COMO VOCÊ É RICO!

As Riquesas da Graça de Deus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

As riquezas que acompanham a minha Nova Identidade em Cristo

Notes
Transcript
Intro.
Cada livro da Bíblia tem seu próprio tema e mensagem especial, embora possa tratar de muitos tópicos diferentes.
Gênesis é o livro dos começos;
Mateus é o livro do reino;
Gálatas é o livro da liberdade.
Efésios 1:3 O tema: é as riquezas do crente em Cristo.
Abram suas Bíblias no livro de Efésios. Efésios, é o guia de Deus para o crescimento cristão. O comando de Deus é:
“cresçamos na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. (2 Pedro 3:18)
Uma coisa é ser salvo; outra coisa é “crescer na graça e no conhecimento de Jesus” – e o livro de Efésios coloca ênfase no crescimento.
Essa carta foi escrita por volta de 61-63 d.C., quando Paulo estava preso em Roma. A igreja que estava em Éfesos era uma igreja jovem e com muitos problemas. Eles eram ricos nas coisas de Deus, mas não sabiam.
Esta carta foi enviada para que eles soubessem o que tinham em Jesus, quem eram em Jesus e como tomar posse do que possuíam em Jesus!
Hoje em não é muito diferente, muitos crentes em Jesus não entendem quem eles realmente são em Cristo, o que eles têm e como possuir o que já é deles.
Para que você viva a vida que Jesus veio nos dar (João 10:10) você precisa entender o que Deus diz a seu respeito.
Você precisa saber quem você é, o que você tem em Cristo e como usar oque tem.
É sobre isso que vamos falar nessas primeiras semanas do ano novo.
Nosso versículo chave desta manhã é o versículo 3, uma pepita de ouro que Deus coloca bem no inicio desse testamento da verdade:
Ephesians 1:3 NVI
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.
Logo no inicio da sua carta ele está falando sobre as riquezas que pertencem àqueles que conhecem o Senhor Jesus Cristo.
Quero lhe dizer, amigo, que você pode estar preocupado com a crise mundial, com a deterioração da situação financeira, escassez, desemprego, pobreza e fome a nível mundial.
Eu quero te contar uma coisa. Não há crise céu. Você sabia disso?
Você sabia que o valor da moeda do céu não diminuiu nem um pouquinho?
Você sabia que seus bens estão bem seguros e protegidos se estiverem no Senhor Jesus Cristo? Você sabia que se for salvo, você será imensamente e gloriosamente rico? É disso que se trata a carta aos Efésios.
Agora, a Bíblia diz em 2 Coríntios capítulo 8 e versículo 9:
2 Corinthians 8:9 NVI
9 Pois vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos.
Agora, Deus não quer filhos, a menos que sejam filhos ricos. Você é fabulosamente, imensamente rico, e o propósito desta mensagem desta manhã é ajudá-lo a se alegrar com as riquezas dos redimidos. É disso que o livro de Efésios está falando.
Veja o versículo 18 deste mesmo capítulo:
Ephesians 1:15–18 (NVI)
18 Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos
Paulo disse: “Eu oro para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados - para que de alguma forma as escamas caiam dos seus olhos e você descubra e saiba exatamente o quão rico você é”.

I. A Fonte Dessas Riquezas

Agora, há várias coisas que quero que observemos. A primeira coisa que quero que você observe no versículo 3 é a fonte dessas riquezas – a fonte dessas riquezas. A Bíblia diz em Efésios 1:3:
Ephesians 1:3 NVI
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.
De onde vêm essas riquezas? Amigo, elas vêm do Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é Ele que nos abençoou.
Então para começar, precisamos entender que essas riquezas não são riquezas que você conquista; essas riquezas são riquezas herdadas. Elas são concedidas. Temos um pai rico.
Elon Musk, é o homem mais rico do mundo, ele possui um patrimônio liquido de aproximadamente $248.8 bilhões de dólares. A renda semanal dele está na casa dos milhões. No entanto, toda essa riqueza por mais vasta que seja, não significa NADA para mim.
Elon Musk têm muito dinheiro, mas isso não me adianta nada, porque não sou da família dele.
A riqueza que Paulo está falando são para aqueles que estão na família de Deus – se Deus é seu Pai pode dar um gloria a Deus bem alto!
Paulo está falando das riquezas dos redimidos; e, amigo, se você não é salvo, não fique pulando. Não diga: “Louvado seja Deus, sou rico!” porque isso é riqueza da família.
Veja, observe o versículo 2:
Ephesians 1:2 “2 A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.”
“Deus, nosso Pai”.
Agora, se Deus não é seu Pai, você não é rico. Mas se Deus é seu Pai, e Ele é rico, e você é Seu herdeiro, então você é rico.
“Oh”, você diz, “bem, Deus é o Pai de todos”. Não, amigo, Deus não é o Pai de todos. Deus é o Criador, mas Pai daqueles que foram salvos, amém?
Se você nasceu de novo, a Bíblia diz:
John 1:12 NVI
12 Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,
Jesus disse àqueles que não são salvos: “Vós sois de vosso pai, o diabo, e fareis a concupiscência de vosso pai”. (João 8:44)
Agora, amigo, se você está salvo, Deus é seu Pai. E se Deus é seu Pai, e você é Seu herdeiro, então você é rico – maravilhosamente rico!
Portanto, não se inclua se não for da família.
Mas por outro lado, amigo, se você é da família, que tristeza você ser milionário e sair por aí agindo como um indigente! Há tantas bênçãos.
Você não tem como estimar a grandeza do amor de Deus por você.
“Meu Pai é rico em casas e terras, Ele tem a riqueza do mundo em Suas mãos!” Ele é a fonte dessas bênçãos.
E então, essa é a primeira coisa que quero que você observe: a fonte de nossas riquezas.
Eles vêm de Deus, o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Deus da grandeza, o Deus da glória, o Deus da bondade. Ele é a fonte de nossas riquezas.

II. A Espécie Das Riquezas

A segunda coisa que quero que vocês observem comigo é a espécie dessas riquezas.
Muitos querem ser ricos, mas da maneira errada. Muitos não querem o tipo certo de riqueza. Tudo que eles querem é a verdinha com o retrato de “Benjamin Franklin”. Eles querem a moolah; eles querem din-din. E você pensa: “Cara, se eu tivesse muito disso, isso me deixaria feliz”. Meu querido amigo, você não seria necessariamente mais feliz. Porque Somente as verdadeiras riquezas podem fazer você feliz.
E observe como Deus descreve a espécie das riquezas:
Ephesians 1:3 NVI
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.
“as bençãos espirituais” - esta falando da espécie das riquezas: veja bem, as verdadeiras riquezas são sempre de espécie espiritual – elas devem ser, porque o espiritual é a única coisa que vai durar.
É a única coisa que escapará dos dentes corrosivos do tempo e dos dedos corroídos da decadência: são as riquezas espirituais.
Jesus disse:
Matthew 6:20“20 Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam.”
Amigo, Se você quiser saber o quão rico você é, some tudo o que você tem que o dinheiro não pode comprar, o tempo não pode estragar e a morte não pode tirar. Então você saberá o quão rico você é: some tudo o que você possui, que o dinheiro não pode comprar, o tempo não pode estragar e que a morte não pode tirar.
Por exemplo, o dinheiro não traz paz ao coração.
O dinheiro não pode comprar o perdão dos pecados.
O dinheiro não pode comprar uma casa no céu.
O dinheiro não pode acalmar uma consciência culpada ou curar as feridas de uma vida desperdiçada.
As verdadeiras riquezas são riquezas espirituais, porque as riquezas espirituais atendem às verdadeiras necessidades.
Queremos dinheiro porque sentimos que o dinheiro pode satisfazer as nossas necessidades.
Bem, querido amigo, as nossas maiores necessidades são espirituais e, portanto, se tivermos o que é necessário para satisfazer a nossa maior necessidade, então seremos realmente ricos.
Mas a Bíblia diz em Filipenses capítulo 4, versículo 19, para aqueles que são filhos de Deus:
Philippians 4:19 NVI
19 O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.
Agora, às vezes queremos coisas que não precisamos e precisamos de coisas que não queremos.
Às vezes as pessoas perguntam se eu quero mai um pedaço do bolo de aniversário,.. mas eu não preciso disso.
Às vezes, minha mãe dizia: “Você precisa de uma boa surra”. Eu não queria, mas precisava.
Você sabe, há coisas que às vezes precisamos e não queremos, queremos e não precisamos.
Mas a Bíblia diz que “meu Deus suprirá todas as vossas necessidades de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus”.
Isso significa que haverá um suprimento de bençãos infalível de tudo o que precisamos.
Porém há muitos cristãos que falham em se apropriar das promessas de Deus.
Deus supriu suas necessidades. Ele “nos abençoou com todas as bênçãos espirituais”.

III. A Suficiência Da Nossa Riqueza

Agora, a terceira coisa que quero que você observe: não apenas a fonte das riquezas, e não apenas a reino das riquezas, mas quero que você observe, em terceiro lugar, a suficiência da nossa riqueza.
Ephesians 1:3 NVI
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais…”
Isso significa que nada foi retido// Posso dizer isso de novo? Deus nos abençoou com todas as bênçãos espirituais!
Deus com seu amor infinito, não poupou em nos abençoar! Na sua infinita sabedoria Ele não esqueceu de NADA! Deus nos abençoou com todas as bênçãos espirituais!
Agora se você acreditar nisso você não tem como sair daqui do mesmo jeito que entrou!
Veja, o problema é que lemos isso, mas isso não entra na nossa cabeça; isso não entra em nossos corações.
Não entendemos o que Deus está dizendo.
Amigo, um dia desses alguém vai pegar este livro, lê-lo e acreditar nele, e o resto de nós vai ficar com vergonha de si mesmo.
Agora você diz: “amem, sim, Ele vai me abençoar”. Não, amigo, Ele já nos abençoou!
A Bíblia diz: Ele “nos abençoou”. Já conseguimos as bençãos; não, vamos conseguir, já conseguimos; não algumas bênçãos, todas bênçãos espirituais. Nada que o santo, salvo, remido do Senhor venha a precisar foi esquecido.
Ele suprirá todas as necessidades da sua alma espiritual e do seu corpo, do presente e do futuro; suas necessidades de salvação, santificação, serviço e glorificação.
Tudo o que você precisa está no Senhor Jesus Cristo. Ele “nos abençoou com todas”todas — “[bênçãos]”.
“Amigo, você, eu já temos todas elas, todas as bênçãos, e elas estão todas em Jesus.
Jesus é tudo, e tudo está em Jesus! E se você entender que que tendo o Senhor Jesus Cristo, você tem tudo! Se isso realmente ocorrer a você!
Você observou com atenção o que a Bíblia diz em Romanos 8, versículo 32:
Romans 8:32 NVI
32 Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?
Deus nos deu Seu Filho. Bem, se Deus nos deu Seu Filho, o Senhor Jesus, Ele não vai nos abençoar com as demais coisas?
A lógica desse versículo é tremenda. Se Deus nos deu o grande presente sem pedir, Ele não nos dará os outros mediante pedido?
Se Ele nos deu um grande presente que custou tanto, não concederá Ele os presentes menores, que não Lhe custam nada além do prazer de dar?
Essa é a razão pela qual Paulo disse:
Ephesians 1:18 NVI
18 Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos
Qual é exatamente a esperança para qual Ele nos chamou? As riquezas da gloriosa herança dele nos santos.
Espero que você veja qual é a sua herança; Espero que de hoje em diante você veja o que você tem em Cristo Jesus.

4. A Região Dessas Riquezas

Onde eles estão depositadas?
Ephesians 1:3 NVI
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.
“……nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais
Não estamos falando do céu; aqui não se trata do céu para onde as pessoas vão quando morrem.
E se você entendeu esse verso dessa forma, você dirá: “Sim, claro, quando eu chegar ao céu, terei todas essas riquezas”.
Mas esse tipo de entendimento está completamente fora da realidade. Ele não está falando que você precisa ir para o céu para tomar posse dessas bençãos.
Ele não está falando sobre um lugar, mas sobre uma esfera ou um reino - uma região – os lugares celestiais; isto é, a esfera do espiritual. Veja, há um mundo invisível ao nosso redor: que é chamado de regiões celestiais.
Ephesians 6:12 NVI
12 pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
Há um mundo invisível ao nosso redor: aqui mesmo neste auditório esta manhã – O mundo da eletrônica - No mundo da eletrônica esta acontecendo muitas coisas bem aqui nesse lugar - corrida de cavalo, tem veleiro velejando em alto mar, tem uma partida de futebol acontecendo com um estádio cheio, tem uma pessoa remodelando uma casa - O mundo da eletrônica esta acontecendo bem aqui nesse lugar, mas você não vê. Por que você não vê? Porque você precisa de um aparelho para se conectar com o mundo da eletrônica.
Eu estou falando aqui em SS, MD, USA e tem alguém me vendo e ouvindo lá no Brasil, na China! Isso só é possível porque estamos usando um aparelho que se conecta com o mundo da eletrônica e a outra pessoa está usando um outro aparelho para se conectar com o mesmo mundo.
Existe outro mundo bem ao nosso redor que é bem diferente do mundo da eletrônica. O mundo espiritual – que é muito real.
Você se lembra quando Eliseu estava em Dotã e seu servo ficou aflito porque os inimigos estavam por toda parte, e ele disse: “Ai de mim, meu senhor! como devemos fazer?" (2 Reis 6:15) E o profeta Eliseu disse: “[Ó Deus], abre-lhe os olhos, para que veja”. E a Bíblia diz que os olhos daquele servo foram abertos - “e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu”. (2 Reis 6:17) Veja, eles estavam lá, mas o servo não podia vê-los.
Um dia, nossos olhos serão abertos para o reino chamado de regiões celestiais é aqui que estão as suas riquezas.
Ephesians 1:33 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.”
Quero concluir mostrando para você

V. A Segurança Dessas Riquezas

Agora, uma última coisa que gostaria que você observasse: - a segurança das riquezas.
Ephesians 1:3 NVI
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.
“em Cristo”. (Efésios 1:3) Em Cristo está a segurança de todas as bençãos. A Bíblia ensina:
2 Corinthians 5:17 “17 Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!”
Agora, a frase “em Cristo” é uma frase pequena, mas aparece cerca de 150 vezes na Bíblia: “em Cristo”. É usado quatorze vezes neste capítulo. “em Cristo” aparece 25 vezes nessa carta.
em Cristo Esta é a segurança das riquezas: em Cristo.
em Cristo é uma frase pequena, mas é como uma pequena chave que pode abrir a porta para um tesouro muito grande:
Estar em Cristo é o segredo para se ter todas essas riquezas.
Agora, o que significa estar em Cristo? Bem, veja você, existem apenas dois homens que representam toda humanidade: Adão e Cristo. E ou você é parte de Adão ou é parte de Cristo. A Bíblia diz em 1 Coríntios 15:22:
1 Corinthians 15:22 “22 Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados.”
Ou seja, quem está em Adão nasceu uma vez e vai morrer duas vezes.
Quem está em Cristo, nasceu duas vezes e vai morrer uma vez. (mas é possível não morrer nem uma vez se Cristo voltar antes)
Se você está em Cristo você tem uma vida totalmente nova.
Agora, se você está em Cristo, isso significa que tudo o que aconteceu com Jesus aconteceu com você.
Isto é, quando Jesus foi crucificado, você foi crucificado.
Quando Jesus foi sepultado, você foi sepultado.
Quando Jesus ressuscitou, você ressuscitou.
Quando Jesus ascendeu, você ascendeu.
Quando Jesus sentou nos lugares celestiais, você sentou com Ele na glória.
Veja, você está em Cristo. Cristo agiu por você. A Bíblia diz:
1 John 4:17 “…… neste mundo somos como ele.” // Mas isso só e possível se você estiver em Cristo.
É aí que está a sua segurança: estar em Cristo. Como você entra em Cristo?
Bem, quando você se arrepende do seu pecado e confia em Jesus Cristo como seu Salvador pessoal, a Bíblia diz que o Espírito Santo de Deus batiza você no Corpo de Cristo. (1 Coríntios 12:13) Ele simplesmente coloca você - não o batismo na água, mas o batismo no Espírito - o Espírito Santo leva você e o coloca em Cristo, em Seu Corpo místico e invisível.
E então Deus olha para você como se olhasse para Seu querido Filho. Deus não vê mais o seu pecado; Deus vê a justiça do Senhor Jesus Cristo.
Você está em Cristo. Você se tornou parte de Cristo. Balance a cabeça se estiver entendendo. Ouvir. Você está em Jesus, e quando você entra em Jesus, Deus olha para você como olharia para Seu próprio Filho. Isso é segurança, amigo.
A Biblia ensina assim:
Colossians 3:3 NVI
3 Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.
v.3 diz “agora nossa vida está escondida com Cristo em Deus.”
Ilustração das caixas:
……Essa é a nossa segurança!
John 17:22–23 (NVI)
22 Dei-lhes a glória que me deste, para que eles sejam um, assim como nós somos um: 23 eu neles e tu em mim
João 17:23 Jesus disse que Ele está em nós e Deus está nEle
Parece que o que alguns crentes mais querem e conseguir chegar ao céu e bater a porta atrás de si. Porque eles acham que a segurança está no céu. Eles entram, fecham a porta rápido e dizem: “Ufa, consegui”.
Amigo, você nunca estará seguro no céu se não estiver seguro aqui na terra. Os anjos caíram do céu. A segurança não está num lugar; está em uma pessoa. Se você está em Jesus, você está mais seguro do que nunca. E se você não está em Jesus, você não está seguroem lugar nenhum.
Ele é a segurança das nossas riquezas. Ele “nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em (…) Cristo [Jesus]” — “em Cristo [Jesus]”.
Ephesians 1:3 “3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.”
Conclusāo
O que mais o Espírito do Senhor pode nos dizer além do que Ele já nos disse? Você é rico — gloriosamente, fabulosamente rico — se conhecer o Senhor Jesus Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more