O GRANDE AMOR DO MESTRE

Mensagens evangélho de João  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Texto base:
John 13:1 ARA
Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.

1. ÚLTIMOS DIAS

João 13.1 “Ora, antes da Festa da Páscoa...

1.1 A semana final

Domingo - Entrada em Jerusalém de Jesus
João 12.12–15 “No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa, tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém, tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel! E Jesus, tendo conseguido um jumentinho, montou-o, segundo está escrito: Não temas, filha de Sião, eis que o teu Rei aí vem, montado em um filho de jumenta.”
Segunda-feira - Purificação do templo.
Mateus 21.12–13 “Tendo Jesus entrado no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam; também derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a transformais em covil de salteadores.”
Terça-feira - Conflito com os líderes religiosos. (Lc 20)
Lucas 20.19–25 “Naquela mesma hora, os escribas e os principais sacerdotes procuravam lançar-lhe as mãos, pois perceberam que, em referência a eles, dissera esta parábola; mas temiam o povo. Observando-o, subornaram emissários que se fingiam de justos para verem se o apanhavam em alguma palavra, a fim de entregá-lo à jurisdição e à autoridade do governador. Então, o consultaram, dizendo: Mestre, sabemos que falas e ensinas retamente e não te deixas levar de respeitos humanos, porém ensinas o caminho de Deus segundo a verdade; é lícito pagar tributo a César ou não? Mas Jesus, percebendo-lhes o ardil, respondeu: Mostrai-me um denário. De quem é a efígie e a inscrição? Prontamente disseram: De César. Então, lhes recomendou Jesus: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.”
Quarta-feira - Talvez tenha sido um dia de descanso - provável
Quinta feira - Jesus e seus discípulos no cenáculo - preparando-se para observar a Páscoa
Lucas 22.7–13 “Chegou o dia da Festa dos Pães Asmos, em que importava comemorar a Páscoa. Jesus, pois, enviou Pedro e João, dizendo: Ide preparar-nos a Páscoa para que a comamos. Eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos? Então, lhes explicou Jesus: Ao entrardes na cidade, encontrareis um homem com um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar e dizei ao dono da casa: O Mestre manda perguntar-te: Onde é o aposento no qual hei de comer a Páscoa com os meus discípulos? Ele vos mostrará um espaçoso cenáculo mobilado; ali fazei os preparativos. E, indo, tudo encontraram como Jesus lhes dissera e prepararam a Páscoa.”

1.2 - Era chegada a Sua hora

Durante o casamento em Caná da Galileia
João 2.4 “Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.”
Durante a festa dos tabernáculos - No inicio
João 7.30 “Então, procuravam prendê-lo; mas ninguém lhe pôs a mão, porque ainda não era chegada a sua hora.”
Durante a festa dos tabernáculos - Nos últimos dias
João 8.20 “Proferiu ele estas palavras no lugar do gazofilácio, quando ensinava no templo; e ninguém o prendeu, porque não era ainda chegada a sua hora.”
Após a entrada em jerusalém
João 12.23 “Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem.
Na preparação para a ultima páscoa
João 13.1 “Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.”
Antes de ser preso - Últimos momentos com os discípulos
João 17.1 “Tendo Jesus falado estas coisas, levantou os olhos ao céu e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que o Filho te glorifique a ti,”
Deus está no controle dos fatos e tempos da história
Confessar que Deus existe e, ao mesmo tempo, negar que Ele tenha presciência das coisas futuras, é a mais manifesta tolice.
Agostinho de Hipona

2. AMOU-OS ATÉ O FIM

John 13:1 ARA
Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.
“Esse é um amor imenso, eterno, infinito. Nenhum pregador jamais pode pregar completamente esse amor. Nenhum escritor jamais pode descrever completamente esse amor. Nenhum poeta jamais conseguiu descrever esse amor. Estou certo de que, ainda que todos os mares fossem tinta, e todos as nuvens fossem papel; mesmo que todas as árvores fossem pena e todos os seres humanos fossem escritores, nem mesmo assim se poderia descrever o amor de Cristo. Seu amor excede todo o entendimento e toda possibilidade de plena descrição”
Hernandes Dias Lopes

2.1 - As Mensagens de despedida

- João 13 a 1 7 é a "mensagem de despedida" de Jesus para seus discípulos amados, culminando com sua oração intercessora por eles e por nós.
Pergunta: Quais seria suas ultimas palavras de despedidas?

a. As lições

A lição sobre de serviço e humildade;
João 13.12–17 “Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.”
A lição sobre o novo mandamento;
João 13.34–35 “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”

b. As promessas

A promessa do o Céu;
João 14.1–3 “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.”
A promessa do Espirito;
João 14.16–17 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.”

c. Os ensinos

O Ensino sobre suficiência de Jesus - a videira
João 15.1–4 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim.”
O Ensino sobre a obra Espirito
João 16.7–11 “Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.”

d. A despedida

A oração sacerdotal
João 17.9–11 “É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus; ora, todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e, neles, eu sou glorificado. Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.”

3. APLICAÇÕES

- As ultimas lições, ensinos e promessas do nosso Senhor Jesus são um grande direcionamento para onde temos que observar durante o curso de nossa vida aqui na terra, assim como nos encoraja sabendo que Jesus nos amou até o fim.

3.1 - Princípios espirituais

O serviço e a humildade
A pratica do Amor
A esperança do Céu
O obra do Espirito Santo
A suficiência do Jesus
E a proteção de Jesus
Related Media
See more
Related Sermons
See more