Usos e costumes segundo a bíblia

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 16 views
Notes
Transcript
Handout
Handout
Usos e costumes segundo a bíblia -
Colossians 2:20–23 “Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.”
Introdução: Monasticismo
Vários cristãos estiveram envolvidos com as origens do monasticismo. Antão [que dá nome a cidade na qual estamos], foi primeiro monge de que se tem notícia; Antão deixou a fazenda de sua família no Egito em meados de 270 e retirou-se sozinho para o deserto, a fim de se dedicar a Deus. Pacômio, por volta de 320, estabeleceu o primeiro mosteiro comunal, para se dedicar a uma vida de oração
O monasticismo cresceu rapidamente depois da conversão de Constantino [corrupção e declínio da igreja neste momento] e, em parte, como um movimento de protesto contra a igreja organizada e sua participação nos assuntos e na ostentação do mundo;
A opção monástica parece interessante para aqueles que buscam santidade e comunhão com Deus; mas será que o isolamento do mundo resolve o problema do pecado? será que é do agrado de Deus, que seus servos abandonem suas vidas sociais e vivam afastados do mundo?
Comportamento moralista
Muitos de nós adotam um comportamento semelhante, no ambiente de trabalho, na escola ou faculdade; pensamos que nosso “isolamento social”, para tomar emprestado o uso tão comumente usado na pandemia, nos fará mais santos, afinal, “esse povo do meu trabalho, escola ou faculdade só querem saber de praticar e falar coisas que não convém, por isso eu não quero nem conversa com eles”;
essa pode não ser a sua realidade, mas foi algo comum no passado. Décadas atrás os evangélicos eram uma minoria irrelevante; muitas das vezes eram os estranhos do trabalho ou da rua. Esta distância das pessoas do mundo era uma forma de “dar testemunho de crente”, ou pelo menos pensava-se que que era.
Mudança de Pendulo
Todavia, no nosso momento presente, o pendulo foi para o outro lado; hoje os evangélicos crescem absurdamente dia após dia; vivemos um outro extremo; agora a aceitação nos diversos ambientes é algo almejado por nós; o problema é que as vezes estamos dispostos a abrir mão de certos princípios que são caros ao evangelho tendo em vista a ceitação em determinado grupo, da escola, faculdade, trabalho... Muitos chegam ao ponto de viverem uma vida tão semelhante a de um descrente, com os mesmos objetivos, mesmo palavriado, mesmas perspectivas no que se refere à moda, a política e a outras coisas mais, que simplismente não conseguem testemunhar do evangelho e ser um canal de bençãos para essas pessoas.
Religiosidade x libertinagem
Timothy Keller, ao falar sobre o evangelho de Cristo, coloca justamente a religiosidade e a libertinagem como seus dois inimigos frontais. Tertuliano, um dos pais da igreja certa vez disse o seguinte: “Assim com Jesus foi cruscificado entre dois ladrões, o evangelho sempre é cruscificado entre esses dios erros.” Devemos, portanto, rejeitar esses dois extremos e, rejeitando este dois extremos, buscar a centralidade e equilíbrio do evangelho. E eu gostaria de enchergar estes princípios a partir do texto que lemos.
Vamos tentar focar mais no moralismo e tentar responder a eguinte pergunta: Por que o moralismo religioso é uma afronta à obra realizada por Cristo na cruz?
20 Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais as ordenanças:
Imagine o seguinte: Digamos que você é um criminoso; cometeu diversos crimes, até o dia em que você foi detido e preso; Você é levado à prisão, seu celular, carteira, pertences e até roupas ficam em uma área especifica para isso; você agora está com aquela famosa roupa laranja, que aparece nas séries americanas. Mas um dia alguém pagou a sua fiança; você está livre, os documentos que te incriminavam não existem mais. Sua liberdade está garantida. Contudo, passa-se um, dois, três anos e você insiste em não retirar as roupas laranjas da prisão. Perceba, você está livre, nada consta mais contra você, então por que mesmo livre você está vivendo como se ainda estivesse preso?
É isso que Paulo quer dizer no versículo 20
A expressão “se morreste com Cristo” não deve ser entendido com uma dúvida, mas como uma constatação: “vocês morreram com Cristo.” veja o que o contexto do capítulo 2 está nos mostrando:
Colossians 2:12 (ARA)
tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
Colossenses 2.6-7
Colossians 2:6–7 (ARA)
Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.
Portanto, nós podemos etender que a tradução da NVI acerta em cheio aqui, ao afirmar no versículo 20: Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo”, Só para reafirmar: Paulo não está questionando a nova vida que eles têm, mas justamente a incoerência que está acontecendo naquela igreja. Aqueles irmãos morreram com Cristo para esses “rudimentos do mundo”, em algumas versões: princípios ou “espíritos elementares”. O que ele quer dizer com isso?
Os elementares
Eu confesso que quando leio “elementares” só me vem a cabeça a cena do homem-aranha longe de casa lutando contra os “elementares”, que na verdade eram progessões, né?
Mas enfim, este termo pode estar ligado com o versículo 15, onde Cristo, na cruz, despojou os espíritos malignos e cancelou o escrito de divida que pesava contra nós. Aquela famosa lista com todos os nossos pecados, desde aqueles incocientes até o mais conciente de todos; este documento, que era contra nós, foi cancelado, ou melhor, foi pago na morte de Cristo. Portanto, morremos com Cristo para não mais estarmos sujeitos as ordenanças da lei.
Os objetivos da lei
Para os que estão longe de Cristo, A Lei tem os seguintes propósitos: esmagar e condenar; ela é uma espécie de preparação negativa para o evangelho. Ou seja, quando o pecador olha para a lei, ele deveria imediatamente reconhecer sua incapacidade de cumpri-la e buscar auxílio no único fiel cumpridor da lei.
Por outro lado, para nós, que estamos em Cristo, a lei serve como princípios que devem ser observados, pois é na lei que aprendemos como agradar ao Senhor, como andarmos em santidade, é com ela que enchergamos os pecados do nosso coração.
Aplicação contextualizada:
Isso serve de lição para nós; não podemos inverter o processo e achar que podemos conquistar algo do Senhor, inclusive a salvação, pelo cumprimento de leis e rituais elaborados na mente humana: 21 não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro,
Cristo não nos libertou para que a gente volte se prenda de novo. Os cristãos de Colossos estavam sendo tentados a voltarem às práticas do judaísmo; e o que nos tenta a tirarmos os olhos de Jesus?
As pessoas lá fora e até Muitos de nós acham que viver com Cristo é cumprir uma série de regras, de tal modo que se eu não bebo, não fumo e não furto ninguém ou não traio minha esposa ou marido, eu sou um crente fiel. Daí surge o nosso desejo de criar um check list para estarmos bem diante do Senhor, mas também para fazermos julgamentos, para ver se o pessoal da minha igreja está cumprindo o padrão que eu mesmo criei. - tatuagens, bebidas, cortes de cabelo, estílo de roupa...
A importância da sabedoria bíblica
O apóstolo Paulo tem uma preocuação muito grande em não ficar só dizendo o que as pessoas precisam fazer - por mais que ele também faça assim em muitos momentos-, ele quer que a igreja, os crentes, saibam o porquê fazer ou não fazer algo; a bíblia é a responsável por nos oferecer a sabedoria para que possamos avaliar se os nossos comportamentos estão corretos diante do Senhor ou não.
E sinceramente, só seremos cristãos maduros quando tivermos um compromisso maior com a palavra de Deus; quando gastarmos tempo para saírmos da superfice e deixarmos que a palavra de Deus seja o nosso guia sobre o que devemos ou não fazer
Sobre namoro evangelístico
Pense comigo no seguinte exemplo: Você, que é soltero e está interessado por uma garota da sua escola ou faculdade, você sabe que ela não é cristã, o que você deve fazer diante disso? Paulo diria: meu amigo, sente aqui; deixe eu te mostra a quantidade de problemas que o casamento com descrente trouxe para o povo de Israel, veja como Deus se opôs a esse tipo de relacionamento; agora me responda, você acha isso correto?
Sobre modéstia Cristã
Deixe-me dá outro exemplo: vez ou outra surge o assunto da modéstia Cristã, principalmente nas redes sociais. De um lado, algumas irmãs entendem que não existe problema no uso de biquíne, roupas curtas e decotadas e o tão comum croped; do outro lado existem verdadeiros padrões de como deve se vestir uma mulher cristã; geralmente com seus vestidos longos, floridos e elegantes, que não não tem nada de errado em seu uso, mas que também não pode ser padronizado ou imposto a todas as murelhes cristãs.
Até porque muitas mulheres igualmente cristãs não se sentem bem usando, ou não fazem seu estilo ou até não tem condições de comprar.
Diante disso devemos pensar: É prudente para a mulher cristã o uso de bíquines, ou roupas curtas? qual é a resposta? voltemos ao mesmo princípio : o que a bíblia fala sobre sensualidade? o que a bíblia fala sobre o olhar cobiçoso? o que a bíblia fala sobre a postura de uma serva de Deus? Com absoluta certeza, após buscarmos a sabedoria bíblia, chegaremos a conclusão de que é pecado; é uma afronta a Deus, mas também é uma afronta aos seus irmãos;
De semelhante modo, o pessoal que gosta de impor um estilo de roupa e que diz: “crente tem que se vestir assim”, deve-se perguntar: o que a bíblia fala sobre modéstia? ela fala realmente sobre um estilo - estilo esse que tornou-se comum no século XX e que é fruto da cultura norte-americana - ? Será que eu não estou apegada demais nos usos e costumes da minha tradição ou da minha cultura? será que eu estou submentendo meus julgamentos à palavra de Deus?
Volte sempre para a bíblia
São exemplos específicos, mas que podem e devem ser aplicados as diversas áreas de nossa vida. Como relacionamento com amigos, participação em conversas, saídas para determinados lugares
sempre tenha em mente: o que a bíblia tem a dizer sobre esta situação? é prudente sair para um bar ou pub com meus amigos, com o fim de conversar e até apresentar o evangelho a eles? como é este lugar? é um ambiente sexualizado? dá pra conversar, ou o som é muito alto? existe outros ambientes que eu poderia convidá-los, para conversarmos melhor? será que as portas da sua casa estão abertas para receber estes amigos?
Tudo isso faz parte de um exercício contínuo na vida do cristão maduro. Ao invés de ficar preso ao não toque, não prove, não manusei; ou o prove, toque e manusei, Você deve pensar como um servo de Deus que foi liberto da lei, alguém que não precisa cumprir a lei para conquistar algo do Senhor; Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. [usos e costumes não vão salvar você] Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.”
Mas pense também que, já que você morreu com Cristo, já que você foi comprado por Cristo e agora pertence a ele, você não pode viver a sua vida de qualquer modo. Aquele que morreu com Cristo, se despojou das suas antigas práticas de pecado; 2Coríntios 5.14-15
2 Corinthians 5:14–15 (ARA)
Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Aplicação:
Eu gostaria de encerrar te convidando a trazer suas convicções, sejam elas moralistas ou libertinas, e compará-las à luz do capítulo seguinte (cap 3)
1 busque as coisas de cima, onde Cristo vive;
2 Pense nas coisas de cima
5 Elimine da sua vida a impuresa sexual, a pornografia e a avareza;
8 Livre-se da do ódio, da fofoca e dos palavrões;
9 livre-se da mentira
12 revista-se de um coração cheio de amor, bondade, paciência e humildade
15 deixe que a paz de Cristo domine seus corações e seja uma pessoa grata;
16 deixe que a palavra de Cristo habite entre vocês; ensine e aconselhem uns aos outros;
17 E tudo que fizerdes, quer por palavra, quer por ações, fazei em nome do Senhor Jesus, dando graças por ele a Deus pai.
Conclusão
Ir para um mosteiro ou se isolar do mundo não liverará você do pecado; A realidade é que aonde existe um homem, ali existe pecado. Moralismo e uma observancia rígida aos usos e costumes também não tem poder algum contra o pecado. Apenas em Cristo encontramos alívio e perdão para nossos muitos pecados.
Related Media
See more
Related Sermons
See more