A Submissão a Jesus Deve Ser Total (Lc 14.25-33)

O Preço de Seguir a Jesus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Introdução

Jesus estava falando para uma multidão. Ele sabia que havia muitos na multidão que não O seguiam da forma correta. Jesus viu que muitos precisavam entregar verdadeiramente suas vidas a Ele.
Isso fica claro no que Jesus disse no v. 33:
Luke 14:33 NAA
33 Assim, pois, qualquer um de vocês que não renuncia a tudo o que tem não pode ser meu discípulo.
Jesus fala nesse versículo de forma negativa.
É uma forma estranha de convidar as pessoas a segui-Lo. Jesus queria sacudir a multidão dizendo que nenhum deles poderia ser discípulo Dele a menos que essa condição seja satisfeita.
O que Jesus quis dizer com essa abordagem negativa? Ninguém pode seguir a Jesus de forma descompromissada. Eles não poderiam ser apenas curiosos, ou simpatizantes. Com Jesus é tudo ou nada. Eles deveriam ter um compromisso firme e pessoal com Jesus.
Cada discípulo, portanto, deve “renunciar a tudo o que tem”.
O que Jesus quis dizer com isso?
Primeiro vamos esclarecer dois mal-entendidos. Depois, vamos ver duas verdades principais dessa passagem e aplicá-la em nossa vida.

1. Esclarecendo duas ideias erradas.

A. Deus ordena que devemos dar tudo o que possuímos aos pobres para segui-Lo.

Jesus não está dizendo isso. Tornar-se pobre nunca foi um meio para ser salvo.
I. Se todos os discípulos de Jesus vendessem tudo o que tem, quem sustentaria cada um deles? Péssimo testemunho.
II. Deus deu o papel ao homem casado de ser trabalhador e provedor. Para a família.
III. Além disso, temos a responsabilidade de socorrer os necessitados.
IV. Mas não para por aí. Jesus contou várias parábolas bancárias: acumular tesouros, vender tudo pra comprar algo de maior valor etc.
V. Deus sempre teve alguns servos abastados.
AT: Abraão, Jó, Salomão.
NT: José de Arimateia, Lídia etc.

B. Podemos comprar a salvação com nossas riquezas.

Não.
A graça de Deus é oferecida gratuitamente. Jesus já fez tudo na cruz.
A graça de Deus não nos custa nada. Isso desde o AT.
Isaiah 55:1–2 NAA
1 “Ah! Todos vocês que têm sede, venham às águas; e vocês que não têm dinheiro, venham, comprem e comam! Sim, venham e comprem, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 2 Por que vocês gastam o dinheiro naquilo que não é pão, e o seu suor, naquilo que não satisfaz? Ouçam com atenção o que eu digo, comam o que é bom e vocês irão saborear comidas deliciosas.
A salvação nunca poderá ser comprada com dinheiro....
A dívida que cada um tem com Deus é grande demais.
Pedro é bem claro:
1 Peter 1:18–19 NAA
18 sabendo que não foi mediante coisas perecíveis, como prata ou ouro, que vocês foram resgatados da vida inútil que seus pais lhes legaram, 19 mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula.
Ninguém pode comprar sua aceitação diante de Deus.

2. 1ª verdade: somos mordomos, e não donos.

A primeira coisa que Cristo está ensinando nessa declaração “não renuncia a tudo o que tem” é isso: todo discípulo precisa reconhecer que está sob o senhorio de Jesus. Não são donos de suas vidas. Suas vidas estão sob nova direção.
Um mordomo é um gerente da casa… Não possui nada. Administra.
Então, o que Jesus estava ensinando é que eles devem ser mordomos de tudo que possuem. Devem colocar tudo à disposição do Senhor Jesus. Jesus não está exigindo que oferte todo o seu dinheiro aos pobres ou à igreja.
As coisas terrenas devem ser usadas para a glória de Deus. Devem ser usadas para investir no avanço do Reino de Deus.

3. 2ª verdade: o discípulo deve amar a Deus em primeiro lugar.

Mas devemos ou não amar o mundo?
1 John 2:15–16 NAA
15 Não amem o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo — os desejos da carne, os desejos dos olhos e a soberba da vida — não procede do Pai, mas procede do mundo.
Mundo = mundo corrompido. Valores mundanos.
É claro que amamos algumas coisas… Um discípulo de Jesus pode desfrutar de algumas coisas do mundo (planeta terra). Mas elas nunca podem dominar seu coração e suas atitudes. Nosso maior amor deve ser direcionado a Deus.
Matthew 6:19–21 NAA
19 — Não acumulem tesouros sobre a terra, onde as traças e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; 20 mas ajuntem tesouros no céu, onde as traças e a ferrugem não corroem, e onde ladrões não escavam, nem roubam. 21 Porque, onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração.
Um discípulo de Jesus não vive para acumular bens nessa vida. Ele vive para acumular tesouros no céu. Nós não podemos é servir às riquezas. As riquezas que devem nos servir.
Certa vez, Jesus encontrou um jovem rico (Mt 19.16).
“Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Queria adicionar Jesus à sua vida, apesar de viver para o mundo.
“Bom é apenas um”. Aquele jovem rico não sabia com quem estava conversando. Mais do que um mestre. O Filho de Deus em carne.
Aquele jovem falhou em ver a santidade de Jesus. Por isso, ele falhou em ver sua própria incapacidade de agradar a Deus.
Jesus respondeu: “guarda os mandamentos”. Jesus queria que ele entendesse que ele realmente era incapaz de fazer isso.
Aquele jovem legalista disse: “quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não mate, não cometa adultério, não furte, não dê falso testemunho; honre o seu pai e a sua mãe e ame o seu próximo como você ama a si mesmo.” Cinco mandamentos, da segunda tábua da lei. Essa era a parte mais fácil. Mais difícil é a primeira.
O jovem ousou responder: “eu tenho observado todas essas coisas; o que ainda me falta?” Ele não estava percebendo seus próprios pecados.
Matthew 19:21 NAA
21 Jesus respondeu: — Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens, dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro nos céus; depois, venha e siga-me.
Jesus não estava dizendo que ele não poderia possuir riquezas. Ele quis dizer que as riquezas não poderiam possui-lo.
Reação? Virou as costas e foi embora triste, “porque era dono de muitas propriedades” .
Esse jovem rico se afastou de Cristo. Ele amava seus bens terrenos muito mais do que a vida eterna. Ele se recusou a abandonar seu antigo mestre - a riqueza - para seguir um novo Mestre - Jesus Cristo.

Considerações finais

Esse é o ponto principal: Se alguém quer se tornar discípulo de Jesus, deve submeter-se a uma nova direção.
Jesus deve ser sua prioridade número 1. Eles devem amar a Cristo muito mais do que as coisas deste mundo.
É isso que Jesus está dizendo a você. Cristo oferece a salvação. Ela é gratuita e deve ser recebida apenas pela fé. Mas a verdadeira fé exige uma entrega completa da sua vida a Jesus. Fé salvadora é confiar sua vida nas mãos de Jesus.
Apelo
Você já recebeu esse presente de Jesus? Ou você está tentando conquistar sua salvação por suas obras?
Ser discípulo de Jesus é muito mais do que ser um na multidão. É confiança e entrega.
É confiar em Jesus para ser salvo e entregar sua vida a Ele para segui-Lo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more