Eschatologie 8-9

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

8) Ética escatológica

Sabemos que a escatologia contém o plano de Deus para a sua criação, por um lado, e por outro, a realização do seu Reino eterno. A escatologia é construída em duas colunas:
FOLIE
1) a coluna celestial
2) a coluna mundana

Céu ou Mundo?

A verdade é que como cristãos sabemos muito bem – ou pensamos saber – como viver para o Reino de Deus. Mas será que também sabemos viver para o mundo?
Somos cristãos futuristas ou presenciais? Um dos dois… temos que tomar uma decisão.
O que é que importa para você? Céu ou o mundo?
É uma questão espiritual, mas também uma questão de vida prática.
Muitas vezes a Igreja optou pelo céu. Encontramos esta opção especialmente entre grupos milenaristas e provenientes de uma visão pessimista da história mundial.
Lembramos a linguagem apocalíptica e seu inferno cósmico, como diz Franz-Joseph Nocke, um “fogo do mundo”. Ele escreve:
“O medo e a esperança concentram-se intensamente no destino do indivíduo. Neste caso a questão fundamental não é: conseguiremos um mundo perfeito, mas sim: serei salvo da destruição e entrarei no novo mundo?” (Nocke, 100).

Atividade divina e humana

De volta às colunas da escatologia:
FOLIE
Se a nossa escatologia for construída sobre apenas uma coluna, ela cairá do outro lado.
A escatologia não é um flamingo, tem que ficar sobre duas pernas.
Agora podemos dizer que nós, como cristãos, não somos do mundo como Jesus disse. É verdade, mas também diz (João 17:15) “Não vos peço que os tireis do mundo, mas que os guardeis do Maligno”.
Para mim, esta palavra de Jesus é a chave da ética escatológica.
Esperando que o mundo chegue, o que fazemos enquanto isso?
Escatologia significa uma atividade divina – o progresso para o escaton segue o plano de Deus. Mas é também uma actividade humana, porque devemos anunciar Cristo até que ele venha. A ética escatológica olha para ambas as atividades. Anuncie Cristo no mundo.
1. Petrus 2,9 (ARA)
9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Confessar e professar a fé

O teólogo Douglas Hall faz uma distinção muito interessante entre
1) confessar fé e
2) professar fé.
1) Confessar fé é uma atividade verbal. Contém pregação, testemunho, convite às pessoas e explicação da fé em Cristo. A Igreja do Senhor é uma igreja confessante.
2) Professar fé é uma atividade mais ampla. A boca tem amigos: as mãos e os pés. É a atitude cristã no mundo.
Voltando ao problema cristão, é uma atitude contrária. Como diz Nocke: “Para o benefício do céu, a terra é negligenciada” (Nocke, 12).
Não é que negligenciemos a Terra deliberadamente – infelizmente isso também existe – simplesmente esquecemos o mundo porque olhamos numa única direcção: para o além, enquanto as pessoas do mundo olham historicamente (no tempo histórico-mundano) para a frente.

Ética escatologica equilibrada

Existe uma boa ética mundana entre pessoas que não conhecem a Cristo. Às vezes falta uma ética escatológica do povo de Cristo. Vejamos um gráfico:
FOLIE

Discussão em pequenos grupos

A falta de ética escatológica é o dilema dos servos do céu.
“Os “servos do céu” tendem para cima, os “servos da terra” para a frente.” Não existe um objetivo comum. O problema: professar fé é impossível porque ela se move em direções diferentes.
A solução é muito simples: “O cristão “para cima” une-se ao humano “para frente”.
Isto não significa que o cristão ascendente perca a sua perspectiva divina, mas acrescenta à sua visão da vida após a morte um impulso para melhorar a situação mundana em muitos aspectos:
Proteção Ambiental
Serviço social na sociedade
Ajuda em caso de desastres
Lute pela paz
Trabalho de reconciliação (cultural, social, económica, religiosa – não estamos em guerra com pessoas de outras religiões, mas sim com as forças de Satanás.)
A ética escatológica não salva ninguém, mas dá-nos a oportunidade de professar a nossa fé e assim levar esperança a um mundo desesperado.
O filósofo Pierre Teilhard de Chardin (+1955), jesuíta francês, mostra um conflito/tensão muito antigo entre os “servos do céu” e os “servos da terra”. Ele escreve: “desprezar o mundo e fugir dele ou permanecer no mundo para dominá-lo e aperfeiçoá-lo” (cit. em Nocke, 102).
A sua solução é a mesma do gráfico: A união da visão cósmica – para frente – com a esperança do além – para cima.
O teólogo (liberal) alemão Rudolf Bultmann (+1976) escreveu:
«Não olhe ao seu redor para a história universal; em vez disso, você deve examinar sua própria história pessoal. Em cada presente seu há o sentido da história que você não pode olhar como espectador, mas apenas em suas decisões responsáveis. Em cada momento dorme a possibilidade de ser um momento escatológico. É preciso acordá-lo»
(R. Bultmann, Geschichte und Eschatologie, Tübingen 1964, p. 184; versão espanhola: História e escatologia, Ed. Stvdivm, Madrid 1974).

Teologia da libertação - Missão Integral

A discussão de uma ética escatológica suscitou diversas abordagens teológicas.
A mais conhecida é a teologia da libertação latino-americana do padre colombiano Gustavo Gutiérrez.
É uma teologia escatológica com enfoque mundano. Isso quer dizer que o Reino de Deus deve ser realizado neste mundo através dos cristãos. A realização é política. A teologia da libertação foi rejeitada pela Igreja Católica por ser uma teologia marxista.
Na minha opinião, o pensamento de Gutiérrez começa bem ao mostrar a necessidade de agir como cristãos no meio da injustiça das nossas sociedades. A razão é muito simples: o próprio Jesus é o grande libertador e os seus seguidores devem segui-lo no seu ministério.
Mas com o tempo a teologia de Gutiérrez foi confundida com a sociologia. O teólogo evangélico equatoriano/argentino René Padilla escreve em uma breve avaliação da teologia da libertação:
Tendo sido treinado nas formas de “fazer teologia” nos Estados Unidos e na Europa, seria fácil para mim refugiar-me nos múltiplos argumentos propostos pelos teólogos anglo-saxões para desqualificar a teologia da libertação: que ela tem uma coloração marxista; que apoia a violência; que reduz o evangelho à sociologia, à economia ou à política; que faz uso seletivo da Bíblia, ou que é altamente condicionado pela situação histórica. Contudo, não recorrerei a estes argumentos sem pesar cuidadosamente as coisas: não quero evitar o desafio da teologia da libertação e, muito menos, o desafio dos pobres em favor dos quais ela foi pronunciada. A minha pergunta não é: como respondo à teologia da libertação para mostrar as suas falhas e inconsistências? É, antes: como articulo a minha fé no mesmo contexto de pobreza, repressão e injustiça do qual emergiu a teologia da libertação? Tendo em conta a minha própria história familiar e a minha confissão de Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador, não posso ficar satisfeito com argumentos que me exoneram da minha responsabilidade de tornar a minha fé historicamente significativa.
(Este artigo é a continuação daquele que apareceu no número anterior de MISION (1) sob o título: “Uma nova forma de fazer teologia”)
A solução é a ética escatológica da fé.
E a fé não obedece nem às ciências sociais nem à política.
A fé obedece apenas ao evangelho de Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more