5 - O FARDO DO PECADO

Somos Todos Peregrinos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript
Passar pelo porta estreita foi apenas o primeiro passo. Jesus disse que são poucos os que a encontram e passam por ela.
Essa porta leva ao caminho estreito que por sua vez leva a Cristo, o caminho, a verdade e a vida.
Mas nossa jornada em viver os valores do Reino não é intuitiva, a lógica de Deus é na maioria das vezes inversa aos nossos valores, a nossa lógica e compreensão.
Jesus quando ressuscitou falou por todo o caminho até Emaus tudo o que as Escrituras diziam sobre Ele mas que muitos não entendem até nossos dias.
Jesus enviou seus apóstolos para serem intérpretes aos primeiros cristãos e, embora hoje tenhamos as Escrituras do NT, ainda precisamos de ajuda para compreender a riqueza do texto bíblico e nos preparar para o restante da nossa jornada.

A CASA DO INTERPRETE

Quem de nós nunca acabou cometendo erros na jornada com Cristo por falta de conselhos de alguém mais experiente?
Quando Cristo nos envia Seu Espírito Santo, Ele diz que esse Espírito nos revelaria o que de fato as Escrituras dizem a respeito de Deus e Sua vontade e Seu plano.
Cristão ao chegar na casa do intérprete diz que buscava explicações para coisas excelentes que seriam de grande proveito para sua jornada.

O HOMEM NO QUADRO

A primeira coisa que precisamos guardar é, as escrituras, quando lidas e estudadas em oração, com a ajuda do Espírito Santo, nos dará ensinamentos de grande proveito para nossa jornada.
A primeira coisa que ele vê é a seguinte figura:
Cristão viu pendurado na parede o quadro de uma pessoa bastante séria.
os olhos estavam erguidos aos céus;
nas mãos trazia o melhor dos livros;
a lei da verdade lhe estava escrita nos lábios;
o mundo estava às suas costas;
pela postura parecia apelar aos homens;
e da cabeça lhe pendia uma coroa de ouro.
Esse homem pode gerar filhos, da luz a eles e ainda os alimentar ele mesmo.
O trabalho dele é conhecer e revelar coisas sombrias aos pecadores, como também apelar aos homens.
Desprezando e desdenhando as coisas presentes pelo amor com que serve ao seu Mestre, certamente terá por recompensa a glória, no mundo que há de vir.
Esse homem é o único homem a quem o Senhor do lugar para onde você está indo autorizou para guiá-lo em todos os lugares difíceis que você talvez encontre pelo caminho.
A primeira coisa que você precisa saber na sua jornada é de quem você deve aceitar a orientação e direção e quem é o seu guia.
Guarde bem o que você viu, para que não encontre, durante a sua jornada, alguém que finja estar encaminhando você ao rumo certo, quando na verdade o está levando à ruína e à morte.

A SALA EMPOEIRADA

Cristão então é levada para uma sala que nunca havia sido varrida.
Aquele é o coração do homem. Quando o homem tenta varrer a sujeira de seu coração por si mesmo adivinha o que acontece...
Você já tentou vencer seu pecado na base da disciplina e esforço? Já tentou vencer o pecado apenas pela obediência a lei?
Mas então o intérprete borrifa água (evangelho) na poeira. Agora a sala pode ser varrida sem que a poeira se levante.

PAIXÃO X PACIÊNCIA

Em outra sala havia dois menino cada um em sua cadeira.
Paixão estava inquieto pois o que lhe foi prometido só seria dado daqui um ano, mas paciência se encontrava alegre e disposto.
Paixão então recebe um tesouro e começa a rir e zombar de paciência, mas em pouco tempo tudo o que tinha se foi, sobrando apenas os mesmos trapos de antes.
Enquanto um não pode esperar pelo mundo que há de vir e deseja a todo custo recompensa imediata;
O outro aguarda com paciência a promessa que lhe foi feita e que será eterna, leve o tempo que levar.
pois o primeiro precisa dar lugar ao último, já que o último também terá a sua hora. O último, porém, não cede o lugar a ninguém, pois não há quem venha depois dele.
2 Corinthians 4:18 NAA
na medida em que não olhamos para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Porque as coisas que se veem são temporais, mas as que não se veem são eternas.

A FOGUEIRA ARDENTE

Um lugar onde se via uma fogueira ardendo diante de uma parede. Ali havia alguém que não saía de perto, jogando sempre muita água na fogueira com a intenção de apagá-la. Mas as chamas aumentavam e ficavam cada vez mais quentes.
Fogueira —> Obra da Graça que opera no coração
Quem tenta apagar —> Diabo
Então ele o levou para trás da parede, onde se via um homem com um vaso de óleo nas mãos. Ele, em segredo, derramava continuamente óleo no fogo.
Quem derrama óleo —> Cristo
É Cristo quem nos mantém de pé, quem nos mantém no caminho, quem mantém o seu povo fiel mesmo em meio as ciladas do Diabo.

O CASTELO FORTE

Levando-o até um lugar onde se erguia um imponente castelo, belo de admirar. Viu ele também que, no terraço do castelo, algumas pessoas caminhavam, vestidas todas de ouro. Intérprete então lhe tomou a mão e o levou até a porta do castelo, havia um grande ajuntamento de homens, todos desejosos de entrar. Nenhum deles, porém, ousava fazê-lo. Ali também estava sentado um homem, ao lado de uma mesinha, e sobre esta se via um tinteiro e um livro, no qual ele anotava o nome daquele que haveria de entrar. Cristão viu também que no vão da porta havia muitos homens que, trajando armaduras, barravam a passagem, determinados a fazer todo dano e mal que pudessem àquele que tentasse entrar. Por fim, quando todos começaram a recuar com medo dos homens armados, Cristão viu um homem de semblante bem resoluto aproximar-se do que estava sentado escrevendo e disse: — Anote o meu nome, senhor. Viu então que o homem desembainhava a espada e colocava um capacete na cabeça, avançando rumo à porta, contra os homens armados, que sobre ele caíram com força mortal. O homem, porém, não se deixou esmorecer e, mesmo caído, golpeava e talhava ferozmente. Assim, depois de ser ferido e ferir muitos dos homens que tentavam evitar a sua entrada, conseguiu abrir caminho em meio a todos eles, entrando no palácio. Ouviu-se, então, uma bela voz vinda dos que estavam lá dentro, e dizia: — Entre, entre; Glória aqui você terá para sempre

O HOMEM NA JAULA

O levou a um recinto muito escuro, onde se via um homem sentado atrás de grades de ferro. O homem parecia muito triste. Estava ali sentado com os olhos pregados no chão, as mãos unidas, e suspirava como se trouxesse o coração amargurado
Antes era um professor formoso e bem-sucedido, tanto aos meus próprios olhos quanto aos olhos dos outros. Pensava que estava destinado a subir até a Cidade Celestial, e então até me alegrava diante da ideia de que lá chegaria.
Deixei de vigiar, de me manter sóbrio. Larguei as rédeas no pescoço das minhas paixões. Pequei contra a luz da palavra e a bondade de Deus. Entristeci o Espírito, e ele se foi. Tentei o Diabo, e ele me veio. Provoquei a ira de Deus, e ele me abandonou. Tanto endureci o meu coração que já não posso me arrepender.
Eu o crucifiquei de novo para mim mesmo; desprezei a sua pessoa; desdenhei de sua justiça; tive o seu sangue como coisa ímpia, ultrajei o Espírito da graça (Hb 10:29). Portanto distanciei-me de todas as promessas, e agora nada me resta senão ameaças, terríveis ameaças, temíveis ameaças de segura condenação e feroz indignação, que irão me devorar como a um adversário.
Pelas paixões, prazeres e proveitos deste mundo, e ao gozá-los prometi a mim mesmo muito deleite. Mas agora cada uma dessas coisas me rói e me atormenta como vermes ardentes.
— Lembre-se da miséria deste homem. Que isto lhe sirva de alerta incessante — disse Intérprete a Cristão.
Quantos maiores e melhores do que nós no passado, que andavam fortes e com confiança diante do Senhor, hoje se encontram na pior das prisões. Nos seus pecados, incapazes de se arrepender e crer novamente.
Pessoas que não conseguem mais se voltar ao evangelho que um dia creram, pessoas que hoje transformaram o evangelho em um retalho cheio de remendos, quando não o abandonam de vez.
Pessoas que pareciam promissoras e agora, não passam de presos em si mesmos e em seus prazeres e pecados.

O JUÍZO FINAL

Por último somos apresentados a um homem que se viu no dia do grande juízo de Deus. Homens e mulheres sendo arrebatados enquanto muitos, incluindo ele, ficavam.
Este homem viu o abismo do inferno se abrir abaixo dele e, por mais que tentasse se esconder, os olhos de quem estava no trono o encarava constantemente.
Seguido ao homem anterior, a grande expectativa para aqueles que não se colocam debaixo do senhorio de Cristo é apenas condenação.

MONTE DA DIFICULDADE

O trabalho do intérprete foi apresentar o evangelho a Cristão para que ele entendesse melhor o que as escrituras dizem sobre a nossa jornada e sobre Deus que nos aguarda ao fim dela.
Porém assim que Cristão saiu da casa do intérprete, ele tomou um caminho estreito muito difícil de seguir em frente por causa de seu fardo.
A cada explicação do interprete, o fardo que ele carregava aumentava. Agora não só havia um peso muito grande em seus ombros, como o caminho que já era estreito, se tornara ainda menor.
Foi então que Cristão teve o encontro com um monte, muito íngreme e que no topo havia uma cruz.
A estrada estreita, a porta estreita nos leva diretamente para Cristo e sua obra.
O fardo que te oprime, após ouvir tudo o que foi dito pelo intérprete, ele só sairá de suas costas se você tomar para si a sua cruz. Se você matar seu velho homem na cruz. Se você crendo em Cristo, seguir os seus passos.
Pela morte de Cristo e por sua angústia e sofrimento, somos livrados do peso de uma vida de culpa e guerra contra Deus.
O verdadeiro evangelho te leva para a cruz.
No calvário recebemos três coisas:
“O perdão dos pecados estão perdoados” (Mc 2:5).
Novas roupas (Zc 3:3-5).
Um sinal na testa, e um rolo com um selo, o Espírito Santo.

APLICAÇÕES

Toda a escritura é útil e com a ajuda do Espírito Santo te ensinará a caminhar a jornada de forma mais sábia e santa.
Somente com a ajuda do Espírito Santo podemos vencer o nosso pecado enraizado no coração.
Cuidado com a sua paixão, espere em Deus, o que buscamos é eterno e não passageiro.
É Cristo quem vai te sustentar na sua jornada. Não é você. E Cristo é muito superior e mais poderoso que tudo o que o Diabo fizer para tentar te tirar do caminho.
A nossa jornada não será fácil e sem sofrimento, mas Cristo tornou ela possível ao abrir o caminho até Deus.
Ninguém é santo o bastante para estar imune ao pecado e a queda.
Lembre-se sempre do juízo, para se alegrar quando os dias forem maus, mas também para se arrepender quando você se desviar do caminho.
Quer acabar com o fardo da culpa do pecado? Olhe para a cruz.
Related Media
See more
Related Sermons
See more