A vida da Igreja! - Orando por poder e amor! | Efésios 3.14-16

Quarta com Fé! - Efésios - A vida da Igreja!  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Introdução!

Na semana passada falamos sobre a nossa vocação. Deus quer usar a sua igreja para a proclamação da Sua mensagem.
Deus nos escolhe como ferramentas para tornar conhecido ao mundo o evangelho de Jesus Cristo.
Temos a missão de fazer com que as pessoas entendam sobre o amor que nos alcançou.
Agora mais uma vez vamos ver o Ap. Paulo em oração.
Ler o texto: Efésios 3.14-16
Mais um vez encontramos Ap. Paulo orando. As vezes não entendemos o porque de um ministério tão profundo e realizado. A base é a oração.
A primeira oração, no Capítulo 1, Ap. Paulo centrou o seu pedido ao Senhor pelos Efésios por mais sabedoria para entenderem o grande poder de Deus e o encontro da esperança.
Aqui, nessa oração que lemos o início, o Ap. Paulo ora para que Deus derrame força sobre eles para agora experimentarem a presença residente de Cristo e estarem enraizados nEle.
Alguns vão dizer que o Ap Paulo desejaria iniciar logo a oração no v.1 desse capítulo, mas foi direcionado por Deus a explicar primeiramente o mistério de Cristo.
Essa oração encerra a parte doutrinal da carta.
Encerrando a primeira metade da carta e conduzindo para o restante dos ensinamentos que virão após essa oração.
Somente com o Poder do Espírito Santo e Muito amor eles poderão viver em um mundo cheio de pecado.
Para ser diferente desse mundo precisamos ser cheios do poder do Espírito Santo e amor.
O que levou o levou a orar? A obra da reconciliação de Cristo e a compreensão dela por uma revelação, o mistério de Cristo.
Nessa oração há um indicação do pedido de poder e amor. Esse pedido é o que vai capacitar os cristãos a atingirem uma crescente em suas vidas, embora nunca completa, em conhecer mais do amor de Cristo em todas as dimensões.
É repetida a abertura do capítulo 3. Ap. Paulo diz “POR ESTA RAZÃO”.
A razão era o que ele vinha explicando para eles. A obra da reconciliação de Cristo na Cruz (Efésios 2.1-10 e Efésios 3.1-13).
Essa oração do Ap. Paulo é para que a igreja encontre força de Deus para completar a sua missão no mundo.
É por essa razão que o Ap. Paulo se coloca de joelhos.

De joelhos diante do Pai!

Ap. Paulo no v.1 fala de “DOBRAR SEUS JOELHOS”.
Na própria palavra de Deus não existe uma prescrição da posição correta da oração. Indicam diferentes posições da cabeça, braços, mãos, joelhos e do corpo em geral.
Todas elas são permissíveis desde que tragam junto a reverência e o coração do adorador.
No que Paulo se refere que é de joelhos, vemos também outros fazendo da mesma forma: Salomão (2Crônicas 6.13), Daniel (Daniel 6.10), Estevão (Atos 7.59-60) e Pedro (Atos 9.40) e tantos outros exemplos.
Ap. Paulo se ajoelha diante do Senhor com o seu coração totalmente humilde e em adoração e faz a sua oração.
Temos que ter cuidado com o farisaísmo que aprendemos no sermão do monte quanto a oração para ser visto por pessoas, como se mostrasse ser mais espiritual.
Por isso o que importa nessa hora é o coração. Como está o coração? Não adianta dobrar os joelhos se o coração está de pé e soberbo.
O coração precisa estar também, junto com a postura física, dobrado em humildade e adoração ao Senhor. Mostrando a nossa dependência de Deus.
Não só os joelhos, mas o nosso coração também precisa estar dobrado diante do Senhor.
Essa oração é dirigida a alguém. Ap. Paulo faz questão de dizer que ele dobra os seus joelhos “diante do pai”.
Isso é bom ter em mente. Estamos nos dobrando diante do Pai.
Para dar força para a missão de viver nesse mundo, um chamado tão alto, Paulo clama pela ajuda do Pai de toda a criação.
Essa referência é com ênfase em Deus como Abba, refletindo seu amor e cuidado íntimo para seus filhos.
Deus é o Pai, a quem judeu e gentio tem acesso por meio de Cristo, única e exclusivamente por meio dele, em um Espírito (Efésios 2.18).
Pr. Russel Shedd diz que a paternidade de Deus é um “arquétipo”, não havendo nada neste mundo que não tenha sua origem em Deus.
É um invocação solene quando se dirige ao Pai “de quem toda a família, nos céus e na terra, recebe o nome.
Deus como o criador tem a sua supremacia sobre a sua Criação.
“TODA A FAMÍLIA”, Ap. Paulo está trazendo mais uma vez a luz esse conceito de família.
Todos os que creem em Cristo, judeus ou gentios, constituem agora uma família.
Já tinha falado sobre essa família em Efésios 2.18-19 - Não são estrangeiros nem forasteiros… membros da família de Deus.
A família do Pai é uma só. A unidade é a marca característica dela.
A igreja militante (na terra) e a igreja triunfante (no céu) não são duas igrejas separadas. Uma só igreja e uma só família.
É no interesse desta única igreja que Cristo governa o universo (Efésios 1.21).
Os nomes dos que estão vivos e dos que já estão no céu estão escritos em um só livro da vida, gravados no peitoral do único Sumo Sacerdote.
Todos somos filhos por adoção (Romanos 8.15).
Cristo, mesmo sendo filho por natureza, não se envergonha de reconhecer (publicamente) a esses filhos adotivos como seus irmãos (Hebreus 2.11.
Hebrews 2:11 NAA
11 Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. É por isso que Jesus não se envergonha de chamá-los de irmãos,
Cada dia os louvores da igreja inteira no céu e na terra, são dirigidos ao mesmo Deus.
Somos uma só família que clamamos a um Pai apenas.
Paulo continua a sua oração nos versículos seguintes...

Sejam fortalecidos com Poder de Deus!

“Segundo a riqueza da sua glória, conceda a vocês que sejam fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito, no íntimo de cada um.”
Tanto o conhecimento quanto o poder chegariam por meio do Espírito (Efésios 1.17 - Espírito de sabedoria, conhecimento e revelação).
Essa força vem da riqueza da glória de Deus.
A glória de Deus é um aspecto primordial de seu ser, referindo-se ao seu esplendor, sua onipotência e toda a riqueza que tem a sua disposição.
Sendo Deus todo poderoso ele provê para o seu povo recursos incríveis, mantidos e guardados pelo seu poder. (1Pedro 1.5).
Deus é glorioso em TODOS OS SEUS ATRIBUTOS.
Seu poder é infinito (Efésios 1.19;3.7). O seu amor incomensurável (Efésios 1.5;2.4). Sua misericórdia e sua graça são riquíssimas (Efésios 1.2,6;2.7-8)
A glória de Deus não é um atributo de Deus, mas todos os atributos de Deus.
A sua oração está sendo para um DEUS TODO PODEROSO.
Curtis Vaughan diz que o apóstolo tinha em mente os ilimitados recursos que estão disponíveis a Deus. Podemos fazer pedidos audaciosos a Deus. Seus recursos são inesgotáveis.
Na obra da salvação não devemos enfatizar um atributo apenas.
Hodge está certo quando declara: “Não se trata de seu poder excluindo sua misericórdia, nem sua misericórdia excluindo seu poder, mas é tudo em Deus que o faz glorioso, o próprio objeto de adoração”
A oração de Paulo a Deus é para que os Efésios sejam cheios de Poder.
Como sempre falamos, ser empoderado nesse mundo é quando somos cheio do Espírito Santo.
Não existe outro meio de ser empoderado no mundo a não ser pelo método de Deus.
A oração pede ara que Deus os fortaleça com poder. Pois sabe a necessidade desse poder que vem de Deus para viver nesse mundo.
Esse poder é que vai dar força e coragem para enfrentar os problemas no mundo.
Interessante ver que Paulo não pede mudança de circunstância em relação a si e aos outros.
A preocupação de Paulo não é com as coisas materiais e sim com as espirituais.
As nossas orações ao Senhor devem ser menos centradas no homem quanto a prosperidade, mas sim buscando o poder de Deus para viver nesse mundo.
O salmista vai dizer: Busquem o Senhor e o seu Poder, busquem a sua presença continuamente (Salmo 105.4).
Devemos buscar ao Senhor e o poder que Ele nos oferece e assim vamos conseguir viver nesse mundo.

Conclusão!

De joelhos clamamos a Deus, que é nosso Pai, por uma vida cheia do Seu poder para conseguir viver nesse mundo.
Vencemos as lutas clamando a Deus. Vencemos os desafios de joelhos diante de Deus.
Deus é Pai e escuta os seus filhos. Clame com fé, Ele vai ouvir.
Confie no Senhor, creia que Ele pode fazer…
Related Media
See more
Related Sermons
See more