NOSSO TEMPO É PARA DEUS! Êxodo 20.8-11

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Grande ideia:
1. O senhorio de Deus sobre o tempo. (vv. 8-11)
(a) O verbo é “lembra-te”:

זכר zakar

uma raiz primitiva; DITAT - 551; v

1) lembrar, recordar, trazer à mente

1a) (Qal) lembrar, recordar

1b) (Nifal) ser trazido à lembrança, ser lembrado, estar no pensamento, ser trazido à mente

1c) (Hifil)

1c1) fazer lembrar, relembrar

1c2) levar a relembrar, manter na lembrança

1c3) mencionar

1c4) registrar

1c5) fazer um memorial, fazer lembrança

(b) Esse é o único mandamento que não é citado no Novo Testamento. Isso porque o seu cumprimento foi em Jesus, que é o nosso “sábado encarnado”.
Leandro Peixoto:
Não se guardava mais o sábado entre os cristãos porque ele era parte da lei cerimonial. Cristo tornara-se o nosso descanso. Após completar sua obra na ressurreição, Jesus apareceu aos seus discípulos no primeiro dia da semana (Jo 20.19) e a partir de então a igreja se reunia para celebrar, edificar-se e proclamar as insondáveis riquezas de Cristo no primeiro dia da semana (o nosso domingo - At 20.7; Ap 1.10).
Acts 20:7 NAA
No primeiro dia da semana, nós nos reunimos a fim de partir o pão. Paulo, que pretendia viajar no dia seguinte, falava aos irmãos e prolongou a mensagem até a meia-noite.
Revelation 1:10 NAA
Achei-me no Espírito, no dia do Senhor, e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de trombeta,
(c) O principio que deduzimos é que o nosso descanso está em Jesus, por isso não podemos nos tornar escravos do ativismo.
Pondé:
Santificar o dia em que Deus descansou após a Criação é entender a necessidade de “pararmos a semana” para pensar Nele e na história maior da existência humana, a fim de nos mantermos humanos.
(d) O próprio Deus descansou no sétimo dia e idealizou esse valor para o homem.
Mark 2:27–28 NAA
E Jesus acrescentou: — O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, o Filho do Homem é senhor também do sábado.
Colossians 2:16–17 NAA
Portanto, que ninguém julgue vocês por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.
(e) Testemunhos históricos:
Há evidências históricas de que a igreja primitiva e a igreja apostólica guardavam o primeiro dia da semana muito antes de 325 AD:
Atos 20.7 comprova que havia ceia, reunião e exortação e pregação, enquanto I Coríntios 16.1,2 sustenta que havia campanhas e recolhimento de oferta no dia de domingo;
Inácio de Antioquia afirma que “o dia do Senhor é o príncipe entre os demais dias”;
Em sua epístola, por volta de 120 AD, Barnabé declara: “Guardamos com alegria o oitavo dia, o dia também em que Jesus ressurgiu da morte”;
Clemente afirma: “De acordo com o evangelho, um cristão observa o 'dia do Senhor', glorificando desta maneira a ressurreição de Cristo”;
No início do segundo século da era cristã, Irineu dá testemunho de que “no dia do Senhor, todos nós, os cristãos, guardamos o dia de repouso, meditando na lei e regozijando-nos nas obras de Deus”;
Justino, o mártir do segundo século, afirma: “Ora, o domingo é o dia em que todos nós temos nossa assembleia comum”, e,
Eusébio, o historiador da igreja, declara: “O dia da ressurreição, ou seja, o dia do Senhor era observado em todo o mundo”.
(f) Nosso ritmo de vida deve alternar trabalho e descanso. Só não descansa quem nunca se satisfaz.
John Wesley: “Apesar de estar sempre agindo com rapidez, eu jamais estou com pressa, porque nunca assumo mais trabalho do que posso realizar com a necessária paz de espírito.”
Lutero: “Existem dois dias em meu calendário: hoje e aquele dia.”
Philippians 3:13–14 NAA
Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
2. Outras aplicações:
Related Media
See more
Related Sermons
See more