O Deus que chama, capacita - 1Reis 19.19-21

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 16 views
Notes
Transcript
Texto base: 1Reis 19.19-21.
Da ta: Domingo, 26 de novembro de 2023.
Local: Igreja Presbiteriana de Teresópolis – Culto Matutino
Tema: O Deus que chama, capacita.
Explicação:
O contexto dessa passagem se refere a profunda crise do profeta Elias. Elias, depois de passar cerca de três anos escondido do rei de Israel, Acabe, e de sua mulher, Jezabel, que os queriam matar, é enviado pelo próprio Deus de volta a Israel e a Acabe, a fim de que cesse o período da seca que se havia instaurado pela corrupção do povo. Quando Elias se encontra com Acabe, ele propõe um desafio a todo povo, onde ele e os 450 profetas de Baal clamariam ao próprio seu deus para que ele respondesse com fogo do céu sobre as suas ofertas; e o deus que respondesse aos clamores de seus profetas seria o deus de Israel. Os profetas de Baal clamaram o dia inteiro, mas não foram atendidos. Já o Senhor responde a primeira e simples oração do seu servo enviando fogo do céu e consumindo o holocausto. Logo, todo o povo se dobrou diante do Senhor e, assim, Elias teve a aprovação do povo para matar a fio de espada todos os profetas de Baal. Por fim, o Senhor enviou a chuva sobre a terra.
Ora, quando o rei de Israel voltou para o seu palácio ao final do dia, ele contou a sua mulher, Jezabel, tudo quanto Elias “tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada.” Por isso Jezabel, através de um mensageiro, disse a Elias: “‘Que os deuses me castiguem com todo o rigor, caso amanhã nesta hora eu não faça com a sua vida o que você fez com a deles.’” (1Rs 19.1-2 NVI). Assim, Elias teve muito medo e fugiu para o lugar oposto de onde estava – Elias estava no norte do Reino do Norte e fugiu para o extremo sul do reino do Sul, em Berseba de Judá, para salvar a sua vida.
Em Berseba, Elias deixou o seu servo e companheiro de jornada e entrou sozinho no deserto, onde clamou ao Senhor pedindo a morte. Elias queria morrer; ele disse a Deus: “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados.” (1Rs 19.4 NVI) e depois de orar assim, ele se deitou e dormiu. O Senhor, então, enviou um anjo que lhe deu pão e água, enviando-o numa jornada solitária de 40 dias a pé até ao monte Horebe, o monte Sinai.
No monte Horebe, Deus se revela ao seu profeta, dizendo que sempre esteve com ele, mesmo se ele não percebesse isso. Deus também disse que preservou, além de Elias, outros 7 mil em Israel que não se dobraram perante Baal. Elias não era indispensável e nem a única esperança do Senhor. Pelo contrário, Deus irá dividir a carga que estava sobre Elias com outros três homens a quem ele será enviado para ungir: Hazael será o novo rei da Síria; Jeú, filho de Ninsi, será o novo rei de Israel, e Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, irá sucedê-lo como o novo profeta.
Tema:
Diante disso irmãos, o tema de nossa mensagem é: O Deus que chama, capacita. O Deus que chama, capacita. Amados, isto é evidente pelo fato de O Deus que chama, capacita-nos ouvir.
Explicação e argumentação (ouvir):
Dessa maneira, Elias parte do monte Sinai para o Reino do Norte mais uma vez, agora, porém, ele foi renovado pelo Senhor. O profeta encontra Eliseu na sua cidade natal, ao leste do rio Jordão, enquanto estava arando a terra com doze parelhas de bois. Este pequeno fato, revela que Eliseu não era alguém que não tinha uma profissão ou era um necessitado. Ao invés disso, Eliseu era, no mínimo, um proprietário de terras ou um herdeiro delas. Visto que ele tinha doze parelhas, cada um puxado por um par de bois, conduzidos por 11 trabalhadores que estavam ao seu comando arando a sua terra. Eliseu era rico; sua vida estava feita e abastada.
Antes de prosseguir, devemos ressaltar algumas coisas. O chamado de Eliseu não veio do próprio Eliseu, mas de Deus. Não foi Eliseu que se colocou à disposição divina para ser escolhido como o próximo profeta da terra de Israel, mas Deus o escolheu para isso. Eliseu ouviu o chamado de Deus. Na realidade, o chamado de Eliseu é apresentado antes mesmo de sabermos quem ele é. Deus disse a Elias enquanto ele ainda estava no monte Horebe: “A Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em seu lugar.” (1Rs 19.16). “A unção de Eliseu foi ideia de Deus. Elias não escolheu seu sucessor; Deus o escolheu. O chamado de Eliseu não veio de homens, mas de Deus. Ele ainda tinha de responder a esse chamado, é claro, mas o chamado em si veio do céu. Deus chamou Eliseu para a vida e o ministério.
Da mesma maneira, Cristo também chamou os seus discípulos, ele os disse: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça” (Jo 15.16a ARA). E da mesma forma, Deus chama os seus. E todos aqueles a quem Deus chamar, certamente ouviram a sua voz, pois as ovelhas conhecem a voz do seu pastor. Seu pastor, hoje, os chama a fé em Cristo Jesus, o Filho de Deus, que se entregou para sofrer a morte de cruz, a fim de que todos os seus fossem salvos da ira vindoura. Nenhuma de suas ovelhas se perderão dos seus braços de amor, mas certamente escutarão a voz do bom pastor, que dá a sua vida pelas suas ovelhas. Assim como o chamado, está obra é divina e somente o Espírito de Santo tornará esse chamado eficaz ao aplicá-lo ao coração do seu povo.
Além do arrependimento e da fé, Deus também chama cada uma das suas ovelhas para alguns serviços específicos no seu Reino, assim como Eliseu foi chamado especificamente para ser o próximo profeta. A graça de Deus é multiforme e há infinitudes de chamados diferentes para a obra em seu Reino. Normalmente, quando pensamos em chamado, só lembramos do ofício pastor e mestre. Contudo, a graça de Deus não foi derramada apenas aos pastores e mestres, mas pelo contrário, cada cristão é chamado a servir ao Senhor com a sua força, com a sua intelectualidade, com a sua vida, com a inteireza de seu ser, ainda nessa terra. Cada um dos crentes é chamado por Deus.
Desde o zelador da igreja, até a multimidia e o berçário, todos os cristãos recebem do próprio Deus os dons necessários para a realização do seu próprio ministério, para a realização do seu chamado específico no Reino de Deus. É evidente que não existe nenhum cristão auto suficiente. Todos precisam de todos. Até mesmo os pastores e mestres necessitam dos dons e habilidades que foram concedidos as outras pessoas da igreja. Por isso, a tamanha importância da comunhão dos santos, das reuniões, dos louvores, da pregação, ensino e exortação na Palavra. A comunhão é algo extremamente importante para a nossa caminhada cristã, não se afaste dela, querido irmão. Assim, como Eliseu, ouça o chamado de Deus para a sua vida e siga-o.
Explicação e argumentação (renunciar):
Voltando ao verso 19, ao passar por Eliseu, Elias lança sobre ele a sua capa, e ao fazê-lo, “Elias designou o homem mais jovem como seu sucessor. O manto deu a Eliseu toda a autoridade espiritual do ofício de profeta.” E é por saber disso, que Eliseu larga tudo o que está fazendo e corre atrás de Elias, dizendo: “Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe e, então, te seguirei.” (v. 20). Pode soar no mínimo contraditório o fato de que Eliseu deixa os bois e pede para voltar aos pais para beijá-los. A resposta de Elias ao pedido é: “Vai e volta; pois já sabes o que fiz contigo.” E essa resposta deixa claro que Eliseu não estava tentando escapar do chamado para ser profeta. Ele queria, na verdade, se despedir de seus pais e deixar tudo o que era seu para trás, a fim de seguir o profeta Elias e ao chamado divino que recebeu.
Eliseu sabia da responsabilidade que lhe havia sido concedida, por isso, ele não fica apenas nas palavras, mas as prova na prática. Diz o versículo 21: “Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia.” Eliseu tinha muito a deixar para trás quando recebeu o chamado divino, mas provou as suas palavras ao profeta Elias, quando sobre a madeira da parelha dos carros cozeu a carne de seus bois e a deu ao povo.
Eliseu sabia que depois disso não tinha como voltar para trás. O seu sustento agora tinha desaparecido no estômago do seu povo. “No momento em que seus bois haviam se transformado em carne bem passada, Eliseu ficou sem trabalho, e no momento em que sua família e seus amigos haviam lambido as últimas gotas do churrasco suculento de seus pratos, ele não tinha para onde ir. Sua única opção era seguir em frente.” Sua resposta ao chamado divino, embora muito difícil, foi imediata e completa. Ele largou tudo para seguir ao chamado de Deus. Por isso, Deus o capacitou.
Lembro-me de uma das muitas pregações que ouvi do Rev. Hernandes Dias Lopes, onde ele dizia que hoje, muitas pessoas têm se “sentido chamadas” por Deus ao ministério porque as portas estão sendo fechadas para ele. Ao tentar arranjar um emprego, não consegue. Ao tentar ingressar em uma faculdade, não passa no vestibular e nem no ENEM. Ao abrir uma empresa ou um negócio próprio, quebra. Então ele diz: “Ah, já sei! Deus ‘tá me chamando para o ministério.”
Entretanto, ser chamado para ser pastor não é ver todas as portas fechadas e apenas a porta ministerial aberta. Pelo contrário, ser chamado ao ministério pastoral é ver todas as portas abertas diante de si, mas é como se existisse uma corrente que te puxasse ao ministério, e assim você só quer entrar por aquela específica porta. E, se eu posso dizer a vocês, por experiencia própria, é exatamente assim. Não existe voluntariado, mas existe chamado. Ninguém deve se oferecer para ser pastor, mas deve ser chamado para fazê-lo.
Dessa mesma maneira, Deus chamou Eliseu para ser profeta. Eliseu tinha diante de si infinitas possibilidades, mais estáveis ou mais seguras que o ofício profético. Mas o Deus que o chamou, o capacitou a largar tudo para trás e seguir o seu chamado. Ser chamado é renunciar. O Deus que o chamou, o capacitou a renunciar. Existem sim, alguns chamados no povo de Deus que são mais conhecidos por serem específicos, como o ministério pastoral, entretanto, todos os cristãos são chamados especificamente para alguma obra no Reino de Deus. Existe algo para o qual Deus lhe capacitou e está te chamando a fazer, por isso, ouça-o e renuncie a tudo aquilo que te prende a não responder ao chamado divino. Deus lhe convocou para uma guerra, você é chamado por Deus e tem uma missão a ser cumprida, tem uma obra a ser feita.
E qual obra é essa? Jesus Cristo disse aos seus discípulos depois de ressuscitar dos mortos: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” (Mt 28:18-20 ARA). Todos os cristãos são chamados a responderem esse chamado.
Você é discípulo de Cristo? Portanto, vá e faça discípulos. Espalhe o evangelho da salvação que já te alcançou a outras pessoas. Ensine-as a guardarem todas as coisas que a Palavra nos ordena. Afinal, toda autoridade foi dada ao nosso Senhor e Rei Jesus Cristo de Nazaré, tanto no céu como na terra. Ele mesmo disse que está conosco todos os dias de nossas vidas, até a consumação do século. Confie na sua palavra! Eia homem, arregace as mangas, e mãos à obra.
Assim como Eliseu pôs as mãos no arado e não olhou para trás. A final, Eliseu não tinha mais nada a deixar para trás. Ele queimou toda a sua segurança e seguiu a Elias, servindo-o. Ou seja, tornando-se seu auxiliar, seu servo; aquele que derramava água nas mãos sujas do profeta. Antes senhor, agora foi chamado para ser servo. Eliseu aprenderia sua nova profissão do zero. Foi chamado para aprender a ser profeta, aos pés de um profeta. Eliseu se tornou um discípulo.
Conclusão:
Diante disso queridos, podemos perceber que o Deus que chama, capacita. Assim como Deus chamou Eliseu e o capacitou a ouvir sua voz, ele ainda continua a fazer a mesma coisa ainda hoje. Deus continua chamando os pecadores para ouvirem a sua voz. Ouça-o e corra para os seus braços de amor em Cristo Jesus através do seu Santo Espírito. Além disso, o Deus que chamou Eliseu o capacitou a renunciar tudo o que tinha para trás. Deus se tornará a pérola de grande valor para todos aqueles que o acharem em Jesus Cristo. Sua salvação será o maior tesouro que você irá receber na face da terra. Não desperdice a sua vida buscando prazeres, que não podem satisfazer os anseios mais profundos do seu coração. Renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga ao Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador. Que Deus em Cristo muito nos abençoe e guarde, através do seu Santo Espírito, até o Dia final, amém.
Related Media
See more
Related Sermons
See more