RESGATANDO O SERVIR NA FAMÍLIA - Josué 24.14-15

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 81 views
Notes
Transcript

Introdução

Se eu perguntasse a voces qual é o texto aureo de serviço da família o que vocês diriam? Certamente muitos lembrariam de Josué 24.15.
Esse texto nos ensina que o servico a Deus deve começar na família. Deus institiu a família antes de qualquer outra instituiçao, portanto o serviço deve começar pelas familias.
Se não servimos a Deus nas nossas casas dificilmente serviremos na igreja ou em qualquer outro lugar.
Vejamos então algumas liçoes dessa e de outras passagem.

Contexto 24.1-13

Josué, em seu momento de despedida, relembrou a história do povo de Deus, começando com Tera e prosseguindo com Abraão, Isaque e Jacó. Chamou a atenção dos israelitas para a libertação do Egito, a peregrinação no deserto e a vitória sobre os moabitas a leste do Jordão. Depois, relatou a entrada na terra prometida, a vitória em Jericó e a destruição dos reis de Canaã (v. 2–13).
Josué enfatiza duas coisas nesse breve relato da história de Israel desde Gênesis até Josué: a soberania e a fidelidade de Deus para com seu povo!
Nesse contexto de despedida e ensino Josué exorta o povo a manter ocompromisso de servir a esse Deus maravilhoso. Vejamos algumas lições:

I - O serviço deve ser precedido pelo temor a Deus (v.14)

Definiçao de Temor: Considerar com sentimentos de profundo respeito e reverência; considerar sagrado ou exaltado, frequentemente usado em relaçao a divindades.
Temer ao Senhor está relacionado a se submeter a Ele, se alguem não teme a Deus também não vai servi-lo.
O primeiro passo para temer a Deus é crer nele e na sua Palavra. Essa Palavra diz que o homem é pecados e por isso está separado de Deus, mas atravez da fé em Jesus o homem pode ser reconcialiado com Deus.
O segundo passo da pessoa que teme a Deus é guardar os mandamentos de Jesus. Mt 28.19-20 diz que essa é caracteristica dos verdadeiros discipulos.
É impossível alguem dizer que teme a Deus e não se submeter a sua Palavra. João 8.47
John 8:47 ARA
Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus.
Em Dt 10.12-13 Moisés já havia ensinado o mesmo que Josué estava lembrando ao povo naquele momento
Deuteronomy 10:12–13 ARA
Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, para guardares os mandamentos do Senhor e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?

II — O seviço a Deus deve ser feito com integridade e fidelidade (v.14)

A integridade esta relacionada a algo que é completo. Aqui o sentido é que devemos servir com todo o nosso ser e em todas as áreas, sem reservas.
A integridade no servir exige que sirvamos a Deus com nossos dons e habilidades, com nosso tempo e com nossos recursos. Não dá pra servir a Deus somente em uma determinada área que quero e deixar de lado as que eu não quero!
Alguns exemplos:
Eu já leio a Bíblia e oro em casa, nào preciso ir a igreja.
Eu ja levo a minha familia a igreja, não preciso fazer culto doméstico.
Eu ja frequento as programaçoes, não preciso servir em algum ministério.
Eu faço todas essas coisas, mas falho nos dizimos e nas ofertas, não estou servindo integralmente.
A fidelidade está relacionada a maneira como devo servir, eu preciso buscar os padrões da Palavra de Deus. Deus estabeleceu o modo como devemos servir também na sua Palavra.
Um ótimo exemplo de fidelidade pode ser encontrado la no inicio do livro. Bem no começo da jornada de Josué, Deus o ensina sobre esse principio de fidelidade à Palavra - Josue 1.6-7
Joshua 1:6–7 ARA
Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.
A fidelidade é uma caracteristica exigida daqueles que procuram servir a Deus - 1Co 4.1-2
1 Corinthians 4:1–2 ARA
Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel.

III — A idolatria nos impede de servir a Deus (v.14)

O povo precisava se livrar dos deuses falsos. O idolatra não pode servir a Deus com integridade e fidelidade.
Os idolos impedem o nosso serviço.
Mas o que é um ídolo? É tudo aquilo que se torna mais importante do que Deus em minha vida. Uma pessoa pode ser um ídolo, como no caso de Eli em 1Sm 2:29-30; O amor ao dinheiro (Cl 3:5), cultuar a próprio corpo, imoralidade, um time de futebol...
Como reconhecer um ídolo? É muito fácil, Jesus deu a formula em Mateus 6.21: é só olhar no que estamos estamos depositando nosso tempo, esforços e recursos… geralmente o ídolo é tudo aquilo que estamos dispostos a pecar para conseguir.
Jesus disse que impossivel servir a dois senhores - Mt 6.24
Matthew 6:24 ARA
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
O que aconteceu depois daquela geraçao de Josué é que o povo deixou de servir a Deus justamente por causa da idolatria e por isso estava sendo derrotado e humilhado pelos filisteus. 1Sm 7.3
1 Samuel 7:3 ARA
Falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se é de todo o vosso coração que voltais ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao Senhor, e servi a ele só, e ele vos livrará das mãos dos filisteus.
Como anda a tua vida e da tua familia? É só derrota e humilhação? É necessario deitar fora os idolos para servir só ao Senhor!

IV — Para servir a Deus é necessário uma firme decisão (v.15)

Josué propõe ao povo que tomem uma decisão, não dá para ficar indeciso, diante de Deus não tem "lenga lenga".
Ele cita o afastamento de Tera que não serviu somente a Deus, por isso escolheu a Abraão seu filho para servvi-lo. Cada geraçao tem sua responsabilidade de servir a Deus, não importa o que seus pais fizeram.
Ah, mas é porque eu vim de uma familia descrente, eu não aprendi com meus pais… não importa!
Ele cita também o exemplo dos povos que habitavam em Canaã, nós tambem precisamos fazer diferente das pessoas desse mundo.
Não importa o que os outros fazem, importa o que eu faço. Precisamos dizer: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!

Conclusão

Hoje aprendemos 4 liçoes:
I - O serviço deve ser precedido pelo temor a Deus (v.14)
II — O seviço a Deus deve ser feito com integridade e fidelidade (v.14)
III — A idolatria nos impede de servir a Deus (v.14)
IV — Para servir a Deus é necessário uma firme decisão (v.15)
Pensando nessa decisão que precisamos tomar em conduzir a nossa família ao serviço:
Como está meu compromisso com a minha família?
Há um grande problema que traz quadro desanimador quando pensamos nas famílias dentro das nossas igrejas: Muito ensino e poucos resultados!
O exemplo da familia de Eli em 1Sm 2.30
1 Samuel 2:30 ARA
Portanto, diz o Senhor, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram, honrarei, porém os que me desprezam serão desmerecidos.
Eli honrou mais os seus filhos do que a Deus, seus filhos se tornaram idolos em sua vida.
Hoje é dia de escolher a quem voce e sua familia vai servir!
Related Media
See more
Related Sermons
See more