O PRIVILÉGIO DO CRISTÃO

Catecumenos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 16 views
Notes
Transcript
Handout

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Há uma relação entre privilégios e deveres na vida cristã. Os privilégios são alcançados pelo cumprimento dos deveres e, por sua vez, o cumprimento dos deveres resulta na conquista de privilégios. Seu cumprimento fiel conduz o crente à experiência de ricas bênçãos que lhe são concedidas por Deus (Tiago 1.17; Salmo 19.11)

PRIVILÉGIO DA RECONCILIAÇÃO, DO PERDÃO E DA SALVAÇÃO

Em contraste com o ímpio, que a Bíblia descreve como alguém que não tem esperança e que vive sem Deus no mundo (Efésios 1.12), vivendo sem paz (Isaías 48.22), os crentes são justificados mediante a fé e desfrutam da paz com Deus por meio de Jesus Cristo (Romanos 5.1).

PRIVILÉGIO DE UM RELACIONAMENTO FILIAL COM DEUS

Crente é aquele que se tornou filho de Deus (João 1.12). Não é apenas uma criatura de Deus, é um filho. Por isto Jesus nos autorizou a orar dizendo: “Pai nosso que estás nos céus” (Mateus 6.9). E como um pai ele corrige e disciplina o filho que ama (Hebreus 12.6; 10).

PRIVILÉGIO DA CERTEZA DO PERDÃO

O perdão que Deus nos concedeu em Cristo é definitivo. Então, o que ocorre quando o crente peca? Deixará de ser filho por isto? Claro que não. As relações entre ambos ficam abaladas, mas o normal é o filho arrepender-se e pedir perdão. Podemos ver isto na parábola do filho pródigo e na restauração de Pedro (Lucas 15, João 20). O verdadeiro crente é justificado apenas uma vez, mas precisa repetidamente ser perdoado. (1João 1.9)

O PRIVILÉGIO DA SEGURANÇA DA SALVAÇÃO

Este é incontestavelmente um dos maiores privilégios do crente (2Timóteo 1.12; Filipenses 1.21-23). Estar seguro da vida eterna não é sentir-se seguro da vida eterna. Nosso sentimento é instável e variável, afetado pelas circunstancias e por diversos fatores. A nossa segurança está em Deus, não só no que ele é, mas também no que Ele diz, no que Ele fez, no que Ele faz e no que graciosamente nos dá (Romanos 8.17; Romanos 5.5; Filipenses 2.12-13)

O PRIVILÉGIO DA PARTICIPAÇÃO DOS SACRAMENTOS

O Batismo, a Santa Ceia e outros meios de graça (Leitura da Bíblia, oração, participação no culto público) são privilégios que merecem destaque. Em relação a Santa Ceia este privilégio é privativo dos membros comungantes da Igreja. O Batismo é para o crente e para seus filhos. No que concerne a leitura da Bíblia, a oração e ao culto público, também os não crentes podem valer-se desses privilégios, embora seja certo que não terão para eles o mesmo sentido e nem produziram os mesmos benefícios que produzem para o crente.
Cite e comente dois privilégios da vida cristã.
Por que o crente não deve negligenciar estes privilégios?
Related Media
See more
Related Sermons
See more