Um Discípulo de Jesus Ouve a Ele (Lc 14.35)

O Preço de Seguir a Jesus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Introdução

Aqueles que estavam nas multidões ouviram a Jesus literalmente. Ouviram Sua voz; suas palavras penetrantes; suas exigências chocantes. Nenhum homem jamais falou como Ele. Além disso, ninguém tinha ouvido algo do tipo antes. Mas cabe uma pergunta: será que de fato a multidão ouviu a Jesus? Ou suas exigências entraram por um lado e saíram pelo outro?
Infelizmente, muitos na multidão não ouviram a Jesus. Eles ouviram literalmente, mas não guardaram Sua mensagem. Então Jesus lançou um último desafio: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. O que Ele quis dizer com isso?
Jesus queria que as pessoas dessem a atenção que Ele merece. Ele merece ser ouvido com toda atenção. Ele merece ser obedecido. Sua mensagem é digna de ser bem guardada no fundo do nosso coração, para ali produzir os frutos.
Mas por que muitos não ouviram a Jesus? Por que muitos hoje mesmo também não dão ouvidos à mensagem do Senhor? Quero citar alguns obstáculos que precisam ser vencidos para que a Palavra de Deu seja ouvida corretamente.

1. Distrações.

Em primeiro lugar, alguns na multidão estavam com suas mentes ocupadas com outros assuntos. São as preocupações da vida. Fisicamente presentes, mas mentalmente ausentes. O que poderia ser? Problemas em casa, no trabalho, família...
Jesus nos ensinou que alguns receberiam a Sua Palavra dessa forma. Na parábola do semeador, Ele disse que alguns ouviriam, mas não escutariam (Mt 13).
Muitos hoje também ficam distraídos quando o evangelho é anunciado. Sentam nos bancos das igrejas, mas a mente está longe. Pensamentos em outro lugar. Ouvem, mas não escutam.
Jesus requer atenção total ao que Ele nos diz.
Quando a Palavra é anunciada, Jesus está falando - e você deve ouvir. Preste muita atenção às palavras do nosso Senhor, pois elas lhes darão salvação e vida.

2. Problemas físicos.

Em primeiro lugar, as distrações.
Em segundo lugar, as pessoas na multidão estavam fisicamente cansadas e fracas. Ficaram sem comida e água por um tempo considerável. Ex.: multiplicação.
Era difícil conseguir comida e água para uma multidão naquela época. Para ouvir a Jesus, a multidão muitas vezes passou fome e sede. Pés doloridos. Rostos queimados pelo sol. Tudo isso dificultou o ouvir com atenção à Palavra de Jesus.
De forma semelhante, muitos hoje não ouvem a Palavra de Deus devido a limitações físicas.
Ficam acordados até de madrugada no sábado e depois vêm arrastados para a EBD.
Como resolver?
Gastam todas as energias em atividades de lazer no domingo e, quando vêm ao culto, estão cansados demais. Cochilam enquanto a Palavra é pregada.
[Pedreiro que pescava no sermão]
Solução?
Não se alimentam antes e ficam com fome durante todo o culto. Acabam ficando sem energia para ouvir a Palavra.
O que fazer?
Há ainda outra situação. Alguns estão enfermos durante o culto. Não é culpa deles.
O que pode ser feito? Procure um médico e siga suas orientações. Nossas doenças nos atrapalham a ter comunhão com os irmãos e ir nos encontros da igreja.
Minha situação de saúde.
Desse modo, cuidar da saúde no que depende de nós é uma forma de agradar a Deus.

3. Êxtase emocional.

Em primeiro lugar, as distrações.
Em segundo lugar, os problemas físicos.
Em terceiro lugar, muitos na multidão caíram na histeria de buscar a demonstração sobrenatural do poder de Jesus.
Curou enfermos.
Expulsou demônios.
Ressuscitou mortos.
Essa preocupação exagerada com milagres atrapalhou a busca pela verdade de Deus. Certa vez, depois de um dia de muitos milagres, os discípulos disseram a Jesus: “a multidão está à sua procura”. Então, Jesus disse o seguinte:
Mark 1:38 NAA
38 Jesus, porém, lhes disse: — Vamos a outros lugares, aos povoados vizinhos, a fim de que eu pregue também ali, pois foi para isso que eu vim.
Jesus não era um milagreiro. Ele fazia milagres como um sinal da chegada do Reino de Deus. Qual era Seu propósito? Pregar. Alcançar os povos com a evangelho.
Tome cuidado com a busca pelo místico e pelo sobrenatural. Nessa busca, muitos se perdem.

4. Indiferença.

Em primeiro lugar, as distrações.
Em segundo lugar, os problemas físicos.
Em terceiro lugar, o êxtase emocional.
Em quarto lugar, outros ainda na multidão estavam indiferentes ao que Jesus ensinava. As mentes deles estavam cheias da verdade de Deus, mas essa mensagem nunca penetrou em seus corações. Tinham um conhecimento intelectual, mas que nunca tomou conta de suas afeições. Qual foi o resultado disso? A verdade nunca moveu seus corações para acreditarem realmente em Jesus.
Essas pessoas certamente poderiam recitar o que Jesus tinha ensinado. Resumir. Mas a mensagem de Jesus nunca penetrou seus corações. Eles não viam a necessidade da salvação.
Talvez você esteja nessa situação. Pode explicar a fé cristã. Tem uma Bíblia em sua casa, mas não em seu coração. Talvez até esteja ensinando outros. Mas será que essa verdade entrou em sua vida? Será que já se aprofundou em seu coração?
Se esse é o seu caso, peça a Deus para que você tenha ouvidos para ouvir. Peça que Deus coloque a mensagem dele no íntimo do seu coração.

5. Engano pessoal.

Em primeiro lugar, as distrações.
Em segundo lugar, os problemas físicos.
Em terceiro lugar, o êxtase emocional.
Em quarto lugar, a indiferença.
Em quinto lugar, muitos na multidão pensavam: “essa palavra é para os outros”. Nunca é pra eles. Quando Deus em Sua Palavra denuncia o pecado, não é o pecado deles. Quando Deus diz que o homem está perdido e precisa se render a Ele., é sempre pros outros.
Muitos da multidão eram pessoas religiosas. Por isso, acreditavam que seus atos lhes davam o mérito de ser parte do povo de Deus.
Essas pessoas achavam que seguiam a Jesus. Grande engano! Caminharam com Jesus, mas nunca O seguiram. Ouviram as palavras de Jesus, mas não atenderam ao Seu clamor.
Isso acontece hoje. Muitas pessoas acreditam que, por frequentarem uma igreja, são aceitáveis a Deus. Que tragédia! Esses possuem uma esperança falsa de uma salvação que não possuem. Acham que, por estarem no meio do povo de Deus, também fazem parte do povo de Deus.
Sem arrependimento verdadeiro e fé que Jesus é o Filho de Deus, sem receber a Ele como Senhor e salvador de sua vida, de nada adianta! Nada do que faz para Deus é aceitável. Ainda continua morto em seus pecados. Suas obras não te dão nenhum mérito. Pois Deus olha primeiro o coração. Não se engane se acha que escapará do inferno porque está me ouvindo agora!
Não se pode seguir a Jesus em suas próprias condições. É nos termos Dele. Ele é o Senhor. Ele é Deus. Ele é quem dita as regras.

Considerações finais

Como está sua vida?
Você tem ouvidos espirituais para ouvir a Palavra de Deus?
Você já recebeu a Jesus como Senhor e Salvador?
Se sim, te pergunto: como estão os seus ouvidos para ouvir a Palavra de Deus? Você tem estado atento e vencido os obstáculos que nos impedem de ouvir a voz de Deus? Se você tem sido um cristão infrutífero, isso é sinal de que algum obstáculo está te vencendo. Vença esse obstáculo no nome de Jesus! Limpe sua vida para crescer espiritualmente e ser um bom ouvinte da Palavra, alguém que ouve e pratica o que ouviu.
Se você ainda não recebeu a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida, você está debaixo da ira de Deus. Não há nada que você possa fazer por si mesmo para se livrar disso. Jesus é o único caminho para Deus. Você precisa reconhecer que é um miserável pecador diante de Deus e precisa pedir para ser salvo. Pedir que o sangue de Jesus que foi derramado na cruz cubra você. Jesus pagou o preço. Jesus aplacou a ira do Pai. Sem Jesus não há esperança, não há salvação.
John 3:18 NAA
18 Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
Essa não é palavra minha, mas de Deus. Você a ouvirá? Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Apelo

Como está sua vida diante de Deus?
Related Media
See more
Related Sermons
See more