Livrem-se da ira - Tg 1.19-21

Cristianismo prático  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Handout

Introdução

Tiago é um pastor atento ao seu publico imediato e a todos que leriam seus escritos em todas as eras, quero dizer com isso que ele não erra uma.
Ele sabe como reagimos as provações, e que precisamos amadurecer neste tema, precisamos resistir as tentações e vencer nossos corações cobiçosos.
E como um bom pastor, ele sabe que precisamos de ajuda com a ira também, uns mais, outros menos, mas todos lidamos em alguma medida com este pecado.
A ira é uma reação explosiva e desproporcional às circunstâncias da vida, mesmo quando ela tenta produzir o que é certo aos olhos de Deus.
Mas sobre ira, precisamos fazer algumas perguntas.
O que a Bíblia fala sobre ira, qual o conceito geral da ira no NT?
No NT encontramos um ensino abrangente sobre a ira, que é uma manifestação violenta do nosso coração, frente a diversas situações.
Há pelo menos duas formas de ira que podemos exercer e que não são pecaminosas.
A ira santa, é aquela ira que diz respeito as coisas de Deus.
Um exemplo foi a ira de Jesus, sabemos que Jesus não pecou, pois foi perfeito. Mas ele demonstrou ira.
Ele demonstrou ira quando percebeu o nome de Deus sendo tratado à revelia, à exemplo da cena da purificação do templo.
Neste sentido, Jesus, que não cometeu nenhuma pecado, se irou a fim de proteger as coisas de Deus, nós podemos nos irar desta forma.
Muito embora, é raro nos irarmos por tratarem por ai o nome de Deus com escárnio e zombaria.
A segunda maneira santa de nos irarmos, é a ira diante de injustiças com aqueles que estão perto de nós, em defesa destes.
Na escritura, principalmente no AT nós encontramos o que na teologia chamamos do quarteto da vulnerabilidade, o pobre, o órfão, a viúva e o estrangeiro.
Estes quatro tipos de pessoas tem uma tendência natural de serem injustiçados na sociedade, logo, quando nos iramos em proteção destes, este tipo de ira não é pecaminosa.
Ou seja, estas são as duas únicas maneiras onde temos licença bíblica para uma reação forte do nosso coração no que diz respeito a manifestação da ira.
Fora isso, a Bíblia encara como pecado qualquer atitude de ira.
Sejamos honestos, talvez não temos ficado irados diante das zombarias com o santo nome do Senhor e tão pouco com injustiças sofridas pelos vulneráveis.
Na grande maioria das vezes, legitimamos nossa ira, quando alguém pisa em nosso calo, quando não fazem as coisas como queremos, quando a banda não toca no tom que gostamos.
Normalmente nos iramos com facilidade quando nós somos a vítima, quando pisam em nosso calo, quando somos injustiçados.
Mas a escritura não nos permite explodirmos em ira, ela demonstra outro caminho.
A resposta do evangelho a nós é uma resposta chocante, pois como cristãos, não somos chamados a reações violentas, mas a dar a outra face, para andar a segunda milha.
Lembre-se, Jesus disse que seriamos enviados como ovelhas em meio ao lobos, e ovelhas em meio ao lobos são perseguidas, feridas, despedaçadas e mortas.
Diante disso tudo, percebemos que a explosão de ira vem, não em favor dos vulneráveis, e tão pouco das coisas de Deus, mas quando as coisas saem do nosso controle.
Se você confessa Cristo como Senhor e Salvador, nosso estilo de vida, nossa atitude não é como a daqueles que dizem:
Eu não levo desaforo pra casa;
Se você serve a Deus, você leva desaforos para casa sim, um dois, e quantos precisarem, pois as marcas que devemos carregar, não é de sermos violentamente irados.
Ecclesiastes 7:9 NVI
Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos.
Nossa caminhada deve ser marcada pelo sacrifício e mansidão.
Tiago parece nos conhecer bem, quando tencionou escrever sobre este tema.
James 1:19 NVI
Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,
Tenham isto em mente.
Esta expressão comunica um movimento de extrema importância, precisamos voltar toda nossa atenção para o que será dito.
Pois o pecado da ira não é um assunto de somenos, ou seja, de menor valor, não é um pecadinho que pode ser jogado pra baixo do tapete.
Pois a ira tem um poder monstruoso em degenerar nossa vida, nosso caráter, nossos relacionamentos.
Logo, Tiago nos chama atenção para não ficar categorizando pecados, o que quero dizer com isso.
É que damos importância para pecados grotescos, adultério, roubo, homicídio, estelionato, e deixamos nosso coração cheio de ira de lado, como se não precisasse de atenção.
Tiago deseja nos fazer parar e olhar bem dentro de nossos corações e perceber que a ira tem um poder destrutivo para nossa relação com Deus, com o próximo e conosco mesmo.
Tiago da um tiro certeiro, ele diz, sejam todos...
O problema da ira é geral, todos precisam atentar, nosso coração é por natureza irado, explosivo.
Todos nós estamos sujeitos ao pecado da ira e temos em nós uma tendência de reação violenta.
Como podemos usar da sabedoria de Tiago, para vencer a ira de forma prática?
James 1:19 NVI
Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,
O caminho da sabedoria passa pela arte de ter ouvidos que funcionam bem e bocas que falam pouco.
Como disse Jesus diversas vezes, quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Como carecemos dessa arte de ouvir, podemos considerar uma sabedoria espiritual.
Temos muita dificuldade de percepção da realidade, muitas vezes não compreendemos bem o que dizem a nós, não sabemos lidar com situações adversas.
Muitas vezes não compreendemos estas questões, e logo queremos reagir de bate e pronto, sempre temos uma resposta pronta, uma solução, um rompante de violência.
Porque não paramos para ouvir com atenção, não fizemos a leitura correta da situação, e acabamos explodindo em ira.
Isso acontece muito quando alguém tem algo a nos dizer para nos corrigir, a primeira reação é nos defendermos com explosão e ira.
Porque não ouvimos, usamos a lógica contrária de Tiago. Ao invés de sermos prontos a ouvir, somos prontos a nos irar.
Quando a esposa diz algo que nem entendemos bem já devolvemos uma resposta ríspida, por vezes violenta.
Ou quando o marido vai pontuar algo para a esposa, ela já quer fazer greve, já responde com acusações.
Sejamos prontos a ouvir, uma, duas, ou quantas vezes forem necessárias.
Alguém a comentar esse tema, disse que temos o costume de ser muito ensaidinhos em nossa maneira de ser, e por isso a ira fica escondida.
Sempre dizemos que estamos bem, que está tudo ok, cumprimentamos todos com a graça e paz do Senhor.
Mas, quando estamos em cenário onde somos pegos no susto, onde precisamos reagir frente ao inesperado, quando somos lesados.
Em ambientes onde somos desafiados sob pressão a reagir, é ai que nosso coração irado entra em cena.
Ai o discurso ensaiado sai de cena, e explodimos, reagimos com base na ira, não ouvimos como deveríamos e logo reagimos cheios de razão.
Quem somos de verdade aparece quando reagimos as situações da vida, quando somos pegos de surpresa e precisamos regir de forma natural, não ensaiada.
Por isso Tiago nos orienta, antes de reagir, ouça até compreender a realidade, ouça bem até que possa refletir bem.
Sejamos prontos a ouvir.
Isso nunca foi tão óbvio, não é mesmo, basta olharmos para nossa anatomia, recebemos dois ouvidos e uma boca.
Amigos, como seriamos bem sucedidos em nossos relacionamentos, sejam eles de qualquer espécie, se ouvíssemos mais.
Como discussões seriam evitadas, guerras não seriam travadas, relações não seriam desfeitas.
Como os filhos quebrariam menos a cara se ouvissem o conselho de seus pais.
Tiago continua, sejam tardios para falar.
O autor extrai essa pérola de sabedoria do AT.
Proverbs 10:19 NVI
Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato.
Eita, é um nocaute atrás do outro, não basta exercitar a sabedoria de ouvir com atenção diversas vezes, mas precisamos controlar a língua.
Tiago agora fala contra o linguarudo, contra o tagarela, que de tanto falar se enrola e multiplica pecados.
Mais a frente Tiago vai aprofundar neste tema, mas o que parece, é que neste caso o muito falar está a serviço da ira, da explosão verbal que vem de um coração irado.
A ira se manifesta em nosso falatório, ou seja, Tiago está nos dizendo que o falatório é parte da externalização de um coração cheio de ira e demais pecados.
Como carecemos do ensino de Tiago, a ouvirmos mais e ficarmos em silêncio.
Proverbs 17:27 NVI
Quem tem conhecimento é comedido no falar, e quem tem entendimento é de espírito sereno.
Não é que quem cala consente, mas quem se cala, é aquele que luta contra o pecado de falar demais e incorrer em ira e pecados diversos, é quem tem entendimento.
Quando nos calamos, temos a oportunidade de pensar nas coisas do alto, na escritura, a orar pedindo auxílio ao Senhor.
O exercício é difícil quando pisam no calo, quando nos falam verdades difíceis de engolir.
Precisamos sufocar a ira de nosso coração com um silêncio produzido pelo Espírito de Deus.
Se conseguirmos trilhar o caminho de ouvir mais, sufocar a ira por meio do silêncio produzido pelo Espírito, seremos tardios em irar-se.
Os gurus do nosso tempo, como Daniel Coleman, chamariam isso de inteligência emocional, Tiago vai chamar de sabedoria do alto, sabedoria Bíblica.
Tiago quer que deixemos de ser gente de pavio curto, para ser gente longânime, gente tranquila, que ouve, pondera, reflete, ora em silêncio ao Senhor, que não reage com ira, mas com paciência e amor.
Talvez uma oração boa que possamos fazer, é:
Senhor, alonga meu pavio, não quero ter pavio curto, não quero ferir os outros com palavras, pecando excessivamente sendo tagarela que externaliza minha ira em palavras.
Por que muitas vezes vivemos um cristianismo medíocre, um cachorro que atravessa a rua na frente do nosso carro, basta para nos irarmos e querer passar por cima do cachorro.
Proverbs 29:11 NVI
O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se.
Nosso cristianismo é tão ruim que um animal atravessando na frente do carro, nos faz lançar fora as nossas convicções.
James 1:19 NVI
Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,
Por que tanta ênfase nisso.
James 1:20 NVI
pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.
A fala de Tiago aqui é muito direta e fácil de entender.
Nós nunca vamos produzir coisas que agrada a Deus partindo da ira do nosso coração.
Nunca conseguiremos produzir um lar cristão, por meio da ira, nunca teremos filhos que servem ao Senhor por meio da explosão de sentimentos de uma coração irado.
Nunca produziremos ambientes de justiça por meio da violência de corações irados.
Assim como um Deus justo não pode produzir injustiças, um coração irado nunca produzirá coisas que apontam para a justiça de Deus.
Muitas vezes não entendemos porque nossos filhos não nos respeitam e se submetem a nós, queremos produzir um comportamento justo neles, com ira em nossa criação de filhos.
Não tem como plantar laranja e colher maça, não tem como plantar ira e colher frutos que glorifiquem a Deus.
Relacionamentos saudáveis não são construídos com base na ira, no grito, na violência, não se produz paz com coração irado.
Nossos filhos, nossa esposa não chegarão a Cristo com base na violência de um coração irado, mas quando abandonamos a ira e assumimos um coração como o de Cristo, manso e humilde.
Pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.
James 1:21 NVI
Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.
Tiago agora quer nos mostrar com este verso o caminho para nos livrarmos da ira, e novamente ressaltar que a ira não deve ser tratada como um pecado de segunda categoria ou menos importante e destrutivo.
Como disse, temos uma tendência de achar que tem pecados mais grotescos que devemos lutar para não cair neles, adultério, roubo, homicídio, estupro...
Mas a ira, tudo bem, pois não é tão grave assim, não é tão grotesco, não tem lei que pune a ira em alguma medida.
Não há na jurisprudência brasileira alguém que tenha sido condenado por ira.
Mas algo importante é dito por Tiago.
Livrem-se de toda impureza moral.
O que você pensa quando ele fala impureza moral?
Adultério, roubo, fornicação, e toda a lista de pecados espetaculares e grotescos.
Tiago nos diz que devemos sim nos preocupar com a ira, porque ela é considerado como impureza moral, que nos destrói, que nos escraviza e que nos impede de crescer e amadurecer.
Colossians 3:8 NVI
Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.
Se eu e você, queremos amadurecer, largar a mediocridade e uma fé infantil.
Precisamos tratar as coisas de forma bíblica.
Se lidamos com os problemas da vida com ira, se tratamos a esposa e os filhos com ira quando não fazem o que queremos, ou não se comportam como queremos, somos impuros e imorais.
A feiura da raiva pode até ser socialmente aceita, chamada por vezes de virilidade, assertividade, ou no caso das mulheres de adorar ideologias de empoderamento frente a um mundo machista.
Tiago nos denuncia e diz que somos moralmente impuros.
Como podemos nos livrar da ira, como podemos vencer as explosões de ira em nossos corações?
A receita esta na segunda parte do versículo.
James 1:21 NVI
Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.
Tiago pede que recebamos a Palavra de Deus e nos diz como fazê-lo.
Devemos aceitá-la com humildade, não com fraqueza, mas com humildade.
Aceitar a palavra é crer que a escritura não é um livro ultrapassado, mas a palavra poderosa de Deus para nos ensinar, repreender, corrigir e nos instruir na justiça.
Aceitar humildemente a palavra é perceber que não há força em mim para livrar-me da impureza moral que é a ira e tantos outros pecados que preciso abandonar.
Se você já confessa Cristo como Salvador e Senhor, você precisa da palavra implantada em você para que Deus continue a te limpar, a te santificar, para que você deixe de agir por ira e aja pela palavra.
Pra você que não tem Cristo, você precisa da palavra para te salvar de todo pecado e te levar a Cristo o único que pode mudar nossos corações impuros a um coração como o dele, manso e humilde.
O melhor de tudo, é que a palavra não é fria, vazia, mas é viva e eficaz.
Pois a palavra prática da nossa fé, se fez carne, Jesus Cristo a palavra encarnada que veio até nós cheio de graça e verdade.
Somente em Jesus saberemos lidar com a ira, saberemos lidar com a ira de forma legítima para agradar a Deus.
Em Jesus encontramos aquele que é manso e humilde, a ovelha muda diante dos seus tosquiadores, diante dos inimigos, ele agiu mansamente.
Jesus nos ensina a sermos mansos, a tratarmos com justiça aqueles que estão ao nosso redor, não com base na ira, mas com base na graça, no amor.
Somente tendo a palavra de Deus implantada em nós poderemos andar neste mundo seguindo os passos de Jesus.
Que ao invés de explodir em ira, glorificou a Deus sendo ovelha muda em meio ao seus oponentes e algozes.
Foi obediente até a cruz, para nela conquistar eterna salvação a nós para que em nossa caminhada com Cristo sejamos transformados dia a dia.
1 Corinthians 15:2 NVI
Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão.
Que dia após dia, abandonemos a ira, e nos apeguemos a palavra de Deus implantada em nós, a fim de que tenhamos corações mandos e humildes.
SDG
Related Media
See more
Related Sermons
See more