Siga a Jesus de Verdade (Lc 14.25-27)

O Preço de Seguir a Jesus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Introdução

Nos quatro evangelhos, Jesus fez vários chamados aos Seus ouvintes: “arrependam-se”, “ouçam-me”. O chamado mais frequente nos evangelhos é feito 13x: “Siga-me”.
O que significa o “siga-me” de Jesus?
Não é um chamado para praticar caridade;
Não é um chamado para ir em cultos dominicais;
Não é um chamado para escolher um partido político.
Esse chamado é para desenvolver um relacionamento pessoal com Ele.
Quando Jesus nos chama, Ele nos convida a ter um compromisso com Ele. Não é de qualquer jeito.
Quero destacar sete aspectos do compromisso de seguir a Jesus:

1. Seguir a Jesus é um compromisso pessoal.

Matthew 7:13–14 NAA
13 — Entrem pela porta estreita! Porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela. 14 Estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que o encontram.
1º domingo: devemos deixar de ser um na multidão.
2º domingo: Jesus deve ser a pessoa mais amada.
É preciso que cada pessoa decida por si mesma.
Jesus estava exigindo que cada pessoa responda ao Seu chamado individualmente. O chamado para seguir a Jesus é individual porque o relacionamento é, antes de tudo, pessoal. É para que VOCÊ se relacione com Ele. Ninguém mais pode responder a esse chamado além de você. A escolha de seguir a Jesus é sua e apenas sua.

2. Seguir a Jesus é um compromisso de confiança.

Quando Jesus chamou a multidão para segui-Lo, Ele não disse para onde os levaria. Pois esse é um chamado de ter confiança no Senhor que chama.
Foi assim com Abraão. Deus o chamou e exigiu Dele total confiança e dependência.
Nossa confiança em Jesus começa na dependência para a salvação. Todo o que segue a Jesus precisa depender do sacrifício que Ele fez na cruz, e assim obter o perdão e a salvação.

3. Seguir a Jesus é um compromisso de todo coração.

Ninguém pode seguir a Jesus com o coração dividido.
Matthew 6:24 NAA
24 — Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou irá odiar um e amar o outro, ou irá se dedicar a um e desprezar o outro. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas.
O problema é que nem sempre alguém serve a dois senhores consciente do que está fazendo. Por isso, precisamos examinar o nosso coração e verificar se não estamos enganando a nós mesmos. Jesus precisa ser nosso único Senhor. Seguir a Jesus é tudo ou nada.

4. Seguir a Jesus é um compromisso incondicional.

Independentemente das circunstâncias. Das dificuldades, da perseguição, da aflição.
Mas por que devemos seguir a Jesus independentemente das circunstâncias da vida?
Não podemos seguir a Jesus porque está tudo bem, nem para que fique tudo bem.
Seguimos a Ele porque Ele é digno.
Um discípulo de Jesus não pode colocar limites para sua lealdade. “Só até aqui”. “Não, disso eu não quero abrir mão”.
Jesus exige que O sigamos sem condições ou pré-requisitos. É porque Ele é Deus e nos salvou da morte. Essa deve ser a razão.

5. Seguir a Jesus é um compromisso de obediência.

No final do Sermão do Monte, Jesus disse:
Matthew 7:24–25 NAA
24 — Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela não desabou, porque tinha sido construída sobre a rocha.
É a prática que mostra a verdadeira fé. Se não estamos praticando o que estamos ouvindo de Deus, tem algo errado em nós, e não na Palavra nem em Deus.

6. Seguir a Jesus é um compromisso permanente.

Seguir a Jesus é um compromisso pra toda vida. Alguns deixam de seguir a Jesus nas férias, em alguma festividade, ou mesmo quando está junto dos amigos ou dos familiares. Jesus disse que se alguém se envergonhar Dele, Ele também se envergonhará desse quando vier em glória.
Alguns pensam que seguir a Jesus é para os adolescentes, que estão mais desimpedidos, e podem se dedicar. Outros pensam que seguir a Jesus é para os idosos, que já viveram a flor da idade para seu próprio prazer. Seguir a Jesus é um projeto de curto prazo; é um projeto de vida. É para todas as idades. Crianças. Adolescentes. Adultos. Idosos. Todos têm o dever de seguir a Jesus. É um compromisso de viver todos os seus dias para a glória Dele.
Luke 9:62 NAA
62 Mas Jesus lhe respondeu: — Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.
Ninguém pode arar sulco reto olhando para trás. Para avançar, é preciso olhar para frente.
Lembre-se da mulher de Ló. Moravam em Sodoma. Dois anjos foram lá avisá-los que a cidade seria destruída. Ló e sua família tiveram que sair de lá às pressas. Ao chegarem em Zoar, uma cidade vizinha, a destruição começou: fogo do céu caiu sobre Sodoma e Gomorra. Enquanto a destruição acontecia, a mulher de Ló olhou para trás, desobedecendo a ordem que o anjo havia dado. Ela virou uma estátua de sal.
Quem olha para trás não é capaz de seguir a Jesus. Olhar para trás significa sentir saudade dos pecados, da vida sem Deus. Portanto, seguir a Jesus é pra sempre.

7. Seguir a Jesus é um compromisso urgente.

Certa vez, um discípulo de Jesus disse: “Senhor, quero seguir-te; mas, primeiro, deixe-me sepultar o meu pai”. Jesus lhe respondeu: “Siga-me, e deixe que os mortos sepultem os seus mortos”.
Seguir a Jesus é o chamado mais urgente de todos. Mais do que criar a família, cumprir algum dever familiar, fazer uma faculdade, trabalhar - seguir a Jesus é mais importante do que tudo isso.
Como seguir a Jesus é urgente, não há desculpas para não segui-Lo. Se você trabalha demais e isso te atrapalha a seguir a Jesus, trabalhe menos. Se é a agenda super lotada, abra mão de alguns compromissos. Se é um namorado que não quer seguir a Jesus, deixe-o por amor a Cristo.

Considerações finais

Seguir a Jesus é um compromisso:
Pessoal.
De Confiança.
De todo coração.
Incondicional.
De obediência.
Permanente.
Urgente.
Nada disso mudou hoje. O preço de seguir a Jesus é o mesmo. Jesus, no fim, está exigindo nossa total lealdade a Ele. Essa é a condição para segui-Lo. Sem essa total lealdade, viveremos indecisos, divididos, e seremos péssimos crentes em Jesus, que não frutificam e que não têm a bênção do Senhor. Um fracasso.
Que você não seja um falso discípulo. Um convencido, e não convertido. Que você esteja ciente do preço de seguir a Jesus e esteja disposto a pagá-Lo. Esse é o significado de carregar a cruz. Morrer para si mesmo para que Cristo viva em você.

Apelo

Seguir a Jesus é pra ser de verdade. Levado a sério.
Se você já tem seguido a Jesus, clame por misericórdia.
Será que algo tem te impedido de seguir a Jesus sem restrições? Seguir a Jesus é um chamado urgente. Não coloque outra coisa como primeira em sua vida.
Siga a Jesus de todo coração. Sem condições. Pra sempre. Esse é o chamado que Jesus nos faz.
Related Media
See more
Related Sermons
See more