8 - DEUS NÃO PRECISA DE NOSSA AJUDA

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views

As vezes no processo de espera pela resposta e ação de Deus, ficamos desanimados e tentados a fazer por nós mesmos aquilo que aparentemente, Deus está tendo dificuldade em fazer por nós. Porém quando colocamos a nossa força e a nossa capacidade a frente da nossa fé e espera em Deus, podemos criar consequências que certamente nos afetarão. Escolher fazer por si o que só Deus pode fazer por nós é dizer a Deus que nós sabemos melhor do que Ele o que funciona e o que não funciona, e isso nunca acabou bem.

Notes
Transcript

TEXTO

Genesis 16:1–6 NAA
Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos. Mas tinha uma serva egípcia, chamada Agar. Então Sarai disse a Abrão: — Eis que o Senhor me impediu de dar à luz filhos. Tome, pois, a minha serva; talvez assim eu possa ter filhos por meio dela. E Abrão concordou com o plano de Sarai. Então Sarai, mulher de Abrão, tomou Agar, sua serva egípcia, e a deu por mulher a Abrão, seu marido, depois que ele já estava morando durante dez anos na terra de Canaã. Ele teve relações com Agar, e ela ficou grávida. Ao saber que estava grávida, Agar começou a olhar com desprezo para a sua senhora. Então Sarai disse a Abrão: — Seja sobre você a afronta que é feita a mim. Eu mesma pus a minha serva em seus braços; ela, porém, vendo que engravidou, me olha com desprezo. Que o Senhor julgue entre mim e você. Abrão respondeu a Sarai: — Você continua a ter controle sobre a sua serva. Faça com ela o que melhor lhe parecer. Então Sarai a humilhou, e Agar fugiu da presença dela.

CONTEXTO

Abrão e Sarai haviam sido chamados por Deus para saírem de sua nação idólatra até uma terra onde Deus mostraria.
Abrão e Sarai seguiram pra uma terra que eles não conheciam por que creram que Deus os levaria a um lugar melhor.
No cap 15 Deus acabara de prometer que Abrão seria pai de numerosa nação e todo o mundo seria abençoado por sua descendência.
Abrão e Sarai permaneceram esperando o filho da promessa.

EXPOSIÇÃO

Não sabemos quanto tempo se passou entre o capítulo 15 e 16, mas o texto nos diz que Abrão estava ali na terra de Canaã havia 10 anos.
Sarai estava cansada de esperar que algo acontecesse, ja via sua idade avançada e o fato de ser estéril como algo incorrigível.
As vezes a aparente solução mais fácil é uma tentação para testar a sua fé. Sarai viu a sua serva e encontrou a solução que precisava para que a promessa de Deus se cumprisse.
Sarai cansou de esperar, decidiu agir, fazer do seu jeito e convenceu seu marido a fazer igual.
Abrão o pai da fé também falhou. A bíblia faz questão de nos mostrar que até mesmo os heróis da fé fracassaram. Até os mais santos dos homens, os mais respeitáveis, os mais dignos de honra, falharam.
Porque só existe um verdadeiro herói, um vencedor que carrega todos os outros nas costas, só um que foi digno e perfeito, Cristo.
Quando passamos a olhar mais para a nossa situação do que para o poder de Deus e a Sua capacidade de transformar tudo ao nosso redor, caímos na tentação de achar que Deus precisa de nós.
Começamos a achar desculpas convenientes para agirmos da forma que achamos melhor: “Deus disse que Abrão teria um filho, não disse que seria do meu sangue”, “Deus disse que teríamos uma descendência numerosa, então coloca o da escrava na conta”.
Sarai e Abrão acharam que pra promessa se realizar as coisas dependiam deles. Eles se esqueceram que o que compete a Deus fazer, homem nenhum pode se intrometer.
Substituição da Escrava-Esposa: Este costume antigo de oferecer as escravas para seus maridos permitiria que a mulher reivindicasse o(a) filho(a) como seu. Desta forma, poderia dar descendentes ao marido.
Adivinha o que acontece cada vez que alguém tenta dar uma mãozinha pra Deus?
Adão e Eva quando tentaram ser mais espertos que Deus;
Jacó quando tentou ter a primogenitura do seu jeito, sendo que Deus já disse que seria dele;
Raquel ao dar suas servas para que Jacó tivesse filhos com outras mulheres que não sua esposa;
Saul quando tentou fazer um sacrifício e desobedeceu ao profeta tentando agradar a Deus;
Todos nós toda vez que queremos apressar a mão de Deus para fazer algo que julgamos ser o que precisamos naquele momento;
Abrão e Sarai tiveram um filho (segundo as tradições dos povos daquela época), mas o que veio depois disso? O que o pecado, a desobediência causa e a quem ele atinge?
Naquele tempo, era comum que a incapacidade de gerar filhos fosse interpretada como juízo divino e Sarai se viu certamente pressionada por conta dessas crenças. Hagar quando ficou grávida provavelmente interpretou como uma benção e favor de Deus e por isso começou a olhar com desprezo para sua senhora.
Ali nasceu uma disputa dentro do próprio lar, posteriormente os descendentes de Ismael seriam inimigos mortais dos descendentes de Isaque.
O que uma ajudinha a Deus resultou? O que as mãos dos homens produziram de tão bom por mais belas e boas que fossem suas intenções ao se colocarem no lugar do Criador?
A briga foi tão séria e tão grava que Sarai acusou Abrão de ser culpado do que estava acontecendo. Te lembra algo? O Éden talvez?
Depois dessa disputa de quem é mais culpado que quem, Hagar é foi tão humilhada que achou melhor fugir ainda grávida ao deserto.
Mais a frente vemos que Deus tem misericórdia de Hagar e Ismael e além de os sustentarem, os levarem de volta para a casa de Abrão, Deus deu uma promessa para Ismael.
Deus agiu com bondade sobre o erro e o pecado daquelas pessoas.
Não haviam inocentes. Abrão e Sarai não creram, Hagar desprezou sua senhora, Sarai a humilhou, Abrão foi incapaz de trazer paz ao conflito do qual fazia parte, mesmo assim, o Senhor foi bondoso com cada um deles.
As consequências vieram, o erro não foi desfeito, mas a paz e a presença de Deus passou a conduzi-los novamente.
Hagar saiu do deserto conhecendo o Deus de Abrão, “O Deus que me vê”. Se sujeitou a Sarai mas também se sujeitou a Deus.
Mesmo no meio dos nossos erros Deus vem com bondade. A promessa de Deus a Abrão e Sarai não mudou após isso, mas não ocorreu como eles queriam que fosse. Ainda que sejamos infiéis, Deus permanece fiel e assim será para todo o sempre.

APLICAÇÃO

Deus te chamou para abandonar sua antiga vida, suas antigas práticas, ainda que isso envolva deixar pra trás tudo o que você conhece ou amou.
Cuidado com os atalhos.
Não tente bancar Deus como se as coisas dependessem de você.
Um atalho, uma desobediência ainda que breve, pode afetar toda uma vida de uma ou várias pessoas.
Deus não se esqueceu de nenhum de nós.
Deus age com bondade com todos nós que somos seus servos.
Seja lá o que Deus tiver que fazer em sua vida, Ele fará. Creia, confie, espere e verá a mão poderosa de Deus agindo em seu favor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more