Vitória sobre a Enfermidade

Marcos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript

Vitoria sobre a enfermidade

Introdução: as 3 vitoria de Cristo
. Vitoria sobre o perigo
. Vitoria sobre os demonios
. vitoria sobre a enfermidade.
. vitoria sobre a morte.
Todo o contexto desse texto mostra que Jesus é a esperança dos desesperançados. O impossível pode acontecer quando Jesus intervém. Ele acalmou o mar e fez cessar o vento quando os discípulos estavam quase a perecer (4.35–41). Ele libertou um homem enjeitado pela família e pela sociedade de uma legião de demônios e fez dele um missionário (5.1–20). Ele curou uma mulher hemorrágica, depois que todos os recursos humanos haviam se esgotado (5.25–34). Agora, Jesus ressuscita a filha única de um líder religioso, mostrando que ele também tem poder sobre a morte (5.35–43).
O toque da fé começa com a consciência de uma grande necessidade (Mc 5.25-26).
Destacamos quatro fatos sobre o sofrimento dessa mulher enferma.
A. Em primeiro lugar, um sofrimento prolongado
Aquela mulher hemorrágica buscou a cura durante doze anos. Foi um tempo de busca e de esperança frustrada. Foram doze anos de enfraquecimento constante; anos de sombras espessas da alma, de lágrimas copiosas, de noites maldormidas, de madrugadas insones, de sofrimento sem trégua. A Bíblia diz que a esperança que se adia faz adoecer o coração (Pv 13.12)
B. Em segundo lugar, um sofrimento que gera desesperança
O Talmud ( livro dos judeus) dava onze formas de cura para a hemorragia. Ela buscou todas. Ela procurou todos os médicos. Aquela mulher gastou tudo que tinha com vários médicos. Era uma mulher batalhadora e incansável na busca da solução para a sua vida.
Ela bateu em várias portas, buscando uma saída para o seu problema. Contudo, apesar de todos os seus esforços, perdeu não só o seu dinheiro, mas também progressivamente a sua saúde
C. Em terceiro lugar, um sofrimento que destruía os seus sonhos
Aquela mulher perdia sangue diariamente. Tinha uma anemia profunda e uma fraqueza constante. O sangue é símbolo da vida. Seu diagnóstico era sombrio; ela parecia morrer pouco a pouco.
Essa mulher havia chegado à “estação desesperança”. Foi então que ouviu falar de Jesus. ( suas esperanças foram renovadas.
D. Em quarto lugar, um sofrimento que produzia sepração.
A mulher hemorrágica enfrentou pelo menos três tipos de segregação, por causa da sua enfermidade.
a)A separação conjugal. Segundo a lei judaica, uma mulher com fluxo de sangue não podia relacionar-se com o marido e possivelmente seu casamento já estava abalado.
b) A separação social. Uma mulher com hemorragia não poderia relacionar-se com as pessoas; antes, deveria viver confinada, na caverna da solidão.
c) A separção religiosa. Uma mulher com fluxo de sangue não poderia entrar no templo nem na sinagoga para adorar(Lv 15.25–33).
O toque da fé acontece quando voltamo-nos da nossa desilusão e buscamos a Jesus (Mc 5.27-28)
Destacamos três coisas importantes aqui:
Em primeiro lugar, os nossos problemas não apenas nos afligem, eles também nos arrastam aos pés de Jesus.
Em segundo lugar, quando os nossos problemas parecem insolúveis, ainda podemos ter esperança (5.27,28).
Em terceiro lugar, quando nós tocamos as vestes de Jesus com fé, podemos ter a certeza da cura
Quando ela tocou em Jesus, ficou imediatamente livre do seu mal. Sua cura foi completa e cabal. Ela recebeu três curas distintas: A cura física. O fluxo de sangue foi estancado. A cura emocional. Jesus não a desprezou, mas a chamou de filha (5.34) e lhe disse: Tem bom ânimo (Mt 9.22). A cura espiritual. Jesus lhe disse: A tua fé te salvou (5.34).
O toque da fé acontece quando o contato pessoal com Jesus é o nosso maior objetivo de vida ( Mc 5.29-34)
Quatro fatos merecem destaque aqui:
Em primeiro lugar, muitos comprimem a Cristo, mas poucos o tocam pela fé (5.27,34).
Em segundo lugar, aqueles que tocam a Jesus pela fé são totalmente curados (5.34).
Em terceiro lugar, aqueles que tocam em Jesus são conhecidos por ele (5.32,33).
Em quarto lugar, aqueles que tocam em Jesus devem fazer isso conhecido aos outros (5.33).
A Grande Ideia:Jesus disse à mulher: Vai-te em paz e fica livre do teu mal (5.34). A bênção que Jesus despediu a mulher é uma promessa para você agora. Talvez, você iniciou essa leitura com medo, angústia e uma hemorragia existencial. Contudo, agora, você pode voltar para casa livre, curado, perdoado, salvo. Vai em paz e fica livre do seu mal!
Teologia Biblica: jr 17.14 / I pe 2.24
conclusão: tudo que uma pessoa precisa e de esta na presença do Senhor!
Related Media
See more
Related Sermons
See more