A Fim de que Vocês Conheçam

As Riquesas da Graça de Deus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript
As Riquesas da Graça de Deus
Eph.1:15-23
Introdução: Até esse ponto do livro de Efésios, Paulo estava louvando o Senhor. Em uma longa frase que começa no versículo 3 e termina no versículo 14, Paulo eleva as alturas da glória e da majestade de Deus.
Nessa grande canção de louvor, Paulo descreve em detalhes as incríveis riquezas que possuímos em Jesus.
Ele também nos conta tudo o que Deus fez por nós para nos levar a Cristo e garantir nossa salvação eterna.
Depois de contar a esses cristãos muito do que Deus havia feito por eles e como eram ricos espiritualmente, Paulo lhes diz o que sente por eles. Ele quer que eles saibam que não estão apenas na mente do Senhor, mas estão na mente e no coração do grande apóstolo.
Quando Paulo começa a falar de seu coração ao povo de Deus, suas primeiras palavras são "por esta razão".
Essa frase nos permite saber que Paulo quer ajudá-los a entender as coisas sobre as quais ele já lhes falou.
Ele está dizendo: "À luz de todas as bênçãos que fluem de Deus para os santos de Deus, quero que saibam que estou orando por vocês para que compreendam tudo o que lhes foi dado em Jesus Cristo".
Paulo sabe que deu a eles muito em que pensar.
Paulo compartilhou algumas verdades profundas com essas pessoas. Eles ouviram coisas que algumas das maiores mentes da história tiveram dificuldade de entender. Eles ouviram verdades que são surpreendentes e difíceis de compreender.
Paulo quer que eles saibam que ele entende.
No versículo 18, Paulo lhes diz que está escrevendo "a fim de que vocês conheçam"
..." Quero usar essa frase como título de minha mensagem de hoje.
Paulo quer que esses crentes saibam que estão completos em Jesus.
Ele quer que eles evitem as armadilhas de Satanás, que estamos perdendo alguma coisa.
(Ill. A serpente no Jardim do Eden, Gen.3 )
Ah, você tem Jesus, mas isso não é suficiente, é preciso buscar algum conhecimento extra e mais profundo para que os tornasse mais espirituais.
Alguns Recorreram à filosofia humana
Outros acrescentaram o legalismo, acreditando que a observância de regras e a negação extrema de necessidades legitimas humanas os tornariam completos,
Alguns buscam alguma experiência mística para completar sua caminhada espiritual
Amados, nenhuma dessas coisas pode nos dar mais do que já possuíamos em Jesus Cristo!
Paulo escreve aos efésios para que eles saibam que não precisam perder tempo procurando outras coisas que os tornem completos.
Se eles estiverem verdadeiramente em Jesus Cristo, estarão perfeitamente completos para sempre.
Talvez não gostemos de admitir, mas a verdade é que estamos sempre buscando mais. Oramos por graça, força, luz, paz e amor, quando todas essas coisas já nos foram fornecidas em grande abundância.
Foi-nos prometida graça suficiente, 2 Coríntios 12:9.
Foi-nos dito que podemos fazer todas as coisas por meio de Cristo, que é a nossa força, Phil. 4:13.
Temos toda a luz de que precisamos na Palavra de Deus; precisamos apenas segui-la.
Foi-nos dada a paz que excede todo o nosso entendimento, Fil. 4:7; João 14:27.
Recebemos um oceano de amor em nosso coração; precisamos apenas deixá-lo fluir de nós para os outros, Rom. 5:5.
O que realmente precisamos é entender o que já nos foi dado em Jesus.
O que precisamos é entender o que temos Nele e como nos apropriar dessas coisas em nossa vida.
É sobre isso que Paulo fala nesses versículos.
Sua oração pelos santos é que eles compreendam quem são e o que possuem em Jesus Cristo.
Observe os pedidos que Paulo faz nesses versículos.
Ephesians 1:15–16 NVI
15 Por essa razão, desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos, 16 não deixo de dar graças por vocês, mencionando-os em minhas orações.
Paulo desejava que os cristãos de Éfeso compreendessem a grande riqueza que tinham em Cristo. Paulo sabia da fé e do amor deles, e por isso se alegrava.
A vida cristã tem duas dimensões: fé para com Deus e amor para com os homens, e você não pode separar as duas.
Mas Paulo sabia que a fé e o amor eram apenas o começo.
Os efésios precisavam saber muito mais.
Ephesians 1:17–18 (NVI)
17 Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. 18 Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos
O primeiro pedido de oração de Paulo é:

A. v. 17-18 Para que possamos entender os mistérios de Deus

Antes de tudo, precisamos entender que a iluminação vem do Espírito Santo. Ele é o "Espírito de sabedoria e revelação" (Isaías 11:2; João 14:25-26; 16:12-14).
Com sua mente natural, o homem não consegue entender as coisas de Deus.
Ele precisa do Espírito para iluminá-lo (1 Coríntios 2:9-16). O Espírito Santo nos revela a verdade da Palavra e depois nos dá a sabedoria para entendê-la e aplicá-la.
Ele também nos dá o poder - a capacitação - para praticar a verdade (Efésios 3:14-21).
- O que o povo de Deus precisa só pode vir a nós da mão de Deus.
É por isso que Paulo orou para que Deus lhes desse "o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele".
Esse, é claro, é o conhecimento mais elevado possível.
O ateu afirma que não há Deus para conhecermos, e o agnóstico afirma que, se há um Deus, não podemos conhecê-Lo.
Mas Paulo conheceu Deus na pessoa de Jesus Cristo e sabe que um homem realmente não pode entender muito de qualquer outra coisa sem o conhecimento de Deus.
- Quando Paulo ora para que eles recebam "o espírito de sabedoria e de revelação" no versículo 17, ele está orando para que eles tenham um entendimento completo de sua posição e de suas posses em Cristo Jesus, essa é a parte da "revelação".
Ele está pedindo a Deus que abra seus olhos espirituais e permita que eles compreendam a realidade de tudo o que Jesus fez por eles na salvação.
Quando ele menciona "sabedoria", está falando sobre usar esse conhecimento revelado para viver para o Senhor.
A palavra "espírito" traz a ideia de uma "atitude ou um espírito humilde e ensinável".
Em outras palavras, Paulo está orando para que eles estejam abertos a ouvir as coisas que Deus está tentando lhes ensinar.
Ele está orando para que eles tenham um espírito ensinável e estejam dispostos a aprender.
Precisamos fazer essa oração por nós mesmos diariamente.
Precisamos pedir ao Senhor que nos ajude a manter um espírito humilde e uma mente aberta para que Ele possa nos ensinar Sua verdade.
Com muita frequência, baseamos nossa caminhada no que nos foi ensinado ou na tradição, e não na clara Palavra de Deus.
Devemos pedir ao Senhor que nos revele Sua verdade e devemos estar dispostos a aceitá-la quando Ele o fizer.
Devemos ter cuidado para não resistir às coisas que Deus quer que aprendamos sobre Ele e Sua Palavra.
Um espírito ensinável nos ajudará a crescer na graça.
No versículo 18, Paulo ora para que "os olhos" do "coração” deles sejam "iluminados".
A palavra "coração” refere-se à "entendimento" - o lugar onde pensamos, entendemos e sentimos".
Quando usamos essa linguagem, estamos falando sobre como nos sentimos e o que pensamos.
Paulo quer que possamos ir além de apenas sentir e pensar; ele quer que cheguemos a um ponto de entendimento.
Por isso, ele ora para que Deus acenda a luz em nossas mentes para que possamos compreender as verdades profundas de Deus.
É por isso que Paulo ora para que eles sejam "iluminados".
Paulo não quer que o povo de Deus opere apenas com base em sentimentos e emoções.
Ele quer que vivamos nossas vidas com base na verdade da Palavra de Deus.
É por isso que Colossians 3:16Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria,..….”
Quando nossos corações e mentes são controlados pela Palavra de Deus sob a direção do Espírito de Deus, Ele nos capacita a entender as coisas profundas de Deus e como elas se relacionam com a vida cotidiana.
Quando isso acontece, a Bíblia e as verdades que ela contém tornam-se intensamente práticas em nossa vida diária.
Essa verdade é vista no episódio com os dois discípulos que caminharam com Jesus na estrada de Emaús no dia em que Ele ressuscitou dos mortos, Lucas 24:13-35.
Seus corações ardiam enquanto Ele falava com eles, v. 32, mas eles não O viram até que seus olhos se abriram, v. 31.
O mesmo acontece conosco. Muitas vezes ouvimos a verdade, mas não acreditamos nelas ou as entendemos até que o Espírito de Deus nos dê a capacidade de compreendê-las.
Portanto, devemos orar para que o Espírito Santo sempre nos guie à verdade. Essa é uma das coisas que Ele foi enviado para fazer, João 16:13.
Ao orar por esses crentes, Paulo ora primeiro para que eles possam compreender os profundos mistérios de Deus revelados em Seus planos eternos.
Ele quer que eles sejam capazes de compreender os mistérios da eleição, predestinação, adoção, redenção, perdão, sabedoria, nossa herança em Jesus e a obra seladora do Espírito Santo.
São exatamente essas coisas sobre as quais estamos aprendendo nos versículos 3-14.
Essas grandes verdades falam do misterioso plano de Deus para as eras e não podem ser compreendidas sem a ajuda do Espírito de Deus.
Se algum dia você realmente compreender essas verdades, foi porque o Espírito de Deus te iluminou e o capacitou a entendê-las.
Se Ele não o fizer, elas continuarão sendo um mistério para sua mente.
Paulo quer que eles entendam os mistérios espirituais do plano de Deus. Ele menciona duas partes desse plano no versículo 18.
- Ele quer que eles entendam "a esperança para a qual ele os chamou" - Isso se refere ao destino terreno e eterno do crente.
O plano de Deus para nós é que sejamos "conformes à imagem de Seu Filho", Rom. 8:29.
O plano de Deus para nós é que "todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.” Ephesians 4:13
Quando você compreender essa verdade, ela mudará sua vida. Você entenderá que cada bênção e cada provação está trabalhando em sua vida para torná-lo mais parecido com Jesus. É isso que Deus está fazendo na sua vida.
Ele também quer que eles entendam "as riquezas da glória da Sua herança"
- Paulo quer que os crentes saibam que há coisas ainda melhores esperando por nós no futuro.
Somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Jesus, Rm. 8:17.
Como resultado, somos os beneficiários das melhores bênçãos de Deus nesta vida.
Também somos herdeiros de um lar celestial algum dia, onde passaremos a eternidade com o Deus que nos amou e nos salvou para Sua própria glória.
É necessário que o Espírito de Deus nos revele a verdade eterna para que possamos entender tudo o que temos em Jesus.
Neste momento de minha caminhada cristã, só consigo compreender uma pequena parte.
Ao orar e estudar a Palavra de Deus, o Espírito de Deus me revelará ainda mais da verdade de Deus.
- Portanto, Paulo ora para que possamos entender os mistérios de Deus. Essa também deve ser a nossa oração. The secondo
Ephesians 1:19–20 NVI
19 e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. 20 Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,
O segundo pedido de oração é:

B. v. 19-20 Para que possamos compreender o poder de Deus

- Paulo ora para que eles possam compreender a grandeza do poder de Deus operando em suas vidas.
Nesses versículos, Paulo usa quatro palavras diferentes para descrever o incrível poder de Deus.
Poder - Essa é a palavra "dunamis". Essa é a palavra que nos dá as palavras inglesas "dynamite" (dinamite) e "dynamo" (dínamo). Ela se refere ao "poder inerente que reside em uma coisa em virtude de sua própria natureza". Paulo nos diz que esse poder é "sobremodo grande". Isso significa que é mais poder do que jamais precisaremos ou poderemos desejar. Esse poder é dado a "nós, os que cremos". Esse é um poder que somente o filho de Deus tem. A pessoa perdida não pode conhecer esse poder, mas ele nos é dado em grande abundância quando nos achegamos a Jesus.
Atuação - Essa é a palavra "energia". Refere-se a "energia". Fala do poder energizante do Espírito Santo em nós, que nos permite viver para Jesus dia após dia. À medida que o Senhor trabalha em nós, Ele nos dá a energia para vivermos para o Senhor.
Poderosa - Essa é a palavra "ischus". (is his) Fala de "capacidade, força e vigor". O poder de Deus em nossa vida nos dá capacidade, força e resistência espirituais sobrenaturais. Deus nos capacita a fazer coisas que seriam impossíveis para o homem natural.
Poder - Essa é a palavra "kratos". Fala de "domínio, ou grande poder e força". O Espírito de Deus nos dá a capacidade de ter domínio sobre nossa vida. Temos o poder de viver para Deus.
- Você notou que Paulo não orou para que lhes fosse dado poder? Por que não? Ele sabia que eles já tinham todo o poder de que precisavam. Eles apenas não se davam conta disso.
Nós também não! Oramos por força o tempo todo.
Oramos por força para testemunhar, quando já possuímos um Evangelho que é o poder de Deus, Rom. 1:16.
Oramos por força para suportar os sofrimentos, quando Deus já nos prometeu todo o poder de que precisamos, 2 Cor. 4:7.
Oramos pedindo poder para fazer a vontade de Deus, quando esse poder já nos foi dado, Fil. 2:13.
Tudo o que estou tentando lhe dizer é que todo o poder de que precisamos nos foi dado quando fomos salvos pela graça de Deus, Atos 1:8.
O poder para servir a Deus e vê-Lo fazer grandes coisas em nós e por meio de nós já está em nós, só precisa ser exercido, Efésios 3:20.
- Uma ilustração desse incrível poder é dada no versículo 20.
O mesmo poder que invadiu o túmulo de Jesus, ressuscitou-o dos mortos e levou-o para o céu é o poder que está agindo em nossa vida.
Isso mesmo, o poder da ressurreição que vence a morte, que muda a vida, está em ação em nossa vida o tempo todo.
Nossa necessidade não é de mais poder; nossa necessidade é de sabedoria sobre como usar esse poder para a glória de Deus.
Nossa oração deve ser para que Deus nos ajude a aproveitar esse poder minuto a minuto.
O mesmo poder que trouxe Jesus de volta dos mortos tirará nossos corpos da sepultura algum dia.
O mesmo poder que levou Jesus para o Céu nos levará para o Céu algum dia.
O que precisamos entender é que o incrível poder de Deus é nosso agora mesmo.
Precisamos entender que "é Deus quem opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade", Fil. 2:13.
- Paulo ora para que compreendamos o grande poder de Deus que está agindo em nós. Essa também deve ser a nossa oração.
Ephesians 1:21–23 NVI
21 muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir. 22 Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou cabeça de todas as coisas para a igreja, 23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância.
O terceiro pedido na oração de Paulo é:

C. v. 21-23 Para que possamos entender a majestade de Cristo

- Paulo ora para que Deus lhes dê um melhor entendimento da pessoa do Senhor.
Se eles conseguirem compreender Seu plano e Seu poder, o entendimento de quem Ele é os ajudará a enfrentar qualquer coisa que a vida possa lhes trazer.
- Certa vez, quando Timóteo estava sobrecarregado e desanimado por causa dos que estavam contra ele, Paulo deu a Timóteo uma receita para viver com alegria diante das dificuldades,
Ill. 2 Timothy 2:8–108 Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos, descendente de Davi, conforme o meu evangelho, 9 pelo qual sofro e até estou preso como criminoso; contudo a palavra de Deus não está presa. 10 Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.”
Quando entendemos que Jesus nos entende porque Ele se tornou um homem, foi crucificado e ressuscitou dos mortos. Agora Ele está sentado à direita do poder em glória, onde vive para interceder por nós, Heb. 7:25.
Paulo está tentando fazer com que todos os crentes vejam que nosso foco precisa estar somente em Jesus Cristo. Quando temos uma perspectiva adequada de Quem é Jesus, nossos problemas em todas as áreas de nossa vida se tornam menos importantes, pois Ele se torna o mais importante.
- Veja bem, o Senhor a quem servimos não é um pobre coitado que foi crucificado e perdeu a vida. Nosso Senhor saiu do túmulo em que O colocaram, v. 20. Agora Ele está sentado à direita de Seu Pai no Céu. Ele é exaltado "muito acima" de todos os poderes deste mundo terreno, ou mesmo do mundo espiritual, v. 21. Paulo está nos dizendo, pelas palavras que usa, que Jesus é muito superior a todos os governantes terrenos. Ele também está nos lembrando de que Jesus é superior a Satanás e a todas as suas forças demoníacas.
Tudo no reino físico e no reino espiritual eterno se curva diante Dele em humilde submissão. Nessa posição exaltada, tudo é colocado sob Seus pés.
Como um general conquistador, nosso Senhor permanece na vitória com os pés no pescoço de todo o poder humano e espiritual. Ele é o Senhor, e é o Senhor de tudo. De fato, Ele recebeu o senhorio perfeito e absoluto sobre todas as coisas e todos os seres, Fp. 2:9-11.
- Em seguida, nos versículos 21-22, Paulo nos diz que Jesus é tanto a "cabeça" quanto a "plenitude" da igreja. Ele é a nossa autoridade. Ele dá nossas ordens de marcha. Devemos nos curvar à Sua vontade em todas as coisas enquanto O servimos neste mundo. Ele é o Cabeça da igreja! Ele não dá Sua autoridade a um homem, a um conselho, uma Junta, ou a uma família influente. Ele e somente Ele deve ser louvado, adorado e exaltado. (Ill. Col. 1:15-20.) Ele deve ser honrado e deve ser a peça central de tudo o que fazemos!
Ele não é apenas a nossa "cabeça", mas também a nossa "plenitude". Ou seja, Ele está em um relacionamento tão íntimo com Seu povo que preenche Seu corpo.
Ele está em nós, por meio de Seu Espírito, e podemos desfrutar de perfeita intimidade com Ele. Cristo está tão unido à Sua igreja que Ele está incompleto até que Sua igreja esteja completa. Quando o corpo estiver totalmente formado, Cristo estará totalmente formado em nós.
Enquanto isso, devemos nos mover por este mundo honrando-O, adorando-O, amando-O, servindo-O e falando sobre Ele a um mundo perdido. Somos Seus braços, Suas pernas, Suas mãos, Sua boca; somos Seu corpo no mundo de hoje. Em todo lugar que vamos, Jesus precisa ser visto. Em cada palavra que falamos, Jesus é ouvido. Em cada vida que tocamos, Jesus é sentido. Nosso dever é andar Nele e permitir que Ele viva por meio de nós, para que possamos mostrá-Lo a um mundo que precisa Dele até que Ele venha.
- Quando entendemos quem é Jesus, somos levados a uma posição de adoração. Quando entendemos quem somos Nele, isso deve nos levar a louvar Seu nome pela graça que Ele nos demonstrou.
Conclusão:
Paulo orou para que pudéssemos entender o Plano de Deus, o Poder de Deus e a Pessoa de Deus. Ele quer que compreendamos os mistérios do Senhor, o poder do Senhor e a majestade do Senhor. É Sua vontade que todos nós cheguemos a esse conhecimento.
Sei que todos nós estamos em lugares diferentes em nossa jornada com o Senhor. Deixe-me falar com você onde você está por um momento.
- Alguns aqui nunca foram salvos pela graça de Deus. O que você precisa saber é que Jesus morreu para pagar pelo pecado e ressuscitou para oferecer a vida eterna a todos os que acreditassem Nele. Eu o convido a se achegar ao Senhor hoje.
- Alguns são salvos, mas ainda não têm uma boa compreensão das coisas sobre as quais estamos falando. Você precisa se apresentar diante do Senhor hoje e pedir que Ele abra seus olhos espirituais. Peça a Ele que lhe dê entendimento sobre as coisas profundas de Deus. Ele ouvirá essa oração e a responderá.
- Outros estão começando a ter uma ideia de quem Ele é e de quem você é Nele. Se Ele permitiu que você tivesse um vislumbre do poder da Sua graça em sua vida, você deve louvá-Lo por isso e pedir que Ele revele ainda mais da Sua verdade ao seu coração.
Se o Senhor falou com você por meio desses versículos, faça o que Ele está lhe dizendo para fazer hoje.
Related Media
See more
Related Sermons
See more