Sê forte e corajoso

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Texto

Joshua 1:1–9 ARA
Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.

Introdução

Explicação

Esta é a história de como Deus chama Josué para completar o que Moisés começou a fazer.
Um povo que ficou vagando no deserto por cerca de 40 anos, agora, prestes a entrar na Terra Prometida.
Josué havia sido um tipo de ajudante de ordens de Moisés. Seu homem de confiança. E nesta função, acompanhou todos os embates de Moisés com o povo, por causa da falta de fé, das reclamações, das constantes escorregadelas para a idolatria.
Ele sabia que era um povo de dura cerviz. Ele sabia que no momento em que voltou junto com Caleb para relatar sobre o que viu na Terra Prometida, o povo ao invés de confiar em Deus, preferiu confiar em seus próprios olhos e teve medo.
Ao mesmo tempo, ele também sabia dos desafios enormes que teria na própria terra. Pois não se tratava de um território livre e desocupado.
Ele teria que tomar as terras de outros povos. Alguns militarmente superiores ao seu próprio povo.
Para estes desafios, neste contexto, Deus chama a Josué para substituir Moisés.
Para guiar o povo até a Terra Prometida.
E da mesma forma que Deus chamou Josué, no mundo em que vivemos com os desafios que temos, tanto fora como dentro das igrejas, Deus nos chama.

Tema

DEUS NOS CHAMA

Argumentos

No texto que lemos, apenas Deus fala. E é subdivido em ordens que Deus dá a Josué, amparados por promessas que garantem ajuda nas dificuldades que virão.

Deus nos chama a seguir em frente

Joshua 1:2 ARA
Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
Joshua 1:6 ARA
Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais.
Josué não tem outra opção a não ser seguir em frente.
Atrás dele, o deserto. O Mar Vermelho e o Egito há muito passaram e diante dele, o Jordão que precisa ser atravessado para tomar posse da terra.
A travessia do Jordão em alguns pontos é complicada, principalmente com um povo numeroso. O relevo acidentado, com os vales e cadeias de montanhas complicam ainda mais o deslocamento de tantas pessoas, alimentos, a arca da aliança e o Tabernáculo desmontado.
Mas ficar ali não é possível. Porque onde está não há nada.
“Pra frente é que se anda” ou “Sempre em frente, não temos tempo a perder”, ensinam canções da minha juventude.
E a verdade é essa mesma. O tempo não anda para trás. Deus os levou até às portas da Terra Prometida. Agora, é entrar, tomar conta dela e desfrutar das bênção de ter uma terra para si, com a presença do Senhor entre eles.
Muitas vezes estamos diante de situações em que congelamos. É um trabalho novo. É um desafio que surge e, por medo ou incerteza, paralizamos.
“E se não der?”, “O dinheiro vai faltar...”, “pode dar tudo errado”.
Meu irmão, se foi Deus que o trouxe até a entrada de onde Ele prometeu, entre. Vá em frente!
Porque assim como ele fez com Josué, faz conosco:
Joshua 1:3 ARA
Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés.
Foi Deus que deu a terra! Siga em frente! Se a oportunidade veio Dele, Vá, com Ele!
Joshua 1:5 ARA
Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.
O desafio parece grande, Ele está com você! Não te deixará, nem te desamparará! O tempo todo!

Deus nos chama a fazer o que está em Sua Palavra

Para cumprir a missão, Josué precisa estar firme de estar obedecendo a Deus, de que é fiel ao que Deus quer.
Joshua 1:7 ARA
Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.
A lei é a Palavra de Deus escrita, dizendo como devem se comportar aqueles que O seguem.
Não pode ser relativizada, nem deturpada, manipulada para justificar nossas ações e palavras.
Ao contrário, nossas ações e palavras precisam brotar da Palavra de Deus!
Não pode ser só objeto de estudo, mas é a Palavra de Deus. É a forma como Deus se mostra a nós! É como conhecemos Sua vontade! É Palavra viva que mais que ler e estudar, precisamos viver, sem desviar nem para um lado, nem para o outro.
E precisamos proclamar Suas verdades!
Joshua 1:8 ARA
Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.
Vejam que Deus coloca como condição para que Josué tenha sucesso fazer tudo o que está escrito em Sua Palavra!
Não há outra alternativa para nós! É importante conhecer as filosofias do nosso tempo, as ideologias, mesmo as doutrinas, mas devemos seguir a Deus, através de Sua Palavra, fazendo tudo o que está escrito Nela.
Tudo! E se houver dificuldade com alguma coisa, pedir orientação do Espírito Santo para nos fazer entender e nos ajudar a cumprir.
E vou dizer: tem coisa difícil! Perdoar os que nos ofendem! Amar os inimigos! Dar a outra face! Não julgar! Não mentir! Não falar da vida alheia! Negarmo-nos a nós mesmos, tomar a cruz e seguir a Jesus!
Mas é condição! Se não fizermos tudo o que está contido na Palavra de Deus, não teremos sucesso em nosso ministério e para fazer, precisamos meditar e falar, ensinar sobre a Palavra de Deus!
Sobre o Evangelho! Porque é poder para salvação de todo o que crer.

Deus nos chama a crer

Deus nos chama a crer. Diante de tudo o que vemos, precisamos deixar de fora o medo e seguir confiando Nele. Somente Nele.
Joshua 1:9 ARA
Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.
Imagino a hesitação ou o pensamento que pode ter passado pela cabeça de Josué, a ponto de Deus perguntar: “Não sou eu quem estou mandando?”
“Sê forte e corajoso!” Vem uma cidade pela frente, com grandes muros. Eles serão derrubados sem que vocês tenham que levantar uma espada!
“Sê forte e corajoso!” Povos vão te procurar para oferecer acordos de paz!
“Sê forte e corajoso!” Os gigantes serão vencidos. A terra vai parar seu movimento em torno do sol para que vocês vençam a batalha!
“Sê forte e corajoso!”
Um novo ano se inicia e ninguém sabe como vai terminar.
“Sê forte e corajoso!” O Senhor está contigo por onde quer que andares, desde que você também ande com Ele!
Meus irmãos, o Deus que fala isso a Josué é o Deus que nos criou e enviou Seu filho para morrer por nós!
E que venceu a morte!
E lembrar disso deve ser suficiente para produzir em nós a fé de que necessitamos para sufocar todo o medo que possamos ter!
Tem que preparar sermão e aula de Escola Bíblica, além de Estudo Bíblico todas as semanas?
Ele ressuscitou!
Tem aquele irmão que se opõe a você até o limite do que você acha que pode aguentar?
Ele ressuscitou!
Tem aquela rotina da qual você está cansado e quer se ver livre?
Ele ressuscitou!
Tem aquele atendimento pastoral que você não sabe o que vai dizer?
Pois bem, Ele ressuscitou!
Venceu a morte!
Sê forte e corajoso! O teu Deus é contigo por onde quer que você andar!

Conclusão

Siga em frente, na certeza de que Deus o fez chegar até aqui e será contigo por todo o caminho!
Ele será contigo se você for fiel a Ele, obedecendo a Sua Palavra, à Sua vontade, meditando nela e procurando fazer tudo o que está escrito, sem se desviar, nem para um lado, nem para o outro.
Não tenha medo. Tenha fé que vence o medo, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.
Related Media
See more
Related Sermons
See more