Parte 2 -As Bênçãos Que Compõem Nossa Riqueza Espiritual

As Riquesas da Graça de Deus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
As Riquesas da Graça de Deus
Efé.1
Ainda estamos na porta de entrada do livro de Efésios.
Efésios foi escrito para nos ensinar tudo sobre quem somos em Jesus Cristo. O que temos por causa de nosso relacionamento com Ele. E como usar o que Ele nos deu para a glória de Deus.
Estamos aprendendo sobre as As Riquesas da Graça de Deus -
Hoje nós vamos dar continuação a mensagem:
"As Bênçãos Que Compõem Nossa Riqueza Espiritual” - Parte 2
Começando no versículo 3 e indo até o versículo 14, nós temos a maior sentença da Biblia.(GK)
Paulo entoa um louvor a Deus pelas maravilhosas bençãos espirituais que recebemos quando passamos ter um relacionamento com Cristo.
Nos versículos 3-6, Paulo revelou as bênção de Deus Pai:
Ele nos Escolheu, Predestino, Adotou e nos Aceitou. (Tema da semana passada)
Hoje nós iremos dar uma olhada nos versículos 7-10, onde Paulo descreve as benção de Deus, o Filho.
Ephesians 1:3 (NVI)
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo.
Ephesians 1 (NVI)
7 Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus
Vejam que coisa maravilhosa: A frase mais longa da Bíblia, Efe.1:3-14; é sobre "As Bênçãos Que Compõem Nossa Riqueza Espiritual”.
Logo na porta de entrada da carta Paulo começa nos ensinar tudo sobre quem somos em Jesus Cristo. O que temos por causa de nosso relacionamento com Ele.
A primeira coisa que ele nos diz é sobre as

I. Bênçãos de Deus, o Pai (Efésios 1:4-6) A. O Pai Nos Escolheu - v.4 B. O Pai Nos Predestinou - v.5 C. O Pai Nos Adotou - v.5 D. O Pai Nos Aceitou - v.6

II. Bênçãos de Deus, o Filho (Efésios 1:7-12)

A. O Filho Nos Redimiu

Ephesians 1:7 NVI
7 Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,
A redenção é um dos temas centrais da Bíblia.
O termo "redenção" se refere ao ato de resgatar ou libertar algo ou alguém; especialmente aquele que exigia pagamento.
A ideia de redenção era comum no mundo antigo.
No Império Romano, durante o tempo de Paulo, havia cerca de 60 milhões de escravos. A compra e venda desses escravos era um grande negócio. Na verdade, não era incomum que um membro da família ou um amigo buscasse a libertação de um escravo de quem gostava.
Para que isso acontecesse, o indivíduo tinha que comprar o escravo para si e então conceder a esse escravo sua liberdade.
Aquele que libertasse o escravo tinha que dar a ele um certificado declarando que ele havia sido redimido e libertado da escravidão. Esse documento era a prova de que o ex-escravo agora estava livre.
É importante ressaltar que a Bíblia fala
Cada pessoa nascida neste mundo desde a queda de Adão no Jardim do Éden é um escravo.
Ninguém está livre. Ninguém está livre do pecado ou de suas consequências.
Herdamos o DNA pecaminoso de nossos pais Psalm 51:5 “5 Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.
Cada pessoa nascida neste mundo desde a queda de Adão no Jardim do Éden é um escravo.
Cada pessoa nascida neste mundo como escrava do pecado enfrenta o mesmo destino.
Estamos todos destinados a morrer, Romans 6:2323 Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Ezekiel 18:4 “4 Pois todos me pertencem. Tanto o pai como o filho me pertencem. Aquele que pecar é que morrerá.”
A morte é a consequência final da nossa escravidão ao pecado.
Cada pessoa neste mundo é pecadora de nascimento, Rom. 3:10, 23. Cada um de nós também é culpado de cometer pecado.
Somos pecadores por natureza e somos pecadores por escolha.
De acordo com Jesus, porque somos pecadores, também somos escravos do nosso pecado: “Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado”, João 8:34.
No verso 7 Paulo diz que nele (Cristo) temos “redenção”. Isto significa que aqueles que são salvos foram libertados da escravidão.
A redenção teve um preço muito alto.
A morte foi o preço que teve de ser pago pela redenção do homem.
Foi o preço que Jesus pagou quando foi à cruz para nos libertar dos nossos pecados.
Jesus se entregou, o inocente pelo culpado, para que o culpado pudesse ser libertado.
Como disse antes, a redenção é um dos temas centrais da Bíblia. Veja como o Novo Testamento descreve o que Jesus fez por nós.
Galatians 1:3–4 NVI
3 A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo, 4 que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,
Galatians 3:13 NVI
13 Cristo nos redimiu da maldição da Lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”.
Colossians 1:13–14 NVI
13 Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, 14 em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
Pedro descreve assim:
1 Peter 1:18–1918 Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, 19 mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito,”
O preço foi Seu próprio sangue (1 Peter 1:18).
Hebrews 2:14–15 NVI
14 Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo, 15 e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.
Revelation 5:9 (NVI)
9 e eles cantavam um cântico novo:
“Tu és digno de receber o livro
e de abrir os seus selos,
pois foste morto,
e com teu sangue compraste para Deus
gente de toda tribo, língua, povo e nação.
Isso significa que estamos livres!
Quando Jesus nos redimiu, Ele não apenas pagou o preço da nossa redenção, mas também nos removeu para sempre do mercado de venda.
Como resultado, Ele nos comprou. Ele é nosso dono, 1 Cor. 6:19–20, e Ele nunca vai permitir que sejamos escravizados ou vendidos sob o pecado novamente!
Somos livres da escravidão da Lei (Gal 5:1), somos livres da escravidão do pecado (Rm 6), bem como livres do poder de Satanás e do mundo (Gal 1:4; Col 1:13-14).
Em Cristo nós Somo Livres porque Ele nos Redimiu!

B. O Filho nos Perdoou

Ephesians 1:7 (NVI)
7 Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,
Paulo vincula o perdão dos pecados à redenção, escrevendo: "Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados" (v. 7).
Mas, embora redenção e perdão estejam intimamente ligados, o perdão dos pecados é algo diferente da redenção.
Redenção significa ser libertado do poder do pecado, de modo que ele não mais nos domine.
O perdão significa que Deus limpou completamente a nossa ficha.
A Bíblia parece se esforçar ao máximo para ampliar a maravilha desse perdão.
Davi escreveu no Psalm 32:1-2
Psalm 32:1–2 (NVI)
1 Como é feliz aquele
que tem suas transgressões perdoadas
e seus pecados apagados!
2 Como é feliz aquele
a quem o Senhor não atribui culpa
e em quem não há hipocrisia!
Jeremias cita Deus dizendo:
Jeremiah 31:34 (NVI)
“Porque eu lhes perdoarei a maldade
e não me lembrarei mais
dos seus pecados.”
João declarou: 1 John 1:9
1 John 1:9 NVI
9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
O apostolo Paulo diz em Rom.4:7-8
Romans 4:7–8 (NVI)
7 “Como são felizes aqueles
que têm suas transgressões
perdoadas,
cujos pecados são apagados!
8 Como é feliz aquele
a quem o Senhor não atribui culpa!”
O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado! Aleluia!
Deus nunca, jamais, never imputará o pecado a um de Seus filhos!
Deus nunca, jamais, never imputará o pecado a um de Seus filhos! Rom.8:1
Romans 8:1 NVI
1 Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,
não há condenação para os que estão em Cristo Jesus - Se eu estou em Cristo eu estou livre da condenação; da morte eterna, do inferno.
Se eu estou em Cristo eu fui redimido, comprado e liberto, Deus jamais nos levara de volta para o mercado de escravos.
Deus jamais te cobrará o Salário do pecado, porque Jesus já pagou!
Algumas pessoas perguntam: E se você pecar depois de ser salvo? Você não perde sua salvação?”
‌Amigo, você crê que existe alguém que não pecou depois de ser salvo?
1 John 1:8 NVI
8 Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
Querido amigo, quando você entende qual é a definição de pecado da Bíblia, você desiste de querer ser a "4th Pessoa da Santíssima Trindade" - De confiar em si mesmo para sua salvação.
Deixa eu lhe mostrar apenas 2 passagens para você entender a definição de pecado da Bíblia.
James 4:17 NVI
17 Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.
Quantas vezes você, depois de ser salvo, cometeu esse pecado de saber e não fazer?
Roman 14:23
Romans 14:23 NVI
23 Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.
Quantas coisas você já fez, depois de ser salvo, que não foi pela fé?
Cada um de nós, se formos sinceros, precisamos confessar que “de alguma forma falhamos”.
O pecado enfraquece nosso relacionamento com Deus, o pecado abre brechas para o diabo.
O pecado da legalidade para o inimigo nos atacar, nos roubar, devorar nossas finanças,
O pecado cala nosso testemunho…
e o pior de todos: quebra nossa intimidade com o Senhor, esfria nosso amor, apaga nossa chama do Espirito, tira o nosso apetite pelas coisas de Deus…
O pecado tem consequências horríveis…
Por isso devemos andar em retidão, obediência e confessar nosso pecado para andarmos em comunhão como Senhor e com os irmãos.
Mas coloque isso no seu coração:
Ephesians 1:77 Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,”
Quando Jesus derramou Seu sangue, Ele resolveu para sempre o problema do pecado para todos aqueles que acreditassem Nele.
Hebrews 10:14 “14 porque, por meio de um único sacrifício, ele aperfeiçoou para sempre os que estão sendo santificados.”
Jesus morreu pelo pecado e Deus está satisfeito para sempre.
Quando os pecadores vêm a Ele em busca de salvação, não há mais nada a pagar.
Jesus pagou tudo e os pecadores perdidos recebem uma nova vida, o perdão dos pecados e a redenção, tudo sem nenhum custo para o pecador.
E, se um homem perecer, não é porque ele foi predestinado a ir para o inferno; é porque ele não quiz crer em Jesus para sua salvação Jesus disse
John 3:17–19 “17 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. 18 Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. 19 Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.”
Em verdade ha apenas um pecado que você não deve cometer e o pecado é: "não crer no nome do Filho Unigênito de Deus” -
Esse é "O Pecado" que leva a pessoa para o inferno.
E quem diz que crê, também obedece aos seus mandamentos.
10 Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço (Jn 15:10).
Nova Versão Internacional (15.1 A Videira e os Ramos)
14 Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.
Venha a Ele e Ele salvará sua alma e lhe dará a vida eterna e o perdão dos pecados.

C.O Filho nos deu Compreensão

Ephesians 1:8–9 (NVI)
8 a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento. 9 E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,
"E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo"
‌Quando a Bíblia se refere a um mistério, está falando de "uma verdade antes oculta, mas agora revelada".
Quando se trata de Deus os mistérios se enquadram em três categorias principais.
1. Primeiro, há mistérios que ninguém, a não ser Deus, jamais conheceu ou conhecerá.
Esses são segredos divinos que Deus não revela a ninguém, em nenhum lugar, em nenhum momento, Dt. 29:29
Deuteronomy 29:29 NVI
29 “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, o nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei.
2. O segundo tipo de mistério inclui as coisas que estão ocultas para a maioria das pessoas, mas que são reveladas a um grupo seleto.
Todos os homens sabem algo sobre Deus, Rm 1:19-20; Ps 19; mas não compreendem as verdades mais profundas sobre Sua Palavra e Sua natureza.
1 Cor.2:14
1 Corinthians 2:14 NVI
14 Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.
Eles não conseguem saber essas coisas porque não tem o Espirito Santo para ajuda-las a respeito das verdades de Deus.
Os redimidos, por outro lado, compreendem essas verdades e sabem mais sobre Deus do que as pessoa perdidas jamais poderão saber.
3. Um terceiro tipo de mistério gira em torno da verdade que foi escondida por um tempo e depois revelada ao povo de Deus.
A igreja é a única instituição na terra que realmente sabe oque está acontecendo com o mundo.
‌Veja bem, Deus não criou este mundo por capricho, uma fantasia, ou um palpite de alguém.
E Ele não o criou e deu corda e de depois o abandonou deixando rodar por si só.
Há um propósito na história, e Jesus é a peça fundamental da história.
"a história do mundo é a história Dele". Deus tem um plano.
O plano de Deus nos diz respeito, mas está centrado no Senhor Jesus Cristo.
Deus vai trazer - um dia - Ele vai reunir tudo. As pessoas dizem: " onde é que o mundo vai acabar?" Amigo, ele vai acabar aos pés de Jesus.
Veja, o versículo 10:
Ephesians 1:10 NVI
10 isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.
O nosso mundo está desmoronando.
Notícias ruins de toda parte do mundo não param de chegar.
Doenças, Guerras: israelenses x palestinos; russos x ucranianos; tiroteios em escolas, crianças atirando em crianças - … a violência está sem freios. Injustiça está em todos os tribunais da terra. O povo está insatisfeito com seus governantes, na Europa, Na America, etc)
E quem sabe o que vai acontecer com esse barril de pólvora chamado oriente médio.
E parece que o planeta está cada vez menor.
Uma quantidade astronômica de dinheiro sendo usado para armamento.
‌Milhões e até bilhões de pessoas irão para a cama esta noite com fome, sem comida suficiente em suas barrigas.
Ha uma crise imigratória global! As pessoas estão sofrendo em seus países de origem e arriscam a vida no mar, no deserto em busca de um lugar melhor para suas família.
“O nosso mundo se tornou um pântano de descontentamento, onde os mosquitos do ódio - estão se reproduzindo aos milhões.”
O que vai acontecer?
meu caro amigo, se você não conhecesse o Senhor Jesus Cristo, você teria todos os motivos para ser pessimista.
Mas quero lhe dizer o que a Bíblia diz: chegará um momento em que o mundo inteiro entrará em sintonia com o Senhor Jesus Cristo.
‌Veja novamente:
Ephesians 1:10 NVI
10 isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.
Está chegando um tempo, está chegando um dia … em que o material e o espiritual serão perfeitamente misturados.
Está chegando o tempo em que o céu e a terra estarão em perfeita união e comunhão.
Está chegando o tempo em que o homem e Deus estarão perfeitamente em união e comunhão.
Está chegando o tempo em que o homem e o homem estarão em perfeita paz.
Chegará o tempo em que o homem e os animais viverão em harmonia,
e chegará o tempo em que os animais viverão juntos e o cordeiro e o leão se deitarão juntos.
E "toda a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas que cobrem o mar" (Habacuque 2:14).
‌Quando isso vai acontecer?
"Na dispensação da plenitude dos tempos" (Efésios 1:10), quando o Senhor Jesus Cristo estiver no trono.
Quando todas as coisas forem levadas a Jesus e quando todas as coisas forem reconciliadas com o Senhor Jesus Cristo, então todas as coisas na terra serão reconciliadas umas com as outras assim como no céu.
‌Quando estivermos em sintonia com Jesus, então, finalmente, estaremos em sintonia uns com os outros.
Ele nos deu sabedoria e entendimento sobre essas coisa.
Um dia Deus revelará que Jesus Cristo é o cabeça de todas as coisas para todas as pessoas.
O mundo O ignora hoje. O mundo age como se Ele não fosse importante.
O mundo se recusa a se curvar a Ele, a adorá-Lo, a obedecê-Lo ou a amá-Lo.
Este mundo parece estar fora de controle, mas isso é apenas a aparência das coisas.
Nosso Deus está no controle e, quando chegar a hora certa, Ele demonstrará Seu poder por meio de Seu Filho, o Senhor Jesus.
Aqui está a maravilha de tudo isso: Deus nos escolheu para ser parte de Seu plano.
Ele tem um plano para exaltar Seu Filho e permitiu que fizéssemos parte desse plano!
Ele nos colocou em Jesus pela graça por meio da fé. Ele nos abençoou em Jesus com todas as bênçãos espirituais. Ele prometeu nos guardar, nos usar e nos permitir reinar com Cristo um dia, 2 Timóteo 2:12. Essas coisas o tornam digno de nosso louvor!
Conc:
Deus nos abençoou! Em Cristo, somos pessoas ricas. Todas as bênçãos espirituais são nossas nEle! Essas verdades devem nos levar a nos curvar diante Dele em absoluta submissão. Essas verdades devem nos levar a adorá-Lo, louvá-Lo e honrá-Lo por Sua graça e Suas dádivas.
Em Cristo, você e eu temos "o que o dinheiro não pode comprar", e essas riquezas espirituais abrem para nós toda a riqueza da vasta criação de Deus. Desfrutamos das dádivas porque conhecemos e amamos o Doador.
Todas essas riquezas vêm pela graça de Deus e para a glória de Deus.
Se você está em Jesus, está dando a Ele a obediência, a reverência, o amor, a adoração e o louvor que Ele deseja e merece? Está fazendo a sua parte para cumprir o plano de Deus de exaltar Jesus Cristo?
Se você não é salvo e sabe que precisa ser redimido, quero convidá-lo a vir a Jesus para a salvação hoje. Se você se achegar a Ele, Ele perdoará seus pecados, salvará sua alma e o abençoará além dos seus sonhos mais elevados. Se Ele está chamando, Venha a Ele!
Related Media
See more
Related Sermons
See more