Calcule os Custos de Seguir a Jesus (Lc 14.25-30)

O Preço de Seguir a Jesus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Introdução

Sempre é preciso um sacrifício pessoal para se ganhar algo muito valioso.
Apesar de ter custado tanto para Jesus, a salvação nos é oferecida gratuitamente. Foi Jesus quem subiu naquela cruz há dois mil anos atrás. Ali ele pagou o preço. Ele assumiu nossa culpa. Hoje nós conhecemos o amor de Deus. Somos perdoados. Transformados...
Entretanto, o desenvolvimento da salvação tem um preço alto. E não há exceções para ninguém. Às vezes deixamos emprego, amizades, estudos e até mesmo nossa vida inteira para cumprir a vontade de Deus.
Em nome de Cristo, é preciso abrir mão de muitos hábitos e prazeres mundanos. É preciso abrir mão do pecado. Do comodismo. Do controle da sua vida e entregá-lo a Jesus, o Senhor.
O que Jesus quis dizer com esse texto que lemos? É preciso calcular o custo de segui-Lo antes de se comprometer com Ele. Se não, uma decisão de seguir a Jesus pode ter sido superficial ou até mesmo insincera.
Para ensinar isso, Jesus contou a parábola da construção não terminada de uma torre. Jesus explicou que, se alguém quer segui-Lo, precisa calcular o custo. Mas qual é o preço de seguir a Jesus? Vai custar tudo.
No v. 29 e 30, Jesus diz que zombariam do que não pôde terminar a construção. É porque construir uma casa pela metade significa, no fim, não ter construído nada. Imagine uma casa com paredes levantadas, mas sem reboco. Imagine ainda essa casa sem cobertura. Não há laje ou telhas cobrindo-a. Essa casa fatalmente será perdida com o tempo, levando sol e chuva diariamente. Ou seja, quando vai custar construir essa torre sem terminá-la? Vai custar tudo.
Portanto, qual é o ensino principal aqui? Entregue sua vida a Jesus ou rejeite-O. Nas duas opções, a decisão custará tudo.

1. Esteja pronto a pagar o preço de seguir a Jesus.

Luke 14:28 NAA
28 Pois qual de vocês, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?
O que Jesus quis dizer com essa pergunta?
Jesus desafiou Seus ouvintes a avaliar honestamente o relacionamento que tinham com Ele.
Jesus queria que eles respondessem positivamente. Mas, primeiro, eles deveriam calcular o custo do discipulado.
Para isso, Jesus usou a ilustração de um construtor. Um bom construtor calcula os custos da construção. Uma construção que teve de ser parada pela metade sempre gera prejuízos.
Porque um construtor para a construção pela metade? Porque ele falhou em calcular os custos da construção. Ele homem seria zombado pelos vizinhos, pois começou uma obra e não pode terminá-la, tendo um enorme prejuízo. Todo o investimento será perdido.
Siga a Jesus ou rejeite-O. Seja qual for sua decisão, ela custará tudo de você.
Jesus deu esse ensino às pessoas da multidão que O seguiam de forma superficial. Eles estavam empolgados com o que Jesus estava fazendo, mas não haviam tomado a decisão de segui-Lo custe o que custar. Estavam interessados sobre o que Jesus dizia, mas não tinham calculado os custos de segui-Lo. Consequentemente, nunca fizeram qualquer compromisso real com Jesus. Eram simpatizantes. Mas não discípulos. Jesus era um grande Mestre, mas não era Senhor de suas vidas.
Há um grande número de pessoas assim hoje. Até começam a receber os ensinos de Jesus. Mas, passa o tempo, eles abandonam a fé. Há muitos convencidos hoje. Disseram pra eles que eles estão salvos. Mas nunca se arrependeram de seus pecados, nem creram de todo coração que Jesus é o Filho de Deus que morreu para salvá-los. Não adianta ser simpatizante da igreja ou de Jesus. Não adianta fazer algumas coisas para Deus de vez em quando. É preciso muito mais para ser filho de Deus. É preciso se arrepender dos seus pecados. É preciso entregar sua vida sem reservas para Jesus, deixando que Ele te conduza. É preciso deixar Jesus transformar seu coração. É preciso pagar o preço. Vai te custar tudo: sua vida, seus dias, seu dinheiro, seus prazeres, suas garantias, tudo!
Calcule o preço de seguir a Jesus. Vai te custar tudo.

2. Sinais de quem segue a Jesus sem pagar o preço total.

a. O abandono apenas temporário do pecado.

No início, a pessoa entendeu a importância de abandonar seus pecados. Parou com várias práticas ruins. Esforçou-se para viver uma vida mais ou menos conforme a vida dos irmãos da igreja, mesmo não conseguindo muito bem.
Passa o tempo, a saudade das velhas práticas aumenta. Não há força de vontade para viver uma vida diferente. A pessoa volta à prática do pecado. Por quê? Porque nunca renunciou ao pecado em seu coração e nunca teve dependência de Deus para ter sua vida transformada.

b. O desânimo crescente com a igreja e as coisas de Deus.

No início era tudo muito bom. Presente em todas as programações da igreja. Havia uma curiosidade para entender mais do evangelho.
Mas o passar o tempo vai desgastando essa pessoa.
O culto vai se tornando cada vez mais chato. A pregação dá cada vez mais sono. Os cânticos são enjoativos. O PG dá trabalho demais: abrir mão de uma noite, ir pra casa de um irmão, ficar lá por uma ou duas horas - dá muito trabalho! Ler a Bíblia? Chato demais, é perda de tempo.

c. O desânimo cresce e vira abandono da fé.

A pessoa já não vai no culto. Já não vive a vida de um discípulo. Já não quer obedecer a Palavra. Já não quer saber dos irmãos. Quer viver uma “vida nova”: a velha vida.
Já não quer saber de Cristo, da igreja, nem do evangelho. Agora essa pessoa vive como sempre quis, mesmo quando estava dentro da igreja: viver sua vida do seu jeito. Jesus nunca foi seu Senhor! Nunca foi seu Deus!
Esses três sinais são alguns dos que podem acontecer com aqueles que não entregaram verdadeiramente suas vidas para Jesus.
Siga a Jesus ou rejeite-O. Seja qual for sua decisão, ela custará tudo de você.

3. Calcule o preço de seguir a Jesus.

Qual é o preço total de seguir a Jesus?

a. Confie de todo coração no sacrifício de Jesus na cruz para ser salvo.

Você não faz nada para se salvar. A salvação é apenas recebida.

b. Entregue o controle total da sua vida para Jesus, pois Ele é o Deus que te criou e te salvou para ser o Deus da sua vida.

c. Mantenha um relacionamento sincero e constante com Jesus.

John 17:3 NAA
3 E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

d. Mantenha um relacionamento sincero e constante com a igreja.

Se precisar de ajuda, peça! Procure! Abra seu coração, mas não abandone a igreja. É impossível amar o noivo e odiar a noiva.

Considerações finais

Qual é o preço de seguir a Jesus?
Luke 14:25–26 NAA
25 Grandes multidões acompanhavam Jesus, e ele, voltando-se, lhes disse: 26 — Se alguém vem a mim e não me ama mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua mulher, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
O preço de seguir a Jesus é tudo. O controle total da sua vida. O senhorio do seu coração.
Mas é preciso ter em mente o seguinte: O QUE VOCÊ GANHA AO SEGUIR A JESUS SUPERA EM MUITO AS PERDAS.
Você deixa a culpa dos seus pecados e recebe a graça de Deus.
Você troca sua miséria pela misericórdia Dele.
Você substitui o aplauso dos homens pela aprovação de Deus.
Você abre mão da sua condenação e abraça a salvação eterna.
Vale ou não a pena seguir a Jesus?

Apelo

Jesus convidou toda a multidão para segui-Lo. O convite de seguir a Jesus é estendido a você.
Se você já segue a Jesus, renove sua decisão de segui-Lo.
Se você não segue a Jesus, hoje você pode tomar essa decisão. Mas saiba que isso vai te custar tudo. Não tome uma decisão de forma impulsiva. Comece a seguir a Jesus hoje, mas saiba do preço que terá que pagar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more