Igreja, propósito e missão 2

Entender e Ser Igreja  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views

A igreja do Senhor é geração eleita, sacerdócio real, nação santa e devemos agir como tal.

Notes
Transcript
Handout

Introdução:

Falamos sobre no nosso propósito, agora falaremos sobre nossa identidade. Se cremos em Jesus, não tropeçamos nEle, não somos condenados, pelo contrário: para nós ele é a rocha de nossa salvação. Nele temos um novo nome, uma nova identidade! A igreja é:
E válido ressaltar que todos esses termos, Pedro tira do Antigo Testamento, os mesmos também foram usados para a nação de Israel. (Dt 10:15; Êx 19:5–6)

Desenvolvimento/aplicação:

Somos geração eleita v.9

Também correto ler como: povo escolhido.
A igreja é o povo escolhido por Deus: A igreja é a reunião de um povo por Jesus Cristo, comprado pelo seu precioso sangue, que vive agora com um novo propósito de agradar o seu Senhor em todas as coisas: vivendo e pregando o evangelho.
Somos um povo, uma geração que foi escolhida pelo próprio Deus, para Ele mesmo! Selecionados por Ele dentre muitas outras pessoas, pessoas mais inteligentes, mais habilidosas, ele nos escolheu.
A doutrina da eleição é maravilhosa, o professor Franklin Ferreira a define da seguinte forma “A eleição é o ato eterno de Deus pelo qual Ele, em sua soberana vontade, e sem levar em conta nenhum mérito humano previsto, escolhe um certo número de pessoas para receberem a livre graça e a salvação eterna. A eleição é o propósito de Deus de salvar certos membros da raça humana em Jesus Cristo e por meio dele.”
Aplicação:
Saber que somos povo eleito, escolhido por Deus, traz grandes implicações para nossa vida como igreja:
É uma escolha eterna e soberana: Se Deus nos escolheu, ele não irá nos abandonar ou nos “jogar fora”Deus não comete erros, logo nossa escolha é soberana. É também uma decisão eterna (não temporal), tomada antes do mundo existir. Essas duas verdades a respeito da eleição significam que podemos descansar quanto a nossa segurança eterna! Nós não perdemos nossa salvação. Se somos eleitos/escolhidos por Deus , ele mesmo “nos conduzirá em triunfantemente” até o céus.
Incondicional: Não por obras, não pelo que podemos fazer, ou fez. Mas pela graça! Isso quebra nosso orgulho, nosso senso de merecimento, não fomos nós que o escolhemos, Ele nos escolheu. Não fizemos por merecer, Ele o fez. Esse entendimento deve nos encher de humildade diante de Deus e de nossos irmãos. Diante disto: cabe a nós louvarmos: Efésios 1.5–6“nos predestinou para ele, para sermos adotados como seus filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o propósito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado.” e 2Tessalonicenses 2.13“Mas devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus os escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.”. Tenhamos sempre um coração agradecido, louvando a Deus em todo tempo, porque fomos escolhidos por Ele.

Sacerdócio real e nação santa v.9

Sacerdórcio real, Uwe Holmer: “É real porque pertence ao reinado de Deus e vive em direção a ele” Êxodo 19.6“e vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.” Em Israel,porém, existia uma condicional: Êxodo 19.5 “Agora, pois, se ouvirem atentamente a minha voz e guardarem a minha aliança, vocês serão a minha propriedade peculiar dentre todos os povos. Porque toda a terra é minha,”
Mas sobre a igreja é afirmado: Vocês não serão, vocês são Sacerdócio real, a função do sacerdote como já vimos é:
Viver em santidade representando ao Deus santissímo.
Oferecer sacrifícios espirituais agradáveis: 1. Fazemos isso com nosso corpo, praticando os exercícios espirituais, 2.louvando ao Senhor com hinos, salmos e músicas que exaltam ao nome do Senhor e também ofertando bens materiais ou dinheiro com alegria e generosidade a Deus.
Também inteceder por outros, coloque a vida das outras pessoas diante de Deus em oração!
Representar a Deus para os outros, fazê-lo conhecido! Só existe um único caminho entre Deus e o homem, Jesus Cristo, e nós como sacerdotes reais, apontamos para Ele, representando fielmente por meio de um bom testemunho e pregação do evangelho.
Além de sacerdotes, somos nação santa.
Embora seja composta por várias nacionalidades, raças, tribos, linguas, compomos uma nação, espalhada no meio de muitas outras nações. Somos um povo escolhido! Um povo separado! Um povo santo!
Todas as nações possuem características: “Os chineses são grandes exportadores de produtos diversos” “Os estadunidenses, são metódicos, amam protocolos” “Os ingleses são muito pontuais” “Japoneses são muito disciplinados, levam seus trabalhos muito a sério, suas tecnologias estão entre as mais avançadas do mundo”
Aplicação:
Os crentes, formam uma nação, e a sua principal característica é a santidade! Nação santa! Mas essa realmente tem sido nossa característica? Essa tem sido a característica principal da tua vida? As pessoas olham para essa igreja e veêm uma igreja santa?
Santidade não uma roupa para ficarmos na dúvida se vamos vestir ou não, ouso dizer que a santidade é a própria pele do cristão! Se Deus é Santo, nós também devemos ser! Se Ele é conhecido por ser santo, santo, santo, nós também devemos ser conhecidos por sermos santo! As vezes quando um irmão está buscando viver em santidade chega outro e diz: “e agora quer ser santo é”. Não devemos ver a santidade como algo ruim (como muitos fazem).
Os puritanos foram homens que viveram na inglaterra e Estados Unidos durante o século 16 e 17. Eram verdadeiros crentes que buscavam intensamente uma vida de santidadee por isso foram chamados de “puritanos” em tom depreciativo “Olha lá os puritanos” como se dissessem, “olha lá os santinhos”. Mas irmãos, o mundo sempre odiou a Deus e a sua santidade, por isso desprezam a zombam! Se desejamos nos manter puros até o casamento, se não consumimos pornografia, se somos fieis a nossa esposa e maridos, se não nos embriagamos, se agimos contrário a eles, se agimos em santidade, certamente haverá zombarias!
Mas nós servimos a Deus e não a homens, portanto, deixemos de lado a zombaria e desprezo que o mundo tem pela santidade e abracemos a verdade de Deus, que é santo, ama a santidade e deseja que seus filhos também sejam santos!
E Se algum irmão chamar sua atenção por está vivendo em santidade, exorte-o duramente, porque esse irmão está contaminado com a óptica do mundo.
Vivamos em santidade! Abandonando o pecado e nos revestindo de justiça!

Propriedade exclusiva de Deus v.9b

Povo de propriedade exclusiva de Deus! A idéia é de povo adiquirido! Conforme o autor afirma no versículo dez, antes não éramos povo, agora somos povo de Deus! Povo para aquisão, comprado! Com o que fomos comprados? Pedro já respondeu essa pergunta em 1Pedro 1.18–21“sabendo que não foi mediante coisas perecíveis, como prata ou ouro, que vocês foram resgatados da vida inútil que seus pais lhes legaram, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula. Ele foi conhecido antes da fundação do mundo, mas foi manifestado nestes últimos tempos, em favor de vocês. Por meio dele, vocês creem em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, para que a fé e a esperança de vocês estejam em Deus.”
Você não pertence mais a este mundo para viver conforme os seus padrões, você também não pertence a satanás para viver sob seu governo, sendo guiado por sua vontade. Você não pertence mais a si mesmo, signfica que você não se governa mais! Somos um povo adiquirido por alto preço! Jesus derramou o seu sangue pelo nosso resgate. Não podemos viver de qualquer maneira! Não somos mais governados pelo mundo, carne e diabo! Temos um rei, que nos resgatou do império das trevas! Vivamos agora para agradar esse rei! Vivamos alegres e gratos pelo nosso resgatador!
Um alerta muito sério:
Se você se diz cristão mas não abre mão das coisas do mundo, se você se diz cristão mas não quer ter compromisso com o Senhor e sua obra! Se você se diz cristão, mas quer viver o cristianismo do seu próprio modo! Se você se diz cristão e não quer renunciar e de fato se comprometer em seguir a Jesus. Você não é cristão! Você pode vir para igreja, frequentar nossos eventos, participar de ministério, porém nunca foi salvo de verdade! Ainda vive em trevas! “Pastor mas eu levantei a mão e fiz uma oração”isso não significa nada! O que vai mostrar se você é um verdadeiro cristão é a sua vida transformada! É seu compromisso com Jesus, de imita-lo, segui-lo, servi-lo!
O que você precisa é se arrepender e crer em Jesus para a sua salvação! Nosso Senhor Jesus falou sobre o joio no meio do trigo! Talvez você seja um joio! Vive no meio do povo de Deus, se acostumou com a linguagem cristã, mas ainda não foi salvo! E não existe problema algum você que tem 5, 10, 15, 20 anos de igreja se arrepender e entregar a vida a Jesus, antes tarde do que nunca!
Esse povo foi adiquirido a fim de proclamar/anunciar, fazer conhecer com ampla divulgação… Essa passagem nos lembra Isaías 43.21“a este povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor.”
O que devemos anunciar? As virtudes, as excelências, a fama! De quem? Daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz!
Quais são as virtudes desse Deus?
Ele é bom! Ele nos salvou, nos chamou das trevas, para sua luz!
Ele é santo e puro! Ele é a própria luz! nEle não existe trevas ou mau algum!
Ele é gracioso! v.10 Antes não éramos seu povo, não tinhamos nada de especial, pelo contrário, estávamos em dívida com ele, inimigos de Deus e merecedores da sua ira! Agora somos seu povo! Devemos proclamar que às pessoas que por meio de Jesus Cristo elas podem também se tornar povo de Deus! Conte conte um pequeno testemunho do que Jesus fez em sua vida! Como ele te encontrou, como era sua vida antes e como é sua a vida agora com Jesus!
Ele é misericórdioso! Misericórdia é quando ele não nos dá o que merecemos! Ele cancela nossa divida e muda nosso relacionamento com Ele, éramos seus inimigos, agora somos filhos, muda destino eterno, antes era o inferno, mas agora recebemos o céu! Ele é rico em misericórdia! Lamentações de Jeremias 3.22–23 “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.”
Proclame as virtudes de nosso salvador e jamais deixe de proclamar! Proclame sobre poder, glória, sabedoria, bondade, misericódia, seu amor! Somos povo dele, com uma missão: Anunciar seu nome, suas virtudes a todos! Somos um povo que serve a Deus para alcançar seus eleitos! Somos um povo chamados a ganhar almas para Jesus! Nossa missão permanece a mesma, a mesma proclamada pelo próprio Senhor Jesus! Mateus 28.19–20“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.”
Façamos pois discipulos, se comprometa de nesse ano anunciar o evangelho e ajudar que outras pessoas a sigam a Jesus! Ensine-as sobre Jesus, ensine-as sobre sua vida, seus milagres, seus ensinamento, sua morte, ressureição! Proclame as virtudes daquele que te chamou das trevas para sua maravilhosa luz!

Conclusão:

A Igreja do Senhor Jesus tem seu propósito e missão revelados claramente nas Escrituras. No texto de hoje, aprendemos que a igreja tem a sua identidade não naquilo que pensamos, não naquilo que nos dizem, mas o próprio Deus diz quem somos:
Somos geração eleita! Um povo escolhido por sua boa vontade, assim devemos cultivar humildade e eterna gratidão a Deus em nosso coração.
Somos sacerdócio real! Temos responsábilidades espirituais para com Deus e também com o próximo!
Somos nação santa! Um povo que vive e ama a santidade! Somos santos porque ELe é santo!
Somos povo adiquirido! Somos resgatados pelo precioso sangue de Jesus, e por isso somos seu povo particular para anunciar sua grandeza à todas as pessoas!
...
Agradecer pelo convite e orar!
Related Media
See more
Related Sermons
See more