OS DEVERES DO CRISTÃO PARTE I

Catecumenos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 28 views
Notes
Transcript
Handout

OS DEVERES DOS CRENTES PARA COM DEUS

O dever que Deus requer do homem é a obediência à sua vontade revelada (Catecismo Maior, pergunta 91). Jesus Cristo deixou claro esse dever na resposta que deu ao fariseu quando este lhe perguntou qual era o maior mandamento (Mateus 22.37-38). A essência do amor é expressa na forma de obediência (João 14.15; Mateus 10.37).

PARA COM O MUNDO

Jesus completa a sua resposta ao fariseu dizendo: “O segundo mandamento, semelhante a este é: amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas (Mateus 22.39-40). E, quem é o nosso próximo? Jesus responde esta questão na parábola do fariseu e do publicano (Lucas 10.25-37).

PARA CONSIGO MESMO

Só podemos cumprir os nossos deveres para com Deus e o próximo na medida em que nos achamos em condições de fazê-lo. Deus não exige do crente o que está acima das suas possibilidades. Por isto a Bíblia nos orienta sobre os recursos que podemos e devemos nos valer para que sejamos capazes de cumprir todas as tarefas que Ele nos atribui: ler a Bíblia diariamente, cultivar uma vida de oração, buscar a orientação e o poder do Espírito Santo, cuidar da pureza pessoal, crescer na vida de obediência a Deus, integrar-se no programa e nas atividades da comunidade cristã, enfim, procurar ser um cristão genuinamente integral, na vida e na conduta diária.

PARA COM O LAR

O lar foi a primeira instituição que surgiu no mundo, logo depois da criação do homem. Foi Deus mesmo quem o instituiu e o regulamentou por meio de mandamentos e princípios divinamente inspirados, definindo lhe a missão e os propósitos, bem como o relacionamento daqueles que o constituem (Efésios 5.22-23; Colossenses 3.18—19; 1Pedro 3.1-7). Definiu os deveres dos pais em relação aos seus filhos (Deuteronômio 6.6-7; Provérbios 22.6) e os deveres dos filhos para com seus pais (Deuteronômio 5.16; Efésios 6.4).
Qual é o dever que Deus requer do homem para com Ele?
Qual é o dever que Deus requer do homem para com o próximo?
Qual é o dever que Deus requer do homem para consigo mesmo?
Qual é o dever que Deus requer do homem para com o lar.
Related Media
See more
Related Sermons
See more