compartilhariam os bens um do outro. Eles firmaram uma aliança de sangue um com o outro. Agora, esta aliança se estendeu não apenas entre Davi a Jônatas ou Jônatas e Davi, mas uma aliança de sangue que incluía seus filhos. Ora, Jônatas, antes de morrer, teve um filho cujo nome era Mefibosete. Mefibosete era herdeiro do trono, porque era filho de Jonatas e neto de Saul. Mas Saul perdeu a sua dinastia. E Deus deu o reino a Davi. Saul e Jonatas morreram no mesmo dia numa batalha. Mefibosete era um bebezinho nessa época, a mulher que cuidava dele fugiu as pressas da casa onde estava com Mefibosete porque ficou com medo de que viessem matar ele, na fuga ela tropeça e cai sobre o bebe e ele ficou manco das pernas.
E ela foge com esse bebezinho para um lugar na Bíblia chamado Lodebar, e lá ele cresceu temendo e odiando Davi.
Agora, a razão pela qual ele temia e odiava Davi era porque ele não conhecia Davi. Ele não sabia que David o amava. Ele não sabia que Davi havia feito uma aliança com seu pai.
E a rebelião de Mefibosete contra Davi foi resultado de acreditar numa mentira sobre Davi. Ele não sabia a verdade.
Davi não era o que Saul disse que Davi era.
E então, um dia, Davi procurou e encontrou Mefibosete. Davi trouxe Mefibosete até o palácio onde ele estava.
Mefibosete caiu com o rosto em terra diante de Davi. Ele pensou que David iria matá-lo ali mesmo.
Davi disse: “Mefibosete, eu não quero matar você. Eu quero te abençoar.
Quero tratá-lo como um dos meus filhos. Quero restaurar sua herança.
Quero que você se sente à mesa comigo. Eu quero te amar. Quero homenageá-lo. Eu quero abençoar você.”
Agora, por que Davi fez tudo isso? Ele deixou isso bem claro, e a Bíblia no livro de Samuel que ele fez isso por causa de Jônatas.
Mefibosete foi aceito por causa de Jônatas, não por causa de Mefibosete.
2 Samuel 9:1 “Certa ocasião Davi perguntou: “Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar lealdade, por causa de minha amizade com Jônatas?””
Agora amigo, por que sou aceito? Não porque eu esteja em ótima forma, não por causa de alguma coisa que tenha feito, mas quero lhe dizer que Deus me aceitou pelo amor de Cristo – exatamente a mesma coisa. A Bíblia diz: “Sede… bondosos…, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, assim como Deus vos perdoou por amor de Cristo”. (Efésios 4:32) E assim como Mefibosete foi aceito em Jônatas, eu sou aceito em Jesus.
E quando vejo isso, quando vejo que Deus já me ama — mesmo que eu seja imperfeito, mesmo que na minha própria estatura haja falhas, fracassos e fraquezas, ainda assim quero dizer a você, somos a justiça de Deus em Cristo. Essa justiça foi imputada a nós. E precisamos reconhecer nossa retidão e precisamos confiar em nossos recursos.
Deus nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo Jesus. (Efésios 1:3)
E eu preciso, querido amigo, não só saber disso, mas preciso receber em meu coração, que eu já sou aceito no amado. E preciso parar de tentar ser religioso para chegar a Deus. Escute-me. Ouça o seu pastor.
A santidade não é o caminho para Cristo. Cristo é o caminho para a santidade.
Related Media
See more
Related Sermons
See more